Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

highgarden 23/04/2024

Morno, sem graça, sem vida, os personagens desinteressantes até dizer chega, o Janusz um pedaço de merda.
maria 23/04/2024minha estante
PASSO MALES

maria 23/04/2024minha estante
janusz é o b17?

highgarden 23/04/2024minha estante
sim é o que não vê nada demais na situação do país, acha que tá tudo lindo

Tiago 23/04/2024

Nadando no escuro
Apesar de ter esperado um pouco mais. Nadando no escuro deixa bem explícito aquele ditado "existem amores na vida e amores para a vida" e de fato, esse é um amor teve que ficar.
Muito real esse livro.

reader_paulo 22/04/2024

Ainda sem saber o que pensar dessa leitura, mas só sei que não é um livro feliz? O amor deve ser libertador, não algo que te envergonha! Mas entendo que a história passa em uma época pós-guerra, onde ainda existe muita homofobia. Queria abraçar todos os personagens desse livro.

O autor escreve com grande maestria, ainda mais por ser seu primeiro romance! Irei pensar nessa história durante um tempo?

Anne520 22/04/2024

Nadei um pouquinho no escuro com eles
Um livro comovente e filosófico, nadando no escuro te faz imaginar o cenário mais caótico para algo que nos dias atuais é mais fácil de lidar. Uma linda história e comovente.
Dei 9 estrelas pois, apesar de linda, é uma história que ao longo vai se tornando cansativa de vivenciar. Gostei bastante do casal e o começo me deixou bem entretida, consegui imergir de forma rápida mas do final do meio para a conclusão dele, eu me senti um pouco lenta, cansada na leitura.
Eu recomendaria esse livro para um público mais maduro pois é sem sombra de dúvidas voltado para tal. Os pontos positivos (que tbm existem rsrs) por exemplo é Karolina, que fiquei encantada e também queria ver mais dela. Também amei como o relacionando dos dois é construído de forma tímida e arriscada mas intensa. É bonito ver o amor de ambos. Mas COM CERTEZA o final foi o mais emocionante! Me vi perdida na última página e consegui contar 5 vezes que reli aquele trecho maravilhoso. É um livro lindo, sério. Porém, não consegui me conectar TANTO para se tornar o meu favorito. Recomendo aos meus amigos como uma leitura intensa e sentimental. De fato uma linda história.

ncamilafreitas 21/04/2024

?? estaríamos perdidos. ? estaríamos livres.?
Esse livro foi muito ?fácil? de ler. digo fácil porque a escrita me prendeu desde o primeiro momento, largar ele era algo difícil e continuar lendo era muito fácil.

me senti como se estivesse lendo um e-mail de um amigo querido ou simplesmente ouvindo ele me contar sobre uma lembrança do passado. toca em muitas feridas, ativa gatilhos e dói. nesse sentido, não é fácil. se identificar com partes dessa história, o sentimento de descobrimento seguido de não pertencimento - dói demais.

senti tantas emoções lendo, teve um capítulo que meu coração batia tão forte e tão rápido que eu tinha medo de ler o que vinha a seguir. a ansiedade de saber cada parte, de ter esperança e torcer por algo melhor, mas de receber a verdade, a realidade nua e crua.

eu gostei muito de ter acesso a essa visão da história que eu não tinha conhecimento sobre a polônia. achei que fosse algo que pudesse tornar a leitura tediosa, mas na verdade a tornou ainda mais interessante. além de que, o autor conseguiu transmitir muito bem pela escrita os sentimentos do personagem, eu conseguia sentir o que ele sentia.

o final é muito doloroso, é dilacerante. na verdade, o livro inteiro é, mas não tinha como ser fantasiado e isso me ganhou demais. é um romance extremamente triste, mas lindo de se ler. pra mim foi tudo completo, não faltou nada, não tiraria e não acrescentaria nada.

amar também é um ato político. ?não podemos forçar as pessoas a nos amarem do jeito que queremos.?

JuanComjota 21/04/2024

Forte em drama. Fraco em historiografia.
A medida em que a história se desenrola, sentimos a dor crescente de Ludzio, a impossibilidade de viver o amor como deseja, em um contexto rígido, cruel e frio.
Muito bem escrito, porém, se perde em meio as fracas tentativas de críticas, que qualquer pessoa com um senso crítico um pouco mais apurado consegue perceber.
Senti também que, em alguns momentos, o personagem é mais brando ao criticar a barbárie N@zi, o que me deixou realmente incomodado durante o livro, como se estivesse lendo a tentativa de justificar o injustificável, o que torna ainda mais nítido, quando notamos claro viés anti-stalinista.
Num âmbito geral, o drama vivido pelo Ludzio se faz convincente em maior parte da trama, se perde (bastante) em alguns devaneios, curvas e críticas muito rasas, mas em geral é uma leitura fluída.
Marcela Fregonesi 28/04/2024minha estante
a parte política ta me incomodando MUITO e não vi ninguém falando sobre isso além de você. Tem passagens realmente bizarras

JuanComjota 28/04/2024minha estante
Desde passação de pano até revisionismo. Mais um livro de ficção que tenta jogar as crenças do autor no meio, sem responsabilidade nenhuma

Bonnie Moon Berry 21/04/2024

Essa foi uma daquelas leituras que eu já estava esperando amar desde que eu botei os olhos na capa.
Adorei a escrita do Tomasz, a história pega alguns clichês da maioria dos livros e histórias com temáticas aquilianas, mas é um clichê que (para mim pelo menos) funciona. Tem muitas referências culturais da Polônia que eu não conhecia então acabei ficando meio confuso em alguns momentos, mas nada que tenha atrapalhado a minha experiência com esse.

Maria 20/04/2024

Nadando no Escuro
Primeiro, acho que essa não é uma história para se tomar partido, nem o Lud nem o J estavam errados. É uma história muito boa, bem contada e extremamente bem escrita. Tendo em mente que não é uma história de romance e ignorando o fato de que o livro pinta os EUA como tudo bom, a experiência é excelente.
Recomendo muito!.

Alyne66 20/04/2024

Livro poético
Gostei muito da leitura desse livro, de como a homossexualidade é abordada sendo proibida na época em que se passa o livro, o contexto histórico e social. A construção do personagem principal é muito bem feita (mesmo em poucas páginas) e a leitura em si é bastante poética. Gostei, só poderia ser maior para aprofundar ?

Laise 20/04/2024

Gostei do livro, da história, mas não sei explicar o motivo, achei que faltou um pouco de sentimento.
Talvez em mais páginas poderia ter aprofundado melhor a história. O começo foi incrível, e continuou bom, mas poderia ter sido melhor, na minha concepção.
Gostei principalmente de abordar a homossexualidade em uma realidade de proibição, também deles terem diferentes perspectivas sobre como contornar isso.

florflorflor 20/04/2024

Quis ler esse depois de uma menina no tiktok contar que ela foi o motivo por ele ser publicado no brasil, achei mto maneiro! e eh um livro super legal de ler, apesar de nao ser oq eu normalmente leio. eu adorei! nao tenho nenhuma crítica sobre ele, se voces tiverem a chance leiam (ta no skeelo alias :))

Joana 20/04/2024

Nem tudo é como queremos
Gostei muito da experiência que essa leitura me trouxe. Principalmente por se passar em um país com cultura, idioma e política totalmente diferentes. Ver a realidade de ser governado por soviéticos naquela época é bem duro, mostra uma falsa liberdade, quando não se pode de fato ser o que se é.

@emcadacapa 19/04/2024

Romântico e doloroso
Uma jornada romântica e trágica em meio a conflitos políticos reais e perigosos. Em uma escrita poética e sedutora.

A história de Nadando no Escuro não se passa no período atual, ela começa lá atrás indo até parte dos anos 80. A narrativa se dá como se o protagonista estivesse contando ao seu grande amor como ele se lembra do passado. Dirigindo-se sempre por você, é como se o leitor estivesse fazendo parte daquela história.

?Você já teve alguém assim? Alguém que amou em vão quando era mais novo? Já sentiu algo parecido com minha vergonha? Eu sempre presumi que sim, que não é possível que tenha passado pela vida tão despreocupadamente como insinuou.?

Vários dos relatos aqui são fortes e emocionalmente difíceis de se ler. A questão sobre viver em constante medo, tanto medo político quanto medo por ser quem se é, amar. Então saiba, o romance aqui é daquele trágico, bonito, sensual, mas dolorido.

A escrita do autor é bem poética, não de uma forma difícil de se ler, mas daquela maneira que te faz viajar nas suas linhas.

?Naquele momento, percebi que aquilo era a única coisa que importava. Todo o restante jamais existira. Apenas nossos lábios, quadris e suspiros. Caí em outras galáxias através de você, sua boca, uma escotilha que levava a um universo melhor...?

São 240 páginas que você acaba lendo bem rápido, alguns capítulos são bem extensos e em alguns poucos momentos eu me senti desconectado da história, mas na maior parte do tempo eu estava atento aos relatos de Ludwik.