Babel (eBook)

R.F. Kuang

Resenhas - Babel

Cris 08/04/2024

Relevante!
O livro é sem dúvida muito bom. Começa ameno e do meio pro final a coisa estoura. Trata de assuntos muito relevantes e que fechamos os olhos pra eles diversas vezes, como o preconceito contra mulheres, negros, estrangeiros. Outro assunto muito forte é o da dita colonização europeia e do quanto foi destruidora e violenta.
A prata, na minha opinião, pode ser tomada como uma alegoria para a tecnologia, em geral, sem a qual não conseguimos mais viver hoje em dia (o que inclui Internet, celular, chips, GPS, etc.) e, no futuro, quem sabe, será uma alegoria para a inteligência artificial.
Aos linguistas e curiosos das línguas, o livro é um prato cheio. Todas as referências são muito interessantes e te instigam a querer saber mais. A vida acadêmica dos personagens igualmente chamou a minha atenção. A universidade pode ser um lugar incrível, de descobertas e crescimento pessoal e profissional. No entanto, pode trazer uma carga emocional e uma pressão pela excelência equivalentes.
O livro é uma ficção, sabemos disso, mas, às vezes, pela forma como é escrito, parece não ficção. Há muitas notas de rodapé, referências que não existem no mundo real e outras que existem... Isso deu um pequeno bug na hora de diferenciar o q é real e o que não é. Está super recomendado.

DaniloVeronezzi 08/04/2024

BABEL OU A NECESSIDADE DE VIOLÊNCIA
Um livro excepcional. Personagens marcantes. História incrível. Escrita impecável. O melhor livro que eu li até o momento neste ano. É o primeiro livro que eu li dessa autora. Certamente lerei os outros. Super recomendo esse livro. É muito, muito, muito bom!!!

Eduarda2227 07/04/2024

Definitivamente, violência.
Babel foi o primeiro livro da R. F. Kuang que eu li. A riqueza de detalhes com que o contexto político e social é retratado e sua integração com a narrativa foi feito com maestria. As informações sobre linguagem e tradução me fizeram sentir parte da história, como se estivesse compartilhando o processo de aprendizagem com os personagens, os quais são complexos e não são indiferentes a realidade em que estão inseridos. A forma como cada um representa seus próprios interesses e crenças pessoais remete muito ao cenário real retratado. Ao mesmo tempo, a autora não define bem e mal. As ações boas e ruins independem da pessoa, ou da ação em si, mas sim de suas intenções, o que nos leva a refletir até que ponto certas atitudes podem ser justificadas. Depois de um evento marcante, os problemas retratados tomam proporções muito maiores, que nos levam a refletir sobre a nossa sociedade como um todo e sobre os eventos que nos trouxeram até aqui. Após isso, a narrativa escalona de uma forma que houve um momento em que eu não sabia mais o que poderia acontecer e ainda faltavam muitas páginas para o fim da história. Os conflitos morais foram muito bem explorados no desenvolvimento de cada personagem. Todas as peças se encaixam perfeitamente. O final do livro foi surpreendente, não por ser inesperado, mas por ser incrivelmente real. Minha única crítica é que tem muitas notas de rodapé, o que acaba deixando a leitura, em alguns pontos, um pouco cansativa e acaba por desconectar o leitor da história. Algumas notas sequer contribuem para o avanço da narrativa e talvez funcionassem melhor como apêndice. Mas posso afirmar, sem dúvidas, que essa foi uma das melhores leituras que já fiz.

Beatriz177 07/04/2024

Poucas coisas no mundo podem provocar em mim uma onda tão forte de interesse quanto a linguística, que foi o tópico que primeiro me atraiu para a narrativa de Babel, e o envolvimento que me gerou a forma dos personagens nele descobrirem, conectarem-se, reconhecerem e se envolverem uns com os outros primeiramente através da língua, dos conflitos originários e da etimologia me fez sonhar todas as noites desde que comecei a ler. adorei tudo nas discussões de tradução, de radicais e uso objetivo da distorção de linguagem. Babel foi o epíteto da ficção pra mim; adorei a construção da história, acompanhar a realidade dos personagens e ler de novo como a política e a sobrevivência existem na variação mais básica ou na apropriação mais simples das palavras. simplesmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! indescritível, inesquecível e, até por pontos específicos, avassalador pra mim.

não foram surpresas avassaladoras, mas foi um incurso de sentimentos gigantesco pra mim, gradações de emoção que só podem existir quando se associa palavra e pessoa e chega perto de quando o Cachorrinho, em Sobre a Terra Somos Belos Por Um Instante, disse "não tanto um sentimento quanto uma palavra encostada em você". de fato, as coisas teriam sido tão outras se o discurso não fosse sempre uma tradução trêmula e incerta de uma realidade explosiva e efêmera demais dentro de nós para que possamos agarrar no momento exato e transmitir fielmente.

Aline Araujo 07/04/2024

Inteligentíssimo
O livro é de extrema inteligência, muito bem embasado e explicado. Fico imaginando a quantidade de pesquisa necessária até a publicação.

Eu fiquei encantada com as partes mais densas do livro, que explicavam exaustivamente a etimologia e equivalências. Gostei muito de como o conflito político e a magia foi explorada. AMEI a construção do instituto de traduções e sua importância.

O final foi um tanto cansativo, mas faz sentido acabar do jeito que acabou - dando-se a entender que Babel se perdeu e por isso não existe nos dias atuais.

Andréa Marcela 06/04/2024

Uma história diferente e muito legal, todavia a leitura fica um pouco cansativa devido a tantos detalhes que são explicados o tempo todo... mas na minha opinião o final deixou a desejar
FremenJeff 10/04/2024minha estante
O final é muito entusiasta e sem noção kkkk a autora passa centenas e mais centenas de páginas desenvolvendo uma ameaça de nível internacional esmagadora e opressora para no final resumir com um: Ah vamos derrubar X coisas e assim acaba o domínio do mercado da Grã-Bretanha

Andréa Marcela 11/04/2024minha estante
exato...

milenavifer 06/04/2024

Sensacional
Esse livro é muito bem escrito! Ele não é difícil mas é bem denso de se ler. Dica: Não pule as notas de rodapé!

Luan 05/04/2024

Sempre bom dar uma segunda chance
No geral, gostei bastante. Me surpreendeu positivamente. Eu vinha da leitura de A guerra da papoula, que não tinha gostado, e tentei dar mais uma chance. Aqui, a experiência foi bem diferente. No entanto, ainda me deparei com alguns problemas, muito pequenos perto da qualidade do livro. Achei que a autora usou muitos clichês e artimanhas já batidas em alguns momentos. Também teve algumas conveniências de roteiro um pouco óbvias. Por último, apesar de haver muitos elementos que identifiquem ser uma história de época e uma obra de fantasia, acho que na hora de ambientar sem ser nas descrições, não deu uma sensação de ser um livro que se passou em 1840. Se não soubesse disso, poderia ter sido em qualquer época. Mas no geral, gostei bastante e já é um dos melhores deste ano sem duvida. Muita gente fala que ele é lento e tem poucos acontecimentos. Posso concordar em partes, mas não achei uma leitura arrastada. Eu li rapidinho pois não é um livro difícil e tem uma leitura fluida. Os primeiros 50% são de construção e acontece quase nada, mas não me incomodou pois fiquei entretido na história. Depois disso, é tiro, porrada e bomba. Tem muita coisa acontecendo em pouco tempo. Talvez ela poderia ter separado um pouco diferente as partes. Mas, de toda forma, super recomendo, e acreditem, tem mais qualidade do que defeitos.

Gisllany 05/04/2024

Demorei um pouco pra ler porque tava com receio de ser chato e a sinopse não tinha me interessado muito
Mas é com muita alegria que falo que estava completamente errada
A r.f Kuang é tão boa escritora que faz algo que não te interessa ficar bastante interessante, ao decorrer do livro da pra perceber como ela pôs suas dores e a vida nele
Terminei esse livro completamente apaixonada pela forma dela escrever, de agora em diante lerei qualquer coisa que ela publicar

Bia 05/04/2024

Babel
Livro muito lento que só melhora depois dos 60%. Li com uma expectativa altíssima de tão bem falado que é o livro e achei que teria mais fantasia, porém não tem nada demais. Decepcionada.

Fernanda.Ogura 04/04/2024

Vale cada segundo
Que livro riquíssimo!
Imagine uma fonte de poder que depende da língua. Não a língua falada,comum e rotineira.mas sim, a sua origem. A magia só acontece quando se é levado em conta o real significado das palavras. Não existe tradução ao pé da letra.
Que incrivel foi pra mim essa questão da fonte da magia ser os idiomas e suas origens. Sim, algumas vezes tive que voltar e ler novamente,pois não havia entendido alguma coisa ou queria ter certeza. Mas achei maravilhoso!
Achei de uma genealidade surpreendente. Entrei dentro da vida do protagonista e fiquei em dúvidas se ele deveria lutar pelo que é certo e justo ou aceitar e viver em paz. Só leiam, vale cada página virada, cada segundo...

Junior 04/04/2024

Isso é um 10 estrelas, apoteótico
O livro é lento em sua maior parte, sim, mas te pega pela prosa, pelos personagens, e vai num crescente, construindo um clímax tão absurdo que quando a gente termina está sem fôlego. Incrivelmente original e arrebatador.

why.sad.give.up 03/04/2024

Eles não vão entender.
E você sabe de quem eu estou falando, né? Se você leu o que eu li, você sabe.

Eles não vão entender o que é se sentir fora de órbita quando alguém te reduz a um sotaque.

Eles não vão entender quando alguém fala com você como se fosse criança só porque não veio do mesmo lugar que eles.

Eles não vão entender quando a sua personalidade e inteligência já são definidas a partir do momento que você fala oxente, por exemplo.

Brasileiro, pobre, nordestino, negro...

" ? É sua filha? Ela nasceu tão escurinha, não foi? Bem diferente de tu. "

" ? Você é a babá dela?
? Sou a mãe. "

O que autora aqui foi muito mais que traduzir palavras. Aqui, ela traduziu vivências e sentimentos. Marcadas não apenas numa barra de prata mas na memória e na pele de quem um dia já sustentou o berço da "civilização" e "modernidade" nas costas.

Tudo que fomos roubados de ter e ser. Tudo que era nosso e foi nos tirado a ferro, fogo e madeira...

Eu não sou de revisar livros com base em estatística, eu sou muito mais de emoção. E a emoção de empatia que a autora colocou aqui é muito mais forte que a estilística - que venhamos e convenhamos, é intocável - é empatia de quem sabe, de quem entende.

E eles não. Eles nunca vão entender.

Jordana Borges 02/04/2024

Foi meu primeiro contato com a R F Kuang e já quero ler mais coisas dela.

Que leitura impecável, imersiva, contagiante. O livro é lento, descritivo, as reviravoltas vão acontecendo mais pro final mas isso não tira o fato do livro nos prender logo no início. Os temas sociais abordados com tanta clareza, críticas ao racismo, colonialismo, imperialismo, xenofobia, além de tudo é um livro com muito peso e críticas sociais importantíssimas.
Me apeguei aos personagens, senti empatia por quase todos. Ela nos faz entender o porque de cada um. O desenrolar do livro inteiro me agradou, tanto quanto o final, estou extasiada com a leitura, foi incrível. Aquela sensação boa de quando acabamos um livro perfeito?

?A violência é a única linguagem que eles entendem, porque seu sistema de extração é inerentemente violento. A violência choca o sistema. E o sistema não consegue sobreviver ao choque. Você não tem ideia do que é capaz.?