Menino de engenho

Menino de engenho José Lins do Rego

Resenhas - Menino de Engenho

Insta: @neilson_jr 04/11/2022

Um clássico com uma linguagem acessível. Gostei da inserção de cantos e contos. Tava desapontado com os últimos clássicos que li, mas esse valeu muito a pena.

Sylvia 29/10/2022

Dos clássicos brasileiros que todo mundo tem que ler!!

Maravilhoso, bem nordestino, pé no chão, raiz!!

@ruthlunang 22/09/2022

Menino de engenho
Só o fato de toda a história se passar em localidades bem perto de mim, já é uma experiência incrível. A história é um retrato da época dos coronéis, e muito bem contada.

Bella 12/12/2022

Vida no engenho
Menino de engenho, livro escrito por José Lins do Rego, conta a história de Carlinhos, menino que após perder a mãe muito novo acaba tendo que ir morar no engenho do avô. O autor consegue mostrar perfeitamente, através de uma escrita envolvente, a vida no engenho, em uma época onde a escravidão, apesar de abolida, se encontrava normatizada.

Aline221 23/07/2022

Menino de Engenho
Foi uma ótima experiência conhecer a obra através do audiobook, não que se fosse leitura deixaria de ser ótima, mas digo mesmo pelo fato de ser uma história que nos faz sentir tanta coisa, sabe?
A gente percebe como o autor fez críticas à sociedade da época, só que usando o filtro da narração de uma criança. Na verdade, a gente dá de cara com a pobreza, a desigualdade social, a seca, percas, violências, entre tantas outras "fotografias" da sociedade da época e tudo isso narrado por uma criança.
O pai de Carlinhos assassina a sua mãe quando ele era bem pequeno e então o garoto vai morar com o seu avô materno que é um senhor de engenho. A gente acompanha o desenvolvimento do menino, seus medos, pensamentos, peripécias.
"Menino perdido, menino de Engenho"

kathrein.oliveira 14/07/2022

A escrita brasileira é um sabor...
Um livro super curtinho que me lembrou o melhor da escrita brasileira. Muito muito bom! Delicado e sóbrio, poético e bruto ao mesmo tempo.

Com certeza pretendo ler a saga inteira do menino de engenho.

Layla 28/05/2022

carlinhos
li como leitura obrigatória da escola, mas acabei achando um livro "leve" de ler, que é rápido e a história flui de certa forma. gostei da forma como foi escrito, dos capítulos não serem continuações e a história é 'histórica' e meio maluca

Monique | @moniqueeoslivros 16/05/2022

Menino de Engenho
{Leitura 22/2022 - ?? Brasil}
Menino de Engenho - José Lins do Rego

Esse é um clássico da nossa Literatura, que fala sobre infância. Carlos conta suas aventuras a partir dos quatro anos de idade, quando ele sai de Recife e vai morar no engenho de cana-de-açúcar do seu avô.

Mas não espere um livro "fofinho". O menino fica órfão aos quatro anos, quando o próprio pai mata a mãe e em seguida é preso numa instituição psiquiátrica. E por isso Carlos deixa a cidade e todo o seu convívio para morar no interior, onde seu avô materno é o Senhor do Engenho.

Há nesse livro muitas críticas sociais, mas que são vistas pelo olhar de uma criança. E é através dos símbolos usados por ele que a gente se dá conta, pouco a pouco, de como a vida das pessoas que giram ao redor da casa grande funciona.

É através desse olhar de criança que a gente compreende os traumas e medos do próprio menino, e que a gente vê a engrenagem do ciclo da cana no Brasil. A escravidão, a pobreza, as terras e poderes dos senhores de engenho, enfim, é tudo escancarado e, ao mesmo tempo, passado pelo filtro do pensamento infantil. Mas de uma criança com privilégios.

E algo muito pertinente (inclusive está na apresentação de João Cezar de Castro Rocha, nessa edição da global): essa desigualdade social é entregue ao leitor até mesmo na escolha de palavras. As crianças filhas dos trabalhadores, e filhos de escravizados, todos são os "moleques". É assim que Carlos os cita no decorrer de toda a história. Entretando, ele e seus primos, também crianças, ah, eles não são moleques. Eles são "meninos".

Deste momento em diante, até o título do livro nos significa mais do que aparenta. Afinal, ele, Carlinhos, não é moleque. Ele é Menino de Engenho.

gilmorebru 26/03/2022

Um mix de sentimentos. No início fui tomada por uma nostalgia gigante, saudades da fazenda do meu avô, saudades de brincar com meus primos e de andar a cavalo. O regionalismo de Lins do Rego me arrebatou.
No meio da obra achei alguns capítulos arrastados, sem graça e estava até pensando que não teria curiosidade de ler a sequência, mas no final Carlinhos e suas meninices e suas ?imundices? como o personagem descreve me pegaram de novo. Estou muito curiosa para descobrir o que Carlinhos vai aprender na escola interna, os caminhos que vão surgir, as decisões que esse menino precisará tomar. A curiosidade está imensa.

Roberta 03/03/2022

Gostei demais!
Nunca tinha lido este livro, apesar de me recordar que ele esteve na minha lista de livros para o vestibular. Como perdi todo esse tempo?
Este livro me conquistou primeiro pela ambientação, já que a história acontece numa região por onde transitei muito durante a minha infância. Além disso, meu bisavô foi senhor de engenho, assim como o avô do Carlinhos. Ao contrário do menino, que teve um contato de perto com a escravidão, eu não tive. Mas ao mesmo tempo, com toda a estrutura que tinha no engenho do meu bisavô, consegui imaginar que a história se passava lá, e isso tornou-se uma experiência muito pessoal. Amei e quero ler toda a obra do Ciclo da Cana-de-açúcar de José Lins do Rego.

Rutinha100czs 27/02/2022

Obra com tom regionalista.
Retrato da vida diária nós engenhos de açúcar, do trabalho duro dos negros mesmo após a abolição e dos desastres naturais que assolavam aquelas paragens.