Aos prantos no mercado

Aos prantos no mercado Michelle Zauner

Resenhas - Aos prantos no mercado

Mariana113 31/03/2024

Não consegui me identificar com a leitura, apenas algumas partes me pegaram. A leitura não é fluida, achei meio confuso.

vick 22/11/2023

Potente. Uma linda história sobre uma filha lidando com o luto da morte da mãe ao reexaminar a história cheia de nuances das duas.

Bia 25/09/2023

Um dos livros favoritos do ano. A ligação entre a perda, cultura e culinária, são extremamente profundas. As expectativas altas em relação a história, definitivamente foram supridas.

nathalicess 29/06/2023

Literalmente aos prantos.
Neste livro, a autora escreve de forma sensível e emocionante como foi superar o luto pela morte de sua mãe quando ambas era bem jovens.

Filha de uma mãe sul-coreana e um pai americano. O livro perpassa pela relação conflituosa com seus pais, porém Michelle ainda possuía uma relação mais próxima com a mãe.

A perda da mãe para michelle era bem mais que a perda de algo físico, era perder a sua identidade.

Para que a autora não se sentisse perdida de sua identidade, ela resolve cozinhar pratos que sua mãe já cozinhava durante sua vida para que se sentisse mais perto dela.

É um livro escrito de forma leve e sensível, daqueles que você ler bem rapidinho e fica triste quando acaba?

Ju Harue 25/03/2024

Uma leitura cheia de gatilhos pessoais, que devorei basicamente em um dia, porque sabia que sofreria na leitura. E assim foi, chorei de ficar entupida, com dor ao ver situações bem próximas de experiências pessoais.
A forma como a autora intercala as memórias com a conexão com a comida, foi incrível. Tocantemente profunda, desnuda e totalmente real, sem florear as memórias e situações vividas. Um livro pra guardar e levar por muito tempo.

jaque103 25/06/2023

Mercado
Esse livro é muito cansativo. mas não é algo ruim, falar sobre a perda é algo bem doloroso. no decorrer da história os detalhes tomam conta do todo. e mesmo assim ainda é bastante dolorido

josue.santt 02/06/2023

Tocante
Neste livro, aprendi que na vida é importante estarmos verdadeiramente preparados para quando nossa mãe ou alguém muito próximo partir. Embora seja uma experiência difícil, também pode ser gratificante quando lembramos dessa pessoa, dos momentos bons que compartilhamos e dos aprendizados que obtivemos com ela.

Vanessa1340 21/09/2023

Um livro emocionante que conta a história de mãe e filha que tem um relacionamento conturbado, mas ao mesmo tempo que se amam. A luta interna da filha pra se tornar a melhor filha possível depois de descobrir a doença da mãe. O jeito que ela lida após a morte de sua mãe., como isso afeta sua vida, seu relacionamento com seu pai e esposo. E durante isso tudo a filha tenta se reconectar com sua cultura e com a culinária de seu país.

Suzana 25/01/2024

Gostei mas não amei
A leitura valeu porque conheci uma nova cultura, através de sua gastronomia. No entanto, achei que as vezes a autora fica descrevendo receitas enquanto poderia estar aprofundando sua cura. Os sentimentos dela em relação a mãe são muito complexos, com uma grande parcela de culpa por não ter correspondido as expectativas. Fica claro que a comida e a aproximação com a família coreana aliviam esse sentimento, ao ponto de aumentar a capacidade criativa de Michelle. Isso eu gostei bastante.

Albatalha 14/01/2024

Livro ok
Muita gente fala que sente uma identificação muito grande com a história da autora, eu não senti. Livro começa muito lento e chato, melhora na metade final. Não achei um livro com beleza na escrita, mas conta uma hitória pessoal de tristeza e superacão na perda prematura da mãe. Na minha opinião parece mais um diário do que um livro com preocupação literaria. No final, achei o livro ok, mas nada demais. Definitivamente, não acho que justifica o hipe que vem recebendo.

Yasmim 16/01/2023

Guarde suas lágrimas para quando sua mãe morrer
"Ninguém nesse mundo jamais me amaria como a minha mãe, e ela nunca permitiria que eu me esquecesse disso."

Não tenho nem como dar menos que cinco estrelas pra esse livro, chega a ser desrespeitoso dar nota, avaliar, um relato tão pessoal e lindo quanto esse.

Isso é um relato extremamente pessoal de um coração enlutado. Em muitos momentos cheguei a me sentir como se tivesse lendo algo que não deveria, algo que a Michelle escreveu em seu diário mais pra si mesma, do que pra um grande público.

Mas esse não é um livro sobre morte, é muito mais do que isso: é sobre vida. Michelle conseguiu apresentar a sua jornada e a de sua família de uma maneira linda, honesta e reflexiva. Esse livro é uma viagem por toda a vida de Michelle e sua mãe.

Sem dúvidas, uma homenagem maravilhosa pra sua mãe, que com certeza está muito orgulhosa dela.

Passei boa parte do livro chorando, porque 1) o assunto mãe sempre me pega e 2) minha mãe está lutando contra um câncer (mas ela está bem e está prestes a encerrar o tratamento pq já está curada).

Então, mesmo que a minha história seja distinta, ainda foi impossível não me colocar no lugar da Michelle em alguns momentos. Afinal, eu sei como é passar noites em claro pensando em como as coisas iriam ser, como é chorar até dormir pensando em como eu faria qualquer coisa pra trocar de lugar com a minha mãe, como é sentir o medo do futuro incerto dessa doença e de perder a pessoa que mais amo no mundo pra ela. Além de que, nada mais me assombra do que esse fato: minha mãe é mortal.

Me senti conectada com a Michelle e vi meus medos nos dela.

A Michelle é muito forte e eu a admiro muito por ter descoberto o que ama e conseguido transformar o seu luto em arte e em uma bela homenagem pra sua mãe. Também a admiro muito por ter se encontrado e abraçado as suas origens coreanas.

Aos Prantos no Mercado é uma leitura que valeu a pena cada página, saio com muitas reflexões, aprendizagens e lágrimas derrubadas. Mas acima de tudo saio com meu coração explodindo de amor pela minha mãe e com uma jura de dar todo meu amor a ela a cada segundo até o fim dos tempos.
letty biachi 16/01/2023minha estante
aff da onde vc tira esses livros desconhecidos que me da vontade de ler

impurodialogo 24/06/2023

Reserve dez por cento de você sempre
De início, eu tinha decidido não avaliar com nota por se tratar de uma memoir, mas é ritualístico ler essa tentativa de registro que é principalmente a busca da presença dessa mãe no mundo e em si mesma, mas também de um pertencimento que significa sentido, sonho e conexão, inclusive com o inusitado.

É emocionante a maneira que ela aborda a memória como uma celebração da mãe e também de quem ela foi, é e quer ser.
pitypooralfie 04/03/2024minha estante
que resenha bonita

Adriana854 17/01/2024

Aos Prantos No Mercado
Estou inteiramente apaixonada por esse livro. Impossível descrever em palavras o quanto ele me emocionou. O livro fala sobre o luto da autora ao perder sua mãe, vítima de câncer. Foi muito difícil não sentir uma empatia pela protagonista, pois, assim como ela, também perdi minha mãe para o câncer. E um livro belíssimo e que merece muito todo o sucesso que está fazendo.

TÍTULO: Aos Prantos No Mercado

AUTORA: Michelle Zauner

TRADUÇÃO: Ana Ban

EDITORA: Fósforo

NÚMERO DE PÁGINAS: 288 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Não é preciso conhecer nada de gastronomia para saber que a comida é uma das bases de nossa educação sentimental. Os ingredientes, os modos de preparo, a combinação de aromas, cores e sabores com as quais aprendemos a nos familiarizar compõem o repertório íntimo de cada um de nós. E é justamente esse poder de mobilizar o afeto que é evocado desde o primeiro parágrafo de Aos prantos no mercado. Nele, vemos a protagonista, que atravessa o luto pela morte precoce da mãe, liberando o pranto represado ao percorrer as prateleiras do mercado coreano H Mart em Nova York.

Enquanto a saudade da mãe coloca em perspectiva as antigas rebeliões da adolescência e atenua o rigor do julgamento das escolhas feitas pelos pais, a comida representa uma espécie de tábua de salvação na qual Zauner navega os descaminhos dos últimos e dolorosos momentos da mãe. Nessas memórias, a autora relembra a culinária afetiva a fim de não se perder de si ao atravessar o luto.

Ela passa horas assistindo aos vídeos de uma youtuber, compenetrada em reproduzir a alquimia das receitas coreanas. Isso atenua a angústia íntima de que seus traços caucasianos vão apagar a origem coreana, antes legitimada pela existência da mãe. E entre os expedientes da vida adulta, a protagonista descobre que o luto, a festa e a criação artística podem conviver intimamente na difícil tarefa de encontrar um lugar no mundo.

Sabrina757 20/01/2024

Emocionante! Eu chorei umas 3 ou 4 vezes com esse livro. A única coisa que não gostei foi o fato de se explicar com riqueza de detalhes sobre as comidas, sim eu sei que é a forma como a autora e a mãe se conectavam, mas isso é uma particularidade minha ter ficado levemente entediada quando se focava muito em ingredientes e preparo de pratos, quase um livro de receitas nesses trechos kkkk Mas é um livro ótimo, gostoso de ler, leitura fluída, me prendeu bastante e recomendo

yoshii 23/03/2023

O afeto por meio da comida
Como em muitos lares asiáticos, vemos a comida como demonstração de afeto e de conforto.
Pelo livro, acompanhamos os relatos da autora sobre a morte de sua mãe causada pelo câncer.
São relatos sinceros e gráficos, difíceis de serem lidos em alguns momentos.
Além do luto, temos a busca da conexão com a ancestralidade por meio da comida. É uma relação muito bonita e emocionante.

"Falei sobre como o amor era uma ação, um instinto, uma reação suscitada por momentos não planejados e pequenos gestos, uma inconveniência a favor de outra pessoa."