Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1927 encontrados | exibindo 271 a 286

brookbaby0 15/09/2023

Auto da Compadecida
Leitura obrigatória para a faculdade. Um clássico que deve ser lido! Leitura rápida, engraçada e cativante.

sussu 13/09/2023

O melhor que li em 2023
Li para uma prova da escola, e foi uma das melhores leituras já proposta pela mesma. Já havia visto o filme há muitos anos, mas a experiência da leitura foi magnífica, me diverti muito, simplesmente um dos melhores livros que já li, e o melhor ainda, é nacional, só leiam essa obra prima alguma vez na vida antes de morrerem!!!

Eloisa145 13/09/2023

Amo
Leitura boa, gosto muito de Auto da Compadecida de todas as formas, teatro, filme e, agora, livro. Sou apegada demais ao contexto, e principalmente a lição de moral.

Isabella411 12/09/2023

João grilo o maioral?
Amei esse livro, li ele para um trabalho da escola. No começo, achei meio chatinho. Ai como meu trabalho é pra essa semana, botei um audiobook e fui lendo junto com o áudio. Eu ri bastante, me identifiquei com o chico?

Apenas leiam, da uma visão boa de sociedade!!

EduardaMarquess 11/09/2023

Depois de anos vendo o filme (ao ponto de saber a maioria das falas) finalmente li essa belíssima obra. Já sabia que acharia fenomenal, mas foi mais prazerosa do que o esperado, nem vi o tempo passar enquanto lia. Não quero comentar mais nada, pois não tem como descrever a sagacidade de Ariano. Leiam!!!

Sobre a edição, simplesmente excelente, tanto as xilogravuras, como os comentários cerca da obra, algumas coisas foram novidade para mim, como os cordéis que inspiraram trechos da peça, como amante de cordel, os achei interessantíssimos!

Riany 10/09/2023

Procurei ler o Auto da Compadecida em busca de me distrair com diversão. Gosto muito do filme e não seria diferente com o livro.

Anna 10/09/2023

Bem descontraído
Sempre adorei o filme auto da compadecida, e com o meu interesse em literatura brasileira decidi dar chance para uma obra muito queria. Como o livro é basicamente o roteiro de uma peça ele é bem direto, mas não é por isso que tira o gosto da história. Tanto a ambientação quanto construção de personagens é muito satisfatória e esse concerteza é um livro em que você dará muitas risadas.

Marcos.Detanico 09/09/2023

Um tesouro da literatura brasileira
foi uma leitura verdadeiramente divertida e surpreendente. Com seu humor inteligente, personagens inesquecíveis e a mistura habilidosa de comédia e crítica social, a obra de Ariano Suassuna cativa o leitor do início ao fim. É uma aventura hilária que deixa uma impressão duradoura, provando que o riso e a reflexão podem caminhar de mãos dadas em uma história cativante. Uma leitura que, sem dúvida, vale a pena para todos que buscam uma experiência literária única e enriquecedora.

Fabio.Nunes 09/09/2023

O circo no livro
Outra obra da qual eu só conhecia o nome e poucas cenas. É muito bom descobrir o Brasil pela literatura, e isso aqui foi uma experiência alegre do início ao fim.
Um livro em forma de peça de teatro, encenada num circo, recheado de humor e boas espetadas críticas de Suassuna.

Se você precisa de um livro curtinho para te trazer um pouco de alegria, isto aqui pode te ajudar.

Não sei se já é assim, mas deveria ser obrigatório nas escolas.
Thayssa.Tannuri 09/09/2023minha estante
Amo ? Grande Suassuna

Daniel1179 08/09/2023

O Auto da Compadecida
Acho que não existe um brasileiro que não tenha vislumbrado nem que seja um único resquício que essa obra representa.

O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, ilustra não uma visão estereotipada, mas pura e crua. Esse livro me fez rir e refletir diversas vezes na narrativa, mediante referenciações ao que o autor denomina como "injustiça secular". João Grilo é um personagem emblemático para a região e para a nação como um todo.

Acontecimentos variados me fizeram rir bastante, como as ocasiões relacionadas ao testamento da cachorra e ao julgamento. Entretanto, uma parte me deu MUITO sono, que foi as de Maria (Deus me perdoe).

Tirando isso, a história é singela e belíssima!! Digníssima de todo o reconhecimento. Escutei o audiobook e a experiência foi muito mais imersiva. Adorei!!!

Laura Mendonça 08/09/2023

Achei que não ia gostar, mas me surpreendeu
Não é um livro que esteja na minha zona de conforto ou que seja o tipo de leitura que normalmente eu procuro, mas tive que ler por conta de ser uma leitura obrigatória da minha escola. Achei bem divertido e rápido e o livro faz críticas sociais por meio de sátiras e da comédia.

Barbara1444 06/09/2023

Incrível
Pude perceber os personagens de uma forma diferente, mesmo acostumada com a ideia que o filme passava, foi divertido imaginar e perceber tudo de uma forma única e minha.

Anne 06/09/2023

O auto da compadecida
É muito doido o quanto essa peça é importante pra cultura brasileira, e com razão porque a história é realmente muito boa. A peça é composta por emoção, alegria, ironia e sátiras e é isso que faz dela tão unica

Paula823 04/09/2023

Resenha do Livro “O Auto da Compadecida” do Autor Ariano Suassuna.

É uma peça teatral em forma de Auto, com três atos, que traz as peripécias da dupla Chicó e João Grilo, dois nordestinos pobres que persistem todos os dias para manterem-se vivos, mesmo diante de todas as dificuldades.
Em 2000, inspirou o filme homônimo estrelado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele e dirigido por Guel Arraes.

Carregado de referências do cordel, bem como aspectos tradicionais da cultura do Nordeste, é escrito com traços de uma linguagem oral, representando uma sociedade menos abastada e com dificuldades. Uma trama recheada de questões religiosas do catolicismo, o autor elabora um enredo inteligente, cômico e extremamente reflexivo, fazendo o leitor repensar a respeito da vida do sertanejo, e além das dificuldades, como as pessoas são capazes de manipular, mentir, e até matar por sua sobrevivência. Com um toque genial e simples, Suassuna revolucionou a literatura brasileira, deleitando seu leitor com suas palavras.

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Rubens75 03/09/2023

Confesso que enquanto lia fui relembrando a série da globo, que fez muito jus ao texto sensacional desse livro.

1927 encontrados | exibindo 271 a 286