O Portador da Espada

O Portador da Espada Cassandra Clare

Resenhas - O Portador da Espada

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

leiturandressa 23/11/2023

Decepcionada, desencantada, desiludida, desapontada e etc
Sei nem como começar isso direito, porque as reclamações estão todas embaralhadas na minha cabeça e tô muito ablublé.

Enfim, vamo lá. O livro começa bem e prometendo muito, só falta entregar. Vou fazer a linha blogueira cancelada e dizer a famosa frase ?quem me conhece sabe? que eu sou muito fã da Cassandra Clare e que ela é minha autora favorita. Mas, não daria pra eu passar pano pra esse livro NEM QUE EU ME ESFORÇASSE.

Eu tava com muita expectativa porque gostei muito da sinopse, mas sinceramente, se você vai ler, evite ler a sinopse, porque demora TANTO pra acontecer o que tá escrito lá, que até considero spoiler.

Esse livro é completamente PARADO. Não acontece NADA, e o mínimo que acontece é absurdamente CHATO. Não dá vontade de continuar lendo e não instiga curiosidade. Eu lia sem saber pra que caminho a história tava indo, porque praticamente não tinha mistério nenhum e nenhuma grande questão.

Além dos personagens serem totalmente genéricos e sem personalidade. Fico de cara como foi a mesma escritora que criou os personagens incríveis do universo das sombras. Aqui não dá pra se importar com ninguém!!!!!! Eu juro que tentei, mas não dá. Os casais principaks NÃO TÊM PERSONALIDADE E NEM QUÍMICA.

NEM QUÍMICA!

Leram isso?

CASSANDRA
CLARE
CRIANDO
CASAIS
SEM
QUÍMICA

Eu não sabia que ela tinha essa capacidade, mas ela conseguiu, pela primeira vez na vida.

Outra coisa é que eles demoram muito pra se encontrarem. Passou dos 30%, nada acontecia enquanto eles estavam separados, mas mesmo depois que se encontram não acontece nada demais.

O personagem principal, Kel, é o portador da espada do príncipe, ou seja, ele é responsável por sempre proteger o príncipe de qualquer perigo e nisso também calha dele ter que fingir ser o príncipe algumas vezes. Porém fiquei meio pensativa pensando pensamentos, porque o Kel não consegue proteger NEM ELE MESMO!!! Toda hora é sequestrado e apanha na rua. Acho bem feito.

Ele é totalmente sem sal, me parece uma versão cospobre do Casteel do De Sangue e Cinzas. Sempre que começava pov dele eu ficava : lá vem a chata falar, vai chata fala. Porque ele é muito chato, muito sem personalidade e um FRANGO.

A protagonista é tão esquecível que não lembro nem o nome.

Olhei aqui e é Lin. Enfim, ela tinha tudo pra ser uma personagem fod0na porque ela é uma fucking médica, mas é só outra ruiva genérica de ???????personalidade forte???????. Não tem nem personalidade, quem dirá forte, é outra chata.

O único personagem interessante é o ????vilão????, Rei dos Ladrões, que aparece beeeem pouco, então nem importa.

De bom só tiveram as cenas de ação que foram pouquíssimas e acabaram rápido, principalmente a cena final.

A verdade é que esse livro é totalmente comercial, porque o que tá na moda hoje em dia é o high fantasy adulto, mas a Cassandra escreve low fantasy jovem, então acho que a sede por dinheiro falou mais alto aqui.

Não pretendo ler a continuação porque já tô até esquecendo da história de tão NADA que ela é. Cassandra, continue lançando livros do universo das sombras que vou continuar enaltecendo.

Pra quem for ler, tenha uma boa jornada e BOA SORTE!!!
christine 23/11/2023minha estante
amg do céu eu ri tanto com essa resenha, não vou nem perder meu tempo lendo

leiturandressa 23/11/2023minha estante
@christine kkkkkque bom amg!! não lê mesmo, tem muito fantasia melhor por aí pra ser apreciada

Yanne0 23/11/2023minha estante
O ódio q tenho de protagonistas q se dizem fortes e fodonas, mas q na vdd são básicas e não fazem nada demais ?. Fiquei interessada nesse livro, pq não gostei do universo dos caçadores de sombras (desculpa, amg. Vi q tu é fã, mas cmg nn funcionou ?). Até li alguns livros e larguei de mão. Então qndo esse lançou, eu pensei... Hmm, universo novo. Pode ser legal. Agora não sei mais de nada KKKKKKK

leiturandressa 23/11/2023minha estante
@yanne protagonista zé ninguém é um terror, se você esse ler só vai passar raiva kkkkkk (vou fingir que não to chorando no canto por você não gostar do universo dos caçadores de sombras)

Laura2199 23/11/2023minha estante
Essa sinopse parece mt tons mais escuros de magia e ia ler por isso e pela autora agr nem sei se quero mais

lana!¡ 23/11/2023minha estante
KKKKKKKKKK crlh meu deus até eu estou em choque agora como assim a cassandra criando casal sem química oque aconteceu com essa mulher

leiturandressa 23/11/2023minha estante
@Laura tom mais escuro de magia INFINITAMENTE superior em questão de construção de fantasia

leiturandressa 23/11/2023minha estante
@lana acho que esse evento criou um buraco no espaço-tempo porque isso era algo impossível de acontecerrrrr

Jojo 23/11/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK rapaz , eu comecei esse livro ontem e tava super animada , mas depois que li isso tô rindo horrores de nervoso

leiturandressa 23/11/2023minha estante
@jojo KKKKKK AI desculpa!!!! vai que você consegue ver a história com outros olhos ??????????

Ghoulbot 24/11/2023minha estante
Na verdade são dois casais... e não é bem que não têm química, é que foram muito mal explorados, tipo. Muito. Mesmo.

july 24/11/2023minha estante
Eu tô chateada pq tô lendo e tô SENTINDO TUDO ISSO mesmo sem nem ter chegado na metade. Uma pena. Eu comprei pq essa vibe de "protetor" parecia muito a premissa do meu livro e me interessei demais. No meu, o personagem principal é treinado pra proteger o filho do chefe da máfia. Tem toda uma premissa parecida (fica aí o marketing kakakaka), então fui super animada e até agora não aconteceu NADA?

leiturandressa 25/11/2023minha estante
@july amei o marketing!!!! mas é verdade, esse livro é um grande acontecimento de vários nadas

Santrog 25/11/2023minha estante
Estava na duvida de comprar ou não esse livro, vc tirou minha duvida, obrigada kkkkkkkk

@donzelaobscura 25/11/2023minha estante
Gostei muito da sua sinceridade e considerações. Vou passar longe desse aí kkkkkkk

kanejokes 26/11/2023minha estante
amg vc achou a construção da história e do universo semelhante com tons de magia (assim, ignorando que o livro é ruim)? tomei um susto com a sinopse ser tão parecida e honestamente até os nomes dos protagonistas meio que lembram...

leiturandressa 26/11/2023minha estante
@kanejokes juro que só tinha reparado na semelhança de nomes, mas não tinha achado nada dms. mas agr que vc falou que tô vendo as semelhanças kkkkk acho que foi um ?copia mas não faz igual? (tons de magia sendo infinitamente superior principalmente na construção de fantasia e personagens

Julia.Everton 27/11/2023minha estante
Poxa amiga. Consegui sentir sua revolta. E tipo esse livro ta carissimo. Mas espero gostar

Tah_marques 02/12/2023minha estante
Essa resenha foi puro entretenimento kkkk

leiturandressa 03/12/2023minha estante
@Tais166 muito obrigada!!! ???

Gabriela.Paula 05/12/2023minha estante
Acabei de ler e concordo com tudo que disse aqui. Fora o príncipe que Kel protege que é um mimado e eu revirava os olhos em todas as interações dele com os protagonistas. Esse livro não acontece nadaaa e o final não dá um gancho bom pra continuar

leiturandressa 05/12/2023minha estante
@Gabriela.Paula penso o mesmo!! a autora errou demais nesse, é uma pena

Hugo212 09/12/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK vai falando, pois so falou verdades hahay

Gabriela1214 10/12/2023minha estante
Melhor resenha hahahaha ri demais!!! Como a Cassandra conseguiu depois de todos esses anos entregar esse livro genérico??!!!

Tatiana 25/12/2023minha estante
Eu estou lendo, já estou em 59% do livro e estava pensando quando ia melhorar. ?

Carlos531 27/12/2023minha estante
Realmente em, minha escritora favorita também, mas esse livro tá muito chato, casal principal?? e qual é o casal principaL??? TEM ISSO? KKSKSAKSAKSA, é muito triste saber que essa bomba veio da Cassandra scrr

Michele.Duarte 05/01/2024minha estante
Faltou falar que de fantasia não tem quase nada. Só um embaralhado de nome complicado de ler, mas sem qualquer relevância na construção da história. Eu estou na metade do livro quase abandonando e resolvi procurar outros fãs de Cassandra para entender se era só ressaca literária ou se realmente ela perdeu a mão nessa obra. Pelos demais comentários já vi que é unânime... triste porque tia Cass está no top 5 da minha lista de autoras conceituadas.

Isabel592 07/01/2024minha estante
Mulher!!! Que resenha foi essa!? Eu também fico assim quando tô furiosa com alguma idiotice dos meus autores favoritos. Gostei da sinceridade, vou tomar o teu conselho e NÃO ler este livro. Quase não terminei a série "Artifícios das trevas", justamente por que era muito parado e era a ladainha de sempre "a chave é corrupta e temos que salvar os mundo enquanto nós justificamos com a clave"???

anabiamdg 22/01/2024minha estante
mana vc entregou tudo nessa resenha kkkkk

aline:) 01/02/2024minha estante
amg, quem for ler esse livro depois dessa sinopse é no mínimo maluco (ps: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU MORRI COM O NÃO PROTEGE NEM ELE MESMO, fiquei com vontade de ler só pra ver essa parte)

Vick senpai 07/03/2024minha estante
Perdi meu tempo lendo esse livro scrr tô tão triste

25/03/2024minha estante
esperei demais tbm e fui tombada

ddaycrlh 14/04/2024minha estante
Estava com muita vontade de ler, mas depois da sua resenha perdi totalmente o interesse.

kelly 01/05/2024minha estante
Que bom que li essa resenha kkkk, poupou meu dinheiro e meu tempo.

-Koraline 08/01/2024

Poxa, Cassandra
Esse livro tem um enredo? Por que se tem, eu não peguei. Para mim, foram longas 700 páginas de puro tédio, acontecimentos sem objetivo, personagens chatos, diálogos toscos e descrições infinitas. O livro começa com um prólogo mostrando a vida dos protagonistas ainda crianças, e foi, de longe, a parte do livro (sim, o melhor foi o prólogo), por que logo no capítulo 1, quando já são adultos, começa a desandar demais. Os três personagens principais são muito chatos, e a autora tentou forçar algumas situações pra mostrar que eles são multifacetados, mas não são não, e todos os outros personagens são tão qualquer coisa que eu me esquecia completamente deles assim que saiam de cena. Toda a premissa do livro é envolta na questão do Portador da Espada ser um segredo, mas no fim todo mundo sabe disso, então não entendi o motivo do esforço. Em relação ao universo, achei confuso e mal trabalhado, e ao mesmo tempo que a Cassandra quis ser inclusiva com questões sexuais, ela foi extremamente machista em outros, de novo, sem a menor necessidade. Mas o pior de tudo com certeza é a falta de história. Sério, eu até agora não sei qual o objetivo desse livro, a história não parte de um ponto A para um ponto B, simplesmente acontecem coisas por que acontecem, sem dar continuidade no enredo, e se esse livro deveria ter tido uma reviravolta no final, que coisa tosca. Enfim, é um livro sem nenhuma linearidade, sem carisma, sem objetivo, e sem história. Eu adorava os livros da Cassandra, mas ultimamente parece que ela escreve pra vender e reformar a cozinha, trocar de carro ou passar as férias em Veneza, por que a paixão que ela tinha por escrever foi embora.
venAncio16 08/01/2024minha estante
esse não tem relação nenhuma com o universo shadowhunters, né?

-Koraline 08/01/2024minha estante
Não, nenhuma relação, esse universo aqui é inédito

bibi 29/11/2023

Ler esse livro, foi como estar em casa novamente!
Foram quase vinte anos acompanhando Cassandra Clare e seu mundo dos Caçadores das Sombras. Mais de vinte livros que sempre trouxeram um certo ar de familiaridade para os leitores que já sabiam o que esperar naquelas páginas. Com “O Portador da Espada” existia um misto de curiosidade e medo ao iniciar a leitura. Isto porque, eu não queria encontrar mais do mesmo que já havia encontrado nos outros vinte livros de Cassandra, porém, ao mesmo tempo, não queria encontrar algo que não parecesse ter sido escrito por ela. Então, digo que minhas expectativas para com essa leitura eram bem complicadas, confusas e difíceis de explicar.

Terminei de ler o livro a poucos minutos e já estou escrevendo essa resenha porque não quero esquecer do sentimento que tenho. Sentimentos esses que são embaralhados e muito intensos. Porque a experiência de ter lido O Portador da Espada foi isso: INTENSO.

Mesmo que este seja o primeiro livro da Cassandra fora do universo shadowhunters, high fantasy e adulto, ainda assim, conseguiu fazer com que nós, leitores de anos e anos da autora, ainda consigamos identificar uma energia que sempre existiu nos outros livros dela. Não sei bem como explicar, mas é na forma como ela usa as palavras para nos aproximar da história. É no jeito com que ela constrói seus personagens. É no desenrolar das relações românticas e não tão românticas assim. Foi muito bom, pra mim, uma leitora APAIXONADA por todos os livros dos Shadowhunters, e que sempre vai lembrar deles como “casa”, ter encontrado isso em O Portador da Espada. Confesso que em diversos momentos precisei parar a leitura pra suspirar e pensar “meu deus, como eu amo os livros dessa mulher!”.

É importante ressaltar que eu levei alguns bons dias para atravessar o temido início dos livros de fantasia que, por muitas vezes, são arrastados. Isso acontece aqui também. Mas, ao mesmo tempo, quero relembrar que este é o primeiro livro de uma nova SÉRIE. Talvez seja por isso que a Cassandra usou tantos capítulos para nos apresentar o mundo e os personagens, coisa que ela não fazia nos últimos livros dos Shadowhunters, puramente por não precisar mais. Aqui não. Neste livro foi necessário usar páginas e mais páginas para falar das doze famílias e suas concessões, explicar a magia que existia e foi destruída, além de trazer pouco a pouco os personagens principais e secundários. Foi por esse entendimento que eu consegui não me aborrecer com a “lentidão” do início.

Outro ponto que ficou bem claro nesse livro, mas que a sinopse vende errado, é que o romance não é o ponto central dessa história. Na verdade, ele está quase como coadjuvante nesse primeiro livro. Temos dois pontos de vista, Kel e Lin e em ambos temos questões amorosas (não entre eles), mas que não impactam de fato no desenrolar dos acontecimentos. O que é bem diferente das Crônicas dos Shadowhunters, onde o romance é super importante. Então, se você busca por romance nesse livro, esqueça. De qualquer forma, gostei bastante da Cassandra ter trazido para o público adulto relações mais complexas nesse sentido. O possível par romântico da Lin não é bonzinho, na verdade ele consegue ser bem escroto, mas ao mesmo tempo conseguimos entender as ações dele. Coisa que um público jovem não compraria tanto e nem seria legal abordar algo assim. Então, pra mim, funcionou.

Worlbuilding, cenas de ação e descrições estão incríveis. Pode parecer complicado para quem não está acostumado, mas no fim você se acostuma com tantas nomenclaturas e dialetos diferentes.

Acho que se eu pudesse criticar algo, seria uma sensação de que no meio do livro o Kel e a Lin ficam um pouco “pra lá e pra cá” dentro da cidade e isso me cansou. Mas, como eu disse, eu estava muito confortável lendo uma história que tinha gostinho de casa. Também não morro de amores pelo Kel, acho ele ok. É um protagonista meio bonzinho demais (e beijoqueiro! Beijou todo mundo nesse livro kkkk Mas isso não é bem um problema) E o Conor me lembrou em diversos momentos o Matthew de “As últimas Horas”, só que mais sombrio, e o Cardan de “Príncipe Cruel”.

Finalizo essa resenha deixando claro que irei ler a continuação e espero ansiosamente para saber mais sobre o desfecho dos personagens! O final me deixou com aquele gostinho de que grandes coisas irão acontecer! Sempre amei os livros dos Caçadores das Sombras e posso comprovar com O Portador da Espada, que sempre amarei qualquer coisa que a Cassandra Clare escrever.

site: www.instagram.com/bibilendo

Artur 25/10/2023

O PORTADOR DA ESPADA - Cassandra Clare / 2023
Em ?O Portador da Espada?, que chega ao Brasil pela Editora Galera Record agora em 2023, Cassandra Clare introduz uma narrativa que se distancia completamente do que os leitores já conheciam em seus livros anteriores e faz sua estreia no mundo dos livros adultos. Ela, que é conhecida mundialmente pelo fenômeno que se tornou com suas histórias de fantasia urbana para jovens, tomou um novo rumo adentrando um mundo medieval, com magia proibida, crises políticas e raciais ? com a sempre presente ameaça de assassinos que escalam as paredes nos cantos mais afastados do Reino de Castellane. Este é seu primeiro livro solo que desvia completamente do consagrado e amplamente conhecido universo dos Caçadores de Sombras e, para aqueles que ainda não apreciam seus livros, esta é uma excelente oportunidade para reconsiderar.

?O Portador da Espada? é um incrível começo de série. Trazendo todas as informações necessárias para entender o universo de agora e as promessas para suas sequências. Era de se esperar que, ao manter um mesmo universo por 22 livros, o desenvolvimento de um novo tivesse alguns tropeços, mas isso definitivamente não aconteceu. Aqui ela se encontrou aparentemente mais livre que em Idris para remodelar as coisas fora das regras que ela mesma estabeleceu em outros livros. Neste, Cassandra abusa um pouco mais do que de costume de sua herança religiosa e traz grandes referências ao continente de Dannemore (onde se passa a história). Desde palavras em hebraico, nomes, costumes e referências históricas do nosso mundo até mesmo uma nítida inspiração para a sociedade dos Ashkar ? que vive situações de segregação e preconceito como nação sem terra.

Com menos POVs que seus outros livros, aqui vemos a história se desenrolar pelos pontos de vista de Kel, um jovem órfão que é levado para assumir a posição de ?guarda-costas secreto? do príncipe; e Lin, uma garota Ashkar, parte de uma comunidade marginalizada pelo uso limitado de magia, que tem seus objetivos colocados à prova por dogmas religiosos e o preconceito da população de Castellane. Por causa do acontecimento que a sinopse destaca, os dois se conhecem e passam a deter uma grande importância para o futuro do reino e para sua manutenção.

A criação e consolidação do universo nessa nova série são muito satisfatórias e completamente imersivas, desde os primeiros detalhes apresentados. Kel e Lin, os personagens principais, são cativantes desde o primeiro momento, e com personalidades bem definidas que não deixam o leitor à deriva, além de entreterem o leitor ao longo da história. Suas interações são deliciosamente escritas, e em alguns pontos até surpreendentes, quase que para que você esqueça do Mundo das Sombras.

Para os leitores que cresceram acompanhando seus livros, Cassandra Clare aproveita uma nova percepção de seu público e aborda temas que antes eram raros em sua escrita com uma abordagem mais aprofundada. Sexo, álcool e crimes ganham uma presença maior na vida dos tantos personagens, que habitam um mundo ?medieval? e, por isso, são confrontados com experiências radicalmente diferentes daquelas vividas pelas crianças, adolescentes e até adultos que conhecemos em seus livros anteriores. Junto a isso, temos enredos políticos, traições e mentiras que se somam a reviravoltas que vão deixar os leitores sedentos pelos desdobramentos do livro.

Como de costume, Cassandra se dedica e entrega muita vida aos personagens secundários. Seus leitores mais antigos sabem como nem sempre os ?principais? são de fato os favoritos, e esse efeito se estende a ?O Portador da Espada?. Temos dúzias de personagens novos apresentados logo nos primeiros capítulos e o que parece a princípio uma avalanche de nomes, não tardando a se tornar habitual durante a leitura. É com muita maestria, criatividade e capricho que Cassandra Clare faz esse deu debut, não só em um universo diferente mas também para um público diferente.

Porém, com a habilidade adquirida em seus livros anteriores, Cassandra Clare não deixa a desejar quando o assunto é fim extravagante e perguntas sem resposta. Deixando muito a se resolver na sequência, ?The Ragpicker King? (ainda sem tradução oficial, mas, levando-se em conta a tradução neste primeiro livro, deverá ser ?O Rei dos Ladrões?) definitivamente será um dos livros mais esperados para os próximos anos.

pjmyeon 20/12/2023

Apesar de ter seus momentos achei esse livro taooo chatooooo tão sem nada, é um livro bem introdutório mesmo, acho que se a cassandra queria fazer um livro que fosse só introdutório pelo menos fizesse menor, um livro de quase 600 paginas que não acontece nada demais, coisas taooo sabe, nem sei se eu vou continuar essa série quando ela lançar os próximos

Ghoulbot 10/11/2023

O Que da Espada!?
Hoje (09/11/2023), quando olhei os lançamentos recentes levei dois sustos: O primeiro foi o quão rápido esse livro foi publicado. E o segundo o quão errada esta a tradução do título.
É uma tradução, alias, tradução não porque se colocado no google translator ele vai traduzir certo. É uma adaptação tão errada que simplesmente MUDA a intenção da autora, porque vejam bem:
Cassadra Clare criou uma história que gira em torno de um personagem e uma função. Esta função é o de APANHADOR (ou "segurador") de Espadas (Sword Catcher), que é por assim dizer, um tipo especializado de guarda costas. Isso é o que Kellian é, o que ele faz, a trama central da história. E a gente lendo entende bem isso. O que não existe aqui é um "Portador da Espada", o que quer que isso seja.
A impressão que eu tenho é que a pessoa que fez a tradução sequer leu a história, só pegou alguma coisa que soasse mais comercial e dane-se. "Vamos traduzir STAR TREK pra GUERRA NAS ESTRELAS, é mais legal e o importante é ter estrela ne?"

Sobre o livro, ele é... OK.
Começa bem, vai assim até certo ponto e fica bem "meh" desse ponto até o final. Final alias que é bem decepcionante, porque acontece uma coisa com dois dos personagens que (minha opinião) ficou muito forçado. Nem tanto o desfecho, mas a forma "mão pesada" que a autora usou ali para que ele acontecesse.

Sobre os personagens... também são bem "meh". Não são marcantes mas também não são irritantes. Tem um que não é bem o que eu esperava e tem um outro, que aparece pouco, mas que boa parte do livro gira em torno do que ele "pretende fazer" , que nem precisava existir. Só ta ali pra deixar a história confusa mesmo.

No geral foi um livro um tanto decepcionante, abaixo do que eu esperava da Cassandra Clare. A história certamente tem potencial, mas o conflito/cliffhanger final me deixou com o proverbial "pé atras" em relação a sequencia.
Ives2 11/11/2023minha estante
Eu particularmente gostaria que a Cassie desse menos foco para os romances entre os personagens. Acho que ela gasta páginas desnecessárias -e valiosas- com isso. A história acaba sempre do mesmo jeito

Andrieli Barboza 12/02/2024

A escrita da Cassandra é envolvente como sempre, nisso ela não decepciona... porém esperava um pouco mais. O livro é bom, consegui me conectar com kel, Lin e com Connor, só esperava mais, mais intrigas, mais magia, mais. ? Entretanto considero um bom primeiro livro, e o mundo e a história da magia em sí é instigante e interessante, lerei o próximo com certeza, porque leio tudo da Diva Cassandra, dou meu dindin pra ela sem pestanejar ?? deem uma chance, e espero que o próximo seja ainda melhor

Dani 27/03/2024

Um novo universo
-> Disponível no Kindle Unlimited ;)

Neste novo livro de alta fantasia da autora Cassandra Clare, somos apresentados a um mundo onde a magia deixou de existir, a não ser por meio de pequenos feitiços dos talismãs, a gematria.

É neste contexto que acompanhamos Kellian, o Portador da Espada, um órfão que passou a viver no castelo aos 10 anos, com o objetivo de ser o dublê do príncipe, a quem considera um irmão. Também, vemos o ponto de vista de Lin, uma médica Askhar, que lida com as barreiras de gênero e culturais. Lin tem um objetivo: encontrar uma cura para sua amiga, sem se importar com o método.

É um livro bem introdutório, por se tratar de um universo novo de alta fantasia, porém, a história não é nenhum um pouco maçante. A cada página somos introduzidos a um conceito, história e detalhes que enriquecem o plano de fundo da história. A interação entre os três personagens principais: Lin, Kel e Conor (o príncipe), é o que sustenta a narrativa.

Dito isso, não vejo a hora de ler os próximos livros e me envolver cada vez mais nessa história. Tenho um certo pressentimento que tudo está se encaminhando para um tipo de caos...

Gabriel Freitas 18/02/2024

Lento - mas ricamente construído.
Uma coisa que vejo em praticamente toda resenha desse livro é que ele é lento. E de fato, é.

O acontecimento presente na sinopse acontece lá pela página 200 e suas circunstâncias não são tão parecidas com o que o marketing do livro vende. De certa fora, parece até uma obra "introdutória" sobre o universo aqui criado. Porém, discordo veementemente quando falam que o livro é ruim.

Não há grandes reviravoltas, batalhas e acontecimentos chocantes, entretanto, o universo é criado de uma forma tão crível e rica que seu mundo, juntamente com personagens interessantes, complexos e falhos, fazem a leitura ficar interessante e você querer sempre saber o que virá a seguir.

Talvez as pessoas estejam esperando algo diferente e acabam se decepcionando. Não sei... Já eu embarquei nesse mundo e continuo na expectativa dos próximos livros para continuar navegando em suas águas!

Thalia Plaine 09/02/2024

Enrolei um pouco pra fazer essa resenha porque ainda estava digerindo todas as informações, mas, vamos lá?
foi o meu primeiro contato com a Cassandra Clare. Eu ganhei esse livro da minha noiva então resolveu começar a leitura dele.

Como todo início de fantasia, achei o começo um pouco lento, mas isso é normal. Visto que, é um mundo novo, com personagens, idiomas e lugares completamente diferentes, então no início tava bem perdida.
Logo de cara temos o Kel sendo levado do orfanato para o palácio porque foi escolhido para ser o portador da espada do Conor, príncipe de Castellane. A vida dele se resume ao Conor, protegê-lo, dar a vida se acaso for preciso.
Durante a história temos vários pontos altos e acontecimentos impactantes, o problema é que: demora MUITO pra tudo acontecer. Algumas partes foram desnecessárias na história e acredito que dava pra contar a história com no máximo ali 400 páginas. Mas no demais, esse mundo, os idiomas e tudo mais foram apresentados de forma IMPECÁVEL. achei incrível a forma como ela construiu tudo, nos fez sentir como se realmente estivéssemos lá com eles.
A Lin é maravilhosa, e mal posso esperar pro romance dos dois se desenvolver. O final foi completamente caótico e eu tô muito empolgada pra ler a continuação.
Então sim, apesar de um pouco demorado, recomendo demais esse livro!

Mariana.Nicolau 11/01/2024

Um ótimo livro introdutório
Comecei a ler com baixa expectativa, porque tinha lido algumas resenhas com uma avaliação bem mediana do livro. Talvez por nunca ter lido os outros livros da autora, não tinha muitas expectativas quanto a escrita dela, achava que seria bom porque sei que é muito bem avaliada pelos outros livros, mas não esperava nada da história em si.

Gostei muito da forma como a Cassandra construiu os personagens, como eles foram se desenvolvendo e mostrando suas diversas facetas ao longo da trama. Adoro Kel e Lin, os melhores personagens de todos, por incrível que pareça também simpatizo com o Rei dos Ladrões, e ainda não sei muito bem o que pensar do Connor e da Antonetta. Achei inteligente a forma que a autora entrelaçou as histórias e os ganchos que ela utilizou para isso.

A história é muito gostosinha, envolve reinos que é algo que gosto muito, nobres e ?plebeus?, como a vida deles está muito mais entrelaçada do que imaginam, gosto muito da parte da magia, da Deusa, tem muito potencial para as continuações.

As minhas únicas ressalvas são: capítulos muito grandes, tinham alguns que realmente eram necessários pra não cortar a história no meio, mas muitos daria pra dividir pelo menos entre POV Lin e Kel. Acredito que ela não tenha feito isso por haver momentos em que eles se juntam no capítulo.

Termino o livro curiosa para saber como será a continuação, gostei que o final deixou bastante coisa em aberto, e muitas hipóteses que podem ou não ser reais. Escrita muito fluida.

AventureiroLiterário 22/11/2023

Uma boa porta de entrada para se ler Cassandra Clare!
Eis que me pego há um bom tempo desejando conhecer a escrita de Cassandra Clare, mas nunca vou iniciar uma série gigante como Shadowhunters em 2023. Então, sai o anúncio de que ela está dando início a uma série de fantasia adulta completamente nova, e a oportunidade não poderia ser mais perfeita.

Comecei a ler O Portador da Espada com grande expectativa, que se manteve basicamente durante todo o livro. Não sabia o que esperar da autora, mas gostei bastante da escrita dela, da criação de personagens e da trama que ela desenvolveu nesse primeiro livro.

O universo desse livro é rico em diversas influências, não apenas de fantasia, mas também de muitos povos e da história do nosso próprio mundo. Gostei bastante do que ela fez com a criação do povo Ashkar e toda a história de sua mitologia, que é bem distinta das demais nações apresentadas. Sua relação com a magia desaparecida do mundo também é muito interessante e, de acordo com o final do livro, deixa aberto que muita coisa ainda vai acontecer.

No que diz respeito aos personagens, tanto principais quanto secundários, foi difícil não me apaixonar por eles. Todos os personagens são extremamente humanos, cheios de conflitos e morais questionáveis. Nenhum deles parece existir apenas para ser o paladino branco ou o mago negro. Mesmo os dois protagonistas às vezes tomam decisões questionáveis, e aqueles personagens que teoricamente seriam antagonistas, por vezes, demonstram humanidade.

A trama, recheada de conspirações políticas, segredos e grupos tentando tomar ou proteger o poder, é muito interessante. Em certos momentos, senti que estava lendo uma versão mais "light" de algo que George Martin e Brandon Sanderson poderiam ter escrito em parceria, o que diz muito sobre a obra para mim.

Apesar de tudo, ainda assim não consegui considerar o livro perfeito, pois ele dá umas pequenas escorregadas no final.
Nos últimos 25% da obra, o tema dos segredos entre os personagens começa a ficar bem exagerado. Parece que todos os personagens secundários do livro, incluindo até os mais ingênuos, têm um segredo obscuro que querem manter, mas fazem questão de insinuar sua existência para os dois protagonistas.

O livro perde um pouco de ritmo, para que nas últimas 50 páginas ele fique muito frenético, com uma dezena de reviravoltas acontecendo e tudo termina muito rápido, dando gancho ao segundo livro. Isso não desmerece a obra, mas me deixou levemente desanimado, pois achei que muitas pontas soltas foram deixadas para a sequência e basicamente nada das subtramas apresentadas aqui teve um desfecho.

Ainda assim, estarei ansioso para ler o próximo e continuar a conhecer esse mundo novo. Se os demais livros mantiverem pelo menos a mesma qualidade que este, não terei problema em acompanhar esse universo por mais 29 livros. rs

Sakurazuka 05/12/2023

Um novo mundo criado pela Cassandra Clare, mas devo dizer que fiquei meio decepcionado. Acontece tanta coisa, mas parece que nada importante, o final não é nada demais e parece que parou na metade da história. Vamos ver qual será o futuro desse universo.

Giovana.Magalhaes 04/01/2024

Cassandra clare
Vamo lá, eu comecei essa livro sem expectativa nenhuma talvez por isso diferente de muita gente eu tenha gostado, o livro é bem introdutório ele nos leva a todos os pedaços do universo em que entramos conhecendo cada pessoa e cada família isso até pode parecer meio chato mas para mim funcionou muito bem os personagens me cativaram demais e eu gostei de saber sobre o meio político do reino cada família cada nobre achei realmente muito bom , ansiosa pelo próximo pena que vai demorar.

Camila Zuza 31/12/2023

Ah quero próximo logooo
Ah eu tô doida pra saber o que vai acontecer com a Lin com o Kel e até mesmo com o Conor e com a Antonetta doida pra saber mais desse novo universo da Cassandra pois eu amei

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6