Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

thif2 27/04/2024

Nada mais importava no escuro.
Acho que não consigo escrever tudo o que esse livro fez eu sentir. Acabei agora com um nó gigantesco na garganta, querendo muito chorar.
No começo achei muito denso, mas acabou se tornando bem fácil de ler. Segurei as páginas para não terminar em um dia só, queria saborear mais, e consegui.
Os assuntos são tratados com uma profundidade gigantesca e ao mesmo tempo, leveza. Não consigo explicar. Só gostei muito.
Termino assim, com o coração na mão.

rodrigosmichel 27/04/2024

Nadando no escuro
Esse livro estava na minha lista, até vir uma promoção e eu finalmente comprar. E me culpo bastante de ter esperado tanto.

É aquele livro curto, pequeno, mas que não causa o mesmo efeito do seu tamanho. No final do livro o impacto é grande.

Nem sempre é o final que esperamos, e a vida é isso. Temos que aceitar o final que deve ser.

Nadando no escuro traz essa visão de mundo, das dificuldades que foram encontradas durante toda a história do Ludwik e do Janusz, para mostrar que nem sempre o ?viveram felizes para sempre?? é uma realidade.

Estará facilmente na minha lista de melhores livros que li em 2024!

.marie 26/04/2024

?ambas coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim?
?nadando no escuro? é sobre o amor em todas suas instâncias: a paixão inicial, o conforto, o luto da perda, que não necessariamente está ligado a morte. perder um amor que tanto significou na sua vida, não seria, também, um luto?

a escrita do autor não é ruim e muitas vezes senti que ele flertou com frases de impacto; ele conseguiu desenvolver uma história que faz o leitor sentir. mas sinto que muitas coisas foram colocadas e não aprofundadas. sinto que a parte política podia ser melhor trabalhada? não me agradou tanto a forma como ele fez a parte ?histórica? do livro.

o que não quer dizer que ele não é significativa. muito do relacionamento é marcado por ela, pela forma como os personagens enxergam o mundo, a vida, sua classe social.

eu gostei de como esse livro muitas vezes é muito sobre o personagem principal que sobre o casal em si. e o final? que coisa triste e linda: ?soa mais como uma promessa?.

se o desenvolver da história tivesse sido mais aprofundado e não tivesse sido tão arrastado em alguns momentos, seria um livro muito melhor.

Cecilia Climério 26/04/2024

Surpreendente!
?Você já teve alguém assim? Alguém que amou em vão quando era mais novo? Já sentiu algo parecido com minha vergonha? Eu sempre presumi que sim, que não é possível que tenha passado pela vida tão despreocupamente como insinuou. Mas, agora, começo a pensar que nem todos sofrem da mesma maneira; que, na verdade, nem todos sofrem. Não pelas mesmas coisas, pelo menos. E, de certo modo, foi isso que fez de nós, você e eu, algo possível?.
- Nadando no escuro, Tomasz Jedrowski

Qual o preço que você pagaria para ter tudo? Até onde você iria?

Nadando no escuro superou todas as minhas expectativas. Não imaginava como a história de um primeiro amor ?proibido? em um cenário político comunista e ultraconservador abordaria tantas dimensões na vida de Ludwik e Janusz, a luta pela liberdade de escolha, a luta desse amor, a luta para sobreviver em meio ao caos e a persistência de tentar segurar tudo isso com dois braços, porém só amor não é suficiente quando o mundo está em ruínas ao seu redor, certo?

?Tentei não pensar nos seus braços, em suas mãos, em seus olhos. Tentei não pensar em todas as coisas que imaginei que faríamos juntos, voltar ao nosso lago no verão seguinte, dividir uma casa algum dia?.

6ustavo 25/04/2024

Bom.. esse livro não é ruim, mas o autor detalha muita coisa desnecessária que acaba deixando a leitura chata.

mari 25/04/2024

Entrou no meu hall de ?Melhores leituras de 2024? ??
Na Polônia socialista de 1980, em um acampamento rural obrigatório, o tímido Ludwik conhece Janusz. O que começa com uma troca de olhares acaba se tornando um romance arrebatador. Mas em tempos delicados, o menor questionamento pode ser levado aos tribunais e a existência de diferentes sexualidades é uma afronta a moral.

O livro é narrado como uma carta de Ludwik para Janusz, um ano depois do fim. Na sinopse descobrimos que essa história de amor não terá um final feliz e ambos vão seguir caminhos bem diferentes, mas como isso vai acontecer ainda é algo a ser descoberto.

? Ludwik é um personagem intrigante desde o início! Seu pequeno núcleo familiar em uma cidade ao oeste da Polônia, a primeira vez que seus sentimentos apareceram e todas as dúvidas que vieram com ele, o reconhecimento que era diferente e que isso era perigoso. Já Janusz é mais misterioso. Por ser bem diferente de Ludwik e como a narração não se estende pelo ponto de vista dele, não é possível prever os rumos que suas escolhas irão tomar. O desenvolvimento do relacionamento dos dois, desde o primeiro contato até a separação, é feito de forma sublime. O autor consegue capturar em poucas páginas toda a profundidade de sentimentos, o conflito de interesses e a dificuldade de aceitação.

?? O plano de fundo histórico é algo que eu nunca tinha tido contato antes. Acredito que entre os países envolvidos na Segunda Guerra a Alemanha sempre é muito debatida, assim como a Rússia e até os EUA. Mas e a Polônia? Como ficaram os poloneses que sobreviveram aos anos de guerra e depois habitaram a República Popular da Polônia? Foi muito interessante acompanhar a dinâmica entre os personagens em um país controlado pela URSS, as vésperas da revolução que iniciou a queda do socialismo no Leste Europeu.

Enfim, ?Nadando no escuro? foi, pra mim, uma leitura emocionante que mistura romance e conflitos intricados por meio de uma escrita simples, mas com uma carga sentimental singular. Jedrowski ainda me surpreendeu mais depois que descobri que esse é seu primeiro trabalho! ??

EduardoHelmer 25/04/2024

Nada é permanente só a impermanência
"Mas isso vai passar, meu querido. Até mesmo a mais longa das filas se desfaz em algum momento."

Como alguém que já teve a experiência de morar fora do próprio país, eu entendo completamente o sentimento de Ludwik. Não há lugar como nossa casa. Mesmo conscientes das dificuldades e da realidade de onde viemos, o sentimento de saudade se torna uma constante em nossas vidas, tornando-se assim uma impermanência, comovente e ressonante. Tomasz surpreende com sua capacidade de nos transportar para a Polônia dos anos 80 e, após nos situarmos nesse contexto, cresce a vontade de mergulhar junto com Ludwik em sua revolta contra o governo, mesmo cientes da camada de complexidade emocional, destacada na luta interna dele entre o desejo de escapar das dificuldades e o anseio pela conexão com suas raízes. Quanto ao romance, o início do livro segue como a maioria dos livros de temática gay, nos apresentando o processo de descoberta e negação do personagem, o que, ao meu ver, se torna algo repetitivo.

Mesmo após tudo o que viveram, a saudade e o luto continuaram, porque afinal, o luto é apenas o amor perseverando.

"Não importa o que aconteça no mundo, o quão brutal ou distópico seja, nem tudo está perdido se existem pessoas arriscando a vida para documentar os fatos."

[spoiler] Felizmente, o fim do livro me surpreendeu positivamente. O que não estava me prendendo, que era o romance, logo se tornou algo muito interessante com a entrada de Hanaa. Normalmente, odeio triângulos amorosos com mulheres, pois acaba se tornando um clichê em narrativas gays de época. Mas, nesse caso, é trazido um contexto político envolvendo poder e dominação de uma classe superior.

Clarcatye 24/04/2024

?Mas não me traz nenhuma angústia.Parece uma promessa.?
Esse livro é tão bem escrito, me senti dentro dele muitas vezes, é confortável de ler, os cenários são facilmente imagináveis.
Li ele bem devagar, pois estou em semana de provas, mas sempre que tinha um tempinho pegava ele para ler, eu sou fascinada por livros que se passam na segunda guerra mundial, e esse aqui certamente superou minhas expectativas, eu já tinha acompanhado o lançamento desse livro, e não aguentava mais esperar para comprar nas livrarias.
Ludzio narra suas experiencias na polônia no governo de hitler quando era apenas uma criança,abrangendo o fato de que Ludzio é homossexual, narra suas lutas, e como se escondeu da sociedade opressora por tanto tempo. O livro é tão bem escrito que em alguns momentos, vc sente o desespero do ludzio na pele. Obrigada Tomasz Jedeowski, e obrigada @livreresenhas por ajudar essa obra prima a ser publicada no Brasil.

Thales 24/04/2024

Amor e suas vertentes
Vim para este com muita expectativa. Talvez isso tenha atrapalhado minha experiência com este, porém é uma excelente leitura. É uma história de amor e onde se tem amor, tem inseguranças e vulnerabilidades. O livro tem uma escrita bela, quase poética e você é pego por várias vezes refletindo sobre algumas passagens. Vale muito a pena a leitura, principalmente se você já tenha lido o "Quarto de Giovanni"

jhonk 24/04/2024

_ quero esquecer tudo e ler de novo
_ fazia um bom tempo que um livro não me prendia dessa forma, a sensação era de que ludzio(protagonista) estava conversando comigo e relatando toda a história dele pra mim.

eu nunca tinha lido nada a respeito sobre a polônia e o que tinha acontecido com ela no passado, o autor consegue nos ?ensinar? de uma forma sucinta e direta pontos que são importantes para entender o que se passava lá durante aquela época.

em alguns momentos, principalmente na infância, eu me sentia parte do protagonista, era como reviver um tempo que já passou e sentir toda a vergonha e medo mais uma vez.

foi impossível pra mim pegar esse livro e largar, apesar do medo do que iria acontecer nas páginas seguintes, a escrita de tomasz me encantou e estou ansioso pelas próximas publicações dele.

nadando no escuro é um romance catastrófico e real, que nos mostra que no fim o amor não é o bastante e temos que escolher a si.

Vic feitoza 24/04/2024

Maravilhoso.
Que livro perfeito. Incrivelmente bem escrito, emocionante e descritivo. Uma das histórias mais marcantes que já li, ler o ponto de vista do personagem e todas as suas emoções, seus pensamentos, seu desespero por liberdade foi ao mesmo tempo que doloroso, maravilhoso.

Foals 24/04/2024

Um bom livro, com uma escrita ótima, imersiva e descritiva. Uma pena que algumas partes não se conectam muito bem. O autor certamente é um grande fã de "O Quarto de Giovanni", pegou o livro, mudou algumas coisas e adicionou uma guerra no meio, do nada, para dar um TCHAN. Que até então, do meio pro final, eu não fazia ideia por qual motivo que ele havia escolhido esse panorama de fundo para a história. Livro muito similar ao "O Quarto de Giovanni", nada de extraordinário. Apenas bom.

Gabriela4209 23/04/2024

é muito bem escrito! gostei de como o autor descreve os lugares e a comida, foi muito interesse me jogar na cultura polonesa. Todas as questões politicas me deixaram um pouco confusa no começo do livro, mas depois fui entendendo mais.

fiquei emocionada em alguns momentos, tava esperar chorar tudo o que falaram que eu ia chorar, mas não chorei ?

recomendo super!