Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Daves 22/05/2024

Que livro bom de ser lido, tem uma sensualidade nas cenas mais amenas muito bem escritas e o contexto histórico muito bem explorado, chorei por cima e por baixo

Pri 22/05/2024

Poético, e pessoal. Humanos?.
Demorei muito tempo pra conseguir formular algo pra escrever aqui.
Eu gostei da leitura, a escrita é meio poética, o que causa uma sensação de de aprofundar mesmo no sentimentos do protagonistas.
Eu gostei de como retrata a experiência humana de se apaixonar de maneira mais crua, deixando claro os conflitos internos do personagem, as dúvidas.
A parte política é minha favorita, eu amei ter a visão dele de construção de ideias. Mesmo elas sendo simples em alguns momentos, quase que só uma vontade de mudar alguma coisa.
Sei lá eu gosto.
Claro que é um recorte muito específico do momento histórico e político, e ainda narrado de um único ponto de vista, mas acho que essa é a graça pq torna tudo muito pessoal.

luazz 22/05/2024

Chatinho
A história de amor mais sem amor no mundo. sinto que foi só sobre uma atração física, porque o casal principal é CHATO e não tem um desenvolvimento além de sexo e briga política

e o protagonista enquanto tá na Polônia socialista descreve minuciosamente cada situação horrível que vê, mas nos estados unidos magicamente não existem mais essas descrições

mas algumas coisas foram boas, tipo a relação do principal com a melhor amiga e com a menina do outro

Danielly 22/05/2024

When you know, you know It's time, it's time to go
Sinceramente, eu queria aplaudir o autor desse livro por essa escrita maravilhosa. através dessa escrita eu consegui sentir absolutamente TUDO q o Ludwick estava sentindo (juro que eu me senti drogada junto com ele naquela cena que quem leu sabe do que eu tô falando.) esse livro tem personagens tão amáveis, tão carismáticos de uma maneira que eu não conseguia odiar absolutamente ninguém. Eu senti humanidade enraizada em cada um dos personagens e a complexidade de todos. Ludwick e Janusz conseguiram me causar dor, felicidade, angústia e tudo que se tem direito, personagens tão diferentes e tão complexos em que você consegue olhar a situação de cada um e compreender. O relacionamento deles é algo tão humano, tão profundo e tão doloroso que eu senti e refleti sobre amor, aceitação, comunicação entre outros num misto de sentimentos gigantes. Uma coisa nesse relacionamento que se fez muito presente tem muito a ver sobre o cenário político em que a época estava passando que é tão interessante, pontos de vista, posicionamentos, o contexto político, a busca por liberdade, o que significa liberdade em diferentes perspectivas e ect.

Uma adendo aqui, para falar sobre como eu consegui ver a maturidade se formando através das páginas no personagem do Ludwick. No início, apesar dele já ser um jovem adulto, qualquer um que poderia associar ele claramente a um adolescente, aquela paixão, aquela liberdade, mas ao desenrolar das páginas você consegue perceber claramente que ele É um adulto. Eu acho que ele possui uma coragem IMENSA que se mostra presente em várias situações. E é maravilhoso ver a evolução dele para se aceitar: "Me vi incapaz de aceitar a vergonha
que o homem queria que eu sentisse. Ela me era familiar demais para ser imposta: eu havia produzido aquele sentimento por conta própria durante tanto tempo que, naquele momento, descobri que Não restava mais espaço para isso." Foi aqui que eu senti vontade de levantar e aplaudir esse homem.

NADA, absolutamente NADA, vai superar a sensação q eu tive quando entendi o significado de "nadar no escuro."

(Senhorzinho q fez o bqt no ludwick, o senhor é um profeta.)
descanse em paz Ludwick, vc teria amado Heather, lovers rock e the prophecy

Yasmin 21/05/2024

Único defeito desse livro é ele acabar
Que livro bom, eu amei demais por ser tão real, tão doloroso...Eu poderia ficar lendo ele por vários dias e noites, que escrita gostosa, eu tava enrolando pra terminar ele pq tava gostando muito.
Vale super a pena comprar ele se você gosta de sofrer com protagonistas homossexuais numa época nada propícia pra ser homossexual :)

Lizandra 20/05/2024

Uma leitura no escuro?
Confesso que não sei muito bem exatamente o que eu achei da leitura? o livro em si é bom, não chega a ser ruim e nem entediante. O narrador é muito bom com as palavras e tem frases maravilhosas sobres os mais demasiados assuntos. O romance é envolvente e tem também a parte política que é bem descrita. Mas não sei, achei que faltou algum tempero. Pode ser também por eu não estar acostumada com esse tipo de leitura. :)

JAlia 20/05/2024

Não tenho nem palavras para descrever o que achei deste livro. Eu sabia desde o início que não seria um final feliz, mas mesmo assim conseguiu me abalar um pouco. Porém, não consigo julgar a decisão de ambos os personagens levando em consideração a situação em que ambos se encontravam. O relacionamento deles seria sempre um segredo, a não ser que fosse embora juntos, mas sem os "contatos" isso não seria possível. Um escolheu ter uma certa liberdade e outro o caminho mais fácil e cômodo para aquela situação. É realmente triste, pois torci até as últimas páginas pelo casal, na esperança de em algum momento ficarem juntos outra vez, mas analisando e comparando a história com os dias de hoje, sabemos que é mais comum do que se pensa tais decisões serem tomadas pelo medo do julgamento e isso é realmente muito triste.

Fabricio 19/05/2024

Sublime
"Não é possível pedir a alguém que o ame de acordo com a sua vontade."
O livro conta a história de um amor proibido, em uma época impossível.
Os dois jovens se descobrem e tentam levar a vida, mas as circunstâncias os obrigam a tomar rumos diferentes....

juansonline 18/05/2024

A dor do que nunca foi dito
?[?] você tinha razão quando disse que as pessoas nem sempre podem nos dar o que queremos delas; que não é possível pedir a alguém que o ame de acordo com a sua vontade?

acho que essa citação resume um pouco a obra; a dor do que nunca foi dito e a ânsia por uma realidade longe do que o presente te permite, talvez pela realidade política opressora que te rodeia, talvez por medo e repulsa interna de ser quem você nasceu para ser, talvez pelo terreno incerto da liberdade ? uma das palavras-chave de todo o livro ?, ou, talvez, todos em uma coexistência em colapso.

sei que as palavras profundas e intensas de Nadando no escuro me tocaram; as angústias de Ludwik atravessaram as páginas e me atingiram, era possível compreender o porquê dos seus sentimentos de repressão serem tão fortes; o contexto político esmagador e avassalador da Polônia se materializava a cada palavra, conseguia visualizar perfeitamente a tensão de viver durante aquele período, de ser obrigado a viver um personagem e reprimir seus desejos, seus interesses, sua personalidade, seu ponto de vista, ou sofrer as consequências, porque não havia meio termo. enfim, um livro que vai me acompanhar por um tempo, principalmente a inebriação dos dois últimos capítulos que, apesar de já esperar um final agridoce, ainda assim me puxaram para um abismo de emoções.

com certeza um começo brilhante para Tomasz Jedrowski, e um novo eu, que recomendará Nadando no escuro para quem puder.

Julia.Bernardes 18/05/2024

Romance
Não tem como o livro quando ele só romance romance ele não me apetece

Comédia romântica e coisas bobinhas eu até gosto agora o romance seco e puro igual desse livro não curto

César 18/05/2024

Going back home, going back...
O livro conta a história de Ludwik, um jovem polonês homossexual exilado nos EUA. Através de um texto dirigido a Janusz, ele passa a relatar algumas memórias de sua vida na Polônia, passando por sua infância, adolescência e descoberta da sexualidade, através de um amor platônico pelo seu melhor amigo Benek. Em um segundo momento, já no início da vida adulta, Ludwik relata uma viagem a um acampamento rural com os colegas de faculdade, pouco antes de se formar, onde conhece Janusz e desenvolvem inicialmente uma amizade, que gradativamente se torna algo maior.

Todavia, eis que o acampamento acaba, e Ludwik e Janusz retornam para Varsóvia, onde precisam confrontar a realidade do país que, em 1980, estava sob um regime socialista em que o ultraconservadorismo, a opressão e censura não deixavam brecha pra existência de um relacionamento entre dois homens. Mas eles tentam, mantendo o relacionamento escondido, ao mesmo tempo em que lutam pela própria sobrevivência diária e de seus entes queridos, e por oportunidades melhores de trabalho. Aos poucos, as diferenças entre Ludwik e Janusz vão ficando mais expostas, sobretudo a posição de cada um diante do regime, o que culmina em conflitos na relação dos dois.

O título Nadando no escuro é uma metáfora bem precisa para a história de Ludwik e Janusz, que a todo momento tentam "nadar" às cegas, sem saber se estão indo na direção certa, ou se existe mesmo uma direção certa para ir, ou todas elas levam para o mesmo destino. A escrita de Jedrowski é bastante fluída, mesmo com várias passagens descritivas. É impossível não se importar com os personagens, de modo que a previsibilidade de alguns acontecimentos não deixa o livro menos comovente. Difícil não fazer um paralelo com a Polônia nos tempos atuais, que mesmo sob um regime ideologicamente diferente, mas ainda autoritário, persiste na perseguição contra LGBTs.

mamrfn 18/05/2024

Esse livro foi tudo que eu imaginava e mais um pouco.
ele é real, melancólico e profundo, os assuntos são muito bem abordados e escritos. me encantei com o ludwik e fui capaz de sentir um pouquinho de tudo que ele sentiu.
por mim ele teria umas 400 páginas e eu leria tranquilamente, já tá na lista de melhores do ano ??