The Young Man

The Young Man Annie Ernaux

Resenhas - O jovem

Marina 04/04/2024

É um livro bem reflexivo, gosto da escrita crua da autora, a forma como ela se expressa é direta e sólida. A história inteira é contada de um ponto de vista único, o que me trouxe a sensação de uma conversa entre amigas, é como se anne estivesse apenas fofocando comigo e me contando como foi seu relacionamento com o A.

pedromourr 30/03/2024

É meu primeiro contato com a escrita da Annie Ernaux, acabei ouvindo esse em audiobook. Gostei da história apesar de não ter me conectado muito, a narração e a escrita são muito boas. O livro é curto e rápido porém não se torna incompleto. Acredito que o desenrolar da história caminhou para um final satisfatório.

Gois 17/03/2024

Curtinho e agradável
Interessante como ela só fala dela, sem parecer narcisica demais e como em algo tão curto fala sobre vários temas e reflexões. Curtinho, envolvente e agradável. Recomendo.

aninhadanolinha 14/03/2024

Sei lá
Eu escutei falar tão bem desse livro e da autora em si que acho que esperava mais, sei lá.

e sendo bem sincera achei ela meio filha da put* assim contribuindo para o chifre da coitada da menina

Wanessa Braga 10/03/2024

O jovem
Ainda viciada no jeito cru, direto e documental que a Annie Ernaux escreve.
Nesse livro, que é super curtinho, ela fala de um relacionamento com um rapaz quase 30 anos mais novo que ela. Conta das trocas, olhares, preconceito, da possibilidade de reviver e redescobrir tantos sentimentos ainda que ciente da desproporcionalidade que essa relação ?exigia?.

Thiago 06/03/2024

Primeiro livro da autora que leio e com certeza ela tem uma escrita que é só dela. Por ser um livro curto, ele tem muitas reflexões sobre o desejo da mulher e a experiência que ela teve por se relacionar com um jovem mais novo que ela.

Suzana Alves 04/03/2024

Meu objetivo de ler todos os livros da Annie está progredindo. Gosto de sua escrita objetiva. Esse livro, como a maioria dos livros dela, é objetivo, rápido, é o estilo de escrita da autora. Neste, ela fala sobre o romance que teve com um jovem mais de vinte anos mais moço que ela e como esse relacionamento mexe com a sua noção de tempo.

wendymarques 03/03/2024

Maturidade deveria ser o nome desse livro
É um conto romântico, clássico. Na verdade esses livros menores da Anne são como pequenas partes reflexivas de uma história maior.
Esse fala muito sobre a vida, maturidade, crescer/envelhecer, lembranças e as relações de modo geral, entre o casal, entre os amigos, entre as pessoas em volta e por aí vai.
O livro é curto e leve, você lê e nem sente as páginas, uma delícia.
Absorver o que a autora quer passar é muito fácil porque a narrativa dela é muito objetiva e clara, você não tem dúvidas do que está lendo, do enredo, do que cada parte represente e nem do que aquela história de amor significa, é transparente.

Steh18 01/03/2024

Eu não sou muito de ler contos e ensaios, mas esse aqui foi dica de uma amiga, por isso resolvi da uma chance. Adorei. É um livro que traz algumas reflexões sobre a vida, maturidade, relações e etc. Gostei da escrita da autora. Minha única ressalva é uma questão pessoal: sempre acho esses livros tão curtos e eu fico com aquele gostinho de quero mais. Kkkk

Daianne.sgs 01/03/2024

Linguagem objetiva e ao mesmo tempo poética.
Meu primeiro livro desse autora.
Adorei a escrita, uma narrativa objetiva e breve , mas ao mesmo tempo rica e com uma linguagem poética.

A temática sobre etarismo me prendeu.
A forma como Ernaux abordou as questões de interesse nas relações foram maravilhosas.

Estou muito interessada em outros livros de Annie Ernaux?

mariana113 29/02/2024

Crua e direta
Em mais uma de duas obras, Annie descreve seu relacionamento, dessa vez com um rapaz 20 anos mais novo.
Assim como em ?Paixão Simples?, a autora evoca memórias através da descrição de sua relação, abordando temáticas como a sensualidade, desejo e o corpo de mulheres mais maduras, e explica como os dias atuais de sua relação são intrínsecos à sua história passada, mencionando a pobreza e um aborto clandestino.
Acima de tudo, Annie Ernaux demonstra com perfeição sua capacidade de manter a atenção e interesse de qualquer leitor, através de temáticas que, muitas vezes, conversariam apenas com um público específico. Quanto mais conheço sua obra, mais entendo sua consagração como clássico francês e seu Nobel pelo conjunto de suas obras.

Elis.bergamo 29/02/2024

Palavras mais afiadas que uma faca
?Pensando bem, a mulher madura era, contudo, mais perigosa que a jovem - a prova disso era que ele tinha trocado uma de vinte anos por mim.? Só esse trecho deixa evidente o quão marcante é a escrita de Annie Ernaux.
Meu primeiro livro lido dela, rapidinho pra ler em menos de 1 hora.
Uma escrita marcante, crua e tão afiada que chega fazer o queixo cair.
Apesar de tudo, poderia ser um pouco mais comprido? mas gostei muito desses minutos de leitura. Vou me aventurar mais no universo literário da autora. ??

Camila Polonio 20/02/2024

?Ser eterna e estar morta?
Mais um livro reflexivo de Annie Ernaux. O encontro de uma mulher com um jovem. O espelhamento na relação é uma fonte rica pra reflexões. Muito bom!

Amanda3913 17/02/2024

Primeiro livro que leio da Anne Ernaux, por quem tenho muita curiosidade. A maturidade e a lucidez da escrita me encantaram. Você não se sente nem um pouco constrangido com a forma crua e terrivelmente honesta que ela trata deste romance, afinal não se havia qualquer dúvida de que seria algo intenso e passageiro. Uma pena que seja tão curto.