Mesmo rio

Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

Bia 01/10/2022

Impactante.
Um livro que nos leva a refletir sobre família, sobre individualidade e a percepção de cada um sobre o mesmo acontecimento. A construção dos personagens é de uma riqueza de detalhes que parece que você os conhece. O livro evoca na gente um misto de emoções, ora você sente raiva de um personagem, logo em seguida você sente pena. E no fim você percebe que não há vilões nem mocinhos na história, apenas pessoas imperfeitas e vítimas de comportamentos que são perpetuados em meio a cultura do tempo.
Chris 01/10/2022minha estante
Sua resenha me despertou um interesse enorme pela obra

Bia 07/10/2022minha estante
Que bom! Depois volta aqui pra dizer o que achou! ?????

Alcântara 03/03/2023minha estante
Em mim tbm

Baconzitas 21/10/2023

Excelente, mexeu demais comigo
Revirou minhas entranhas de tal forma que tive que dar uma pausa na leitura no início da cena de natal. Parei porque me deu enjoo, fiquei muito pensativa sobre minha própria família

Como foi difícil me identificar com tantas fragilidades dos personagens

Enfim, nota 1000. Elisama usou a psicanálise e a comunicação não violenta para descrever o que há de mais íntimo e doloroso em nós
Jozy Lopes 27/10/2023minha estante
Nossa, eu senti o mesmo que você, parece até um gatilho, tive que dá uma pausa...

Baconzitas 27/10/2023minha estante
toca aqui! o/

Samim 20/09/2022

Leitura obrigatória
Difícil ver a dor do outro quando a sua é tão latente. Também duro de ver o quanto as vezes a falta de posicionamento nos passa mais falta de amor e cuidado. Eu concordo com a Elisama, será que os laços de sangue já garantem em si o amor? Será que ter o mesmo pai e mãe, morando em uma mesma casa, as vivências são as mesmas?
O problema é que as vezes na busca insana de apagar a nossa dor, não querer vê -la faz a gente não querer reconhecer e ver a dor do outro. E ser sincero com nós mesmo, a gente precisa ser real. Para não nos frustramos tanto e acabar descontando nas pessoas ao nosso redor.

Aline 24/09/2022

Denso
É um livro denso que com o passar da leitura e dos acontecimentos e descrições das situações, se estivermos atentos às nossas relações familiares nos vemos nele e algumas dores se revelam. Muito sensível e real!

LarisseGomes 27/09/2022

Simplesmente lindo
Impressionante como a Elisama pega coisas da nossa vida, do nosso dia a dia e coloca em uma história tão completa, tão cheia de dores e amores.
Muitas vezes eu me sentia a Rita, as vezes me sentia Marília, algumas vezes me senti Lucas mas o mais dolorido foi perceber que algumas vezes eu era Maria Lúcia...
Chorei litros ao terminar o livro. Deveria ser leitura obrigatória para toda mãe e pai. Lindo demais!

Acho que deveria ter continuidade. Nem que seja só mamão com a açúcar... Hehehhe

Danielle Gonzales 27/09/2022

Emocionante e real...
Elisama mais uma vez acertou em cheio meu coracao...
Ela retrata de maneira tão real e profunda as personagens, permite que a gente se identifique não apenas com uma delas, mas com fragmentos de cada uma das personagens, o livro toca em questões familiares tão dolorosas, tão profundas, mas tão presentes no dia a dia da maioria de nós, que eu diria ser impossível não se emocionar durante a leitura.
Eu chorei e chorei muito lendo... alguns trechos pra mim foram mto sensíveis, gatilhos reais de um momento que vivo, mas que de certa forma eu nunca havia visto ser retratado dessa maneira, e que traz conforto, em pensar que não sou a única a passar por isso, e que se está retratado no livro, é porque muitas pessoas devem sentir o mesmo que eu, apenas não compartilham.
Esse livro mexe demais com nossas feridas de infância, e não só as da infância, mas eu só tenho aa agradecer a Elisama por esse banho de realidade, HUMANIDADE e sinceridade.

Cris 29/09/2022

Visceral
Uma história profunda e visceral. A forma da narrativa que mistura passado e presente, permeada de muita emoção, me encantou e me comoveu. Não tem como não encarar cada personagem, suas dores, suas razões e não refletir sobre a própria história. Mesmo quando não estava lendo, fiquei pensando na história e os sentimentos ficaram reverberando em mim e sinto que ficarão muito tempo ainda. Um presente.

CDL 07/10/2022

Um livro sobre a vida!
O grande ensinamento que eu levo deste livro é que uma única história pode ter N percepções diferentes, depende muito do ponto de vista de cada um (no caso do livro são 5 pontos de vistas diferentes sobre a mesma história) as pessoas carregam um contexto junto, sem o entendimento do contexto, fica fácil o julgamento alheio.

Precisamos (por mais difícil que seja) fazer o exercício da empatia.

Alice - Avesso do Caos 17/10/2022

Maravilhosamente intenso e lindo
Elisama escreve com uma beleza e intensidade que conectam e fazem coro com nossas emoções mais profundas. Esse livro é sua primeira (de muitas, espero) ficção e eu devorei em dois dias. História fluída que te pega de jeito. A gente se vê de diferentes formas e aprende a ver o outro de diferentes maneiras também. Lindo demais.

Kelly 25/10/2022

O que é família para você?
Um livro certeiro, que aborda de forma nada romantizada as relações familiares. Não sei se me identifiquei demais com os personagens, principalmente Rita, uma mulher corajosa que se coloca em primeiro lugar. Em vários momentos refleti sobre essa coragem, sobre muita das vezes aceitarmos menos do que merecemos por simplesmente ser "família". Mas o que é família para você? E o que aparentemente pode ser lido como uma família feliz pode não ser bem assim. Ainda mais interessante é forma de abordagem da dualidade da maternidade, uma mãe, três filhos, cada filho enxerga a mãe de forma diferente.
Leiam Elisama Santos, ela trabalha em seus livros temáticas difíceis de forma leve, simples mas não deixando de lado o mais importante: nós fazer refletir, repensar nossos comportamentos, quebrar ciclos.

Jubs 14/11/2022

Em seu primeiro livro ficcional, Elisama entrega muito.

Os personagens, o enredo e as resolução são completamente verossímeis e satisfatórias. Com toda certeza, você vai encontrar alguma de suas dores em um algum desses personagens (ou em todos eles). Além de chorar um pouquinho também.

Lu Labella 18/11/2022

Li em 4 dias. Não conseguia parar de ler e ao mesmo tempo não queria que acabasse. Impactada com a história da família onde a mãe trata diferente cada um dos 3 filhos e isso faz com que a mais nova sofra muito e decida por algo não tão comum assim.
Muito mais que uma história, uma análise para sua própria vida e relações interpessoais que convenhamos as vezes não é nada fácil. Pra se pensar nas relações e tentar mudar efetivamente e de coração não só nas palavras ao vento.

Aline 23/11/2022

Tocante
Encantada por esse livro. É uma ficção entre uma família, onde é guardado muita mágoa e rancor. Um livro extraordinário, dependendo da sua história familiar você se pega em diversas situações semelhantes. Tem coisas difíceis de digerir, excelente narrativa. Finalizei o livro com muitas lágrimas e com vontade de ver a continuação dessa história.