Futuro ancestral

Futuro ancestral Ailton Krenak

Resenhas - Futuro ancestral

naedellaparma 30/09/2023

Qual o nome dos rios que nutrem sua terra?
Necessário, não tem outra forma de indicar esse livro. Somente necessário. Leiam, futuro ancestral é o caminho para se pensar um mundo com a esperança de ser encantado novamente.

Mateus 27/04/2023

Colocar o coração no ritmo da terra
"Cale o cansado, refaça o laço, ofereça um abraço quente"

Começando a falar sobre Ailton citando emicida por conta que ele tá nesse grupo de brasileiros que tá tentando mudar o jogo, futuro ancestral se encaixa nesse verso

Ailton consegue ensinar em cada pedacinho do pequeno livro, como devemos olhar pros nossos rios e saber que a vida é correnteza, ensina que devemos criar nossa próxima geração pra ser amiga da terra, do tempo e deles mesmos, ensina que não precisa existir competição, que dá pra aprender fora da escola, que a serra do mar que eu desci por muitas vezes ir a praia no sul do estado do Rio carrega a história de criação do mundo.

Juntando todos esses ensinamentos ele consegue abrir seus olhos, te mostrar olhando pra trás achamos a resposta do futuro

"Quando não souber para onde ir, olhe para trás e saiba pelo menos de onde você vem"

Aproveitando desse provérbio pra finalizar o futuro tá lá atrás ?

ClaudiaMF 27/02/2023

Pluralidade de universos
Mais um livropara guardar no coração, saber de 'cor', de coração. Ailton Krenak nos conquista com sua linguagem direta e ao mesmo tempo erudita, falando tudo o que quer dizer sem floreios academicistas. Falar de ancestralidade não é voltar ao passado, ao que não vale mais. Muito.pelo contrário, é reconhecer o que é de fato importante.
Gostei especialmente do capitllifinal que trata de infância e educação. Livro de cabeceira.

Victor Meira 08/03/2023

ANCESTRALIDADE, SAGRADO E EDUCAÇÃO
Quem insiste em dizer que o Brasil foi descoberto em 1500 ignora toda riqueza cultural, espiritual, educacional e civilizatória existente desde sempre sobre a terra invadida. Este livro nos faz ouvir o que era o Brasil pelo olhar do próprio povo originário. Se os saqueadores europeus foram burros por menosprezar a 500 anos atrás, a sociedade atual é ainda mais burra e insensível por não compreender a importância de resgatar e proteger os conhecimentos e povos que fizeram desta terra um dia uma sociedade muito mais evoluída que esta selva de pedras. Ailton Krenak nos mostra o qual sagrado são nossos rios, nossas crianças e nossa terra, e o porque não nos é permitido acreditar nesta verdade.

Gaby 14/03/2023

Seria um sonho ter como realidade um futuro que remetesse ao modo de vida que tínhamos anos atrás. Essa é a temática abordada no livro. Seria o futuro amcestral?

Lala 24/03/2023

Tudo no livro é suavemente reflexivo, Ailton nos faz pensar sobre o passado evocando sua concepção de ancestralidade e colocando-a em contraposição a nossa. Tentei ter ao máximo uma observação atenta e sensível da cosmovisão que nos traz diversos questionamentos, não apenas sobre a vida em sociedade, mas também sobre a essência de existir e a procura por um futuro melhor. Esse futuro não está diretamente ligado à educação, pois o futuro é imaginário, ao passo que a educação deve ser real e presente. A mesma sociedade que está presa numa busca incessante pela educação é a mesma sociedade acomodada com a ideia de que o capitalismo não terá fim, estamos cegos e não enxergamos o capital como responsável pelo empobrecimento da nossa própria existência. Os seres urbanos-industriais não sabem viver, mas temem a morte mais do que qualquer outro animal. Os pássaros morrem, as árvores morrem e tudo envelhece, estar ao lado da velhice é resgatar os vínculos com a nossa ancestralidade e de reencontro com nossos antepassados. Somos filhos da Terra, estamos aqui e não podemos deixar que a lógica ocidental nos coloque em oposição à natureza. A ancestralidade é uma experiência geracional de trocas, devemos ensinar os mais novos sobre o amor, a esperança, a empatia e o respeito para que essas crianças lá na frente possam se preparar e entender a vida adulta. A base dessa educação é feita com o cotidiano e experiências são fundamentais para se perceber como sujeito coletivo e entender o seu lugar no mundo.

Henrique653 01/04/2023

Deu vontade de morar no mato
De uma forma carinhosa e séria, Krenak nos dá uma aula sobre o conhecimento ancestral dos povos originários, e seu vínculo antigo e respeitoso com a natureza (da qual somos parte), sempre apresentando seu mundo em contraponto ao nosso, o dos brancos, que enxerga o mundo como uma coisa útil. Abrir espaço para a visão dos habitantes nativos destas terras, pode ser nossa saída de um futuro terrível evitável.

Áquila 19/04/2023

Rio que corre
Krenak começa falando dos rios, que fluem, mudam e moldam, mas permanecem. Critica o mundo capitalista da utilidade e sinaliza que uma educação que perpetua esse mundo é um problema.

Fabi Luques 09/08/2023

Acalento
Livro muito gostosinho de ler, traz boas reflexões sobre o homem e a natureza. Gostei bastante!

- O que as nossas crianças aprendem desde cedo é a colocar o coração no ritmo da terra. -

Yasmin O. 08/10/2023

... se há futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral...
"Esse é o mistério indígena, um legado que passa de geração para geração. O que as nossas crianças aprendem desde cedo é a colocar o coração no ritmo da terra". Ailton Krenak

Eu li esse livro quase todinho na beira da água, ouvindo o marulhinho das águas resilientes da Iguaá-Mbara batendo nas pedras, e não poderia ter havido uma companhia melhor, tratando-se o primeiro texto justamente de uma saudação às águas. E eu nem tinha lido o sumário, uma sincronicidade. Um livrinho curto que trata de tanta coisa . Me trouxe um pouco de volta pra mim. Ailton sempre necessário ❤️.

Letícia 20/03/2023

Maravilhoso
Toda vez que leio ou ouço Ailton Krenak o sentimento é sempre de escuta. escutem Ailton Krenak, e toda a ancestralidade indígena! esse livro foi incrível, eu literalmente vivi ele enquanto o lia.

Daniela 22/01/2023

Reflexões necessárias
Krenak propõe reflexões essenciais para questionarmos o modelo de futuro que estamos construindo. Necessário!

Leticia.Moura 28/05/2024

O futuro é ancestral. Origem é destino.
"Os orixás, assim como os ancestrais indígenas e de outras tradições, instituíram mundos onde a gente pudesse experimentar a vida, cantar e dançar, mas parece que a vontade do capital é empobrecer a existência. O capitalismo quer um mundo triste e monótono em que operamos como robôs, e não podemos aceitar isso."

Carol 02/04/2023

Colocar o coração no ritmo da terra
Todo educador, toda mãe, pai, todas as pessoas que vivem, trabalham ou convivem com a infância deveriam ler esse livro, principalmente o último capítulo, coração no ritmo da terra.

Estamos roubando infâncias e construindo a destruição de futuros, de mundos.

Uma leitura muito reflexiva (demorei mais que o esperado para terminar esse livro) e que será muito válida de ser revisitada ao longo dos anos.