A única mulher Marie Benedict

Resenhas - A única mulher

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giu 05/01/2023

Emocionante
Impossível não dar 5 estrelas para esse livro. Por mais que seja uma ficção histórica, com algumas partes sendo mais ficção do que fatos, a autora conseguiu nos transportar para a vida de Hedy e demonstrar os sentimentos vividos por ela naquele momento difícil e desafiador.
A vida dela não foi fácil, desde jovem lutando para viver e sobreviver nesse mundo. Sinceramente, sua inteligência, determinação e força servem de inspiração para muitas mulheres.
Mylenarg 05/01/2023minha estante
Segue de volta? ??

Nayara 05/01/2023minha estante
Esse livro é incrível mesmo!

MãeLiteratura 18/08/2020

Ótimo livro!
Se você também gosta de histórias de guerra, baseadas em fatos reais, não pode deixar de ler este livro.
A trama começa com uma apresentação no teatro da jovem austríaca Hedy Kiesler. Dona de uma beleza hipnotizante desperta a atenção de Friedrich Mandl, um poderoso e envolvente comerciante de armas austríaco.
Pra proteger seus pais, que são judeus, e a si mesma, aceita se casar com ele, um casamento rápido que logo mostra que o mundo mágico que ela imaginou não existe.
Vivendo perigosamente e convivendo com as flutuações de humor do seu marido, a jovem vai aprendendo a "ouvir" um mundo de segredos e conspirações, guardando estes dados, que poderão ser úteis no futuro.
Fugindo deste casamento que se assemelha à uma prisão numa gaiola dourada, Hedy escapa para os Estados Unidos e volta a ser atriz, tornando-se a grande atriz de sucesso, Hedy Lamarr.
Só que em meio ao sucesso, há o remorso de ter fugido sozinha. Paralelo ao seu trabalho com atriz, ela se une à um músico inventor e juntos desenvolvem uma tecnologia de espalhamento espectral que poderia ajudar e muito a marinha americana na guerra. São estas descobertas que revolucionaram os sistemas de comunicação e que deram origem a tecnologias como o wi-fi e o bluetooth. É muito interessante acompanhar suas criações e descobertas, embora para alguém de humana como eu, soem absolutamente incompreensíveis.
Uma mulher inteligente, que se tornou uma cientista brilhante e que infelizmente não foi reconhecida pelos seus feitos. Ela e seu sócio conseguiram patentear os seus inventos, mas foram ignorados pelo governo americano.
A autora levanta a questão do preconceito por Hedy ser mulher e atriz famosa e parece fazer sentido, pois após muito anos, a Marinha se aproveitou das suas pesquisas, sem nunca ter dado os créditos à ela.
A escrita de Marie é fluida e muito envolvente. O livro é narrado em primeira pessoa por Hedy, o que torna a leitura ainda mais interessante e pessoal.
Eu achei a capa belíssima, a edição do livro é linda e muito caprichada, excelente diagramação e boa revisão. São 44 capítulos e no final encontramos a nota da autora, que explica dados importantes sobre a preparação do livro e uma conversa com a mesma.
Um livro muito interessante e diferente, um ótimo trabalho da autora. Marie Benedict é advogada e graduada em história e história da arte. Nos seus livros, pesquisa e traz ao público mulheres que realizaram grandes feitos e foram "esquecidas" ou ignoradas pela história, o que eu achei sensacional. Recomendo a leitura!

site: https://www.maeliteratura.com/2020/08/resenha-unica-mulher-marie-benedict.html

Felipe99 24/01/2023

A Única Mulher, de Marie Benedict ?
Misturando ficção com fatos reais, Marie Benedict traz um romance biográfico narrando acontecimentos importantes da história singular de Hedy Lamarr, de uma beleza estonteante, grande atriz da era de ouro de Hollywood, mas para além disso, foi uma incrível cientista.

Hedy Keasler consegue um papel para interpretar uma grande imperatriz da Áustria, limpando sua imagem após ter feito cenas de nudez em seu trabalho anterior. Fritz Mandl grande comerciante de armas austríaco, se apaixona por Hedy cortejando-a até ela ceder ao casamento. Hedy, que tem descendência judaica vê em sua união com Fritz, a saída para escapar da ameaça nazista que estava a espreita da Europa.

O casamento começa a ficar conturbado, Fritz se mostra totalmente o oposto daquele homem gentil que mostrará ser. Submetendo Hedy a agressões físicas, verbais e psicológicas controlando sua vida. Hedy sempre acompanhou Fritz em grandes reuniões com comensais do terceiro reich, inteligentíssima ela usa de sua prática como atriz, para passar despercebida em conversas comprometedoras sobre confecções de armas e planos nazistas. Cansada dos abusos do marido, Hedy foge para Hollywood onde começa uma carreira promissora como atriz mudando seu nome para Hedy Lamarr.

Na Califórnia, Hedy é sempre assolada pelo terror da grande guerra que está tomando a Europa. Ela começa a questionar sua posição em relação ao povo judeu que estão sofrendo com o antissemitismo de Hitler. Desde pequena Hedy foi incentivada pelo pai a criar, pensar e questionar, então ela pega seu brilhante conhecimento em ciência, e pede ajuda ao compositor e inventor George Antheil, e juntos pensam na invenção que ajudará a marinha americana na grande guerra. Mas infelizmente por conta do sexismo, o incrível trabalho científico de Hedy Lamarr foi recusado. E por muito tempo sua contribuição com a ciência foi desconhecida, e só ganhou reconhecimento em 1990, quando recebeu alguns prêmios por sua invenção.

Marilia 05/09/2022

A única mulher
Não conhecia a história de Hedy Lamarr, mas algumas resenhas me chamaram atenção para esse livro.

É uma leitura interessante, embora deixe muito a desejar no quesito informativo. Ainda que seja um romance apenas baseado em fatos reais, penso que é delicado colocar uma figura que de fato existiu no meio de uma história que é mais ou menos a sua.

Não chega a ser biográfico, nem serve para uma ficção. Não sei, ficou meio estranho para mim.

Hedy viveu um relacionamento absurdamente abusivo, casando-se aos 19 anos com um senhor de armas que pensava ser seu dono. Dona de uma beleza singular, Hedy viveu o melhor e o pior de ser mulher.

Foi reverenciada por seus atributos físicos, mas também violentada pelas mesmas características. Teve a força e a inteligência feminina, mas foi invalidada apenas por ser mulher.

Adoraria me espantar com esses relatos, mas não há espanto algum naquilo que vemos e vivemos na pele diariamente.

Foi uma leitura agradável que se justifica na vida da personalidade central do livro. Narrado em primeira pessoa, os capítulos passam rápido com o texto da autora. Porém, é difícil terminar um romance baseado em uma pessoa real e, de fato, achei que o final deixou a desejar.

De toda forma, valeu por conhecer a história de Hedy, ainda que superficialmente.

Helena1004 12/12/2022

Não sabia que uma vida podia ser tão caótica assim
Hedy Lamarr foi uma das estrelas do cinema em meados da 2º Guerra Mundial. Com a Europa passando por um momento de pura apreensão, sobretudo com as ameaças antissemitas de Hitler, ela foge do seu marido abusivo, bem poderosa, e vai começar uma nova vida em Hollywood. Ela era linda, talentosíssima, audaciosa e tinha, acima de qualquer coisa, uma mente brilhante

É uma ficção histórica, mistura o que aconteceu com o que não aconteceu, sabe? Nunca tinha lido nada do gênero, e é sempre bom dar uma variada. Me surpreendi com a escrita leve, e isso somado em como a história foi contada, como se fosse um bate-papo com chá numa casa vitoriana francesa, deixou toda a leitura mais dinâmica e agradável

Foi essa mulher maravilhosa que possibilitou que o seu celular existisse, mas quando ela apresentou a ideia do wi-fi para combater a guerra, todo mundo fechou os olhos

É lindo, é cruel, é revoltante, é uma mistura de sentimentos, e é sobretudo genial. A Hedy era genial, ela tinha um intelecto não natural, e é triste ver que, por puro preconceito, esse mesmo intelecto foi limitado a apenas um rosto bonito, quando poderia ter salvado vidas. Ela é atemporal, pq ela está presente em cada tecnologia nova, cada aparelho, mesmo que indiretamente

Hedy Kiesler, você fez história e sempre será famosa!!

Maria Eduarda Martins 17/01/2023

A Única Mulher
Primeiramente, acho que esse livro exerce um papel super importante quanto à abordagem que faz sobre Hedy Lamarr. Há uma evidente preocupação da autora em demonstrar quem era essa mulher magnética, talentosa e genial.

Essa obra demonstra que a história do mundo que conhecemos tem muito ainda a revelar sobre o protagonismo das mulheres em sua construção.

Pois bem. Dito isso, preciso dizer que a primeira parte do livro, na qual descobri que a autora mais preencheu com aspectos fictícios, é bem enfadonha. Não é que os fatos contados sejam chatos, mas a enrolação da escrita deixa a trama irritante.

A segunda parte, por sua vez, é muito boa! Li extremamente rápido, quis internalizar a força de Hedy. Contudo, o final deixa um pouco a desejar. Acaba, LITERALMENTE, na melhor parte. Eu queria mais! Especialmente no que tange às criações da personagem, sobre seu processo criativo e sobre sua constante reconstrução!

Garota dos livros 08/01/2023

É até difícil de acreditar que essa mulher realmente existiu. É, no mínimo, brilhante e surprendente.
Este livro faz um retrato da vida da excelente atriz e grande inventora: Hedy Lamarr, uma mulher genial e com uma história fascinante.
Apesar da história, como um todo, ser incrível, não me ?conectei? com a escrita. Ignorando este pequeno detalhe, eu gostei muito do livro!

Biaaa. 10/10/2021

Uma surpresa
Foi incrível acompanhar a história, mesmo que romantizada, de uma personagem incrível e esquecida pela descoberta científica, lembrada apenas pelo rosto bonito. Heddy foi uma mulher completa, de emoções fortes, força de vontade e inteligência aguçada

Liliane 28/06/2022

Hedy Kiesler viveu a fama nos palcos e através deles conquistou o marcador da morte, com quem casou-se pensando mais na segurança de seus pais e na sua, mesmo sem estar apaixonada.
Neste casamento viveu o glamour de jóias, grandes produções e jantares estonteantes, mas também conheceu a opressão e violência impostas por seu marido.
Numa época em que o nazismo e o fascismo tomavam grandes proporções, ela, que era judia, teve que fugir da Áustria em busca de segurança e liberdade.
Já livre, Hedy novamente ela volta a atuar e ser uma celebridade, com o novo sobrenome Lammar. Porém pensando em sua pátria e em pessoas inocentes, ela busca uma forma de redenção através de sua inteligência, que por vezes foi ignorada.
A par de informações sobre Mussolini e Hitler, bem como conhecimentos "bélicos" e tecnológicos, ela busca aliados para fazer, de alguma maneira, a diferença na Segunda Guerra Mundial.
Com sua beleza impactante, mesmo vivendo muitos romances, Hedy Lammar deixou sua marca no mundo.

Sofia.Eternal 08/07/2023

Excelente.
Embora não seja um romance biográfico completo, é de grande ajuda para conhecer melhor a essa grande e inteligente atriz alemã.

arqueofarias 09/12/2023

Incrível conhecer a história não so da atriz como também sua intimidade e sua contribuição para a ciência, que fora soterrada pelo sexismo de outrora. Inclusive esse lado deveria ter sido mais explorado, mas foi deixado pro final e me pareceu meio corrido. Mas, no todo, um ótimo livro.

Lorenna 02/12/2020

A vida de Hedy Lamarr é tão incrível, tão cheio de surpresas, de reviravoltas que parece ficção. Ela era um gênio que passou pela terra, mas que infelizmente não foi bem aproveitada pelo sexismo.
Jessica Stofel 02/12/2020minha estante
Leitura boa, só queria um final diferente kkkk

Mari 10/11/2022

A única mulher
You're on your own, kid - Taylor Swift.

Essa música foi feita pra Hedy e pra essa história, não tem como.
paloma 26/12/2022minha estante
SIM APENAS SIM

bibi 19/07/2022

esse livro é uma experiência, vale completamente a pena.
eu vi esse livro como indicação em uma menina da minha for you do tiktok falando como se fosse parecido com os 7 maridos de evelyn hugo e me interessei em ler e foi uma das minhas surpresas mais positivas. Hedy é muito cativante em todos os aspectos, ela excepcional e a autora consegue passar suas emoções de uma forma absurda que você fica tensa com ela durante os avanços do partido nazista, e é uma bela construção de história. mesmo que o final não seja o primeiramente idealizado o livro termina com uma grande crítica à sociedade da época e se estende a atual.
?eu sempre estivera sozinha sob minha máscara, a única mulher na sala?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6