Mesmo rio

Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

Dani Pontes 09/12/2022

Potente e profundo
Terminei há uns 3 dias mas tava me recuperando dos embrulhos no estômago e dos tapas pra conseguir falar desse livro... tão potente, profundo, dolorido e cheio de amor!! Me vi (e vi familiares tb) em quase todos os personagens... enxerguei coisas q talvez demorasse mtoooo ou, mesmo, não conseguisse.

Gabriela.Carqueijo 23/12/2022

Perturbador, avassalador, intenso. Uma história recheada de dor, sentimentos, palavras não ditas! Somos feitos de tudo o que vivemos, sejam coisas boas ou ruins. Há de se aproveitar mais o percurso do que se lamentar no final.

gabriela2856 11/02/2023

Frases que me marcaram:
Muitas e muitas e muitas frases.
o potencial desse livro é imenso demais. o tanto de verdade e honestidade que tem nele, chega a sufocar.

Danielle.Nardez 27/12/2022

Livro necessário
Amei esse livro ? fez muito sentido pra minhas atuais reflexões..
A ideia idílica de ser mãe e as consequentes reverberações das relações estabelecidas com os três filhos .. essa é a história que vai se desenrolando a partir do ponto de vista da mãe e dos filhos ..
Digo que é necessário ou pelo menos foi importante pra mim, pois nos afasta de qualquer vontade de julgar um ou outro personagem?
Vale a leitura ?

MayaraMoeller 29/12/2022

Uma leitura que ressalta a importância de se refletir que qualquer ação que o outro tome, tem um fundamento. Uma história por trás. Experiências, dores que só o outro sabe.
Não precisamos saber ou entender a vivência de alguém, mas sim aceitar que todos tem seus traumas e bloqueios que os levam a reagir de forma incompreensível, assim como nós.
Um livro muito lindo que nos leva a se colocar no lugar de cada um dos personagens e que assim vemos que não existe lado certo ou lado errado, apenas pontos de vistas diferentes.

tainabooks 29/12/2022

Não sabia o que esperar e adorei a leitura. Me fez refletir e ter empatia sobre diversas situações. A autora soube muito bem trazer a perspectiva de toda uma família NORMAL, com traumas e problemas reais. É um livro que as pessoas precisam ler para olhar mais pro outro e entender determinadas situações e atitudes.

05/01/2023

Entrar no mesmo rio em que flui (ou não), essa família foi avassalador!
A abordagem emocional de cada personagem, explorando as camadas mais profundas das relações familiares deixa marcas importantes. Recomendo vigorosamente essa leitura ??????

Débora 06/01/2023

Uma história de família
Quantas marcas uma palavra pode deixar? Essa história de família narra as dores e as marcas de palavras mal ditas, amores não vividos, dores difíceis de suportar. É possível amar e odiar cada um deles e ainda sim precisar de um laço para os sustentar. Muito boa esta ficção da brilhante Elisama.

Naiara 09/01/2023

Relação de irmãos
Sigo a escritora nas redes sociais e gosto dos temas dos outros livros sobre paternalidade. Amei esse romance dela que engloba o assunto de parentalidade e como uma mãe pode criar filhos e amar de forma diferente cada um e o impacto que isso tem na vida deles! É legal porque ajuda na hora de lidar com meus filhos também, além de analisar minha experiência como filha mais velha!

Iza Santos 12/01/2023

Ahh Elisama como é bom te ler! Que livro tão bom, que nos prende, onde a gente devora. Já quero mais ficções suas!

DêlaMartins 13/01/2023

Nunca é o mesmo rio, nunca é a mesma mãe!
Elisama Santos escreve e ministra palestras sobre comunicação não violenta, sobre educação - ela é uma psicanalista brasileira, escritora de sucesso. Mesmo rio é seu primeiro livro de ficção, excelente!

O livro começa com uma citação de Heráclito que diz que ninguém entra duas vezes no mesmo rio porque quando se entra novamente, as águas já não são as mesmas. O paralelo é com a maternidade, assunto central da narrativa: cada filho tem uma mãe diferente, mesmo sendo a mesma. Assim foi com Maria Lúcia, casada com Benedito e mãe de Lucas, Marília e Rita. Do preferido, que tudo pode, passando pela responsável e perfeita que nunca erra, até chegar naquela que sempre erra e nunca recebe um elogio. Rita é a "errada" que, depois de passar por tantos maus momentos, se afasta da família. Maus momentos com a mãe que, de alguma forma, tinha o respaldo dos outros filhos e do marido.

O livro dá espaço para todos, contando fatos do passado e do presente, mostrando as reflexões, dúvidas, marcas, dores de cada um. Difícil dar razão completa para qualquer dos personagens porque cada um carrega sua dor própria, agindo como consegue, como acredita que merece. Tenho uma inclinação enorme por Rita, mesmo entendendo de onde vêm os diferentes comportamentos.

Adorei! Recomendo muito!

Carol 13/01/2023

Sensível e delicado
Uma história muito bonita que apresenta personagens diferentes, com suas próprias personalidades e particularidades, e mostra que todos temos experiências e vivências diferentes, mesmo crescendo no mesmo ambiente.

Rita me tocou em especial por causa de questões pessoais minhas, mas acho que terminamos a leitura vendo como somos também um bocado de Marília e de Lucas! Leitura rápida, emocionante e sensível.

Peleteiro 14/01/2023

Livro lindo!
Iniciei a leitura reticente diante do vocabulário. Ao mesmo tempo que, no início da obra, a autora não cai em repetições, e nem se utiliza de termos pobres ou que soam esquisitos, a linguagem parece extremamente descritiva, sem "invencionices" ou qualquer tipo de brilho estético, o que compreendi quando li que, antes de Mesmo Rio, Elisama apenas escrevia não-ficção. De todo modo, prossegui a leitura, interessado nas questões que trazidas e nas camadas promissora.

Entretanto, aos poucos, a narrativa vai adquirindo tons de grandeza, de modo que descrições sensibilíssimas aparecem como se, durante a escrita, Elisama se tornasse uma grande romancista com o decorrer da obra. Com o crescimento dos diálogos, os personagens ganham mais vida, e com vida a história flui com a rapidez de um rio.

São milhares as obras que se propõem a fazer com que enxerguemos o outro, mas pouquíssimas alcançam o seu objetio. "Mesmo rio" alcançou. Com seu olhar de psicóloga, Elisama destrinchou com excelência questões relativas a masculinidade, machismo, egoísmo, ressentimento e reflexos de feridas abertas que ecoam durante vidas inteiras. Sem dúvidas, o livro está no meu top 5 de romances contemporâneos.

Depois de "Tudo é rio", gostar tanto de "Mesmo rio" me deixa com a impressão de que vou me encantar todo livro que tiver a palavra "rio" no título, rs.

Maria Rolim 19/01/2023

Um ensaio brilhante
Uma escrita fluída e bem construída, um texto que te faz refletir sobre a existência do outro, como a experiência de viver nos marca em lugares diferentes e constroem e desconstrói dores, manias e alegrias.
Como uma boa psicanalista, Elisama nos leva nessa narrativa em que ?todo ponto de vista é a vista de um ponto? e todos nós estamos fazendo o possível mas sempre é possível sair do modo automático que foi programado durante as brechas da vida e se atualizar com resiliência e empatia.
Elisama nos coloca do outro lado do divã, durante a leitura temos todo as ferramentas para entender o perfil de cada personagem e os porquês com um olhar quase de terapeuta para cada situação.