Babel (eBook)

Babel (eBook) R.F. Kuang
R.F. Kuang

Resenhas - Babel

Bruna 06/05/2024

Traduzir é um ato de traição
Esse é aquele tipo de livro que te prende do início ao fim e, muito além disso, te faz questionar o mundo ao nosso redor e pensar: Por que sempre ponderamos sobre o mundo de maneira independente e nunca como um todo?

Nessa configuração de mundo que Kuang cria de maneira brilhante, vemos como as linguagens podem ser objeto tanto de dominação quanto de libertação. Ela mostra com clareza que a linguagem é viva e se modifica assim como a história, e pode ser usada para subjugar povos, visto que se comunicar com o outro no idioma do interlocutor traz a sensação de familiaridade, o que na visão do colonialismo, é essencial para explorar nações e suas riquezas.

O trabalho feito neste livro relacionado a linguística é fantástico! Ela transita entre etimologia e sociolinguística de maneira tão fluida, que faz termos a sensação de que aprender a origem de todas as palavras e os significados perdidos e modificados ao longo das eras nem seja tão difícil assim.

O paralelo que a autora traça entre a Revolução Industrial e a Revolução da Prata é objetivo, claro e eficaz, nos mostrando como devemos sempre olhar pra nós mesmos e para o todo, ao passo que as nossas ações impactam na vida de nossos semelhantes.

Os personagens principais são bem delineados, com seus ideais e suas percepções de mundo. Victoire, Ramy, Robin e Letty são contrastes de visões de mundo entre si. Gostaria muito de ter lido mais sobre Griffin que é um personagem muito intrigante (um pouco obcecada por ele estou, acho kkkk)

É um livro que te deixa preso, pois a escrita dela é muito gostosa e, mesmo que seja um livro enorme, você lê 100 páginas sem perceber e quando percebe, já acabou o livro. E se prepare, pois a cabeça ficará a mil com tantos questionamentos.

É uma fantasia-histórica-dark academia, podemos categorizá-la em vários gêneros. Uma narrativa que nos dá esperança de que a história real, um dia, possa ser fluída e justa pra todos!
Barbosa 07/05/2024minha estante
Achei lento demais para prender do início ao fim. O meio dele é extremamente parado.

Bruna 07/05/2024minha estante
Sim, ele é mais parado mesmo, mas eu achei a escrita dela tão boa e fluída que mesmo sendo parado, passou muito rápido... e eu amo o tema, o que ajudou muito também rsrs

Gisely Pinheiro 06/05/2024

R. F. Kuang é uma autora genial
Babel é mais que uma história sobre alunos que estudam tradução. É um livro que trata de tantos temas importantes, como colonialismo, soberania de povos, revolução industrial e, claro, tradução e idiomas.
Babel começa de forma lenta. Conhecemos o protagonista, Robin Swift, que é "resgatado" de uma epidemia em Cantão, na China, por um "benfeitor" inglês. Assim, ele tem a oportunidade de crescer e ser educado na Inglaterra para posteriormente ingressar em Babel, no Real Instituto de Tradução de Oxford.
Robin fica maravilhado com a possibilidade de fazer amigos e com a vida acadêmica, até que acaba sendo recrutado para um sociedade secreta, chamada Sociedade Hermes.
Pela primeira vez, Robin percebe que Babel não seja o que ele imaginava: um paraíso que havia proporcionado a chance de estudantes estrangeiros estudarem de forma totalmente gratuita. Mas ao invés disso, era um local onde a Inglaterra conseguia o que precisava para reforçar o poder que tinha sobre suas colônias.
A história só vai crescendo a partir de então. O ritmo da narrativa fica frenético e, novamente, R.F. Kuang consegue entrelaçar ficção e realidade de uma forma genial. Recomendo demais a leitura. ;)

Rafael Vinícios 05/05/2024

Resenha de Babel
É instigante, criativo e provocante. O ponto alto do livro para mim é a metáfora das barras de prata para representar o poder e o controle da Inglaterra durante suas incursões marítimas e a colonização de diversos territórios ao redor do mundo.

Outro destaque que eu quero apontar é a construção dos personagens, que ao meu ver são bem profundos, complexos e cheios de nuances. Enquanto a história se desenrola e vamos conhecendo melhor cada um deles, podemos analisar essas nuances, uma evolução em suas ações e motivações.

Fiquei em dúvida se haveria algum envolvimento entre alguns dos personagens, porque a autora escreve muito bem e deixa claro que há um clima rolando, mas ao mesmo tempo é um gostinho que ela dá e nos mantém na expectativa. Confesso que eu fiquei nessa expectativa por um tempo maior do que gostaria e até agora não consigo opinar se gostei ou não do desfecho apresentado. Admito que gostaria que o romance entre dois personagens específicos tivesse sido mais desenvolvido e aprofundado. Apesar dos pesares, gostei.

O ponto alto para mim, foi a conclusão sobre a comunicação e a tradução, para mostrar que não existe língua perfeita capaz de tornar a comunicação perfeita, que a comunicação e a tradução estão em simplesmente prestar atenção uns nos outros. Poético. Rami é simplesmente o maioral da obra.

Barbosa 01/05/2024

Não foi tudo aquilo.
Bem, vamos lá. O livro é bom, tem uma temática única e desenvolvimento espetacular, tanto do mundo em si, quanto dos personagens. Mas a leitura é extremamente cansativa, cansativa mesmo. Eu não recomendaria esse livro para uma pessoa.
Como eu gostei, pois o livro realmente não é ruim, vou ler a guerra da papoula mais para a frente, porém chegou uma hora nesse livro que tipo: Tem que acontecer alguma coisa. Eu n aguentava mais ler 3 páginas só para falar sobre o significado de uma palavra em inglês e sua relação com o latim, ou o grego. Achei o final bacana, mas não acho que Babel seja tudo isso que as pessoas falam. Por fim, esperava mais. Uma leitura menos cansativa.

Raphaela.Bonaretti 28/04/2024

Inusitado
Foi uma experiência bem diferente pra mim. Nunca tinha lido nada do gênero Dark Academia, gostei muito!
A escrita é maravilhosa, a história é bastante imersiva. Em alguns momentos o desenvolvimento é meio lento, mas eu particularmente gosto.
Eu amei o contexto histórico e político. Essa ambientação foi uma das coisas que mais me fez ficar presa nessa narrativa.
É um livro rico em detalhes e informações, cheio de notas de rodapé perfeitamente inseridas. Imagino a minuciosa pesquisa por trás dessas páginas.
Me fez enxergar a arte da tradução com outros olhos, com uma admiração ainda maior.
O sistema de magia é inusitado, fora da caixa, foge totalmente do clichê e é extremamente bem construído. Precisamos de livros mais criativos assim!
Surpreendente!

Eliza198 27/04/2024

Babel
Babel foi um dos melhores livros que eu li esse ano e o final da história tomou um rumo completamente diferente do que eu esperava, realmente me surpreendendo por completo.Vou sentir falta dos personagens e do universo que foi construído de uma forma bastante inteligente.Com certeza vou ler mais livros da R.F Kuang pois amei a sua escrita.

Cassiana.paula 27/04/2024

Revolucionário
Me senti dentro da revolução com esse grupo de alunos.
É como estar nas aulas de história e geografia, as ideias expostas no livro mostram movimentos políticos e econômicos.
Uma história com muita emoção eu diria, apesar do começo ser lento, mas creio que para entender por completo a ideia do livro não teria como ser diferente.
Um dos livros mais inteligentes que eu já li, genial as explicações por trás do funcionamento da prata.
Indico com certeza.

Julia5048 26/04/2024

Melhor leitura do ano até agora
Como descrever Babel? Eu não sei como eu poderia passar em uma resenha tudo que eu senti com esse livro. primeiro que ele tem MUITAS camadas, e se torna delicioso entrar dentro de cada uma delas e entender sobre o passado do robin (como era o cantão, os pais, as raizes), entender o passado de cada personagem, suas motivações pessoais e o que as moldou, também é muito incrível o sistema de magia, achei genial como a autora construiu, como a universidade funciona, o desenvolvimento dos personagens, como eles amadurecem ao longo da história, enfim, acredito que para entender só lendo mesmo.
Os personagens são sim imperfeitos e odiáveis, suas visões de mundo são muito questionáveis e várias vezes pensamos ao longo da história como eles são nojentos. Acho que isso traz um toque real na história, porque geralmente fantasias tendem a colocar o personagem principal como herói que nunca erra, mas a R.F. Kuang teve maestria em transformar todos em seres humanos.
outro aspecto perfeito é toda carga cultural e linguística que o livro tem. todas as traduções, palavras em outra língua ou citações do livro são muito bem contextualizados em notas de rodapé, o que mostra o cuidado com a tradução em um livro que fala basicamente sobre as questões da tradução.
O universo é muito perfeito. ela cria coisas que não precisariam ser criadas, contextos de guerras fictícias, imperadores, governantes que te imergem dentro da história de forma absurda.
Amei a experiência, recomendo demais pra qualquer pessoa que queira uma fantasia adulta densa, porém perfeita

Kamili19 24/04/2024

Amei a história, cultura e a pesquisa por trás do livro.
Adorei, rica em cultura, história e o fato de muitas coisas serem fatos reais me cativou. Me surpreendeu muito o decorrer da história, e não esperava por este final, mas o final foi digno, em minha opinião, de uma realidade. Apaixonei nos personagens e nas suas lutas e no que lhes move, seus desejos e esperança.
Estou ansiosa para ler mais da autora , e sinto que ela vai ser uma das minhas favoritas

Helo 23/04/2024

A necessidade da violência
Que livro. Arrebatador. Sensível. Cruel.
Me fez pensar e ser crítica a respeito de coisas que, por ignorância, optava não entender.
O poder da linguagem na construção do poder, o colonialismo em sua faceta mais real, crua, sincera- e os massacres em seu nome.
Não é uma leitura fácil, mas cada página é uma reflexão.

patriciamarilene 21/04/2024

A empatia devia ser lei, devia ser uma aula obrigatória
Se achamos que temos problemas, como vemos a posição de outra pessoa? Como nos sentimos felizes em nosso conforto sem analisar o sofrimento do outro? Muitas vezes escolhemos ignorar, para ser mais fácil viver. Afinal, a dor do mundo é insuportável se analisarmos, de cabo a rabo. Uma história pra lá de bem ambientada, bem escrita, este livro é surpreendente em tantos quesitos, não há como não favoritar um livro tão bem escrito. O enredo é de longe um dos mais ricos que já li.

ocnthusiast 20/04/2024

Viva os entusiastas!
Eles jamais vão entender. o que essa história valoriza o potencial de que se poder fazer muito mais do que ficar à tona é incrível. que atmosfera, que imersão. parabéns, kuang!