O efeito Graham

O efeito Graham Elle Kennedy

Resenhas - O efeito Graham

Sousa83 08/05/2024

Tudo novo, mas nada novo.
O Efeito Graham é o primeiro livro da nova saga de Elle Kennedy, sendo essa a terceira série que se passa no mesmo universo. A única diferença é que iremos acompanhar agora os filhos dos casais da primeira série Off-Campus (ou Amores Improváveis) e na minha opinião: já deu.

Quando você faz a mesma coisa pela TERCEIRA VEZ, a probabilidade de não ter uma saturação é mínima. Mas o maior erro de Efeito Graham não é nem voltar a esse universo, mas é querer repetir o sucesso forçadamente ignorando as mudanças que a proposta cobra.

Estamos lidando nesse livro com os FILHOS dos personagens, tecnicamente deveria ter uma passada de tempo, mas ela simplesmente não acontece. Há essa constante sensação que o tempo simplesmente não passou literalmente. Que aqueles personagens, que deveriam ser adultos com famílias, carreiras e experiências de vida, ainda são aqueles jovens que acabaram em inicio de carreira. Isso sem falar da ambientação. Não há um indicio que mais de 20 anos se passaram desde das histórias que acompanhamos na primeira série, parece até que o mundo congelou e nenhum avanço foi feito.

Mas o foco aqui é o romance e o romance entre os dois personagens simplesmente... é chato. Tudo se resume a atração física. Temos uma personagem feminina que joga hockey, mas que tem toda a sua trajetória ofuscada quando os personagens começam a se envolver e tudo passa a resumir em sexo. Metade desse livro se resume a sexo. Off-Campus nos conquistou pela dinâmica não só entre os casais, mas entre todos os personagens. As amizades, os problemas familiares, o companheirismo do time de hockey enquanto esse livro em particular resumiu tudo a umas 5 cenas explicitas de pegação desenfreada.

O Effeito Graham é descaradamente uma tentativa de repetição de um sucesso que já passou e a comprovação que os romances de Elle Kennedy não são mais uma comédia romântica com hot, mas um romance erótico.

Becca 07/05/2024

Não tenho palavras para descrever como descrever quão legal foi voltar para esse universo da briar, amava os meninos e vou amar essa nova geração ?

Mariana 13/05/2024minha estante
senti muito isso também!!!! fiquei esperando váaaarios acontecimentos e eles simplesmente não aconteceram ??

Ludy 07/05/2024

Nova série da autora, se passa no mesmo universo de "Off campus" e, agora, os leitores vão conhecer e se apaixonar pelos filhos dos nossos queridinhos da série "Amores improváveis".
No primeiro volume conhecemos Gigi Graham e Ryder, no qual ambos são jogadores de Hockey.

O livro em questão é escrito em primeira pessoa, com o ponto de vista da Gigi e do Ryder intercaladas entre os capítulos, o que eu particularmente amo, já que o leitor consegue entender as atitudes de ambos os protagonistas.

É uma leitura divertida, fofa, mas também emocionante e em muitos momentos triste, é impossível não se apegar aos personagens e torcer por eles, não só pelos personagens principais, mas também secundários. Foi um livro que conseguiu surpreender-me com o "Plot Twist" além de me fez derramar algumas lágrimas.

Conseguimos ver o sexismo no mundo esportivo, como as equipes de hockey são tratadas de uma forma totalmente diferente por conta do seu gênero. E infelizmente, isso é um fato presente na nossa realidade, em todo o âmbito esportivo.

Um ponto que para mim que foi negativo, é que o "Ex-namorado" da Gigi ao início foi apresentado como uma pessoa, e de repente a personalidade dele mudou completamente, não sei se foi de propósito, mas ao meu ver ficou sem lógica.

Letfls 07/05/2024

Nada de novo na Briar
É mais um livro dos jogadores de hockey, nada de novo sobre o gelo?
Começa o livro com muito hot, personagens sem conexão colocados ali no livro sem sentido; depois de 80% do livro, começa a melhorar.
Mas irrita um pouco a objetificação que a autora insiste em fazer, principalmente de mulheres no livro.
É um hot para passar o tempo, sem muita profundidade. Em alguns pontos fiquei até entediada.
O garret que aparece super pouco tem mais presença que o protagonista, que sinceramente, não achei apaixonante, comprovando que o GG é com certeza O MELHOR personagem de toda a saga.
Algumas coisas ficaram desconexas no livro no final?
Nota final: bom para sair da ressaca literária

0oh56 06/05/2024

6/10
*tem um pouco de spoiler*

lendo esse livro eu só constatei o que eu já sabia: eu amo e sempre vou amar off campus com todo o meu coração, e vai ser para sempre minha série de livros favorita.

não posso dizer que amei esse livro, mas também não odiei ele, ele só não me conquistou como todos os outros oito livros anteriores fizeram, isso sem incluir the legacy, porque esse livro foi tão ruim que prefiro fingir que não existe.

acho que eu esperava algo muito diferente desse livro, e esperava algo mais próximo a todos os outros livros da série, mas desde the legacy, sinto que a Elle perdeu a mão em relação a escrita. parece inclusive que ela perdeu a magia que tinha quando desenvolvia a história e os personagens antigos, não sei se foi o tempo, ou o amadurecimento que mudou a forma como ela escreve, mas definitivamente parece que não foi a mesma pessoa que escreveu todos esses livros.

tenho a impressão, agora mais do que nunca, de que a autora está tentando prolongar a série, devido o sucesso, mas que está prolongando algo mais do que o necessário, e quando isso acontece, as coisas acabam ficando desgastadas e sem aquele brilho que existia.

vários pontos do livro foram super corridos, como se a autora precisasse resolver aqueles problemas o mais rápido possível, e optasse pelas maneiras mais fáceis de fazer isso, como por exemplo a briga do Case e Luke, quando a Gigi e o Luke assumiram o relacionamento; também na parte do beijo da Gigi e do Beck, que foi como se nem tivesse acontecido; ou até mesmo as aparições da Diana que foram pouquíssimas, e chatas, mesmo ela sendo a protagonista do próximo livro. e sendo sincera, isso me deixou um pouco frustrada.

achei também que os personagens foram bem rasos, principalmente o Luke, o desenvolvimento dele deixou muito a desejar, e em vários momentos me peguei torcendo pelo Case, ao invés do Luke, simplesmente porque ele parecia mil vezes mais interessante.

enfim, falando agora sobre a melhor parte desses livros para mim: a interação entre os personagens, e a ligação entre todos os personagens da série.

essa é definitivamente minha coisa favorita dos livros, eu amo quando as histórias se completam, quando os personagens aparecem um no livro do outro, quando existe interação entre eles, e principalmente, quando todo mundo é tão amigo que se torna família. isso faz meu coração ficar quentinho, e trás uma sensação de pertencimento, mesmo que tudo seja fictício.

de fato, a interação entre os personagens antigos e os novos foi o ponto alto do livro para mim, e sempre a melhor coisa que pode acontecer nas séries.

beprs 05/05/2024

Eu li os livros de Amores Improváveis e Off Campus em outra fase da vida e lembro que gostei e me apaixonei por muitos personagens, eu não sei se eu to velha ou se realmente esse livro não tem nada demais, mas achei menos que mediano. Achei que a coisa toda entre eles era muito sexual e do nada virou uma paixão avalassadora, falou um timing ali bem importante? tudo meio lento demais também, muita perte técnica do hockey que 90% das leitoras nem entendem, sei lá, achei nhé
Grazi 05/05/2024minha estante
Achei o mesmo que vc

Thalita 05/05/2024

Amei!
Ah que saudade de um casal perfeito! Adorei a história e rever velhos conhecidos. Foi maravilhoso!!!

Taismara3 05/05/2024

Bem vindos de volta ao universo Briar U
Nunca pensei que estaria de volta a esse universo, muito menos que a autora pudesse nos presentear com esse livro maravilhoso. Nos permitiu matar saudades dos nossos queridos, Gigi e Ryder me deixaram com o coração quentinho demais amei

Maria20320 04/05/2024

Livro conforto!

Esse é aquele tipo de livro que você nem vê as horas passando quando está lendo e que deixa o coração quentinho a cada capítulo (tirando a parte que Ryder conta do passado, aí que ódio). Amei o desenrolar da história e do relacionamento de Ryder e Gigi, a química se construindo entre os dois(??), o tanto que o RyRy (como eu carinhosamente o apelidei????) evoluiu, expressando seus sentimentos e deixando as pessoas se aproximarem( a amizade dele com Case, não vou mentir que achei eles bem fofos ??? ).

Rayssa.p 04/05/2024

Leitura gostozinha! Bom pra passar o tempo. O mesmo padrão e estilo de sempre da autora, mas vale a leitura para quem gosta desse estilo.

Victoria887 04/05/2024

Olha sou completamente suspeita pra falar porque off campus é minha saga de conforto e uma das favoritas! Mas senti que faltou maior desenvolvimento em alguns pontos, achei que a briga dela com o garrett foi muito no finalzinho? o casamento nem se fala, literalmente não esperava. Amei ? Amei ! Mas que foi muito do nada, foi! Queria que tivesse tido um maior aparecimento dos primos da gigi e os tios tbm.
Achei alex turner muito atirada pro lado do ryder, juro fiquei com ciúmes pela gigi. Mas OK
Luke teve um passado difícil, seria bom uma terapia. Mas entendo que a gigi ajudou ele, o owen confortou sobretudo e a hanna
aaaah minha grande wellsy, EU TE AMOO! Acolheu o luke como ninguém, uma verdadeira MÃE!
Ansiosa pelos próximos livros!

Bruhrebolo 04/05/2024

Gostei bastante da história da Gigi e do Ryder, achei muito lindo. E o Ryder é muito forte por tudo que ele já passou, que foram acontecimentos muito fortes, foi muito bom finalmente ele ter alguém ao lado lado, quando ele nunca teve, ter alguém pra que ele pudesse ser ele mesmo e falar sobre qualquer coisa sem ser julgado, deixar de ser sempre tão fechado e guardar tudo para si, ser feliz, além da família incrível que ele faz parte agora, principalmente a Hannah por sempre ter estado ao lado dele desde o começo, sempre tão fofa.
E o Ryder é tão pítico, dei várias risadas e sorrisos bobos com ele, principalmente quando ele dava flores nos ?dias internacional? hahaha, e ele sempre fazia qualquer coisa pela Gigi, o amor deles é muito lindo
Não posso deixar de falar do querido Graham, meu personagem favorito da série e consequentemente meu casal favorito também, Garrett como sempre perfeito, achei que não tinha como ele ser mais ainda, mas ele sendo pai mds foi incrível, sempre soube que ele seria um pai sensacional, a relação dele com a Gigi é linda. A família dele pra mim é perfeita, a relação que eles tem e a união, são muito bonita. Ter lido a história do Garrett e da Hannah e poder ver a família que eles criaram foi magnifico.
Mas senti falta do Garrett e da Hannah, não teve muitas interações entre eles, e fiquei bem triste por isso.