Mesmo rio

Elisama Santos

Resenhas - Mesmo Rio

Alice - Avesso do Caos 17/10/2022

Maravilhosamente intenso e lindo
Elisama escreve com uma beleza e intensidade que conectam e fazem coro com nossas emoções mais profundas. Esse livro é sua primeira (de muitas, espero) ficção e eu devorei em dois dias. História fluída que te pega de jeito. A gente se vê de diferentes formas e aprende a ver o outro de diferentes maneiras também. Lindo demais.

Kelly 25/10/2022

O que é família para você?
Um livro certeiro, que aborda de forma nada romantizada as relações familiares. Não sei se me identifiquei demais com os personagens, principalmente Rita, uma mulher corajosa que se coloca em primeiro lugar. Em vários momentos refleti sobre essa coragem, sobre muita das vezes aceitarmos menos do que merecemos por simplesmente ser "família". Mas o que é família para você? E o que aparentemente pode ser lido como uma família feliz pode não ser bem assim. Ainda mais interessante é forma de abordagem da dualidade da maternidade, uma mãe, três filhos, cada filho enxerga a mãe de forma diferente.
Leiam Elisama Santos, ela trabalha em seus livros temáticas difíceis de forma leve, simples mas não deixando de lado o mais importante: nós fazer refletir, repensar nossos comportamentos, quebrar ciclos.

Jubs 14/11/2022

Em seu primeiro livro ficcional, Elisama entrega muito.

Os personagens, o enredo e as resolução são completamente verossímeis e satisfatórias. Com toda certeza, você vai encontrar alguma de suas dores em um algum desses personagens (ou em todos eles). Além de chorar um pouquinho também.

Lu Labella 18/11/2022

Li em 4 dias. Não conseguia parar de ler e ao mesmo tempo não queria que acabasse. Impactada com a história da família onde a mãe trata diferente cada um dos 3 filhos e isso faz com que a mais nova sofra muito e decida por algo não tão comum assim.
Muito mais que uma história, uma análise para sua própria vida e relações interpessoais que convenhamos as vezes não é nada fácil. Pra se pensar nas relações e tentar mudar efetivamente e de coração não só nas palavras ao vento.

Iza Santos 12/01/2023

Ahh Elisama como é bom te ler! Que livro tão bom, que nos prende, onde a gente devora. Já quero mais ficções suas!

Jaderson.Felisberto 03/12/2022

Digno de família.
Que livro verdadeiro, que vem da entranha do ser humano social atual, vivenciar os dilemas e problemas da família Soares é ao mesmo tempo impactando e real. Eu duvido alguém não ter ouvido, vivenciais ou presenciado algumas das atitudes contidas durante a história. E eu duvido você não julga-los e depois perceber que você tem certa empatia e que entende o problema de cada um.
O livro é uma montanha russa de emoções e reflexão que nos leva a refletir até que ponto somos empaticos dentro de nossa própria família. E o pior é, até que ponto conversamos sobre isso uns com os outros.

Dani Pontes 09/12/2022

Potente e profundo
Terminei há uns 3 dias mas tava me recuperando dos embrulhos no estômago e dos tapas pra conseguir falar desse livro... tão potente, profundo, dolorido e cheio de amor!! Me vi (e vi familiares tb) em quase todos os personagens... enxerguei coisas q talvez demorasse mtoooo ou, mesmo, não conseguisse.

Gabriela.Carqueijo 23/12/2022

Perturbador, avassalador, intenso. Uma história recheada de dor, sentimentos, palavras não ditas! Somos feitos de tudo o que vivemos, sejam coisas boas ou ruins. Há de se aproveitar mais o percurso do que se lamentar no final.

Danielle.Nardez 27/12/2022

Livro necessário
Amei esse livro ? fez muito sentido pra minhas atuais reflexões..
A ideia idílica de ser mãe e as consequentes reverberações das relações estabelecidas com os três filhos .. essa é a história que vai se desenrolando a partir do ponto de vista da mãe e dos filhos ..
Digo que é necessário ou pelo menos foi importante pra mim, pois nos afasta de qualquer vontade de julgar um ou outro personagem?
Vale a leitura ?

MayaraMoeller 29/12/2022

Uma leitura que ressalta a importância de se refletir que qualquer ação que o outro tome, tem um fundamento. Uma história por trás. Experiências, dores que só o outro sabe.
Não precisamos saber ou entender a vivência de alguém, mas sim aceitar que todos tem seus traumas e bloqueios que os levam a reagir de forma incompreensível, assim como nós.
Um livro muito lindo que nos leva a se colocar no lugar de cada um dos personagens e que assim vemos que não existe lado certo ou lado errado, apenas pontos de vistas diferentes.

tainabooks 29/12/2022

Não sabia o que esperar e adorei a leitura. Me fez refletir e ter empatia sobre diversas situações. A autora soube muito bem trazer a perspectiva de toda uma família NORMAL, com traumas e problemas reais. É um livro que as pessoas precisam ler para olhar mais pro outro e entender determinadas situações e atitudes.

05/01/2023

Entrar no mesmo rio em que flui (ou não), essa família foi avassalador!
A abordagem emocional de cada personagem, explorando as camadas mais profundas das relações familiares deixa marcas importantes. Recomendo vigorosamente essa leitura ??????

Débora 06/01/2023

Uma história de família
Quantas marcas uma palavra pode deixar? Essa história de família narra as dores e as marcas de palavras mal ditas, amores não vividos, dores difíceis de suportar. É possível amar e odiar cada um deles e ainda sim precisar de um laço para os sustentar. Muito boa esta ficção da brilhante Elisama.