Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

juansonline 18/05/2024

A dor do que nunca foi dito
?[?] você tinha razão quando disse que as pessoas nem sempre podem nos dar o que queremos delas; que não é possível pedir a alguém que o ame de acordo com a sua vontade?

acho que essa citação resume um pouco a obra; a dor do que nunca foi dito e a ânsia por uma realidade longe do que o presente te permite, talvez pela realidade política opressora que te rodeia, talvez por medo e repulsa interna de ser quem você nasceu para ser, talvez pelo terreno incerto da liberdade ? uma das palavras-chave de todo o livro ?, ou, talvez, todos em uma coexistência em colapso.

sei que as palavras profundas e intensas de Nadando no escuro me tocaram; as angústias de Ludwik atravessaram as páginas e me atingiram, era possível compreender o porquê dos seus sentimentos de repressão serem tão fortes; o contexto político esmagador e avassalador da Polônia se materializava a cada palavra, conseguia visualizar perfeitamente a tensão de viver durante aquele período, de ser obrigado a viver um personagem e reprimir seus desejos, seus interesses, sua personalidade, seu ponto de vista, ou sofrer as consequências, porque não havia meio termo. enfim, um livro que vai me acompanhar por um tempo, principalmente a inebriação dos dois últimos capítulos que, apesar de já esperar um final agridoce, ainda assim me puxaram para um abismo de emoções.

com certeza um começo brilhante para Tomasz Jedrowski, e um novo eu, que recomendará Nadando no escuro para quem puder.

Julia.Bernardes 18/05/2024

Romance
Não tem como o livro quando ele só romance romance ele não me apetece

Comédia romântica e coisas bobinhas eu até gosto agora o romance seco e puro igual desse livro não curto

César 18/05/2024

Going back home, going back...
O livro conta a história de Ludwik, um jovem polonês homossexual exilado nos EUA. Através de um texto dirigido a Janusz, ele passa a relatar algumas memórias de sua vida na Polônia, passando por sua infância, adolescência e descoberta da sexualidade, através de um amor platônico pelo seu melhor amigo Benek. Em um segundo momento, já no início da vida adulta, Ludwik relata uma viagem a um acampamento rural com os colegas de faculdade, pouco antes de se formar, onde conhece Janusz e desenvolvem inicialmente uma amizade, que gradativamente se torna algo maior.

Todavia, eis que o acampamento acaba, e Ludwik e Janusz retornam para Varsóvia, onde precisam confrontar a realidade do país que, em 1980, estava sob um regime socialista em que o ultraconservadorismo, a opressão e censura não deixavam brecha pra existência de um relacionamento entre dois homens. Mas eles tentam, mantendo o relacionamento escondido, ao mesmo tempo em que lutam pela própria sobrevivência diária e de seus entes queridos, e por oportunidades melhores de trabalho. Aos poucos, as diferenças entre Ludwik e Janusz vão ficando mais expostas, sobretudo a posição de cada um diante do regime, o que culmina em conflitos na relação dos dois.

O título Nadando no escuro é uma metáfora bem precisa para a história de Ludwik e Janusz, que a todo momento tentam "nadar" às cegas, sem saber se estão indo na direção certa, ou se existe mesmo uma direção certa para ir, ou todas elas levam para o mesmo destino. A escrita de Jedrowski é bastante fluída, mesmo com várias passagens descritivas. É impossível não se importar com os personagens, de modo que a previsibilidade de alguns acontecimentos não deixa o livro menos comovente. Difícil não fazer um paralelo com a Polônia nos tempos atuais, que mesmo sob um regime ideologicamente diferente, mas ainda autoritário, persiste na perseguição contra LGBTs.

mamrfn 18/05/2024

Esse livro foi tudo que eu imaginava e mais um pouco.
ele é real, melancólico e profundo, os assuntos são muito bem abordados e escritos. me encantei com o ludwik e fui capaz de sentir um pouquinho de tudo que ele sentiu.
por mim ele teria umas 400 páginas e eu leria tranquilamente, já tá na lista de melhores do ano ??

mushroom. 17/05/2024

Esperava mais
Li com uma certa expectativa e infelizmente o livro não conseguiu alcançá-la, achei lento e até
chato em algumas partes, não me despertou
curiosidade ou vontade de continuar a leitura. Apesar disso é um livro bom, história interessante
e eu gostei bastante da parte política.

Não funcionou muito bem para mim mas acredito
que algumas pessoas possam gostar bastante
dele, fica aqui a recomendação.

Marcelo217 17/05/2024

Registro sensível e poético sobre o amor e a liberdade
Esse livro me foi muito bem recomendado há uns anos, estava na lista de leitura e quando soube que havia sido traduzido foi a oportunidade certa para finalmente ler e, sem sombra de dúvidas, valeu a pena.

O livro conta a história do desabrochar da vida de Ludwik, as descobertas e escolhas sobre várias questões da vida. A sexualidade, a realidade sobre sua vida e a situação de seus país, a Polônia comunista das décadas de 60, 70 e 80 figuram uma narrativa muito linear e cheia de um lirismo poético leve e agradável.

O autor, de descendência polonesa, se posiciona e aborda um tema que me era desconhecido. A situação pós segunda guerra na Polônia, o regime comunista opressor que toma o país, configura e controla toda a sociedade dessa época. Perder a autonomia e os princípios para poder ascender na sociedade governada pelo comunismo acompanha um grupo de jovens recém formados na universidade. Esse dilema desperta o sentimento de resistência e o impasse entre amor x liberdade. E com anseios dessa liberdade, o personagem Ludwik vive um dilema ao descobrir o amor por Janusz e a impossibilidade de vivê-lo dentro de seu país.

O plot narrativo é simples. As descrições dos sentimentos e dos lugares são sutis tornando o seu conjunto muito poético e harmonioso durante toda a extensão do livro.A atmosfera do livro é triste, fria e desoladora. Os diálogos são objetivos, mas muito bem colocados.Pela ordem dos capítulos é possível prever o final da trama lá pela metade do livro, mas o desfecho é de uma melancolia genuína e extremamente sensível. Mesmo a escolha de Ludwik sendo previsível, a história não se torna menos comovente.

"Nadando no escuro" é um livro sobre escolhas e renúncias. O autor propõe um debate sobre a situação política da Polônia através do personagem Ludwik representar uma resistência ao regime comunista soviético. Apesar da mistura dessas temáticas serem pesadas, complicadas e polêmicas, Jedrowski desenvolve uma narrativa fluida e delicada. Esse conjunto torna a história original, sensível e arrebatadora. Um ótimo livro de estreia para a carreira do autor.

Guilherme Sobral 16/05/2024

Li esse livro por causa do Paulo Ratz e da Liv Resenhas, e foi uma experiência incrível. Um clássico recém lançadoz consegui sentir todos os sentimentos do personagem principal (que eu me recuso a escrever aqui, pois nunca sairia do jeito correto.
Confesso que boa parte da minha vontade de ler esse livro, veio de toda a polêmica sobre política tratado nele, mas quando estava lendo, não achei nada de mais e esse foi, absolutamente, os últimos dos meus problemas. Sei lá, as vezes é só entrar na história ao invés de procurar cada letrinha pra militar.

Luiza1807 16/05/2024

Não entendi o porque do hype
Eu achei a história extremamente enrolada, capítulos gigantescos onde quase nada acontece, ele dá voltas e mais voltas e não para em lugar nenhum. O final é bom mas parece o final de outro livro porque as coisas só acontecem de fato no final. Eu não sei se eu li no momento errado, ou se tem haver com a idade, ou até mesmo com a tradução. Mas eu achei o livro fraco e enrolado

Hange1 16/05/2024

Poético e trágico (adoro
Eu não sei nem por onde começar, esse livro marcou em mim coisas que n consigo por em palavras, a escrita é LINDA, faz sua experiência de leitura ser 4 vezes melhor só pela forma q é descrita as situações, os sentimentos do protagonista, é uma história mt bem, construída, o contexto histórico da época me pegou muito, me fez ficar ansiosa, angustiada, animada, e de td um pouco p eu saber oq iria acontecer
É cativante a forma q essa história entrelaça em nossas vivências de forma indireta. Eu vi uma galera falando q o livro é anticomunista mas eu particularmente acho q isso é só o contexto histórico do livro e a perspectiva do personagem q nasceu em um país comunista e ele via mt desgraça acontecendo, ele sofria e era um "sonhador", só tenho a elogiar esse livro, virou um dos meus favs da vida definitivamente!!

Andreza 15/05/2024

? Não importa o que aconteça no mundo, o quanto seja brutal ou distópico, nem tudo está perdido se existem pessoas arriscando a vida para documentar os fatos. Fagulhas também causam incêndios.?

Acho que esse é um livro triste. Daqueles que não importa como vai terminar, o que ele passou no meio, toda a homofobia, a dor de não ser permitido ser quem se é, e tudo o que envolve esse caminho é algo que não some, é algo que dói. Acho que é uma historia que vale a pena, a escrita é bem bonita! Mas acho que o jeito que a história foi contada deixou ela meio arrastada, muitos parágrafos falando sobre coisas que de fato não acrescentam em nada a história. Mas entendo que não é uma história de plots e grandes acontecimentos, mas acho que o intervalo de acontecimentos foram preenchidos com coisas irrelevantes que dificultaram o ritmo.

?Não era uma distração ou um entretenimento: lá estava um livro que parecia ter sido escrito para mim, que me ergueu para dentro do próprio domínio e me uniu a algo que parecia ter estado ali o tempo todo, algo de que eu parecia fazer parte. Era como se as palavras e os pensamentos do narrador?apesar de sua agonia, apesar de sua angústia?curassem um pouco as minhas próprias agonias e angústias, simplesmente por existirem.?

Carol 14/05/2024

Livro de escrita belíssima. Onde as personagens lutam com sentimentos, descobrimentos e pela sua liberdade. Leitura melancólica, que faz o leitor parar para refletir que as vezes apenas amar não é suficiente e as vezes a felicidade está a para outros princípios e valores, assim como pode estar para o amor e por isso decisões duras devem ser tomadas.

Rafael.Tadeu 13/05/2024

Melancólico
Um livro que desde o início já te passa um tom de melancolia e tristeza,tanto pela escrita,quanto pela história.

Eu sinceramente não gostei muito,achei tudo muito corrido e as personagens difícil de se apesar.Como tinha uma hypezinha encima,eu achei que iria me identificar mais,mas foi só um livro ok.