Mesmo rio

Mesmo rio Elisama Santos
Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

airallis 24/02/2023

O livro mais pessoal que já li em toda a minha vida
Espero não soar egocêntrica ao dizer que, durante a leitura, senti como se a autora tivesse vindo até a minha casa, observado minha vida, analisado o passado e o comportamento meu e dos meus pais para, por fim, dar vida a Mesmo rio.

Este livro deu nome a inúmeros sentimentos que eu nunca soube nomear; deu vida, cor e sentido a todos os gritos, ameaças e ofensas que suportei. Este livro me ajudou a me entender como filha; entender minha mãe e meu pai. Entender não no sentido de dizer ?ah, tudo bem? aos abusos, mas de dar um passo à frente na batalha de assumir o que me ocorreu durante a vida, me respeitar, impor meus limites e deixar de colocar a figura parental numa posição de divindade ou perfeição.

Durante a leitura me vi entre Rita e Marília a todo momento. Para ser mais clara, posso afirmar que enquanto minha mãe (que, por acaso, também se chama Maria Lúcia) estava de bem com a vida, eu era tratada como Marília. Mas quando ela estava com raiva, decepcionada ou apenas amargurada por qualquer questão fora do meu conhecimento, eu me tornava Rita. A pior parte, no entanto, é que esses momentos negativos repetiam-se muito mais que os positivos. Fui Rita por grande parte da vivência, e acredito que não haja um único sentimento dela descrito nessa obra da qual eu não tenha me identificado.

Saí de casa bastante nova e não nos comunicamos, a não ser quando retorno até lá para visitar minha irmã. Enquanto estou na minha cidade, fingimos que a outra não existe. É triste confessar, mas sou muito mais feliz assim.

O pai em Mesmo rio, então? nem sei por onde começar. Senti, por toda a leitura, que o meu próprio pai havia sido impresso nas páginas. Eu o enxerguei em absolutamente todas as cenas em que apareceu. Todas. Todas, sem exceção. Isso me ajudou a entender seu comportamento disfuncional (não sei se esse seria o termo correto); me ajudou a entender o silêncio de níveis absurdos, o silêncio que chega a sufocar quem está em volta. Me ajudou a talvez ter um pouco de empatia e entender que ele não vai se comunicar só porque eu quero.

Queria dar um abraço na autora e conversar com ela sobre tudo isso. Já tenho um carinho especial pela Elisama há muito tempo por acompanhar o podcast Vai Passar e sua conta no instagram. Foi pelo podcast, aliás, que eu soube que estava trabalhando na escrita desse livro e foi um prazer conhecê-lo por completo.

Ainda estou em choque, então não posso afirmar com certeza, mas acho que este se torna o livro mais especial da minha vida.

Erica 23/02/2023

Perfeito
Fazia tempo que eu não me emocionava tanto com um livro!
Uma sensibilidade tamanha! Elisama nos apresenta diversos personagens e nos mostra as dores, sentimentos e pensamentos de cada um, de acordo com suas próprias experiências de vida. É incrível como nos faz refletir sobre os variados pontos de vista. Sobre como pessoas diferentes enxergam e vivem uma mesma situação.
Eu realmente AMEI o livro.

Paola 20/02/2023

Genial! Elisama consegue fazer uma dança carregada de poesia acerca da dinâmica familiar. Com riqueza nos detalhes, nos convida a explorar os vários espectros de uma mesma situação. Entendendo que nem sempre existe certo ou errado, mas sim a forma como reagimos com base na nossa bagagem.

eduardajlima 19/02/2023

Vida.
Lido em horas páginas que irão demorar semanas para serem digeridas.

Se tornará assunto na terapia, com certeza.

Elisama traz assuntos que há anos eu venho tentando entender. Ser criada, por quase, a mesma estrutura familiar da história me fez me identificar com cada momento que os irmãos passaram com esta mãe.

É difícil destacar uma unica sensação com a leitura, é um misto de " faz sentindo agora", "agora eu entendo porque ela agiu assim"...Traz empatia, mudança, aceitação, quebra de ciclos e muita dor, principalmente.

Para mim, "mesmo rio", foi um divisor de águas. Fui de Rita, a Marília e a Lucas em muitos momentos. Entendo e sei como posso agir, como posso ser plural, como posso decepcionar os meus pais sem me sentir culpada. E ver eles além de pais, como indivíduos que tem os seus desejos e anseios também..

Não tem como não se identificar com os personagens, uma escrita de grande valia para a vida.

Nathan 15/02/2023

Incrivel
Este livro toca em feridas que doem, e não é pouco. Refletir sobre o quesito família, ser amado ou não e a maneira como somos criados não é fácil.
A vida não é fácil para ninguém, cada um tem os seus problemas pessoais de acordo com a sua realidade. O que nos resta e tratar, e saber como tratar, estes problemas.

Esta obra é muito emocionate, acho que todo mundo deveria ler para que possa fazer uma autorreflexão de suas atitudes.

gabriela2856 11/02/2023

Frases que me marcaram:
Muitas e muitas e muitas frases.
o potencial desse livro é imenso demais. o tanto de verdade e honestidade que tem nele, chega a sufocar.

Thais.Cristine 01/03/2023

Muito bom , vão ler agora
Uma obra-prima, história muito dura ?porém necessária. Pq sempre a culpa é da mãe ? Será possível a mãe amar os filhos igualmente? Será possível a mãe ser a mesma mãe para os filhos ? O livro te faz pensar sobre tudo isso

Maria Rolim 19/01/2023

Um ensaio brilhante
Uma escrita fluída e bem construída, um texto que te faz refletir sobre a existência do outro, como a experiência de viver nos marca em lugares diferentes e constroem e desconstrói dores, manias e alegrias.
Como uma boa psicanalista, Elisama nos leva nessa narrativa em que ?todo ponto de vista é a vista de um ponto? e todos nós estamos fazendo o possível mas sempre é possível sair do modo automático que foi programado durante as brechas da vida e se atualizar com resiliência e empatia.
Elisama nos coloca do outro lado do divã, durante a leitura temos todo as ferramentas para entender o perfil de cada personagem e os porquês com um olhar quase de terapeuta para cada situação.

Peleteiro 14/01/2023

Livro lindo!
Iniciei a leitura reticente diante do vocabulário. Ao mesmo tempo que, no início da obra, a autora não cai em repetições, e nem se utiliza de termos pobres ou que soam esquisitos, a linguagem parece extremamente descritiva, sem "invencionices" ou qualquer tipo de brilho estético, o que compreendi quando li que, antes de Mesmo Rio, Elisama apenas escrevia não-ficção. De todo modo, prossegui a leitura, interessado nas questões que trazidas e nas camadas promissora.

Entretanto, aos poucos, a narrativa vai adquirindo tons de grandeza, de modo que descrições sensibilíssimas aparecem como se, durante a escrita, Elisama se tornasse uma grande romancista com o decorrer da obra. Com o crescimento dos diálogos, os personagens ganham mais vida, e com vida a história flui com a rapidez de um rio.

São milhares as obras que se propõem a fazer com que enxerguemos o outro, mas pouquíssimas alcançam o seu objetio. "Mesmo rio" alcançou. Com seu olhar de psicóloga, Elisama destrinchou com excelência questões relativas a masculinidade, machismo, egoísmo, ressentimento e reflexos de feridas abertas que ecoam durante vidas inteiras. Sem dúvidas, o livro está no meu top 5 de romances contemporâneos.

Depois de "Tudo é rio", gostar tanto de "Mesmo rio" me deixa com a impressão de que vou me encantar todo livro que tiver a palavra "rio" no título, rs.

Carol 13/01/2023

Sensível e delicado
Uma história muito bonita que apresenta personagens diferentes, com suas próprias personalidades e particularidades, e mostra que todos temos experiências e vivências diferentes, mesmo crescendo no mesmo ambiente.

Rita me tocou em especial por causa de questões pessoais minhas, mas acho que terminamos a leitura vendo como somos também um bocado de Marília e de Lucas! Leitura rápida, emocionante e sensível.

DêlaMartins 13/01/2023

Nunca é o mesmo rio, nunca é a mesma mãe!
Elisama Santos escreve e ministra palestras sobre comunicação não violenta, sobre educação - ela é uma psicanalista brasileira, escritora de sucesso. Mesmo rio é seu primeiro livro de ficção, excelente!

O livro começa com uma citação de Heráclito que diz que ninguém entra duas vezes no mesmo rio porque quando se entra novamente, as águas já não são as mesmas. O paralelo é com a maternidade, assunto central da narrativa: cada filho tem uma mãe diferente, mesmo sendo a mesma. Assim foi com Maria Lúcia, casada com Benedito e mãe de Lucas, Marília e Rita. Do preferido, que tudo pode, passando pela responsável e perfeita que nunca erra, até chegar naquela que sempre erra e nunca recebe um elogio. Rita é a "errada" que, depois de passar por tantos maus momentos, se afasta da família. Maus momentos com a mãe que, de alguma forma, tinha o respaldo dos outros filhos e do marido.

O livro dá espaço para todos, contando fatos do passado e do presente, mostrando as reflexões, dúvidas, marcas, dores de cada um. Difícil dar razão completa para qualquer dos personagens porque cada um carrega sua dor própria, agindo como consegue, como acredita que merece. Tenho uma inclinação enorme por Rita, mesmo entendendo de onde vêm os diferentes comportamentos.

Adorei! Recomendo muito!

Iza Santos 12/01/2023

Ahh Elisama como é bom te ler! Que livro tão bom, que nos prende, onde a gente devora. Já quero mais ficções suas!

Naiara 09/01/2023

Relação de irmãos
Sigo a escritora nas redes sociais e gosto dos temas dos outros livros sobre paternalidade. Amei esse romance dela que engloba o assunto de parentalidade e como uma mãe pode criar filhos e amar de forma diferente cada um e o impacto que isso tem na vida deles! É legal porque ajuda na hora de lidar com meus filhos também, além de analisar minha experiência como filha mais velha!