Hibisco roxo

Hibisco roxo Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabi 28/11/2020

Difícil falar sobre essa obra incrível de Chimamanda, a leitura trouxe um misto de sentimentos. Eu já tinha me encantado com a escrita da autora desde o meu primeiro contato com ela, mas nesse livro em específico eu conseguia sentir o que a protagonista sentia, principalmente sua dor. O livro aborda vários temas interessantes: fanatismo, liberdade de expressão, abuso familiar, entre outras coisas. Muito bem escrito, como tudo que já vi da Chimamanda, gostei muito.

Roseli33 13/08/2022

Recomendo muito
A história é retrato de muitas famílias, incrível como a forma que você educa seus filhos afeta diretamente na formação do indivíduo. Gostei bastante, sofri e sentir as angústias que os personagens viveram. Chimamanda é uma autora incrível.

Felipe Oliveira 27/05/2023

Um pouca da cultura nigeriana.
O livro demora um pouco para engrenar na história e a gente perceber sobre qual o tema principal. Depois fica bem interessante e vários caminhos da história são criados, mas no final, infelizmente, muita coisa fica em aberto. Parece uma série que estava muita boa e depois teve que terminar.

Debora 25/10/2022

A sinopse não faz jus ao livro. Se fosse pela sinopse nem tinha lido o livro, porém como tinha pego emprestado, resolvi pelo menos ler o primeiro capítulo.
O livro trata de como um homem pode ser adorado por estranhos, e ao mesmo tempo causar medo e insegurança para os familiares. Usando da sua autoridade de homem e rico, para não ser questionado.
O final eu não esperava...

Lucy 07/11/2022

Um livro bom, e ao mesmo tempo monótono
É um livro interessante, com todos esses tópicos; fanatismo religioso, machismo, patriarcado, efeitos da colonização, como uma fachada de aparências pode ser muito bem sustentada através do dinheiro, negação da sua própria cultura e ditadura.
Um livro pra te fazer pensar. Profundo.

Mas o meu problema com ele é a escrita. Gosto mesmo dessas estórias de fatia de vida/romance de formação, mas aqui eu não me senti envolvida o suficiente. E isso aconteceu também com Americanah, me distrai várias vezes ao longo da leitura. É uma escrita monotona, apesar das coisas que acontece, e acontece muita coisa. Então acho que a escrita da Chimamanda não é pra mim

Éfi 26/11/2020

Um livro bonito.
3º livro de 2020 e 1ª leitura em par desse ano.

O maior prazer nessa leitura foi a companhia. Iniciamos esse livro ainda em dezembro, creio eu, e ele e? fruto de um presente de amigo oculto (sim, trabalhamos juntas e, no sorteio entre os colaboradores, tive a grata surpresa de tira?-la ? e o mais surpreendente disso tudo e? que ela tambe?m me tirou, rs).
Assenti com um sorriso e agradeci ao destino pela generosidade.

Eu ja? ouvira falar muito dessa obra durante todo o ano passado, especialmente em grupos de leituras.
@camilabliima sempre expressou interesse na cultura africana e tudo que envolve esse povo. Resolvi unir o u?til ao agrada?vel e escolhi essa lembranc?a para marcar o momento.

Eu gostei da narrativa.
Gostei da forma em que os lugares, cheiros, objetos e intenc?o?es foram descritos, sobretudo quando sublinhado pelo olhar de Kambili, uma adolescente cheia de privac?o?es, mas que na?o reconhece isso ate? ter acesso a? vida e rotina dos primos.

Num enredo familiar que envolve religia?o - e a distorc?a?o dela, posic?a?o da mulher na sociedade - submissa?o e liberdade, viole?ncia dome?stica, mi?dia, educac?a?o, senso cri?tico, forc?as e fraquezas governamentais, choques de gerac?o?es, rebeldias, etc, Hibisco Roxo e? uma doce leitura que faz a gente rir, chorar (me segurei para ela na?o ver, mas como era eu quem lia em voz alta na maioria das vezes, ela pode ter notado alguma entonac?a?o diferente, rs), se indignar, se surpreender, se deslumbrar, e reconhecer lutas que jamais deixara?o de ser lutadas. Elas sa?o lutas reias e imortais.

E? certo que ha? valor nas pessoas, ate? nas mais vis. Um personagem que comete excessos (talvez essa palavra na?o seja adequada para o que ele faz - ?atrocidades? se aproxima melhor) pratica tambe?m, genuinamente, ao que parece, boas obras, e isso na?o o isenta, claro, de toda culpa que tem, dicotomicamente, por todo mal que provoca a? fami?lia.

E? um livro bonito, por fim.
Eu gosto quando a gente olha ao redor, depois de ler um livro como esse, e percebe de uma maneira mais apurada e sensi?vel o que nos cerca: o sol, o ce?u, o sorriso, o suor, o prato de comida, a a?gua limpa do banho, a boa sau?de, a educac?a?o, a esperanc?a. CONTINUA NOS COMENTA?RIOS.
#hibiscoroxo

Andrea265 30/06/2023

Flor de Hibisco
O livro retrata a realidade do patriarcado de forma objetiva e direta, bem como suas consequências na vida de todos os envolvidos.

Raquel.Arrais 17/12/2022

Forte e sensível
Uma leitura forte, sensível que eu queria que não terminasse. Provocou em mim sensações diversas e profundas. Finalizei muito reflexiva em temas que vão desde os efeitos da colonização, passando por religiosidade, vivências familiares e sobre os aspectos emocionais e subjetivos de cada pessoa, os silêncios que são guardam tantas coisas... Livro lindo!

viihs_. 19/12/2022

QUE LIVRO INCRÍVEL
Eu ainda não consigo avaliar esse livro direito,ele é incrível gente,é tão bom feito,a escrita tão boa e personagens incríveis e bem construídos
A história desse livro é incrível e emocionante,o tanto que Kambili,jaja e sua mãe sofreu é aterrorizante,não sei como aquele homem podia ser tão louco,mas o plot foi fenomenal,apesar de não gostar muito do final,eu amei o livro,um dos melhores livros que já li na minha vida,e espero ler no futuro novamente,eu achei incrível?

Veri 30/04/2023

Viagem para a Nigéria
Ler para mim também é uma forma de viajar. Por outros países, outras culturas, outros tempos, outras vidas.

Hibisco Roxo é uma viagem para a Nigéria, uma realidade que parece do passado, mas é presente.

É para sair da nossa bolha, mas com uma estória delicada, impossível não tocar o coração.

Thaiana.VilasBoas 31/12/2022

Boa leitura
Um livro que trata de colonialismo, machismo, racismo e fanatismo religioso. História emocionante, recomendo.

Ali... 10/01/2022

Kamlibi
O livro foi bom, não foi um dos meus preferidos, mas aborda coisas importantes, os personagens tiveram bastante evolução, principalmente a Kamlibi.

Halynka 11/09/2023

Hibisco Roxo
Kambili é quem conta a história da família. Uma família bem abastecida, composta por ela, um irmão mais velho, a mãe e o pai, que é um homem exemplar do portão para a fora e extremamente violento com os dele, justificando os atos que tem com fundamentos religiosos do bem e bom.
Vivem na Nigéria e sofrem as imposições dos brancos, que obrigam os negros a uma nova cultura, em detrimento das tradições, língua e costumes nativos e ainda importantes para os ancestrais.
E a vida parece não ser questionada, inclusive Kambili e o irmão agem de forma a estarem sempre agradando o pai, até que têm a oportunidade de passarem alguns dias com a tia Ifeoma e os primos, numa casa minúscula e sem muito conforto e percebem a beleza do hibisco roxo!

É daquelas histórias que às vezes devemos parar, fechar o livro (ou o Kindle) e respirar. Chorar também! Mas quando chegou no fim, senti que ainda faltava história e fiquei com uma sensação de vazio.

Gatilhos: opressão, violência doméstica, fanatismo e intolerância religiosa.

Zus 03/06/2024

Profundidade! Dualidade!
Hibisco Roxo é uma leitura importante que desperta muitas emoções. Faz com que o leitor sinta raiva, medo, tristeza e pequenos lapsos de calmaria. No entanto, ao mesmo tempo, é tão melancólica que às vezes não se quer terminar. Essa dualidade, na minha percepção, é um traço muito relevante e interessante para a construção da história, mostrando atenção aos detalhes.
O livro é desenvolvido de uma forma que consegue abordar muitos aspectos complexos simultaneamente, mesmo tendo um tema central claro. Entretanto, ele exige muito da capacidade de interpretação do leitor para que se possa captar as diversas críticas presentes, sem se limitar apenas à principal. Essa característica me agrada muito. Embora possa ser argumentado que esse estilo de escrita faz com que as intenções completas da autora não sejam necessariamente alcançadas devido ao seu caminho mais indireto, isso me faz admirar e identificar uma profundidade que deixa a leitura mais realista e rica.
Além disso, um fator que explora a capacidade de complexidade do livro é a protagonista ter uma ingenuidade extremamente aguçada. Ela consome muita da energia do leitor ao longo da obra por não ter noção de muitas coisas que acontecem, e a falta de dimensão dela te faz refletir ainda mais sobre os acontecimentos, já que você precisa identificá-los e julgá-los por conta própria. São poucas as vezes em que as pautas são explicitamente abordadas.
Os personagens são bem desenvolvidos, mas, se fosse para adicionar uma crítica, diria que algumas personagens e algumas relações entre eles poderiam ser melhor trabalhadas.
Por fim, esta leitura foi relevante para mim. É interessante navegar pela história e realmente emociona, mas acredito que não a leria novamente. É uma obra para absorver o conteúdo e seguir em frente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5