Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

LuanGabs 10/05/2024

O painel de uma polônia devastada por subsequentes instabilidades políticas desde o pós segunda guerra é o cenário cinza, pálido e sufocante que ajuda a construir com tanto sentimento e emoção esse recorte de vida do personagem.

A autodescoberta homossexual, o desaflorar do desejo, o desbravar de sensações intensas que precisam ser contidas, a vontade de ser livre diante ao proibido, a intensão de viver sem amarras, o olhar para uma perspectiva de vida melhor. Tudo é isso é tão intensamente descrito a beira de provocar no leitor e praticamente tornar palpável cada sentimento evocado por Ludwik.

Que final doloroso. O livro tava praticamente virando suas páginas sozinho e terminei este em um dia. Complete imerso, nadando em emoções!

Yasmin1609 09/05/2024

Nadando no escuro
Já tinha visto algumas pessoas falando positivamente sobre esse livro, na versão dele em inglês, após o anuncio da editora astral que o livro seria publicado aqui no Brasil, fiquei super animada para adquirir o meu e realmente não decepcionou. Gostei bastante do livro, de como ele aborda temas sociopolíticos importantes, mas com um toque de romance. Me lembrou bastante ?Me chame pelo seu nome?, trazendo conhecimentos e um diferencial na história, mostrando as dificuldades e riscos que a população corria naquele momento, tudo isso sendo escrito de uma forma simples e compreensível para o leitor, uma leitura rápida e com vários aprendizados.

nalditto 09/05/2024

Amor?
O amor lgbt é aceitar tudo em troca da migalha de uma plenitude tão linda quanto este sentimento? esse livro me fez refletir sobre as diversas interpretações do amar, me deixou feliz por ter alguém que me complete e poder viver essa experiência de forma livre e me fez ser grato pelos primeiros que tiveram coragem de se permitir viver

diang3lo 09/05/2024

É um livro bom, com uma escrita boa, com uma história com uma carga emocional muito grande, mas é pouco explorado.
Particularmente, eu não consegui me conectar com nada na história porquê pra mim era tudo muito superficial, os diálogos eram vazios, as cenas que poderiam ser tão bem desenvolvidas e te amarrar na história eram curtas, rápidas e mudavam rapido de foco.
Isso não torna o livro ruim, mas poderia ser muito mais.

Mariana 09/05/2024

Quando a realidade frusta a imaginação
Este livro tem uma escrita belíssima e uma história muito comovente. Contudo, minha expectativa que ele se tornasse um favorito da vida estava altíssima. Eu imaginei que me afogaria, mas simplesmente boiei nas águas da história. Ou seja, o problema não foi o livro, mas o que eu esperava que ele fosse.

Bruno 07/05/2024

Lindo e devastador
Que livro meus amigos! Um romance vivido em meio a conflitos políticos e a uma guerra.
Uma narrativa visceral e poética, um soco no estômago. Aquele tipo de livro que te deixa pensando na história por dias.

sabrina 07/05/2024

Não sei muito bem o que comentar sobre essa leitura porque não liguei muito pra ela. Acho que fui com muita sede ao pote, esperando um romance envolvente, mas não foi isso que encontrei. É um bom livro, bem escrito e bem amarrado mas sinto que faltou algo.

João 07/05/2024

Um livro com muito potencial, podia ter sido tão melhor se tivesse umas 500 páginas
Senti que nada foi desenvolvido bem, e que a trama política e o romance foram meio desconexos além de alguns poucos diálogos bem rasos e forcados sobre as diferenças ideológicas dos personagens
porém o autor escreve muito bem

Yasmim187 06/05/2024

Eu queria tanto ter gostado desse livro. Porque é uma escrita que me fascinou muito, é algo de extrema tangibilidade. Se continuasse sendo o romance do início, até a cena do lago, teria sido perfeito para mim. Mas ele começou a fazer um pró capitalismo RIDICULO, maquiando varias nuances, falando da urss de forma distorcida e nem um pouco profunda. E o final tipo ???? simplesmente ele aceitou ser 🤬 #$%!& , desistiu de tudo.

carolwindlin 06/05/2024

Não foi um livro que conversou comigo. Não me identifiquei com a vivência dos personagens em praticamente nenhum âmbito - amoroso, familiar, época que viveram, país que viveram. E apesar disso, também não consegui me conectar com os personagens e suas trajetórias, dificultando toda a experiência.

A escrita é bonita, mas demorada. O livro é curto e eu tive dificuldade de engatar na leitura. Daria para ter lido mais rápido.

O livro tem seus pontos altos, que me fizeram dar a nota que eu dei. Consegui entender a complexidade da relação amorosa, apesar de não concordar nem 1%. Toda a dualidade que o Ludwik vive, e como é difícil enxergar e sair da situação que ele se encontrou.

Não é um livro ruim, mas acho que quem se identificar, vai aproveitar melhor!
vanessaingridd 09/05/2024minha estante
Concordo plenamente!!!

Laura.Sartor 06/05/2024

?fagulhas também causam incêndios??
?.apesar de que eu não vi incêndio nenhum!!
Comprei o livro na promo sem ler a sinopse e não era bem o que eu estava esperando, mas gostei, achei um livro bom, mas não vi nada demais que valesse o hype dele? achei muito legal o contexto social e político da época, mas senti que faltou explorar um pouco mais

Steffani5 05/05/2024

Uma narração sensível
Li esse livro num momento em que estava difícil engatar numa leitura. Mas, toda vez que pegava-o para ler, não conseguia parar cedo.

Uma história real, uma narração sensível, um personagem forte que fez as escolhas que precisava fazer por si próprio.

Excelente livro.

iara360 05/05/2024

Há um limite para o ódio que se pode produzir
Eu tava muito ansiosa pra ler esse livro depois de tanta espera pela tradução, mas não foi o que eu esperava. Não entendi muito bem o que eu senti depois de terminar e nem agora que já faz uns dias que terminei, e acho que é porque não senti nada.

Não me conectei com os personagens, nem com o contexto, nem com nada. O ponto alto do livro sem dúvidas é a escrita.

A escrita é fria e melancólica, as descrições dão um sentimento de vazio, tudo que eu imaginava parecia que tinha um filtro opaco por cima, tudo meio cinza e em tons frios, uma atmosfera de um inverno que não acaba nunca, representando bem os sentimentos do ludwik, quem está escrevendo. Achei isso tão genial.

O livro é uma carta do ludwik para o janusz, então é aquela escrita em segunda pessoa que passa bastante intimidade. Gostei bastante dos dois personagens, eles são bem reais e confusos. Apesar do januz ter saído como o babaca da relação, dá pra entender completamente as escolhas dele.

O livro se passa na Polônia nos anos 80, mas logo no começo do livro já sabemos que ele está escrevendo a carta dos EUA e que eles não estão mais juntos, então o que te prende no livro é o meio da história, é querer saber o que aconteceu pra acabar assim, o que eu gostei muito.

No fim das contas, o livro é bem mais sobre o momento político do país e como os dois se posicionaram em relação a isso do que o romance. Não senti uma propaganda anti socialista, até porque o livro é a visão do ludwik sobre o mundo, um homem gay sem contatos privilegiados num país conservador com muita censura, muito controle de estado e onde ser lgbt é crime. Toda a questão dele enxergar os EUA como um lugar onde ele teria liberdade e a solução de todos os problemas soa bem irritante, mas dá pra entender, principalmente com a propaganda que faziam na época (e fazem até hoje).

De qualquer forma, pra mim foi bem óbvio distinguir que era uma visão dele e não o autor querendo que o leitor engolisse seu ponto de vista e, mesmo se realmente for, é pra conseguir identificar esse tipo de coisa que é importante ter senso crítico na hora de ler histórias e não sair acreditando em tudo.

Mesmo gostando muito da escrita e dos personagens não me conectei com a história, não me emocionou, parecia que eu tava muito distante e não ali com os personagens. 2,5/5.

"Eu, no entanto, acho que foi o desespero o que a matou. Tendo feito apenas coisas nas quais não acreditava, ela devia estar morta por dentro havia anos antes de seu corpo enfim ter desistido também."

"Senti mais tristeza do que raiva. Talvez porque o ano esteja chegando ao fim. Há um limite para o ódio que se pode produzir, um limite para a mágoa que se pode de guardar dentro de si."