O Herdeiro Roubado Holly Black

Resenhas - O Herdeiro Roubado

arilopes 05/05/2024

O Herdeiro Roubado
De modo injusto, não conheço a persona que cunhou a definição de alta fantasia para os leitores, mas com certeza Black, majestosamente, se destaca nesse gênero. As Crônicas de Spiderwick foram meu primeiro contato com a escrita de Black, seguida pela envolvente trilogia O Povo do Ar. E, convenientemente, sempre me pergunto se As Crônicas de Spiderwick não serviram de fundamento para os demais universos, personagens e mitologias que Black nos apresenta. Suspeito que as crônicas possam anteceder o tempo em que Mab uniu as cortes Seelie menores sob sua bandeira. Uma auspiciosa e agourenta ancestralidade.

É alarmante e notável a capacidade que alguns escritores têm de idealizar mundos e universos particulares, com Black você os vive intensa e vividamente. E desfolhada de qualquer glamour, sua escrita é enfática, eufônica e fermentada no mais doce e entorpecente hidromel. Inextricavelmente traçada para cativar e, de certo modo, amaldiçoar nosso esmero.

Outro aspecto que torna a narrativa de Black encantadora é sua rica mitologia. Ao longo da trama, seres como banshee, trolls, kelpie, sereiano, bruxas, nisse, glaistig, goblins e corcéis de erva-de-santiago não apenas povoam as páginas, mas também evocam a noção de um sonho idílico e profano que parece renegar nossa própria realidade. Quando seus sonhos são feitos apenas de papel, tinta e palavras maltrapilhas, por que não escolher uma vida incomum, enfeitiçada e dolorosamente forjada em livros? Afinal, por mais que você se despedace ansiando pelo que é extraordinário, onírico ou místico, sua verdadeira lamúria reside em possuir tais maravilhas. Daria um ano da minha vida em trocar de ser uma changeling.

Ademais, devo clarificar que antes de iniciar a leitura sentencie Black ao abismo do bloqueio criativo por seus capítulos grandes, mas, como um verdadeiro tolo, estava equivocado. O encanto da narrativa te captura de tal forma que você perde completamente a noção do tempo. Ao mergulhar nos tumultuados eventos de Elfhame e interagir com seus astutos personagens, você acaba, na verdade, prestando um tributo à criatividade de Black ao dedicar seu precioso e limitado tempo a essa experiência.

É embaraçoso desassociar o pequeno e ingênuo Oak de sua imagem de cortesão atual. Criado por Madoc e a Grande Rainha mortal, Jude, é impossível lhe devotar qualquer boa-fé sem colocar em risco seu coração. Um carvalho não se destaca apenas por sua majestosidade, mas também pela sua capacidade de sobrevivência. Oak é versado em todas as artes, mas parece não ter previsto que, mesmo a carniça, não está imune à ira.

Quanto a Wren, sua autenticidade e monstruosidade ocultam um coração aprisionado no relicário sofrível de sua infância. Suren.. . Ren.. . Wren, será que ninguém lhe disse que a rainha vive em exílio autoinfligido há anos? E que revelação tão agridoce é encontrar uma personagem tão machucada e emocionalmente frágil e que se recusa a se conformar com as regras opressivas que a reduzem a insignificância. No entanto, às vezes, somos coisa nenhuma e esse é o nosso maior poder. Não ser nada. Nicles. Neca.

É verdadeiramente uma bênção retornar a Elfhame, ao mundo do Povo das Fadas, repleto de estratagemas, inverdades contidas e o interjogo do dito e do não-dito em suas frases. Black não mede esforços para nos conduzir ao presumível, apenas para gargalhar de nossa ingenuidade mortal. Entretanto, quando se vive tempo suficiente à beira de mundos mágicos, convivendo com seres de beleza aterradora e uma ferocidade inimaginável sob uma fachada de polidez, aprende-se a sempre estar um passo à frente. Em mundos onde apenas tolos são indulgentes, é essencial aprender a arte do engano e de não ser enganado. Sinto-me parte do universo quando antecipo algum desfecho e que graça voluptuosa foi me deleitar com o final dessa história.

E com grande alarde, meu peito deseja saber o que está velado no segundo volume dessa duologia. E me pergunto, em qual lado dessa guerra devo me alinhar. Deverei apoiar a Grande Rainha mortal ou a ascendente Rainha da Corte dos Dentes? Mas, acima de tudo, existe realmente um lado correto a escolher?

"Todos os nomes guardam algum poder."

"Pode ser corajoso odiar. Às vezes é como ter esperança."

"Às vezes a vida nos dá o terrível presente de termos nossos próprios desejos realizados."

"Minha maior fraqueza sempre foi meu desejo por amor. É um abismo profundo dentro de mim, e quanto mais busco o amor, mais facilmente sou enganada. Sou um hematoma ambulante, uma ferida aberta."

sara277 29/01/2023

...
EU AMO o universo que a holly criou e sou completamente apaixonada pelos três livros de o povo do ar, com jude e cardan como principais e por isso, quando fui ler o herdeiro roubado eu esperava que me apaixonasse igualmente pelos personagens. bem, eu errei. o livro para mim foi uma leitura extremamente arrastada e cansativa, tanto que até parei o livro diversas vezes o que eu odeio fazer :( espero muito que o segundo livro seja mais interessante e que a leitura flua mais para mim do que no primeiro.

gabrielle vitoria 29/04/2024

Demorei um pouco pra me conectar com os personagens no inicio, em parte porque não me cativaram muito, porém as coisas melhoraram bastante ali depois da metade do livro.
Amei a personalidade do Oak, ele é muito charmoso e tem um pouquinho da Jude e do Cardan KKKKKKK
Gostei muito da evolução da Wren ao longo da história e espero que isso continue sendo bem feito no segundo livro.
Tô com grandes expectativas para o segundo livro, acho que esse serviu como uma grande introdução para a história de verdade.

Laura2184 19/01/2023

"Eu disse a Wren que não partiria sem ela."
"The Stolen Heir" é o sexto livro da série de fantasia para jovens, da escritora americana Holly Black, publicado pela Little, Brown Books for Young Readers e no Brasil pela editora Galera Record.

Narrado pela protagonista, o livro conta a história de Suren, a rainha da Corte dos Dentes que foi criada no mundo mortal.

Após Jude desfazer a Corte dos Dentes, Suren foge de volta para o mundo mortal.

Wren não tem onde morar, a não ser a floresta próxima a casa onde ela passou sua infância. Ela construiu um esconderijo com o passar do tempo e começou a quebrar maldições lançadas nos mortais.

Oak é o próximo na linha de sucessão, basta Cardan abdicar e ele virará rei. O príncipe não gosta nada da ideia de um dia poder sentar em um trono, na verdade, assim como sua irmã adotiva, Oak prefere embarcar em aventuras e batalhas.

A próxima aventura do príncipe envolve a rainha caída. Juntos, eles possuem a missão de acabar com a ameaça que Lady Nore, mãe de Suren, se tornou.

O Herdeiro Roubado é uma história que tem foco na fantasia, mas não deixa o romance totalmente de lado. Como é o sexto livro de uma saga, não é tão difícil compreender o universo. O começo é um pouco maçante, deixando difícil pegar o ritmo, mas depois que você pega o ritmo é difícil parar. Com o passar das páginas a história vai nos prendendo, com reviravoltas e surpresas. Um ponto negativo foi o quão previsível eu achei aquele "enigma" sobre onde está o coração de Mellith.
Joana 03/02/2023minha estante
GENTEEE TÔ LOUCA POR ESSE LIVRO

Nathy @peculiareslivros 08/04/2023

Esse livro se passa oito anos após os acontecimentos de “A rainha do nada” e traz como protagonista o príncipe Oak, irmão de Jude e herdeiro do trono que ela e Cardan ocupam.

A outra protagonista é Wren, ou melhor, Suren, a rainha da Corte dos Dentes, uma jovem simplesmente incrível, que passou por muita coisa e segue lutando da melhor forma que pode. Foi minha personagem favorita do livro!

Como quem já leu os livros da Holly sabe, o universo fantástico é bem feito e bem desenvolvido. A trama é recheada de aventuras e jogos políticos intrigantes. Infelizmente, não curto os romances que ela coloca nos livros, mas abstraindo isso, vale a pena a leitura!

Recomendo esse livro à fãs da saga O Povo do Ar, e recomendo que seja lido após os outros livros, para não perder os acontecimentos e entender como a situação chegou no ponto atual.

site: https://www.instagram.com/p/CqVjzHfLlC0/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Ana Bia 11/01/2023

O herdeiro roubado
"é minha vez de narrar esse conto de fadas"
Eu não estava esperando qualidade porque geralmente sequências de coisas famosas só são para encher linguiça e deixar as pessoas felizes, mas aqui mostra que a holly não estava fazendo esse livro pensando em jurdan e sim no próprio oak (por mais que eu quisesse que eles aparecessem)
Manuela.Palos 11/01/2023minha estante
AAAAA NÃO APARECE JURDSN NEM EM UMA CENINHA??

LucasTheReal 15/01/2023

Que saudade que eu tava desse mundooo
Oito anos após os acontecimentos de Rainha do Nada, acompanhamos o destino de Surren, a princesinha/rainha do Corte dos Dentes, que estava destinada a Oak na trilogia do Povo do Ar, ela já está crescida e tendo que viver nos subúrbios da Terra, roubando e furtando para conseguir sobreviver. E é aí que Oak reaparece. O jovem pede para a moça o ajudar, e a missão da vez é derrotar Lady Nore, a mãe de Surren.

Esse livro é muito bom. Nostálgico demais.
Estava morrendo de vontade de voltar a esse mundo criado pela Holly Black. Eu adoro como ela faz a incrementação desses novos protagonistas de uma forma tão orgânica. E não... Não espere ver uma nova Jude e um novo Cardan. Acho que isso é o mais legal dessa nova duologia do mundo do Povo do Ar.

Lara.Bia 29/03/2023

Opinião aparentemente impopular: história fraca
Wren é uma protagonista que conseguimos gostar facilmente, uma menina sofrida e medrosa, que nos faz torcer pela sua evolução, porém, infelizmente, possui q.i negativo. Vou dar um desconto já que ela estava vivendo a história, mas nós como leitores, principalmente quem já leu muita fantasia, vai descobrir o plot facilmente. Um pouco antes da metade do livro eu já consegui desvendar qual seria o plot final, e eu sou tão ruim para desvendar esses mistérios que se eu consegui, vcs tbm conseguem. O final foi previsível, só que mesmo assim deu muito orgulho da Wren!! Voa garota
Mas o meio da história foi tão Zzzzz, achei chato, não me senti conectada. Outra coisa que eu senti foi falta de aprofundamento nos personagens, por exemplo, o Oak chega a ser tão perfeito que faz eu lembrar que estou lendo um livro. É bom com espadas, sobrevive a venenos, não fica com raiva quando deveria estar, é bonzinho, engraçado, gostoso, já se apaixonou por uma menina chamada Lara. Em todos os momentos ele foi perfeito! E isso faz com que eu não consiga me identificar com ele e nem temer se ele vai se ferir ou não, pq eu sei que o protagonismo está o protegendo. Tipo o final do livro, até parece que certa pessoa vai machucar ele. Enfim, livro bacaninha e só

Nycolle.Rebeca 19/01/2023

Uau
A Holly Black arrasando mais um vez, esse livro foi incrível. O desenvolvimento dos personagens foi perfeito e os plots são muito bons. O final te deixa louca arrancando o cabelo pra ler o próximo. Recomendo dms, e tô doida pra ler o segundo e ver oq a jude vai fazer e se a wren vai perdoar o Oak.

Aline 07/01/2023

Se você espera uma continuação de Jurdan, sinto muito...
Gosto muito do Príncipe Cruel e fui mais uma das enganadas que acharam que veríamos Jurdan nessa história, mas não, são citados apenas!
Essa história é narrada pela Suren e podemos acompanhar boa parte da sua história e tadinha, daquelas personagens que dá vontade de colocar no colo e proteger.
O outro protagonista é o Oak, aquele mesmo, príncipe herdeiro e irmão da Jude, agora um jovem charmoso, aventureiro e tudo mais que podemos esperar de alguém que cresceu com Jude, Cardan e cia.
Achei a história bem legal, interessante a autora usar o mesmo universo, mas sem repetir a história, é muito mais uma aventura do que todo aquele enredo político que vimos em Príncipe Cruel, claro, em pontos pontos consigo comparar a Sure e Jude, mas sem a arrogância que me incomodava e o Oak tem todo um Cardan nele, mas meio mau caráter o que o torna um personagem bem menos cativante.
O grande mistério do livro é bem fácil de ser percebido até a metade dele, mas não tirou a vontade de continuar e entender como seria desenvolvido e não me arrependi, agora é aguardar a sequência, pelo que vi será uma duologia e além do fechamento da história, promete muito Jurdan para nossa alegria.

nalivia_ 30/12/2023

O quanto eu estou apaixonada por esse livro é simplesmente inexplicável. Sempre imaginei que o título O Herdeiro afobado fazia referência ao Oke, mas quando chega no plot do livro Você fica assim caraca mano como eu nenhum momento eu pensei nisso, te surpreende muito te faz se apaixonar você fica com raiva, você é louco você me explicar o que eu tô sentindo depois de terminar essa leitura apenas recomendo perfeito.

Amanda 14/01/2023

Gente esse livro me surpreendeu demais o Oak mano beijoqueiro kkkkkk,enganou a suren, personalidade do Cardan e da jude numa só,no final bati palma para suren,livro muito perfeito estou muito impressionada de verdade uma leitura gostosa que eu simplesmente não conseguia parar de ler amei os flashbacks,queria muito pelo menos um capitulo narrado pelo Oak pq queria muito saber o que passava na cabeça dele em certos momentos,esse livro não tem migalhas de romance nunca fui triste obrigada Holly Black. Só leiam mas leiam sem expectativas de Cardan e jude aparecer porque isso não acontece apenas menção sobre os dois nada mais.

Bruna 01/03/2023

Até q é bom
Esse livro me surpreendeu, quem me conhece sabe q eu não gostei de príncipe cruel mas li os 3 livros p finalizar e esperava que ler esse livro eu fosse continuar não gostando do universo e pipopo mas eu gostei (?) apesar de achar q quem ia narrar o livro seria o oak e não a wren, gostei do enrolar da história e o final me deixou com vontade de ler o próximo, achei o final um pouco corrido e precisei reler pra entender kkkkkk mas gostei

Yasmin 24/01/2023

O Herdeiro Roubado
Um livro pra matar a saudade do povo do ar. Suren e Oak são tudo! Suren é uma ótima protagonista narradora, não alcançou o nível da Jude, mas ela foi muito boa. O Oak me surpreendeu, não esperava que ele fosse assim nesse livro, mas eu amei. O plot no final foi INCRÍVEL! Tô ansiosa para o próximo livro.

"É minha maldição adorar mulheres cruéis."