Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1925 encontrados | exibindo 286 a 301

alice 30/08/2023

Para a escola
Recomendo o filme, pra mim n faz sentido ler texto teatral?
agora eu to so enrolando pra dar a quantidade de letras

JoAo366 30/08/2023

O Auto da compadecida conta a história de João Grilo e Chicó. João Grilo é um mentiroso de primeira, enquanto Chicó acoberta o amigo. Os dois vive entrando em "embrulhadas" por conta dessas mentiras. Eu li esse livro em 1 dia, adorei a história, sempre com alguma coisa nova, que me prendeu no livro, e tenho certeza que também vai te prender.

Larissa 29/08/2023

Absolutamente divertido
Para quem ama o filme, ler o livro é uma experiência essencial
Divertido, irreverente, brasileiro em todos os níveis

isacslira 28/08/2023

O Auto da Compadecida
Não tem muito o que falar sobre minha experiência com esse livro, foi boa e eu li o livro até que rápido para meu ritmo de leitura na época , os personagens tem uma carisma GIGANTE, mas não me marcou tanto para eu dar um 5 estrelas !

isadora 27/08/2023

Nunca vi o filme e tive que ler o livro, foi simplesmente melhor leitura que eu tive! esse livro é incrível ri muito com o João grilo e me apaixonei na história, não vejo a hora de sair o filme 2 para me aprofundar novamente nessa incrível história.

Anna 26/08/2023

Perfeito!
Gosto muito das obras de Ariano Suassuna e da pessoa que ele é. Esse livro representa, pra mim, um patrimônio, eu sendo uma nordestina que conhece bem as lutas do povo pobre, trabalhador e a avareza das pessoas, gostei de ver essa representação com muita leveza e alegria. Além da fé e da justiça representadas na obra. Só boas lembranças lendo esse livro.

Giovanna1174 24/08/2023

"O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna é uma peça teatral muito gostosa e engraçada de ler. Adoraria um dia ter o prazer de assistir a peça, mas por enquanto vou me contentar com o filme hahaha.
A peça conta a história de João Grilo, um amarelo muito danado (citação do livro hahaha) e seu fiel amigo Chicó, um homem muito medroso. Ambos trabalham na padaria da cidade, mas quando João Grilo fica acamado e não recebe ajuda de seus patrões ele resolve se vingar do casal, inventando mentiras afim de prejudicá-los.
Eu gostei muito da história, achei super criativa e genial! Com certeza lerei mais obras do Ariano Suassuna! Me apaixonei pelo sertão nordestino.

Luciano Luíz 23/08/2023

Lembro que no ano 2000 a TV Globo apresentou uma série em quatro capítulos intitulada O AUTO DA COMPADECIDA. Roteiro baseado na peça teatral de ARIANO SUASSUNA. Obra aliás, que já havia sido adaptada para o cinema anteriormente duas vezes. Esta versão da televisão também foi utilizada com algumas alterações para o cinema.
Aliás, uma das versões de cinema é: OS TRAPALHÕES NO AUTO DA COMPADECIDA de 1987 que também é caprichada.
O texto original do livro não tem a letra O no título. É AUTO DA COMPADECIDA. E claro retrata obviamente a cultura nordestina (e também alguns detalhes europeus em questão de literatura). Na região nordeste é comum a Literatura de Cordel e dali Ariano tirou algumas coisas para compor sua história.
Aqui temos João Grilo, um aproveitador, mentiroso e gozador com seu amigo (ainda mais mentiroso), Chicó que em meio as suas tristezas do sertão vão levando a vida como dá.
O enredo em si começa com a morte do cachorro da mulher do padeiro e ela quer que o cão seja benzido enquanto ainda vivo, mas como disse, acaba morrendo. Então o padeiro quer um enterro regado a latim, coisa que o padre não concorda, a não ser quando é revelado que o cão deixou um testamento e neste inclui uma boa soma para a igreja.
Assim a trama vai se desenrolando e enrolando com João deixando outros confusos com a situação que vai envolvendo o Bispo, as memórias de João quando doente nos fundos da padaria e a chegada de Severino, um cangaceiro que logo quer matar todo mundo. E tem outro personagem que se chama... Cangaceiro... além do Severino.
Depois temos um encontro com divindades e um tribunal.
Não vou além porque estraga as surpresas para quem não assistiu ou leu.
No entanto a série televisiva tem algumas vantagens sobre o livro. Uma delas é o romance de Chicó com uma mocinha. Coisa que infelizmente inexiste na peça (a não ser a mulher do padeiro). Outros detalhes são superiores no livro, como os diálogos no geral onde há uma liberdade maior para explorar diversos aspectos sociais à vista das personagens.
(O) Auto da Compadecida é mais conhecido pela TV que o livro (da mesma forma que BEN-HUR - UMA HISTÓRIA DOS TEMPOS DE CRISTO de LEW WALLACE. Só que no cinema o subtítulo não existe), no entanto mesmo que você tenha assistido, compensa ler a peça.
Ah, a edição mais recente contém diversas ilustrações que representam a arte nordestina com toda a sua simplicidade e simpatia. Obra que compensa ter na estante.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Jaqueliny 23/08/2023

Com 7 anos de idade conheci o autor dessa obra esplêndida. Ariano Suassuna é a fiel representação da literatura nordestina, pernambucana e do sertão. As altas risadas foram inevitáveis nessa leitura, até convenci meus pais a conhecerem a história. Sem dúvida, tornou-se um dos, se não, meu livro preferido da vida. Obrigada por isso, Ariano!

Luana 22/08/2023

Bom demais da conta, leitura fluida com reflexões que pegam fundo. Ri do começo ao fim, uma obra prima!

Elisiane.Ribeiro 22/08/2023

Amei
É um livro encantador do começo ao fim! A leitura é fluida e muito fácil de ser feita. É muito legal e interessante notar a escrita de falas tão marcantes do João Grilo! É um livro gostoso que te tira da ressaca literária e nos mostra um pouquinho de como é a leitura de cordel!!

Vini Laux 21/08/2023

Engracadíssimo
Ótimo, acho que é o mais engraçado que já li. O filme também não fica muito atrás, apesar dos arcos inventados que também possuem brilho próprio. Suassuna foi gênio.

Sccmarx 21/08/2023

Engraçado, autêntico e curto.
Este livro é incrível, bem escrito, personagens carismáticos e construídos com excelência. O enredo é envolvente e faz o leitor rir, refletir e gera um sentimento bom ao fim, dando esperança sobre uma vida melhor.

Gabyh 21/08/2023

Tão bom quanto o filme
Eu peguei essa obra prima pra ler e passar o tempo, porém mal passou tempo porque foi uma leitura muito fluida e rápida. Mas, isso não afetou em nada o quanto eu me diverti durante a leitura.

É claro que por ser um texto teatral todo o cenário é bem mais reduzido, afinal é em cima de um palco né. Porém, para quem já assistiu o filme (ou a minissérie) a imaginação dá conta desse aspecto, e mesmo assim o fato do cenário ser mais reduzido não atrapalha em nada na leitura.

Assim como o filme, o livro é pura comédia com uma boa dose de crítica social, tudo isso passado para o leitor de forma teatral, o que deixa tudo muito mais intenso e cativante.
João Grilo e Chicó são protagonistas extremamente cativantes, não tem como você ler (ou assistir) e não gostar deles, sério.

Uma coisa muito interessante é que alguns aspectos do filme são completamente inéditos, não existindo na obra, assim como coisas da obra não existem no filme. Acabou que no final X não atrapalhou Y, mas achei interessante ler um universo em que X coisa simplesmente não existe.

"Auto da Compadecida" é uma obra que entrega exrtaordinariedade em tudo que se propõe, seja teatralmente, seja cinematograficamente, seja literariamente (essa palavra existe?).

1925 encontrados | exibindo 286 a 301