Menino de engenho

Menino de engenho José Lins do Rego

Resenhas - Menino de Engenho

Wania Cris 14/05/2024

Devia ter lido antes, mas, que bom que consegui ler agora...
Sempre tive curiosidade com esse livro, mas acabava deixando pra depois. O depois chegou e tô bem feliz quanto a isso.

A edição da Audible está muito bem narrada por Alexandre Mercki e com bons efeitos sonoros quando outras personagens, principalmente femininas, entram na estória. A estória em si é bem triste, começando com um feminicídio e resvalando na loucura, vemos o menino Carlinhos crescendo sem sua mãe, sob os cuidados e desatenção de adultos moralmente condenáveis. A narrativa é riquíssima, mostrando como é a vida em uma fazenda de cana de açúcar, seus hábitos e modos de viver. Achei incrível!

Recomendo muito a leitura e, também, a edição da Audible. Tá maravilhosa!

Bruno 06/04/2024

Um clássico
Sobre uma infância que eu não tive, o livro fala das aventuras e desventuras de um menino sem pai nem mãe descobrindo um mundo repleto de paixões e subversões.

Senti falta de um fio condutor na história que fosse capaz de me prender, tornando-a realmente memorável para mim. Isso explica o gosto de quero-mais que senti ao terminar a leitura.

Ainda assim, é uma obra clássica, de escrita marcante e rápida, um ritmo frenético para os padrões da época. Tem seu valor e lugar garantidos entre as grandes obras da literatura brasileira.

@letravermelha 20/03/2024

Baita descoberta ler Lins do Rego!
Com fortes traços autobiográficos, Lins narra o menino Carlinhos que se vê órfão já aos 4 anos quando preciva viver no engenho com seu avô até os 12 anos. Lá ele rememora suas experiências familiares e amorosas onde desde cedo se vê nas aventuras de homem além de sua idade. Veremos então toda a formosura da nossa cultura, mas também os resquícios da escravatura pelo olhar desse menino tão observador quanto melancólico.

Em uma escrita fluída e por vezes cômica, o menino recém chegado na propriedade, narra sua convivência, a beleza e a simplicidade do interior, junto aos empregados do engenho. Contudo, a medida que amadurece, cresce também a percepção do seu pequeno mundo, pois há beleza sim, mas a sordidez, mesquinhez e a brutalidade também se faz perceber. Afinal, 1932, data de publicação desse romance, a abolição da escravatura era recente.

Na labuta melódica do engenho moendo, Lins do Rego descreve as desgraças que une a todos como um só sem distinção. Retrata um povo que enfrentava as tragédias climáticas, a fome e a miséria, sem perder a alegria de viver, o riso ou a felicidade, visto que não tinham riquezas, mas conservavam algo importante que nem a escravatura conseguiu tirar: Paz interior. Porque para suportar as agruras do trabalho forçado sem esmorecer, era preciso manter a alma leve enquanto lhes pasavam nos pés as correntes enferrujadas da submissão.

Por tudo que viu e viveu no engenho, Carlinhos tem sua personalidade mudada gradualmente para uma melancolia e pequenas angústias. Pois grande é a crueza da vida no sertão. Contudo, tão grande quanto, é sua beleza, e por ela os ex escravizados aprendiam a sorri nas desgraças, uma vez que se tem ar pra respirar e saúde pra viver. Se sentiam abençoados por Deus, já que não morriam de fome, tinham saúde, o céu, a lua , o rio, a chuva e as estrelas. Uma lição para os murmuradores, não?

A narrativa tem numa comicidade muito grande e todo o enrendo é descrito de maneira muito leve e simples, deixando o leitor captar nas entrelinhas suas críticas.

O final deixa uma sensação que o próximo livro do menino no internato vai dar pano pra manga. Uma bela de uma descoberta ler José Lins do Rego. Recomendo demais.
Tathi (@Doidosporserieselivros) 21/03/2024minha estante
parabens pela resenha completa é maravilhosa

Tathi (@Doidosporserieselivros) 21/03/2024minha estante
parabens pela resenha completa é maravilhosa

@letravermelha 28/04/2024minha estante
Obrigado Tathi. ??

Thais 20/03/2024

Menino do Engenho
Trata se de um romance de formação. Após a trágica morte de sua mãe. Carlos vai morar no engenho de seu avô. Narrativa cativante que retrata o Brasil de 1920. Pois apesar dessa obra ter sido escrita em 1932 retrata partes da própria infância do autor

Bruna 15/03/2024

Legal conhecer mais um clássico
Ouvi o audiolivro no YT e tive certa dificuldade de manter a atenção, não tem um palavrório muito difícil, mas às vezes as frases construídas ao contrário, somadas à subjetividade e os fatos contados nas entrelinhas me deixavam confusa.
Acompanhar a discussão do Ler Antes de Morrer me ajudou a entender melhor os fatos da história. Mas achei ok, legal de conhecer e só.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Valentina.Peral 13/03/2024

Não gostei muito
Não gostei muito mais e muito bom para literatura, enem e essas coisas li para um trabalho da escola

Nati 28/02/2024

O livro Menino de engenho foi meu primeiro contato com a literatura de Jose Lins do Rego, autor regionalista. Nesse pequeno romance acompanhamos a trágica história de Carlinhos, menino que tem a história dos seus primeiros anos de vida definida pelo assassinato que o pai cometeu contra a mãe.
Esse menino que perde a mãe e o pai, porque este fica louco, vai para o engenho do seu avô e ali começa a assentar as bases da sua pessoa.
Eu gostei muito de acompanhar essa trajetória do Carlinho desde a chegada ao engenho do avô até a ida para escola, com uns 12 anos.
Nessa narrativa acompanhamos as suas descobertas, seu crescimento nesse ambiente hostil e acolhedor, ao mesmo tempo. Além da sua interação com os outros membros da família e com o próprio meio.
Ademais, é através da história do menino que o autor retrata a própria história de vida e o seu ponto de vista acerca da vida das pessoas no interior do Brasil naquela época. As inúmeras questões sociais que temos até hoje no Brasil se origina dessa transição horrível do sistema escravocrata para essa semi escravidão após a abolição. Uma liberdade sem direitos, sem ser assegurado o mínimo. E isso é muito bem retratado aqui.
É um livro curtinho e o autor não desperdiça palavras para contar essa história, na verdade, o tom desapaixonado do narrador, distante e até frio diante de acontecimentos chocantes, para mim, deixou o livro mais fácil de ser lido.

Celia.Mattos 09/02/2024

O menino Carlinhos perdeu os pais e passou a morar no engenho do avô materno. O livro traz a narrativa em primeira pessoa das memórias de infância dele. No contexto do Nordeste, dos engenhos de açúcar no início do século XX, a história traz um retrato interessante dos costumes, crenças e cotidiano daquele período.
A escrita é rápida e fácil, o que faz com que até os assuntos mais pesados sejam narrados como se fossem comuns e normais. Ótimo livro para ler refletindo sobre como o Brasil foi formado.

@ale_raposo 08/02/2024

Meu primeiro favoritado do ano.
Que livro sensacional,meus amigos.
Menino de Engenho é o primeiro livro de 4 no total, em que somos apresentados a Carlinhos,um menino fofo que tem sua vida revirada,após ser marcado pelo feminicídio da mãe e seu pai e autor do crime,ser levado para um manicômio.
O menino então vai morar com o avô e as tias,em uma fazenda famosa de cana de açúcar.
E toda a narrativa se passa na fazenda,acompanhando o menino enquanto cresce e aprende coisas incríveis...e outras nem tão incríveis assim.

Poliana.kaine 08/02/2024

Menino do engenho - Carlos
O menino do engenho Carlos, revela suas vivências durante todo seu percurso desde a infância, mostra aventuras e situações vivenciadas por ele. José Lins, escreveu este livro, para qual possamos ver o mundo de outra maneira também?

Lahdutra 07/02/2024

Livro de memórias
Um clássico do romance regionalista que me levou a lembranças da infância. Me senti ouvindo as historias dos meus tios e avô do interior da Paraíba. Terminei o livro com vontade de ler a continuação.

lendoeuconto 05/02/2024

Menino do engenho
Essa leitura que vi em alguns lugares da internet ter se baseado a própria vida do autor, é de uma cultura riquíssima. Com ele vemos como o Brasil lidou com a abolição da escravatura, como eram os costumes locais, o tratamento dado a donos de engenho, o coronelismo, a vida do funcionário branco e a vida dos alforriados negros, a meritocracia, e tantas outras coisas.
Devemos nos atentar no ano em que se passa a história, uma época muito diferente da nossa e de tantos enredos, eu mergulhei nesse livro e nem vi o tempo passando.

Queridolivro0 31/01/2024

Memórias de um menino de engenho ?
Adorei o livro, o autor tem uma forma sensível ao apresentar ao leitor lembranças de infância e de um Brasil em transição dos engenhos de cana de açúcar para usina. Um país de progresso político, social , cultural estava nascendo.
Recomendo muito a leitura, você vai se emocionar com as aventuras de Carlinhos e o engenho de Santa Rosa.
AnaBa 04/02/2024minha estante
gostei mto

Sidélia 30/01/2024

Transição de engenho para usina e comparações anacrônicas
"O Menino de Engenho" é uma obra de grande relevância que transporta o leitor para uma época de transição crucial na história brasileira: a mudança dos engenhos de açúcar para as usinas, e a transição do trabalho escravo para o assalariado. Ambientado no Nordeste, especialmente em Pernambuco e Paraíba, o romance oferece um olhar perspicaz sobre as complexas relações sociais e o contexto histórico que moldou a vida de um jovem durante esse período.

A narrativa, embora acessível, revela uma abordagem predominantemente descritiva dos eventos, carecendo de profundidade psicológica nos personagens. O autor não se aprofunda nas reflexões ou sentimentos dos protagonistas, resultando em uma narrativa que descreve mais do que explora as nuances emocionais dos personagens.

Destaca-se a abordagem da transição dos engenhos para as usinas e a ascensão do coronelismo, oferecendo reflexões sobre a dinâmica social e econômica da época. No entanto, a falta de aprofundamento nas questões éticas e morais subjacentes aos eventos históricos é evidente.

Apesar de ser considerado um clássico do modernismo regionalista, o livro peca na exploração das camadas mais profundas das experiências humanas e das reflexões filosóficas sobre os acontecimentos narrados. No entanto, sua importância histórica e sua representação do período de transição no Nordeste brasileiro não podem ser ignoradas.

Uma comparação com "Ponciá Vivêncio" de Conceição Evaristo oferece narrativas interessantes sobre a evolução da literatura brasileira. Enquanto "O Menino de Engenho" se concentra em uma narrativa centrada em um único protagonista, "Ponciá Vivêncio" dilui a história em diversos personagens, oferecendo uma visão mais ampla e profunda das experiências humanas.

Em última análise, "O Menino de Engenho" é uma leitura recomendada para aqueles interessados em entender as raízes da sociedade brasileira e a evolução da literatura nacional. Ao lado de obras contemporâneas como "Ponciá Vivêncio", proporciona uma reflexão sobre a história do Brasil e a riqueza da narrativa brasileira em diferentes contextos geográficos e históricos.