Mesmo rio

Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

Roberta 08/01/2024

Laços familiares
Esse livro me diz muito sobre família e sobre comunicação. Sobre como pessoas podem estar próximas no dia a dia mas ainda assim distantes, imersas em dores que nutrem e alimentam e poderiam ser facilmente resolvidas com conversa e empatia. Cada um sabe a alegria e a dor de viver, e um olhar mas atento a vida do próximo pode facilitar muito essa que deveria ser uma grande dádiva: viver em família!

PatrAcia.Brito 07/01/2024

O livro é um romance sobre a relação de três irmãos com uma mãe que não foi a mesma para cada um deles.

Trata-se de um drama familiar e dos traumas que as relações parentais deixam para cada um.

É uma leitura fluida e tranquila, mas que pode ser gatilho para algumas pessoas.

Thamara 06/01/2024

indigesto mostra que filhos criados com a mesma mãe podem ser amados de maneiras diferentes e até mesmo não ser amados. Achei o final com conversinha no zap meio cringe. Lucas é folgado, Marília é chata e Rita eu quero pegar no colo

brunakrg 05/01/2024

A primeira leitura do ano não poderia ser melhor
Literatura nacional contemporânea escrita por mulheres tem meu coração. dinâmicas familiares, relações (complicadas) entre mães e filhas, discussão sobre os papéis tradicionais de gênero: todos os assuntos que eu amo em um único livro. sensacional.

taianemazze 04/01/2024

Era o mesmo rio, mas não era a mesma água
É possível ser a mesma mãe para todos os filhos? Como podemos oferecer o afeto que nunca recebemos? Como lidar com as faltas e os excessos da infância? Traumas e dores da infância sempre refletem negativamente na vida adulta, das mais variadas formas. Porque afinal, o que acontece na infância nunca fica na infância.

O rio pode até ser sempre o mesmo, mas a água que passa por ele não é. Ela é corrente. Mutável. Três filhos da mesma mãe, do mesmo pai, que viveram na mesma casa. Mas que não passaram pela mesma água. Não tiveram a mesma disponibilidade emocional dos pais. Não tiveram a mesma vida. Não o mesmo roteiro. E, por acaso, a vida segue algum roteiro?

Elisama tem uma das escritas mais lindas, sensíveis e profundas que eu já li na vida. Tudo ao mesmo tempo. De forma muito delicada e forte, conta essa história que pode, facilmente, ser confundida com a história de muitos de nós. Inclusive com a minha. Me vi em Marília, senti compaixão por Lucas, tive vontade de pegar Rita no colo muitas vezes. Chorei em várias partes, engoli seco, parei, respirei fundo, voltei. Fazia muito tempo que um livro não me emocionava tanto e me fazia chorar! E esse é um daqueles que eu queria nunca ter lido, só pra ler de novo como se fosse a primeira vez. Perfeito, sem defeitos!

Icaro 02/01/2024

Muito lindo!
Mesmo rio - Elisama Santos

Primeiro de 2024 indicação da Vanessa Galdino (CLS&S). Gostei muito do livro e do tema, super bem construída a história e muito parecida com a de muitas pessoas.

A delicadeza da autora Elisama Santos é ímpar e a publicação da Editora Record excelente.

Gostei demais e recomendo!

???

LiviaDimas 29/12/2023

Relações familiares de uma forma reflexiva e sensível
É um livro que aborda as relações familiares a partir das perspectivas dos membros da família Soares. Essa narrativa que flui entre os personagens torna a história muito rica, sensível, profunda e traz muitas reflexões. Além disso, a conexão com cada personagem é muito bem desenvolvida no decorrer da leitura.

A Elisama Santos conseguiu descrever histórias tão complexas e tão envolventes nesse núcleo familiar, além de trazer questionamentos tão pertinentes, que levam a reflexões e até a aprendizados sobre a vida, comportamentos e relacionamentos. E a escrita possui uma sensibilidade muito marcante, que leva a um misto de emoções.

É mostrado como as vivências pessoais possuem perspectivas, dores e complexidades únicas e como isso tudo interfere na forma que cada um se relaciona. Acredito que por conta disso, vale muito a pena ler esse livro.

Laris 29/12/2023

Que livro, uma trama familiar tão real que dói a forma que nos reconhecemos, não apenas em um, mas em todos os personagens. uma mágoa entre irmãos que não se apaga, mas que se transforma.

Anne554 28/12/2023

Maravilhoso! Entre os melhores do ano
Enquanto lia ?Mesmo Rio?, lembrei da minha família. Das famílias que chegam até meu escritório de advocacia. Dos amigos que tenho. De pessoas que passaram rapidamente por mim.

A gente é tanta coisa e, tão focados em ser, às vezes esquecemos que quem nos cruza passa pelo mesmo. Não pelas mesmas vivências, mas pelo fato de estar vivendo muita coisa, que vai dizer muito de cada um.

Elisama Santos é psicanalista e já tem livros de sucesso na sua área de trabalho e estudo. ?Mesmo Rio? é sua estreia na ficção. Com uma construção e descortinação de personagens que só quem entende muito de gente saberia fazer. Que seja o primeiro de vários.

Renata 26/12/2023

Uma leitura que faz visitar vários sentimentos e sensações, que faz pensar sobre as várias facetas de que alguém é feito. intenso, bonito, complexo, feliz e triste. leria de novo, várias vezes.

Mari 26/12/2023

Esse livro foi claramente escrito por uma psicanalista.

A história aborda diversos aspectos das relações familiares. Relação de marido e mulher, de mãe e filha e entre irmãos; as diferentes dinâmicas com cada um e como isso afeta o todo, as cobranças e traumas que cada um carrega, enfim, temas que frequentemente são trabalhados em terapias.

Dessa forma, a autora consegue exemplificar e analisar problemas que provavelmente todos conseguem se identificar em algum nível, com boas reflexões, tornando a leitura rápida e, quem sabe, um pontapé inicial para que mais pessoas procurem profissionais para lidar com questões semelhantes a dos personagens rs

Cah 21/12/2023

Casos de família
Eu sempre quis ler esse livro, mesmo sem saber do que se tratava porque eu gosto da autora, mas confesso que a primeira vez que tive a oportunidade de ler, resolvi esperar um pouco. Dessa vez tive vontade de ler e para a minha surpresa eu o devorei, há tempos não experimentava essa coisa gostosa que é não querer largar o livro. É um misto de sentimentos, uma dor geracional, a falta de diálogo, de se expressar corretamente fazendo com que a relação familiar se desgastasse. A vontade de abraçar os personagens. Tudo tão real, duro, angustiante. Dá para aprender bastante com essa história.

bialbuquerq 19/12/2023

Perfeito, sem defeitos
Não sabia nada da história, fui completamente sem expectativas e fui destruída! A história é linda, emocionante, bem escrita.. Quis chorar em vários momentos, refleti em tantos outros.. Me fez pensar muito na minha família, minha avó, mãe e tias. Me fez entender melhor essas relações.
Não acho que deve ser devorado, deve ser lido aos poucos, absorvendo de pouco em pouco. Sinto que devo reler futuramente para absorver ainda mais. Recomendo, recomendo, recomendo!