Mesmo rio

Mesmo rio Elisama Santos
Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

Matheussantossb 22/11/2023

Fiquei obcecado e também indignado comigo mesmo porque não conhecia a autora antes. Facilmente um dos melhores da vida, quiçá o melhor

Badgirl_jubs 20/11/2023

Quando a dor que sentimos não é tratada, ela passa a ferir..
Achei de uma escrita impecável, sensível e real.
Nossas dores e nosso silêncios podem destruir as relações que nos permeiam pelo simples fato de acreditarmos apenas nos nossos achismos.
O quanto essa família seria diferente se houvesse diálogo? Se houvesse abertura para se conhecer, saber como se sentem e um pouco da história de cada um, a começar pelos pais.
Indico essa leitura a todos, pois acredito que ela tem muito a nos ensinar.
Sinto ainda mais orgulho por saber que foi escrito por uma brasileira ??

Renato Vitório 18/11/2023

Foi exatamente oq eu estava procurando
Foi a história que eu estava procurando a muito tempo! Apesar de curto é um livro muito complexo. Fala de maternidade, laços familiares e reconciliação

Ká - @shotdaspalavras 06/11/2023

Neste livro, acompanhamos a história de uma família que desmoronou.

Temos a oportunidade de conhecer a perspectiva de cada integrante da família conforme a leitura avança.

A princípio, nossa primeira reação pode ser julgar algum deles, mas vamos entendendo e percebendo como cada um se sente e como os acontecimentos da infância refletem na vida adulta dessas pessoas.

A autora construiu muito bem cada conflito e é bem provável que esta leitura vai te fazer refletir e até fazer alguma relação com a realidade.

Milena 05/11/2023

Mesmo rio
Em Mesmo rio, Elisama Santos parte da ideia de que, do mesmo modo que ?ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio?, é impossível ser a mesma mãe para todos os filhos. E isso, invariavelmente, deixa profundas marcas em todos. É um convite a adentrar nas águas caudalosas e nos meandros nada óbvios desse curso intenso que é a dinâmica familiar. Com o suporte de uma narrativa literária envolvente, a autora nos enreda com personagens cativantes e reais em situações cotidianas, que gradualmente nos levam a sentimentos complexos.

Jozy Lopes 27/10/2023

Profundo
Confesso que esse livro me deu gatilhos, pois é um livro profundo e reflexivo sobre questões familiares e muitas vezes me identifiquei em diversas linhas aqui descritas...

Ao mesmo tempo que você tenta entender quem é o certo, você descobre que cada um tem o seu lado da história e que cada pessoa é única, cada um sente de um jeito, que ao invés de julgar, entender e acolher seria o caminho menos doloroso.

Leiam!!!

Madu 22/10/2023

Necessário
Esse foi meu primeiro livro lido da Elisama e eu achei a leitura muito fluída, não se arrasta e te prende.

Esse é um livro que traz assuntos bem pesados e, realmente, muito importantes. Há momentos que te da uma sensação estranha em relação aos temas abordados, mas que precisam de atenção, precisam ser falados. É um livro necessário!

Apesar de não vivenciar todas as experiências ali retratadas, em muitas delas eu me identifiquei.É triste mas infelizmente é real. Eu acho que todos deveriam ler, todos deveriam refletir sobre tudo o que é citado ali...

Por fim "Não é o amor que sustenta relacionamentos, é o jeito de se relacionar que sustenta o amor".

Baconzitas 21/10/2023

Excelente, mexeu demais comigo
Revirou minhas entranhas de tal forma que tive que dar uma pausa na leitura no início da cena de natal. Parei porque me deu enjoo, fiquei muito pensativa sobre minha própria família

Como foi difícil me identificar com tantas fragilidades dos personagens

Enfim, nota 1000. Elisama usou a psicanálise e a comunicação não violenta para descrever o que há de mais íntimo e doloroso em nós
Jozy Lopes 27/10/2023minha estante
Nossa, eu senti o mesmo que você, parece até um gatilho, tive que dá uma pausa...

Baconzitas 27/10/2023minha estante
toca aqui! o/

Jenny 18/10/2023

Que livro!

"Entendeu que o mal que a acometia era ausencia de ser olhada. Que reza faria a dor desaparecer?"

Gessyka.Loyola 16/10/2023

Um livro incrivelmente emocionante e chocante sobre as relações familiares.
Quais são nossos traumas? Uma mãe ama mesmo todos os filhos iguais? Qual o papel do pai? O que a criação de nossos pais nos diz sobre nossa criação?
Pra quem gosta de drama familiar esse é o livro.
Rita teve uma força que chegava a ser revoltante.

Pripricampos 13/10/2023

Incrível escrita
Gente sério! Impossivel parar de ler, foi fluído e intenso, sim ambíguo esse comentário mas é isso mesmo.
Me identifiquei em parte com todos os personagens, principalmente com os irmãos.
Maravilhoso, apenas leiam!