Mesmo rio

Mesmo rio Elisama Santos
Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

fev 19/09/2023

Mesmo rio é um livro consegue transmitir a mensagem que se propôs desde o início: a complexidade das relações e como elas afetam a vida dos indivíduos. Elisama Santos criou um enredo interessante e de uma maneira que afetaria os leitores. Não há dúvidas que o livro nos faz refletir sobre como levamos as nossas relações familiares.

Infelizmente, não acho que seja um livro grandioso do aspecto literário. A voz narrativa não me agrada, apesar do enredo provocativo e dramático. Esse livro poderia ter umas trezentas páginas para trabalhar melhor as complexidades e os dilemas familiares. Dar profundidade aos personagens e aos dramas. Por fim, reconheço que a história consegue cutucar o leitor. E isto, assim penso, é o desejo de todo autor ou autora.

Bruna.Santiago 18/09/2023

Incrível
Foi incrível visualizar as questões de uma família, seus traumas, suas mágoas e seus amores sob a vista de cada um deles. É sobre as relações familiares e o quanto elas são complexas, contraditórias, e sobretudo, normalmente, se repetem. Não há maneira de dar algo que não conhecemos, e a partir disso se desenvolve uma história complexa e emocionante do amor e das dores de uma família como tantas outras. Umas das minhas melhores leituras dos últimos tempos.

carly_ 18/09/2023

Mesmo rio
A complexidade, intensidade e todas as diferenças que moveram essa família só me provaram o quanto nós não sabemos nada sobre ninguém, e talvez, nem sobre nós mesmos.

@jaquepoesia 18/09/2023

"O que faz de alguém família, afinal? Nascer do mesmo pai e uma mesma mãe? Não necessariamente compartilhar o sangue, mas viver junto sob o mesmo teto? O que os títulos de pai, mãe, avô, avó, filho, filha fazem com a gente? Quantas expectativas eles carregam e quanto apagam da nossa humanidade e das pessoas com quem convivemos? Será que o título por si só, garante o amor?"

1- O primeiro capítulo apresenta as personagens, Rita, Marília e Lucas, irmãos que recebem a notícia de que a mãe está com câncer em estado avançado.
Cada um reage de uma maneira, maneira está que diz muito sobre a relação que cada um teve com a mãe.
2- Já no segundo capítulo conhecemos mais sobre esta mãe, que claramente amou cada filho(a) de um modo diferente. Maria Lúcia Souza Soares antes de ser mãe era também uma filha, uma mulher, um ser com uma complexa história a qual temia suprimir pela maternidade.
Há algo particular em cada gestação, em cada maternar que a levou a atribuir diferentes formas de amar e agir em relação a cada filho.
3- No terceiro capítulo conhecemos quem é o esposo e pai dos três filhos de Maria Lúcia, e o quanto a omissão dele interferiu na relação que a mãe desenvolveu com cada filho.
Benedito, o Bené teve uma infância bastante difícil e traumática o que afetou totalmente sua personalidade adulta, e principalmente o fez temer a paternidade.

Com um total de nove capítulos, a obra trará mais sobre a relação entre os irmãos, o amor e a falta dele. Sem dúvida alguma é em "Ruptura" que o sonoro grito de amor próprio fala mais alto do que o descaso e ofensas da mãe, e então vemos claramente a necessidade de ruptura familiar por um bem maior, por um real significado de família.
Esse livro transborda significado, fala sobre o quanto nossa infância e a infância de nossos pais nos impacta, mostra como certos hábitos ruins são passados de geração em geração, mostra como a dor machuca e como o amor, muitas vezes vindo de onde não esperávamos de um jeito que não esperávamos cura!

Bia 17/09/2023

Impactante
Fiquei impressionada como eu pude relacionar personagens, sentimentos, situações com a minha realidade e a dos meus. Elisama tem a capacidade de ir fundo nos sentimentos humanos e nos fazer refletir sobre tanta coisa.
Vi sobre esse livro quando ela participou só Saía Justa e, desde então, estava com este livro na lista!
Adorei tê-lo lido!

Cacau 16/09/2023

Maravilhoso
Que história maravilhosa e cruelmente real. Por diversas vezes acabava me perdendo, pois me encontrava de tal forma em cada situação e divagação dos personagens que viajava no tempo da minha própria história. É um livro que dói e ao mesmo tempo traz empatia. Amei.

luisa 07/09/2023

Amar
"Ela foi diferente para cada um de nós. É difícil demais aceitar isso."

não consigo descrever o quão angustiante foi ler esse livro. nem sei muito o que falar, ter um filho é mais sério do que as pessoas pensam. as vezes as palavras nos acompanham pelo resto de nossas vidas e as dores que sentimos do chinelo batendo na nossa bunda talvez nunca vão embora. achei todo mundo bem patético menos a rita para ser sincera, não consigo entender o lado de nenhum deles além dela pq na minha concepção eles foram uns escrotos em 99% das coisas

Bran 06/09/2023

Me tirou de uma longa ressaca literária. Um livro cativante com uma história que te prende e te faz refletir sobre que tipo de filho você é, e sobre como amor dos pais é (e com certeza é) diferente para cada um dos filhos.

Sofia 04/09/2023

Abordando as dinâmicas familiares, "Mesmo rio" trata das diferentes relações criadas entre Maria Lúcia e cada um dos três filhos: Lucas, Marília e Rita. O primogênito, homem, que não faz esforço para ser amado e foge dos conflitos de casa; a segunda, que não quer decepcionar a mãe e faz de tudo para agradá-la e para ser a filha que lhe dará orgulho; e a caçula, menosprezada e diminuída. Rita ainda tenta um relacionamento melhor, até que chega ao seu ápice num Natal e rompe de vez com a família. Enquanto isso, a mãe sofre a perda de individualidade de quando era jovem, cria expectativas sobre os filhos e o pai se mantém inerte.

Baseado na ideia da impossibilidade de ser a mesma mãe para todos os filhos, Elisama cria uma narrativa em que a família se reencontra após uma década para lidar com a doença da mãe e com seus ressentimentos individuais.

Gostei muito do livro. A trama das dinâmicas familiares e relações interpessoais sempre me atrai.

Elisama cria personagens reais, crus, sem o filtro de pensamentos que todos temos, mas que poucos verbalizam. As perspectivas dos três irmãos termina os aproximando do leitor e até justificando atitudes individualistas. Mas acredito que isso trouxe ao livro ainda mais veracidade. A pessoalidade e a compaixão quase inevitável.

Acho que o fim foi muito "final feliz". Poderia ter sido mais real sem a união dos três irmãos.

Renata 03/09/2023

Família e suas relações
Que leitura maravilhosa! O drama familiar de uma vida toda (duração de vida da matriarca) nos é contato pela visão de cada membro desse desafiador círculo social. Um casal, três filhos e muitos mundos coexistindo dentro de uma casa. Amei e recomendo.

Déa 31/08/2023

O livro aponta as diferenças nos relacionamentos de uma mãe com cada um de seus filhos, trazendo a história de uma família.

Mia 17/08/2023

A mãe de cada filho
A sensibilidade e a profundeza que esse livro tem, a volta ao passado que ele nos faz ter, relembrando nossa infância, as dores e amores que cada um já viveu nessa vida, nos traz a identificação em algum momento com algum personagem porque é um retrato da vida.

O olhar de cada filho que teve uma mãe diferente dentro da mesma mulher, a mulher que se perdeu ao se tornar mãe, o silêncio ensurdecedor, a falta de companheirismo, são tantas camadas sobre os relacionamentos dentro de uma família e como eles nos afetam e afetam quem somos e nos tornamos.

Uma leitura rápida mas profunda.

Larissa 12/08/2023

Considero esse livro essencial para todas as pessoas que têm irmãos, chegaram na vida adulta e passaram a enxergar a mãe como mulher e não apenas como o "papel de mãe". Na minha experiência pessoal, o livro serviu como um acalanto pra situações que eu vivi me fazendo ter uma nova perspectiva