Mesmo rio

Mesmo rio Elisama Santos
Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

maria 08/10/2023

"Como é construído o fim? Quantos gestos e falas dolorosas são necessários para que o copo encha até transbordar? Quanta dor pode ser suportada até que surja a vontade de espatifar o copo na parede?"

acho incrível que ninguém possuem a mesma realidade, não importa quem, esse livro mostra isso e é impressionante que nem irmãos vivem numa mesma realidade 100% igual, sempre a algo que irá destoar isso

Renata Céli 06/10/2023

Que livro!
Acabei o livro agora e estou impactada. Que livro maravilhoso e bem escrito. Impossível não chorar, não se envolver com a história.

O livro aborda as relações familiares entre irmãos, mãe e pai. A história é contada sob o ponto de vista de cada um, mostrando as diferentes visões sobre uma mesma questão, sobre como cada um tem sua história e vivência. Mostra a individualidade de cada personagem de maneira clara e direta. Quanta sensibilidade! Fiquei refletindo sobre a importância da comunicação, sobre o quanto conversar e desabafar é necessário.

Se tem uma palavra para definir esse livro é Empatia. A autora tem uma empatia incrível ao mostrar o lado de cada um. Definitivamente entrou na lista de livros que irei recomendar sempre.

Max 04/10/2023

Matilda, you talk of the pain like it's all alright
Que livro maravilhoso e avassalador. A autora fez um ótimo trabalho em mostrar os diferentes pontos de vista e fazer com que fosse capaz a gente se identificar com cada um dos personagens e entender suas motivações.

Todo capítulo é um desenvolvimento e uma preparação pro grande momento em que a Rita finalmente rompe com a família, o que foi feito de um jeito esplêndido, porque já conhecíamos todos os personagens e todas as angústias que estavam acumuladas.
Apesar de terem tido a mesma mãe e o mesmo pai, o tratamento diferente que receberam moldaram suas personalidades e criaram ressentimento entre os irmãos, é muito fácil de perceber o que cada um puxou do pai ou da mãe, e o fato de que a gente tem dois capítulos contando a história dos pais só deixa mais fácil de entender que tudo faz parte de um ciclo de gerações.

Toda a passividade do Lucas, um ato muito marcante no pai, que faz com que ele seja um people pleaser e não emita opiniões, todo o amor recebido naturalmente pela mãe, que faz com que ele tenha medo de decepcionar com seus posicionamentos.
A Marília, sempre tentando alcançar uma perfeição pra agradar a mãe, pra não criar problemas e ser sua confidente.
E Rita, que virou um saco de pancadas, sem ninguém para defendê-la.

Os capítulos sobre os pais, deram uma abertura pra ver tudo que aconteceu na vida deles que levaram até o presente e ver como a Maria Lúcia Souza de Jesus se tornou a Maria Lúcia Souza Soares foi triste. Todo o brilho e suas vontades acabaram sendo esquecidas, criando uma amargura. Enquanto ela perdia tudo, Benedito ganhava o mundo.

É muito doloroso ver o quanto a questão familiar afetou na irmandade dos três personagens principais, mas é um retrato perfeito de uma família disfuncional.

giioreads 03/10/2023

Sou estudante de Psicologia e nesse período estamos estudando "Processos Familiares". O livrou me remeteu muito às coisas que estudamos, já que parece uma família totalmente disfuncional.
A narrativa é incrível e me vi com dó de todos os personagens enquanto eles contavam sobre suas vidas.

Natacha.Bischoff 01/10/2023

Maternidade X Paternidade X Fraternidade
Uma história muito comovente com diversos temas profundos e que a autora discorre com tanta propriedade que parece que realmente cada ponto de vista é escrito por uma pessoa diferente. Muito bom!

Giuliana 30/09/2023

Mesmo rio
O que faz a pessoa ser parte da família? Uma mãe consegue amar igualmente todos os filhos? Será que o título de família por si só já garante amor? Não se envolver, ficar calado, realmente pode fazer desaparecer um problema?
Um livro que fala da vida, do dia a dia de uma família. Mostra a complexidade das relações familiares, dramas reais e presentes no cotidiano de muita gente. Mágoas, rompimentos, rivalidade, mãe, pai e três filhos, cada um tem uma percepção diferente sobre o mesmo problema familiar.
Escrita profunda, sincera e sensível.

Gabriela.Pereira 29/09/2023

Sem palavras
Eu estou sem palavras, chorava no meio do metrô enquanto lia e devorei esse livro. Um drama nacional que retrata questões familiares. No fim, não consegui enxergar nenhum deles como culpado de alguma coisa?

Elide 27/09/2023

Sobre a família e suas complexidades
As relações familiares são brilhantemente tecidas nesse livro. Três irmãos, uma mãe e um pai, as individualidades de cada um, suas próprias dores, e as diferenças nas relações e percepções de cada um dos integrantes.
É uma história completa e tocante sobre pessoas, relações, família, maternidade, paternidade, relacionamentos amorosos e luto. Emociona e traz reflexões.

Cassia.Cotrim 25/09/2023

Tocante, muito bem escrito
O livro me tocou de uma forma que eu não esperava. Chorei bastante e entendi mta coisa sobre pessoas do meu convívio, sobre minha família... que narrativa bem escrita! A meia estrela que faltou foi apenas pq eu senti um fim abrupto. Sei que não existe um felizes para sempre e nem tudo se resolve, mas senti falta de um pouquinho mais de história dos irmãos no fim.

Gabs 24/09/2023

A vida e suas complexidades
Gostei muito de ter lido esse livro da Elisama, meu primeiro contato com a autora. Ela consegue causar reconhecimento e conexão com suas personagens ao apresentar personalidades tão diferentes e complexos entre si em um emaranhado das relações familiares.
Leitura muito profunda, quase uma sessão de terapia.

Gabriela2168 22/09/2023

RELAÇÕES e VIDA
Mesmo rio, simplesmente fala da vida, vida nua e crua , cheia de altos e baixos, cheias de pontos de vistas diferentes, se a gente pudesse vê as pessoas dessa maneira, tirando as camadas, entendendo o que tem por trás de cada reação, cada comportamento, entendo que pra chegar ali aquele ser humano passou por tantas coisas que muitas vezes justificam ou não todo aquele compartilhamento.

É muito interessante, e é libertador quando você entende isso, ninguém é só uma coisa, existe diversas facetas, existe diversos acontecimentos que moldam e nos permite ser quem somos.

fev 19/09/2023

Mesmo rio é um livro consegue transmitir a mensagem que se propôs desde o início: a complexidade das relações e como elas afetam a vida dos indivíduos. Elisama Santos criou um enredo interessante e de uma maneira que afetaria os leitores. Não há dúvidas que o livro nos faz refletir sobre como levamos as nossas relações familiares.

Infelizmente, não acho que seja um livro grandioso do aspecto literário. A voz narrativa não me agrada, apesar do enredo provocativo e dramático. Esse livro poderia ter umas trezentas páginas para trabalhar melhor as complexidades e os dilemas familiares. Dar profundidade aos personagens e aos dramas. Por fim, reconheço que a história consegue cutucar o leitor. E isto, assim penso, é o desejo de todo autor ou autora.

Bruna.Santiago 18/09/2023

Incrível
Foi incrível visualizar as questões de uma família, seus traumas, suas mágoas e seus amores sob a vista de cada um deles. É sobre as relações familiares e o quanto elas são complexas, contraditórias, e sobretudo, normalmente, se repetem. Não há maneira de dar algo que não conhecemos, e a partir disso se desenvolve uma história complexa e emocionante do amor e das dores de uma família como tantas outras. Umas das minhas melhores leituras dos últimos tempos.