Mesmo rio

Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

Gabi Borges 08/05/2024

Simples e complexo
Leitura fácil e simples de acompanhar. Porém com toda complexidade de uma história que fala sobre as relações familiares e os nossos limites.

Gabriela4344 08/05/2024

UM TAPA NA CARA! Se você não estiver com a terapia em dia, não leia!!! (eu nao estava com terapia em dia, li e chorei MUITO).

Eu sou muito fã da Elisama, para mim tudo que sai da cabeça dela é incrível. Este é o primeiro romance da autora, e ela entregou tudo e mais um pouco. Todos os personagens têm um capítulo dedicado, caracterizando os seus perfis e seus traumas e isso é muito importante para entender toda a história.

É um livro sobre laços familiares com um recorte racial, o que deixa tudo mais incrível. Sobre relações maternas, paternas e fraternas. Sobre impor limites nas suas relações independente do grau de parentesco.

Tudo em "Mesmo rio" é incrível e muito real. Vale muito a pena a leitura, sugiro ir com calma se não você vai se afundar em lágrimas se houver identificação.

Bia 02/05/2024

é como uma boa refeição, que você vai se deliciar aos poucos
Eu só consigo pensar em uma sensação para descrever esse livro. é como uma boa refeição, que você vai se deliciar aos poucos para degustar todos os sabores com calma. é isso, esse é o livro.

no entanto, em algumas partes é preciso acelerar um pouco a mastigação, mas em mim a vontade de apreciar com calma foi maior do que a curiosidade de saber o que estava por vir.

eu amei. para além de ser um livro bem escrito, com uma história bem contada, personagens reais, complexos, inteiros em suas particularidades, eu me relacionei com ele de uma forma especial. algumas coisas que trabalho em terapia se relacionaram com algumas passagens e tive reflexões intensas e doloridas ao longo da leitura, reflexões importantes.

é um livro delicioso, intenso e de uma importância gigantesca.

plautzble 01/05/2024

Livro maravilhoso e muito bem escrito. A autora consegue transmitir toda a complexidade dos personagens em poucas páginas. Consegui me identificar com todos os irmãos, cada um com sua personalidade e traumas únicos.

Cathy 29/04/2024

Expõe as feridas emocionais da família, cobertas por um band-aid velho
O que dizer que foi baseado na vida do leitor? Que alguém espreitava pelas frestas das janelas durante todos esses anos, todos os abusos que lhe foram cometidos, na fase em que menos tinha forças para lutar, na fase em que mais precisava de proteção. E cometidos por quem, inegavelmente ao longo da história humana, tem maior potencial de proteger a prole. O livro expõe as feridas emocionais da família, cobertas por um band-aid velho, desgastado pelo tempo e com pouca cola, e teimava em mostrar para a sociedade somente sua face mais bonita, enquanto escondia o pus que latejava do corte profundo na carne da alma. Mostra as perspectivas de cada um dos cinco envolvidos – pai, mãe e três filhos. Suas agressividades, passividades e sofrimentos. Não há um só vilão, nem uma só vítima. Todos se alternam em tais papéis, a depender do ângulo em que são examinados. As dores de cada um ditaram suas escolhas, mesmo sabendo que não escolher, também é uma escolha.
Livro fabuloso, como tudo que Elisama se propõe a fazer. Um trabalho magistral de estudo da alma da unidade familiar, seus componentes, mas que aparentavam ser uma família tão comum, como as nossas também o são.

Le Vieira 29/04/2024

Era mágoa, sofrimento, ferida aberta sendo passados de mãe para filha por gerações e gerações.
Esse livro me tirou o chão, o ar, as certezas...
O livro trata da complexa relação familiar, única em casa caso. Mas se senti representada em tantas dores, tantos atos e tantos sentimentos que chegou a doer. É um livro pra ser lido, relido, digerido, principalmente se você se reconheceu em alguma das personagens. As relações familiares, seja ela mãe-filho pai-filho mãe-pai filho-filho, são complexas e intensas, cada uma de uma forma por cada um tem o seu lado da história, e na maior parte das vezes não existe certo e errado.
Um livro que derruba pilares, convicções. Um livro que reabre feridas e revira o interior.

"Não tiveram a mesma infância, ainda que insistam em dizer que sabem tudo do passado um do outro. Ter dividido a mesma casa, o mesmo pai e a mesma mãe não foram suficientes para se conhecerem. Mas, afinal, o que é necessário para que possamos conhecer alguém?"

Mavi 17/04/2024

Tocou na ferida sem dó
Peguei esse livro para um encontro literário de um projeto que faço parte. Mal sabia eu que ele pegaria todas as minhas feridas e jogaria na minha cara. O livro fala, basicamente, das relações familiares que se estabeleceram entre os irmãos Rita, Marília e Lucas e sua mãe. Rita é uma personagem muito fácil de se estabelecer um laço. Acompanhar de forma intercalada sua história familiar e o presente onde essas relações foram rompidas faz com que surja uma empatia com a personagem. Apesar disso, não pude deixar de me identificar com Marília na maior parte da história. Reconhecer isso foi um grande tapa na cara e um grande lugar de desconforto. Ler a história e ver tanto da minha família nela me fez ficar reflexiva o tempo todo.
Foi uma leitura muito sensível e que remexeu em muitas coisas adormecidas.

C4nteiros 12/04/2024

Pé de galinha mata pinto!
Um livro dolorosamente íntimo.
Não gostei de ter minha vida exposta assim kkk
Por isso, não vou adicionar aos histórico de leituras as marcações que fiz no livro porque seria muita exposição.
Fica meu comentário que sim, eu estive aqui.

Mari Florentino 12/04/2024

Um livro feito para quem gosta de refletir as relações
Que livro bom e bem escrito! A forma como a Elisama constrói os personagens e que cada um enxerga o mundo tem muita influência da psicanálise (que é uma das suas formações). Um livro que conta a história de uma família de três irmãos em que cada um enxerga de forma singular as dores e as alegrias em relação aos papéis dos pais e dos outros irmãos e isso molda quem eles são. O título vem da ideia de que ?ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio?, por isso é impossível ser a mesma mãe para todos. Essa é uma história com vários ângulos, com personagens muito bem escritos e um prato cheio para quem quer um livro feito para refletir sobre nossas relações familiares (mesmo quando a sua história pessoal é muito distante do livro). Por fim, a autora traz um nível de intimidade nas reflexões, que a gente se sente parte da análise construída com os personagens.

Vic feitoza 09/04/2024

Esse livro é perfeito pra quem gosta de ler sobre drama familiar. Eu achei a escrita simples comparada à outros livros brasileiros sobre esse assunto. Pensei que fosse ser mais profundo, confesso. Me trouxe muitas reflexões sobre individualidade e a percepção de cada pessoa da família de acordo com os acontecimentos marcantes e traumáticos.

Clara.Weber 04/04/2024

Achei muito legal a escrita sobre o ponto de vista de cada um da família. pra quem gosta de ter um entendimento sistêmico de dinâmica familiar é um ótimo livro pra entender como ela funciona. achei a leitura fácil (esperava que ela fosse mais complicada levando em consideração que a escritora é psicanalista kk) e bem envolvente. não é um livro com plot pra quem gosta.

Regina.Espinheira 03/04/2024

Já seguia Elisama no insta, e essa leitura me deixou muito mais sua fã!
Li as últimas páginas chorando e chorando!
Li em 3 dias, não consegui parar!
Recomendadíssimo!

Luana.Rosario 02/04/2024

Envolvente
Leitura muito fluida e emocionante. O livro trata de uma relação familiar fragmentada entre três irmãos, pai e principalmente a mãe. É muito interessante ler a perspectiva de cada um e é difícil não se identificar com essa família nem que seja um pouco. Super recomendo! Elisama sempre com uma escrita muito sensível sobre as relações familiares.

Tatiane.Maga 26/03/2024

Necessária leitura
O livro conta a história de Rita como membro de uma família com todas as complexidades de um família. É um livro que nos faz refletir sobre a nossa forma de lidar com os nossos familiares e principalmente traz várias visões para um mesmo conflito