Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

emily 01/02/2023

sem palavras (mais ou menos)
cara, eu não sabia oq esperar
mas desde o início eu sabia que ia dar 5 estrelas, muito f0da. não consigo explicar oq eu senti lendo isso, apenas saibam q eu chorei no carro na volta da viagem lendo o final. oliver eu te amo! recomendo ler sabendo o mínimo possível.

Dudis ð 15/09/2023

Foi aqui que surgiu: "Se perdeu no personagem."
Meu Deus, o que foi isso? Eu não sei exatamente o que eu senti com o livro. Gostei? Não muito. Porém, foi intenso esse amor estranho, confuso e perturbado.

O livro é paradinho, a escrita é mais poética e sempre que você pensa que vai acontecer alguma coisa simplesmente corta e não acontece nada. Tem muita descrição de cenários, muitaaa. Sem necessidade!

Senti que os personagens são extremamente perturbados. Afinal, qual era o motivo de James e Oliver não terem assumido o sentimento? Não era uma questão de armário.

É bem triste o fim da história. Perderam muito tempo.

Luhran 21/02/2023

Nós seis. Nós sempre fomos sete
Nota: o livro contém linguagem adulta, violência e abordagem de drogas ilícitas.
Dez anos atrás Oliver Marks estava numa das melhores faculdades de teatro, acompanhado de seis fiéis companheiros que se tornaram sua família neste processo todo de aprendizagem. Ao lado de Richard, Meredith, Wren, Alexander, Filippa e James, os jovens apaixonados por Shakespeare terão que trazer a dramaturgia para uma situação nada comum fora dos palcos.
Impregnados de características dos personagens que dão vida no teatro, os jovens se rebelam muito mais ambiciosos do que esperávamos ao serem escalados para uma peça a muito não reproduzida e com papéis nada previsíveis desta vez.
Sete corações intensos batem forte nos dias que se seguem, mas apenas seis deles sobram para dar vida ao teatro na vida real. Com um corpo para velar, os suspeitos agora precisam provar sua inocência e encenar a maior peça de suas carreiras.
Como se fôssemos vilões ultrapassa todas as expectativas que podemos criar antes de começarmos a ler a obra prima de M. L. Rio. Com uma escrita inovadora, intrigante e extremamente inteligente, o livro carrega um enredo clássico apaixonante e com plot-twists contemporâneos de deixar qualquer um eufórico.
Definitivamente um dos melhores livros que já li. A autora merece todo o reconhecimento do mundo, por sua maestria com a escrita. Eu chorei, ri, me encantei, me apaixonei, chorei de novo e posso dizer que o final é algo realmente abalador e não foi ensaiado nos palcos.

Marcos774 29/04/2023

Muito do mesmo
Comecei o livro achando que seria exatamente até por gostar do tema abordado porém com o decorrer do livro me vi odiando todos os personagens assim como uma certa implicância que a autora fez de não desenvolver muito bem os personagens femininos. A promessa do livro é bem legal e o enredo te prende um pouco e ao descobrir o verdadeiro motivo para o assassinato me fez sentir até um pouco de sentimento de ?caiu uma lágrima aqui?. O livro não é ruim porém tb não é tão bom ?

kie 06/10/2023

Estou sem palavras, devastada.

Que livro esplêndido. Toda a abordagem sobre teatro, literatura e arte é surreal, os personagens são incríveis. M apeguei tanto a alguns, que eu sofria e temia junto com eles.

O final do livro conseguiu me fazer chorar, e a ÚLTIMA página... pqp

Um dos melhores livros da minha vida.

luna 02/01/2023

sem palavras. muda. calada.
Talvez tenha sido o ar Shakespeareano, os personagens recitando seus versos de forma tão presunçosa que era até charmoso, ou a ambientação aconchegante e sombria, só sei que de cara eu sabia que seria um livro que me agradaria, mas nao tinha noção do quanto. Como se fossemos vilões fez com que eu me reconectasse com a leitora apaixonada que eu sou, me senti de volta na pré-adolescência quando eu tinha tempo de sobra pra virar a noite lendo histórias. A paixão, o fascínio, os sentimentos a flor da pele, fui capaz de viver tudo isso em cada ato, cada cena. Meu coração disparava diversas vezes, a escrita da autora me inspirou tanto que eu to escrevendo uma resenha de mais de 900 palavras no skoob às 4:40 da manhã tendo um trabalho de faculdade pra fazer. Como se fossemos vilões me fez falar sozinha, andar em círculos pelo meu quarto, arrancar meus cabelos e quase virar o Hamlet em pessoa. Eu nao poderia estar mais satisfeita.

Só queria mencionar que fiquei realmente encantada com a escrita da M. L. Rio, que maestria pra descrever sentimentos e expressões, é culpa dela eu ter vivido tanto o que o Oliver narrava (policía nao me procure eu nao matei ninguem eu juro).

riverchaim 08/05/2023

Decepcionante
Confesso que estava esperando uma trama cheia de mistérios e suspense com personagens lgbt fazendo muita besteira (era assim que estava a recomendação que recebi dele) mas recebi uma história morna, cansativa e com tantos quotes no meio dos diálogos que me deixavam (???) Enfim, me parece uma versão sem sal de "A História Secreta" da Donna Tartt.
Amanda513 08/05/2023minha estante
concordo

Milena 04/09/2023

Amei o plot twist, fantástico, surreal, nunca imaginei uma reviravolta como essa. Tive que reler a cena duas vezes pra ver se era verdade o que estava escrito, porque eu não conseguia acreditar.
Consegui entender o que aconteceu, só não sei se valou a pena, acho que de certo modo não.
Por isso eu me pergunto, valou a pena no final? Saber que depois de tudo que o Oliver fez, ele e o James não ficarem juntos, porque o James não aguentou a culpa, então será que realmente valeu a pena? Ser preso por um crime que ele não cometeu pra depois no final, simplesmente nada mudar? Sim, eu sei que de certo modo a consciência de Oliver tá tranquila sobre a decisão que ele tomou, mas igual, valeu a pena?
Esse é um livro de suspense bem diferente dos que eu estava acostumada a ler, achei um pouco confuso e enrolado no início, mas é muito bom.
Me impressionou demais.

Maisa @porqueleio 09/04/2023

Resenha / Como Se Fôssemos Vilões /@porqueleio
Oliver cumpriu pena de dez anos de reclusão por um crime e, no dia em que entra em liberdade condicional, recebe a visita do detetive Colburn, responsável pela investigação que levou à sua prisão. Colburn vai se aposentar, e procura Oliver porque quer saber o que de fato aconteceu. Com a promessa de que sua confissão não terá impacto processual, Oliver decide contar todos os eventos que levaram ao dia do crime.

Oliver e mais seis colegas são alunos do Conservatório Clássico Dellecher, uma escola de Belas Artes cujos alunos de teatro estudam por quatro anos as obras de Shakespeare – e apenas dele. Eles estão no quarto e último ano, e vamos acompanhando o desenrolar do semestre, com as peças históricas e as tragédias do bardo sendo encenadas. Até que um crime acontece. O desafio agora é convencer a polícia, e o restante da escola, de que o grupo de amigos é inocente.

Que sabor... sabe aquele mistério que vai pegando a gente aos poucos, e de repente fica impossível parar de ler? Os personagens são tão imperfeitos quanto os criados por Shakespeare, e a distinção entre certo e errado, amor e ódio, vilão e mocinho vai ficando nebuloso, indefinido. A autora faz uma sobreposição entre as peças encenadas com o desenvolvimento dos personagens que, de tanto respirar o Bardo, acabam incorporando alguns dos momentos trágicos das mesmas.

E quando descobrimos o crime... confesso que me senti mal. Ao mesmo tempo, faz total sentido, afinal, é como se fôssemos vilões, não é? O final foi primoroso, porque me fez torcer por um casal – como queria esses dois juntos... quem sabe o que pode acontecer depois do fim!

Fica a recomendação de um suspense que vem aos poucos, que traz muitas encenações – o que pode causar certa estranheza para quem não vivencia teatro de alguma forma, mas que se torna uma parte intrínseca do que acontece por trás das cortinas.

site: https://www.instagram.com/p/Cq1QR3QL3S3/

wikibibs 09/11/2022

Eu não sei nem por onde começar a falar desse livro.
Primeiro queria dizer que inicialmente não queria ler pela óbvia semelhança com História Secreta de Donna Tartt, sendo uma história sobre família escolhida, uma ?sociedade secreta?, amor e o que estão dispostos a sacrificar por amor. Mas toda a atmosfera Shakespeareana me conquistou em uma página.
Eu bebi cada página desse livro com tal voracidade que nem sei explicar. O narrador sendo o Oliver e sua narrativa contando sua perspectiva sobre cada um de seus colegas foi o toque perfeito.
Também amei a troca de linha do tempo, começando já com o Oliver preso e se desenrolando a partir daí.
Foi a leitura que eu provavelmente mais curti fazer esse ano. O livro que eu realmente não queria que acabasse e agora estou com um vazio em meu peito.

addie 13/07/2023

Me deixou totalmente devastada
São duas da manhã e estou escrevendo essa resenha no mais puro surto, acabei de terminar, provavelmente a resenha fique permeada da vastidão de sentimentos que me afligem nesse momento.

Eu não sei explicar o que estou sentindo agora que terminei o livro. Foi simplesmente muito bom, talvez não mereça os 4,5 que dei, mas, sinceramente, agora, sem pensar muito, eu estou me sentindo completamente cativada.

Estou cativada por esses personagens misteriosos e amantes de poesia. Cativada pelo ambiente incrível de academia de artes. Cativada pela escrita rica e instigante. Cativada por Shakespeare. Cativada pelo teatro.

O livro me prendeu do início ao fim, a escrita é incrível, um pouco densa na medida certa, traz um tom sombrio que combina perfeitamente com o espaço do livro. A inserção de citações de peças de shakespeare entre os diálogos era incrível, se encaixava tão bem e me deixou tão encantada, tão maravilhada com o amor que esses personagens nutriam por shakespeare. Eu não sei explicar, eu só amei completamente e desesperadamente. Vê-los se comunicando assim me deixou totalmente enfeitiçada.

O livro foi tão bom que eu tenho as cenas vividas na minha cabeça. É como se eu estivesse lá, encenando junto com Oliver, James, Meredith, Alexander, Wren e Philippa. Organizando as informações agora, estou com aquela sensação de acabar de ter visto um filme, porque foi tudo tão bem descrito e cada coisinha me prendia tanto que gravei cada cena detalhadamente na minha memória.

Apesar de ter começado a leitura achando que seria focado no suspense, não fiquei nem um pouco decepcionada ao saber que não seria assim, na verdade, ultrapassou minhas expectativas. O livro dá um enfoque incrível para os dilemas internos e conflitos entre os membros do grupo, explora os sentimentos deles e como essas sensações vão se metamorfoseando e se transformando até se tornarem coisas horrendas.

Eu adoro como a construção de cada personagem foi feita, eu amei ver a deteriorização da amizade deles e a de cada um individualmente. Sofrer com esses personagens, ficar agoniada com eles, acho que isso é o verdadeiro papel de um bom livro, fazer você sentir o que ele quer te passar. E sinto que esse livro passou todas as emoções que ele queria para mim.

Sério, é incrível demais. Acompanhar esses personagens foi uma experiência e tanto.

Sinceramente, só não estou dando 5 estrelas agora por um ressentimento visceral que nutri pelo final. Quem leu sabe que algo ficou incompleto ali, uma informação não foi confirmada e estou tão absurdamente chateada por essa informação estar intimamente ligada ao meu personagem favorito do livro. Sendo assim, tirei meia estrela apenas por pura chateação, vou ficar o restante da noite pensando no que aconteceu com o personagem e derramando lágrimas.

Abduzindolivros 26/02/2023

Como Se Fôssemos Vilões está cheio de referências às obras de Shakespeare, óbvio, incluindo o título, tirado de uma fala da peça Rei Lear ? fala essa que tira dos deuses (do teatro, de Shakespeare) a responsabilidade por seus atos e a coloca sobre os lombos de cada envolvido. Eles poderiam argumentar que foi a imersão que os transformou; mas será que apenas não trouxe à tona (ou os afundou) na própria crueldade já existente?

As referências não são vazias de significado. Elas têm seu lugar para revelar quem são os envolvidos e para nos ajudar a prever o que está por vir. Tanto as citações diretas quanto as aulas sobre determinadas peças são bastante reveladoras, basta prestar atenção ? ainda que o leitor não seja grande conhecedor de Shakespeare, a autora é e soube repassar isso.

No início, eu tive dificuldade em perceber a existência de uma tensão sexual entre dois personagens (não direi quais), e aí, no final, eu tive que engolir meio a seco esse plot; mas, como o resto do pessoal da LC já tinha captado certas coisas, assumo que foi falha minha kkkk eu devo ter lido o Ato I com a atenção enfiada no meu 🤬 #$%!& e não pesquei alguns detalhes (que só me liguei depois, revendo algumas cenas).

Foi uma boa leitura, me prendeu. Eu não teria espontaneamente procurado esse livro, mas curti a experiência. Meu lado fofoqueiro amou. Acho que pode ser ainda mais intenso para quem tem maior proximidade com as obras de Shakespeare, o que não é meu caso; eu só li Hamlet, Romeu e Julieta e Sonho de Uma Noite de Verão (os dois últimos, há anos). Mas não ter lido Shakespeare em nada atrapalha essa leitura, as referências necessárias para captar o estado emocional dos personagens estão bem distribuídas na trama.

Lidiane Batinga (Me serve um livro) 09/05/2023

Leitura cansativa, livro não me prendeu.
O final foi bem o esperado, não teve nenhuma reviravolta que tenha me feito gostar tanto.

Paloma 20/07/2023

Esperava mais
Talvez eu tenha colocado muita expectativa no mistério desse livro e por isso tenha me decepcionado um pouco.
De maneira geral, a escrita desse livro é muito boa. Como amante do teatro, foi muito interessante ver a associação dessa arte com os personagens e com a história.
E falando em personagens, eu queria um desenvolvimento maior de algum deles. Senti que foi muito aprofundado em apenas dois e o resto ficou mais superficial e raso.

Millene 02/08/2023

E eu que achava que gostava de Shakespeare
Um livro complicado no sentido de ser longo pro tipo de história contada, é lento, tem muita descrição das peças que eles fazem e eles usam muitas frases das peças de Shakespeare em conversas do dia a dia, como um segundo idioma deles e a não ser que você ame muito Shakespeare e teatro, é extremamente cansativo.

A gente acompanha um grupo de 7 amigos, todos alunos de teatro, especificamente teatro shakespeariano, em uma universidade bem renomada. E 80% do livro é isso, eles vivendo o dia a dia nessa atuação. Outra parte da história é o Oliver do futuro contando sua versão da história.
Pra ser sincera, esse livro me desanimou tanto que tô até entediada de ter que fazer uma resenha.

Coisas que não fizeram sentido
- A loucura do Richard, nunca foi explicado, foi do nada
- Nenhum personagem tem muita profundidade, tem uma aula deles que parece que vai ser algo mais mas nunca mais é mencionado
- James e Oliver
- Meredith e Oliver

Talvez eu que já tava cansada do livro mas nenhum relação lá parecia muito real, pareciam mais unidos por um trauma do que realmente amigos de anos