Menino de engenho

Menino de engenho José Lins do Rego

Resenhas - Menino de Engenho

legarcia 20/07/2023

Banhado pelas lágrimas andei pela casa
Mudando um pouco o foco temático dos livros que vinha lendo, ?Menino de Engenho? foi um momento para olhar o Brasil, para nossa história e pensar acerca dos mecanismos e das dinâmicas existentes na nossa sociedade.

Jose Lins do Rego produziu aqui uma fonte muito rica para conhecermos um pouco da sociedade brasileira organizada em engenhos. Narrada por um neto de dono de engenho, a história evidencia aspectos muito brasileiros, como o coronelismo e o patriarcalismo. Fica evidente como a figura do dono do engenho goza de extremo poder no território, detendo os mecanismos de punição.

Entretanto, a história tem como palco o declínio do engenho e, com isso, a presença do cangaço, capaz de causar temor no senhor de engenho. O narrador ser neto do coronel que já havia perdido um pouco de sua hegemonia e agora relembra sua infância em um engenho ainda muito relevante é muito interessante. É dessa forma que somos apresentados a um ponto de vista daquela elite que naturalizava a maldade da escravidão.

É impossível falar de Engenho e não falar da escravidão. Quase como palavras conjuntas o termo ?casa grande e senzala? é uma representação da disparidade entre os homens brancos e os escravizados. É necessário um foco nos estudos e análises dos engenhos brasileiros, pois estes apresentam características e movimentos complexos e únicos.

O livro retrata diversas situações comuns àquele lugar, demonstrando nos pequenos acontecimentos, por mais sutis que fossem, a estrutura escravista do Brasil.

Há nesses lugares, uma espécie de plasticidade, que gera zonas de convívio, mas ela é efêmera, uma vez que a desigualdade estrutural sempre evidencia a dominação, a desigualdade de poder. E esse é o ponto mais latente em toda a obra para mim. Em todos os momentos conseguimos perceber esse convívio entre brancos e escravizados que nunca ocorre sem o fundo da disparidade de poder.

Por fim, a obra é relavante para que possamos compreender os engenhos e, dessa forma, compreender o Brasil. Escrito por José Lins do Rego, quem viveu nesse ambiente como neto do senhor de engenho, o livro é uma ferramenta importante para os estudos acerca do nosso país.

Carolina.Perdigão 07/06/2023

É um bom livro, apesar de não ter conseguido me empolgar muito com a história. Este clássico da nossa literatura não me cativou.

Paula 16/04/2021

Livro lindo, mostra de forma singular a inocência da criança e a infância no engenho, na zona rural. O que o torna tão bom é que ao ser contado em forma de memórias da infância torna o relato mais real. É formidável como o autor expõe a vida rural, o dia a dia no engenho. Muito me fez recordar da minha infância no sítio.

Jonas incrível 22/05/2023

Um menino
Uma história que te envolve com os acontecimentos da vida de Carlinhos, todas as "alegrias" e dificuldades de sua vida são narrados de forma muito autêntica.

Layla 28/05/2022

carlinhos
li como leitura obrigatória da escola, mas acabei achando um livro "leve" de ler, que é rápido e a história flui de certa forma. gostei da forma como foi escrito, dos capítulos não serem continuações e a história é 'histórica' e meio maluca

@livrosdeanna 26/10/2021

Resenha livros de Anna
Gente, esse livro faz parte da série do Zé Lins do ciclo da cana de açúcar. Foi o primeiro a ser escrito.
Já tem resenha aqui de Fogo Morto que é o último livro da série.
Como eu li o último livro primeiro, e agora fui pro primeiro, vi que no livro menino no engenho cita vários personagens que vamos encontrar em fogo morto, e nos outros livros também.
Menino do engenho é um livro pequeno é fácil de ler. Extremamente divertido, nos faz sentir que estamos no ambiente que o autor narra.
Vai contar a história de um menino que depois de perder os pais vai morar com seu avô no engenho, na casa grande.
Lá em vai contar as brincadeiras, as pessoas que vai conhecer, como funcionava a vida na casa grande.
Um livro perfeito e completo em todos os aspectos!!
Estou ansiosa para ler os próximos livros dessa série maravilhosa.
Sério gente, estou apaixonada no José Lins e nessas obras maravilhosas.

Michele Camejo 12/01/2024

Narrativa envolvente
Menino de engenho é um daqueles livros que a gente lê e se emociona, ri, fica reflexivo, enfim, um livro muito bem escrito, com uma narrativa gostosa e envolvente!

Mai 10/01/2023

Querido Carlinhos
A construção de uma pessoa. Os altos e baixos, a descobertas dos sentimentos, os apegos e desapegos. Os erros, e quantos erros, a sinceridade e os pensamentos introspectivos. Já pronta para próxima leitura, para acompanhar a vida do Carlinhos, mesmo sabendo q nem sempre vou concordar com suas escolhas.

Ana Paula Hoffmann 16/01/2024

Obra incrível, que faz uma análise profunda do Brasil na época da decadência dos engenhos de cana-de-açúcar. Mostra como o racismo foi criando raízes no Brasil, de uma maneira nada panfletária, o que explica o quão incrível é o enredo. Grande relação com "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre.

Aline 02/11/2023

Não gostei
O livro é uma autobiografia misturada com ficção que conta a história do menino que ao ter a mãe assassinada pelo pai (e ele vai preso) se vê órfão e vai morar com seu avô paterno na grande fazenda de engenho. Lá ele vai conviver com "negros ex-escravos" e vai conhecendo a vida e costumes de uma época de açúcar.
Enfim, o livro me perdeu quando o garoto inicia sua vida sexual com as negrinhas... E são vários capítulos descritivos.... Não me interessou nem um pouco. E pra mim a história perdeu o sentido.

And 31/12/2023

A iniciação de um menino
      O livro "Menino de Engenho" de José Lins do Rego conta a história de Carlinhos, um menino que perde os pais muito cedo e vai para o Engenho de seu avô.

A chegada no Engenho proporciona ao menino diversas experiências. Ao longo de alguns anos no engenho, Carlinho vê como os filhos dos negros, escravos de seu avô José Paulino, vivem e se desenvolvem soltos na natureza do engenho e arredores; aprende com seus primos as travessuras de criança; observa como os animais procriam; aprende sobre a influência do Rio Paraíba na vida de todos daquela região.

O que me chamou mais atenção nessas descobertas do menino é a parte sobre a sua experiência sexual precoce com apenas doze anos. Vemos o efeito que uma ausência paterna e materna, juntamente com a "indiferença" das pessoas da casa, gera no menino. Há outras situações impactantes, contudo esta foi a mais marcante durante a leitura para mim. O fato de uma sexualização precoce não ter tido a devida atenção por parte de quem cuidava do menino.

A forma como José Lins do Rego escreveu e conduziu o livro é fascinante: sem verborragia e com uma escrita fluída. A descrição do Engenho e as reminiscências do menino são contadas como se víssemos tudo acontecendo diante de nossos olhos.

Por fim, indico esta leitura a todos os amantes dos nossos clássicos da literatura nacional.

Rafaela.Rezzadori 04/12/2022

"Menino perdido, menino de engenho."
Depois da trágica perda de sua mãe e da prisão de seu pai, Carlinhos muda-se para o engenho de seu avô, o Santa Rosa. Lá descobre e aprende a vida, suas alegrias e tristezas, até o dia em que vai para o internato, curar sua alma da depravação daquela alma que tinha mais anos que o corpo.

Bia 20/11/2022

Escrita doce e sincera
Que fofura. Me senti muito próxima da história. É interessante a perspectiva do personagem, nunca li nada desse ponto de vista? a construção é sensacional.
Senti raiva em muito momentos, mas é tão real que não consigo julgar. Todos os momentos são muito vividos.
E esse Carlinhos é uma peste em? kkkkk curiosa pra ler o resto da vida dele