Mesmo rio Elisama Santos
Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

Narumi.Kayama 19/12/2023

Leitura obrigatória
Esse livro deveria ser obrigatório para todos! Uma narrativa gostosa e muito sensível. Trouxe muitas reflexões para mim sobre minha relação com a minha mãe, minha vó, meu irmão, sobre como fui criada, como minha mãe foi criada e como minha avó foi criada também. E pensar sobre isso me fez enxergar muitas coisas e entender mais elas. Recomendo para todas as minhas amigas! Com certeza foi um dos melhores que li na vida ??

Ana 18/12/2023

Nós não podemos salvar as nossa mães
Eu já pensei tanto, mas tanto no que escrever sobre esse livro, e nunca consegui formular algo que transpasse em palavras o que essa história foi e é.

É até irônico que um livro formado por palavras tenha sido tão avassalador ao ponto de roubar todas as minhas. Ao ponto de que sua magnitude não possa ser exprimida através daquilo que o constitui.

Eu já falei sobre essa história na terapia. Recomendei pra todos os amigos. Falei sobre nas redes sociais. Obriguei a minha mãe a ler (e ela também amou).

Quão extraordinário é mergulhar na cabeça dessa família, e não conseguir odiar ninguém por saber que todos tem seus motivos e tão fazendo seu melhor.

Quão doloroso é se identificar com algum desses personagens (eu sou uma Marília). Mais dolorido aí é perceber que nós não podemos salvar as nossa mães.

Leiam esse derramem em lágrimas. Sintam essa história.

Honorato 17/12/2023

Espelhos pedagógicos
Provoca o exercício de perceber os valores e circunstâncias que fazem os outros serem como são. Ninguém é de todo bom ou mau, é tudo uma imensa pintura abstrata. Rs Muito bem construídos os personagens, Elisama é cirúrgica em aprofuda-los o bastante pra entendermos os motivos de cada um, perdoa-los...perdoar-se muitas vezes. Muito bom. Recomendo que só.

Randriely 10/12/2023

Uma família e muitos amores desiguais
?Mesmo rio? conta a história de uma família comum, onde três irmãos recebem amor e cuidado de pais comuns, com qualidades e limitações, que fazem com que cada filho receba uma parte desigual do amor dos pais. Família comum, relações comuns, muitos traumas e frustrações na bagagem de cada um dos personagens.
?Mesmo rio? é uma história de família. Talvez da minha, talvez da sua, talvez da nossa.

skuser02844 10/12/2023

Mesmo rio
Que livro forte. Ele conta a história da família Soares: Maria Lúcia, a mãe; Benedito, o pai; e seus três filhos, Marília, Rita e Lucas. Uma família que desde sempre teve que conviver com o desconforto emocional ao desempenhar seus papéis em uma relação familiar. Relação essa, marcada por muitas dores que geraram traumas, ressentimento e ódio. É comovente, desconcertante e nos faz reviver e questionar nossa própria história. Recomendo demais!

Book 09/12/2023

Que viagem...
A história prende do início ao fim, impossível não se apaixonar pelos personagens e ao mesmo tempo sentir raiva deles. Esse livro é uma enxurrada de sentimentos, te leva para lugares imagináveis do funcionamento humano dentro do seio familiar!

Flá Costa 05/12/2023

Um paradidático para adultos
Gosto muito da Elisama e o livro foi recomendado por uma colega, mas não gostei de sua primeira narrativa fictícia. Acho rasa, os diálogos bem pobres e tudo muito pedagógico. A autora tem bastante bagagem para escrever uma história com os mesmos elementos, mas com maior profundidade.

@emtornodomeulivro 30/11/2023

Livro que faz refletir. Esse livro me surpreendeu e olha que nem sei como ele foi parar no meu Kindle. Leiam!

Francielle.Santos 29/11/2023

Mesmo rio
Esse livro trás a premissa de que ninguém entra no mesmo rio, pois a pessoa muda e as águas também. Ela faz a analogia de que ninguém tem os mesmos pais, a maturidade, o momento da gestação, questões financeiras muda toda a perspectiva. O livro passa a visão de todos da família Soares, em 270 páginas acompanhamos a mãe, Maria Lúcia; o pai, Benedito; e os três filhos: Lucas, Marília e Rita e nos leva até o Natal em que Rita rompe com toda a família. Durante os diálogos podemos ver a diferença de tratamento para com os filhos e entendemos o motivo disso mesmo que não concordarmos. É um livro íntimo que nos faz refletir sobre as dinâmicas familiares, a importância de colocar limites nas relações e como somos suscetíveis a manter padrões de nossos familiares que claramente nos adoece. Como sempre Elisama Santos entrega um livro impecável que nos trás reflexões e muitas lágrimas.

Jéss 28/11/2023

A mesma família, por perspectivas diferentes
Esse livro me deixou emotiva e reflexiva.
Trata-se de uma ficção sobre uma família composta por marido, mulher e três filhos. O interessante da leitura é que a história é narrada a partir do olhar/experiência de cada um, nos fazendo observar o porquê de alguns acontecimentos e reações. Um misto dos mais variados sentimentos e pensamentos fazem parte do enredo familiar, e apresenta também uma realidade muito comum nas famílias, pais que tem opções de escolha e mães sobrecarregadas e exaustas, fazendo o que podem com o que tem.
Eu gostei muito, me fez olhar por outras perspectivas também.

Marina 27/11/2023

Foi tão bom acompanhar as narrativas de cada personagem e ver como cada um cria uma história e um papel para si... de acordo com o que recebeu na infância, com que acredita que merece, com o que se disponibiliza a mudar de si.

Fui me reconhecendo um pouquinho na Marília e na Rita, menos no Lucas, me identificando com algumas dores e me indignando com outras. A passividade e "passar de pano" do pai dos três diante de todas as situações de desentendimento me irritou bastante. Não me admira que Lucas reproduza esse comportamento.

É certo que nossas mães/pais/avós fizeram e nos deram o que podiam e o que sabiam. E que cada um deles foi uma pessoa diferente para cada um da família. Tantas coisas vão mudando, né?! É um processo. O livro não explora muito o sentimento de Maria Lúcia por não conseguir se afeiçoar à filha, mas deve ter sido muitíssimo doído também, como foi para Rita, se sentir responsável por tantas feridas. Mais uma vez, esse livro reforça para mim que nada tem um único lado, uma única história.

fenaka 26/11/2023

Com mais um livro de ficção contemporânea brasileira, descobri que AMO livros com temáticas mais familiares, intimistas e moralmente complicadas

aqui a gente vê muito a dinâmica familiar que é mais comum do que a gente pensa. O mesmo rio, do título do livro, se explica na analogia de que mesmo os filhos vindo da mesma mãe, eles não recebem o mesmo tratamento, recebem inclusive um tratamento super oposto e a antítese do outro

uma filha se encarrega como responsável por não dar trabalho à família e sempre se doar pra eles mais do que pra si mesma. o filho mais velho é o mais amado, o orgulho da mãe mesmo não doando nada de si e nem oferecendo nada de extraordinário. e a filha mais nova, que mesmo sem nem tentar, recebia o ódio da mãe por ser muito barulhenta, muito livre e lembrar muito da liberdade pré maternidade da mãe

após acompanhar todos os pontos de vista de cada integrante da família, eu acabei me sentindo até uma pessoa próxima deles. Ao longo da história você não consegue determinar quem é errado e quem é certo (tendo pelo menos um consenso de que a Rita foi a mais injustiçada), porque todos tem suas próprias dores e seus próprios defeitos humanos. Afinal, não importa a idade ou título, estamos sempre aprendendo

achei a escrita maravilhosa também, mesmo fluida ainda tem um quê de poético e que transmite o necessário de forma tocante e profunda

AMO a literatura contemporânea brasileira e com certeza vou ler mais, inclusive da autora!

Lanna 25/11/2023

Muito triste
Eu gosto muito de livros sobre dramas familiares porque geralmente são cheios de reviravoltas, personagens complexos e boa construção, por isso escolhi essa obra.

Uma coisa que notei é como os personagens desse livro parecem tristes, todos eles. Ao longo de toda a narrativa nós só conhecemos o sofrimento deles, quase nada de alegria, momentos descontraídos, nada.

Apesar disso, não digo que o livro é ruim, pelo contrário, a autora sabe mostrar como cada um sofria à sua maneira e fica até difícil tomar partido desse ou daquele outro.

Como a autora é psicanalista dá pra identificar que ela constrói os personagens utilizando seus conhecimentos dessa abordagem, e isso é muito interessante pra leitores que são ou não da área também.

Elaine 23/11/2023

Escrita fácil e de muita verdade. É o que mais vemos em nosso dia a dia pessoas com o perfil igual ao da família de Rita. Que por sua vez em uma noite de Natal não aguentou a falta de amor de sua mãe e a falta de apoio de seu pai e irmãos...partiu e ficou 10 anos longe da família. Uma decisão difícil, mas que para ela foi um autocuidado.
Vale muito a pena ler. Terapia é vida! Precisamos falar o que estamos sentindo.

EduRod 23/11/2023

É foda
Querida Elisama, ainda não te conheço, mas já tenho muitas opiniões sobre você ?.
Esse seu livro é realmente muito bom, mas caraca, me doeu demais ler.
Comecei a ler num clube do livro, não sei se os demais continuaram, mas lembro que no começo a maioria dos comentários eram sobre como esse livro tocava. Ele simplesmente te massacra.
Eu tive um misto de pensamento e reflexões. Acabei me vendo representado em alguns aspectos da história dos personagens e em suas mágoas, isso foi realmente muito louco.
É uma experiência que eu jamais vou esquecer, espero que pegue mais leve em sua próxima história, mas que ela seja tão tocante quanto esta.