Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1927 encontrados | exibindo 301 a 316

Sccmarx 21/08/2023

Engraçado, autêntico e curto.
Este livro é incrível, bem escrito, personagens carismáticos e construídos com excelência. O enredo é envolvente e faz o leitor rir, refletir e gera um sentimento bom ao fim, dando esperança sobre uma vida melhor.

Gabyh 21/08/2023

Tão bom quanto o filme
Eu peguei essa obra prima pra ler e passar o tempo, porém mal passou tempo porque foi uma leitura muito fluida e rápida. Mas, isso não afetou em nada o quanto eu me diverti durante a leitura.

É claro que por ser um texto teatral todo o cenário é bem mais reduzido, afinal é em cima de um palco né. Porém, para quem já assistiu o filme (ou a minissérie) a imaginação dá conta desse aspecto, e mesmo assim o fato do cenário ser mais reduzido não atrapalha em nada na leitura.

Assim como o filme, o livro é pura comédia com uma boa dose de crítica social, tudo isso passado para o leitor de forma teatral, o que deixa tudo muito mais intenso e cativante.
João Grilo e Chicó são protagonistas extremamente cativantes, não tem como você ler (ou assistir) e não gostar deles, sério.

Uma coisa muito interessante é que alguns aspectos do filme são completamente inéditos, não existindo na obra, assim como coisas da obra não existem no filme. Acabou que no final X não atrapalhou Y, mas achei interessante ler um universo em que X coisa simplesmente não existe.

"Auto da Compadecida" é uma obra que entrega exrtaordinariedade em tudo que se propõe, seja teatralmente, seja cinematograficamente, seja literariamente (essa palavra existe?).

Giulia143 20/08/2023

Que livro incrível! Cresci vendo o filme e não achei que a leitura seria tão divertida quanto o filme, mas é. A leitura foi feita através do audio book disponível no Skeelo e é muito legal, muito bem feito, suuuper recomendo.

Maria5571 20/08/2023

Auto da Compadecida
Eu li pra escola então foi mas por obrigação mas eu achei que não ia ser muito bom mas não foi chato. Não é meu estilo mas pra quem gosta eu recomendo.

suellen 20/08/2023

AUTO DA COMPADECIDA
"ENCOURADO
Grande coisa esse chamego que ela faz para salvar todo mundo! Termina desmoralizando tudo.
SEVERINO
Você só fala assim porque nunca teve mãe.
JOÃO GRILO
É mesmo, um sujeito ruim desse, só sendo filho de chocadeira!"

Ariano Suassuna é um gênio e esse livro é ATEMPORAL!!!

Michele 19/08/2023

Me apaixonei por João Grilo desde o filme, mas o livro é ainda mais maravilhoso. Suassuna é um autor encantador, li o livro em pouquíssimo tempo, por que ele prende você do começo ao fim.
Simplesmente maravilhoso!

BnecoDeNeve 18/08/2023

Um clássico divertido e memorável
Há uns tempos eu queria ler esse livro e não me arrependi esse livro é maravilhoso.
A simplicidade da narrativa e os personagens como dá para ver pessoas do seu cotidiano neles é gratificante.
Leiam esse livro é muito bom

Janaina.Oliveira 17/08/2023

Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
A história de Chicó e João Grilo, muito conhecida, acredito que principalmente devido ao filme, tantas vezes encena, conta a história de um João muito esperto que faz muitos trambiques, baseados em sua esperteza mas acabada morrendo e se vendo no meio de um julgamento, pelo Sr. Jesus e o Encourado é só alguém muito poderoso pode interceder por ele e pelo seus.

O próprio Ariano, muitas vezes disse que essa peça foi tirada de muitos cordéis, populares no nordeste, muitos dizem que são plágio, para mim, apenas uma leitora, gostei muito, por que é uma chance de curtir um história leve, que toca em assuntos críticos da sociedade, além de levar a cultura do Brasil para outros países e para o brasileiro de outras regiões.

Jackie! 17/08/2023

Isso é tão Brasil
Das girias brasileiras à corrupção dentro das igrejas, isso é tão Brasil! Eu amo o filme, mas fazia um bom tempo que eu não o revia, portanto a história não estava fresca na minha memória. Assim, foi ótimo reencontrar esses personagens, acho um sarro as artimanhas que o João Grilo e o Chicò inventam para "sobreviver".

Além de ser muito engraçado o livro traz várias críticas que são muito atuais! Isso aqui é basicamente uma obra atemporal e acho que todo mundo devia ler.

i2delrey 16/08/2023

Não sei, só sei que foi assim
Tava lendo porque a escola passou e tenho que dizer, que livro extraordinário e olha que livro teatral não é muito a minha praia, na minha visão ele abordou sobre a corrupção dentro das igrejas e sobre a desigualdade social e usou o humor para falar sobre.

Clara 14/08/2023

Uma edição linda para essa peça maravilhosa! Não tinha como não dar 5 estrelas, isso aqui é o puro suco de obra de arte nordestina e brasileira.
A edição vem com algumas informações a mais, como informações sobre o autor e notas sobre a construção da peça, além das instruções de como orientar a peça. Ótima edição pra professores afim de reproduzir no teatro da escola!

fallchord 12/08/2023

Impecável
Essa história é de arrancar os cabelos da cabeça, de pensar ?meu deus, como o Ariano escreveu isso??. No posfácio, é citado que importantes passagens da narrativa foram retirados de folhetos do folclore nordestino, de fato, o mais rico do país.
Não consegui parar de rir desde o início desse livro com as ?embrulhadas? de João Grilo e de como Chicó era ?frouxo?. Também é destacável como o autor com genialidade fez um jogo de cintura entre Jesus (muito bem representado), Nossa Senhora e o Encourado. A história é desenvolvida, bem escrita e envolvente. Um livro e tanto.

tabatatucat 11/08/2023

Realmente o Auto da Compadecida é isso tudo mesmo. Que história engraçadíssima, envolvente e prazerosa de se ler.

Natalia.Tamaio 11/08/2023

"Num sei, só sei que foi assim!"
Ler Auto da Compadecida é tudo que alguém que viu o filme pode imaginar: é reconhecer as falas da obra cinematográfica, é pensar que uma história tão antiga (de 1955!) permanece tão atual, e é também rir um pouco durante a leitura lembrando da atuação inenarrável de Matheus Nachtergaele e Selton Mello.
O livro traz a peça escrita por Ariano Suassuna na qual dois nordestinos, João Grilo e Chicó, querem ajudar seus patrões a benzerem o cachorro da família e, numa trama em que se veem fugindo de um cangaceiro, João Grilo morre e vai ter com o julgamento final, no qual pede a ajuda de sua santa Compadecida. Realmente foi uma delícia ler a história e lembrar os diálogos do filme, tão marcantes e que tornam essa história uma das minhas preferidas da vida - sem dúvida um dos melhores filmes nacionais que assisti, e um show de atuação!
Amei ler e conhecer a obra de Ariano Suassuna mais de perto, bem como tive orgulho de saber que todos os diálogos e retratação da cultura foram bem fiéis às ?lendas? e histórias que circulavam pelo Nordeste na época: por isso, mais do que um simples enredo, Auto da Compadecida é uma manifestação cultural de reconhecimento às tradições e religiosidade do nosso povo nordestino.
A história passa também um olhar bastante empático e justo, particularmente o olhar que busco ter, sobre um povo que sofre as mazelas de viver numa região pobre do Brasil, muitas vezes sem acesso à comida e em condições de vida precárias, e é justamente isso que a Compadecida usa para defender os pecados dos diversos mortos que acompanham João Grilo na audiência final pós-morte.
FRASES:
?É preciso levar em conta a pobre e triste condição do homem. A carne implica todas essas coisas turvas e mesquinhas. Quase tudo o que eles faziam era por medo. Eu conheço isso, porque convivi com os homens: começam com medo, coitados, e terminam por fazer o que não presta, quase sem querer. É medo? (Compadecida)
?Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo que é vivo morre.? (Chicó)

1927 encontrados | exibindo 301 a 316