Fade - Desvanecer

Fade - Desvanecer Lisa McMann

Resenhas - Fade - Desvanecer

tracie 26/03/2012

[resenha escrita no dia 31/01]

Faz dois minutos que terminei a leitura, e não tenho ideia do que dizer sobre esse livro.
Eu adorei a leitura, e estou louca para ler Gone.
Agora que estava mais acostumada com o modo de McMann narrar, a objetividade e a falta de detalhes aos sentimentos dos personagens, o repetitivo "Ela fez isso", "Ela fez aquilo" não foi tão incômoda. Devorei o livro em pouco tempo.
Nesse livro tem mais ação por parte de Janie; e a relação dela com Cabel se mostra cada vez mais importante no desenrolar da história.
Na narrativa são revelados muitos novos "segredos" com relação aos sonhos de Janie e o que acontecerá com ela; como ela poderá aprender a controlá-los e etc. Confesso que fiquei bastante triste com o que foi revelado e bastante curiosa com o que poderá vir por aí na continuação, "Gone". Será que é um final feliz?

De modo geral, salvo o modo seco e rápido de McMann narrar, a leitura foi bastante proveitosa e achei Fade superior ao seu anterior, Wake.
Gostei demais.

Recomendo.

Lily 20/03/2012

Incrível continuação.
Bem, esse foi uma aguardada leitura, acabei lendo em menos de um dia, assim como o primeiro.
A qualidade textual a mesma, amei a trama que ela criou para continuar a primeira história, é muito mais movimentada que a primeira, mas é claro que está cumprindo outro propósito, se antes ela queria apresentar as personagens e suas histórias, e seus dramas, agora ela quer desenvolver isso, e faz muito bem.
As personagens continuam me encantando, gosto da maneira como elas amadurecem nesse livro.
Continuo recomendando.

Dayse 16/03/2012

Laila 10/03/2012

Em Fade Janie e Cabel têm uma nova missão: descobrir se existe algum caso de abusos entre professores e alunos. Nesse novo caso, o papel de Janie é mais importante, além de tentar descobrir coisas com os sonhos, Janie têm que ser mais ativa, ela precisa servir de isca. Mas Cabel não está nem um pouco satisfeito com isso...

Fade foi uma leitura mais agradável que Wake, além de eu acreditar que a autora evoluiu um pouco seu estilo de narração, ter me acostumado com a forma de apresentação da história me ajudou a aproveitar melhor a leitura.
O livro 2 da trilogia é um pouco mais elaborado que o primeiro. Mas ainda assim acredito que a história poderia ter sido melhor trabalhada. Não me perdi na história e nos diálogos, como aconteceu no primeiro livro da série, e a trama é bastante interessante. O livro é muito pequeno e pôde ser lido em um dia muito facilmente.

Apesar da história ainda me parecer ter um quê de resumo, achei o livro 2 infinitamente melhor que o 1. As resenhas que tenho feito dessa série, estão um tanto negativas, mas quero pedir à você que está lendo, que tire, preferivelmente, suas próprias conclusões a respeito dessa série. Se eu não gostei, isso não significa que você também não irá gostar. Acontece que tendo a gostar de histórias mais elaboradas e ricas em detalhes, livros não necessariamente maiores, mas com um enredo mais aprofundado. Se você prefere livros curtos e dinâmicos, tenho certeza que você poderá adorar a série!

Com minhas conclusões sobre este livro encerradas, eu só tenho que lhe dizer: Boa leitura!

Resenha do http://blog-do-livro.blogspot.com/

Márcia 26/02/2012

Insuportavelmente mal escrito

Tive esperanças de que minha opinião sobre essa série se devesse ao fato de que li o primeiro volume em ebook com uma tradução e revisão muito porcas. No entanto, não me enganei. O segundo volume, lido em brochura e papel, é tão ruim quanto.

A personagem é um desastre. Eu gritava: "Mata essa garota logo!!" a cada merda que ela fazia e pensava.

O formato da narrativa continua, sem quê nem pra quê, numa vã tentativa da autora, eu acredito, de criar um clima "policial" a sua trama insosa. O tiro saiu pela culatra e o único efeito que ela conseguiu foi o de o livro parecer ser escrito aos pedaços. Com cenas ao acaso jogadas umas depois da outra, sem qualquer conexão entre elas.

A fonte é garrafal, talvez para tentar esconder o vazio dessa história e o espaço entre as linhas é ridículo.

Pretendo terminar a série apenas porque o livro 3 está engarrafado aqui desde muito tempo, mas não tenho esperança nenhuma de não perder meu tempo fazendo isso.
Lily 20/03/2012minha estante
Acho que quem lê e não gosta é porque espera romances clihês, A autora é extremamente original, mas o diferente nunca é bem aceito...

Márcia 21/03/2012minha estante
Acontece que existe um precipício entre o original e o bem escrito. Essa autora de original só tem o tema do sobrenatural (os sonhos) porque, por todos os outros lados, essa série não passa de um resumo de todas as outras de mesmo gênero. E um resumo muito mal feito.

E "quem não gosta é porque espera romances clichês", minha filha? Quem gosta é porque não está acostumado com à histórias originais E bem escritas.

Julia G 22/02/2012

Fade - Devanecer
Resenha publicada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

"- Entao - diz ele, com cuidado -, é você mais seis outros alunos nesta viagem, além do Durbin. E sua acompanhante?
Janie dá uma olhada de relance para ele, tirando os olhos do livro de química.
- A senhora Panquecas.
Cabel rabisca algo em seu caderno.
- Quatro garotas. Vocês vão ficar no mesmo quarto?
- Não, pensei em dormir no quarto de Durbin - diz Janie.
- Ha! Ha! Ha! - ri, olhando para Janie com uma raiva fulminante nos olhos. Então joga o livro de química de Janie para o lado e ataca-a. Enterra os dedos nos cabelos dela e beija-a - Você está pedindo para se meter em encrenca, Hannagan - diz ele, praticamente rosnando.
- E isso seria...? - diz Janie, junto com várias risadinhas.
- Encrenca." (Pág. 100)

Janie agora trabalha para a Capitã e seu dom de apanhadora de sonhos já se mostrou útil para conseguir provas e colocar criminosos na cadeia. Depois de muito tempo vivendo sem alguém com quem realmente pudesse contar, Cabel se tornou o namorado perfeito e tanta felicidade era algo surpreendente para ela, mesmo que isso ainda precisasse ser mantido em segredo por motivos de trabalho.

Uma nova missão, no entanto, pode abalar sua nova situação. Uma suspeita de abuso sexual dentro da escola coloca Janie e Cabel trabalhando juntos novamente, mas esse caso parece ser ainda mais perigoso. E tanta preocupação acaba afetando Cabel, que age de maneira mais e mais estranha. Além de tudo isso, Janie recebe arquivos sobre a vida da Senhora Stubin, outra apanhadora de sonhos, e descobre as consequências que seu dom de entrar nos sonhos de tantas pessoas pode trazer para sua própria vida.

A série Wake, de Lisa McMann, tem vários fatores que a tornam bastante atraentes: uma história original, personagens bem definidos, uma mocinha forte e um cara que nos faz suspirar. Muito tempo depois de ter lido o primeiro livro, ler Fade foi uma experiência praticamente nova. Isso porque, apesar de já conhecer alguns dos aspectos positivos e negativos da história, eu não lembrava de muitos detalhes, e fui redescobrindo conforme prosseguia.

A história desse livro é ainda mais envolvente que a do primeiro, pois lembro de o ter terminado com a sensação de ser mais ou menos. O segundo possui mais mistérios, novos fatos e informações em relação ao dom de Janie - que ironicamente não é tão utilizado nesse livro - e o amadurecimento de Janie e de Cabel quanto às suas inseguranças e aos seus traumas. Não chega a ser um livro intenso, entretanto, ele se limita ao interessante.

Há também em Fade o amadurecimento da relação dos protagonistas, em que se pode ver uma maior cumplicidade e aquela sensação de ter alguém com quem contar, o que nenhum dos dois tinha até estarem juntos. O Cabel é um personagem forte e frágil ao mesmo tempo, de uma forma apaixonante, que faz querer proteger e ser protegida. Janie também é parecida e, apesar de gostar de sua personalidade, não quero nada com ela, rsrs.

O único e grande problema do livro, assim como do anterior também, é a narração. Para algumas pessoas isso até pode ser um ponto forte, já que vai direto ao ponto, mas para mim, é seca demais. Além de ser extremamente objetiva, é feita no presente. Demorei muito tempo para me acostumar a ler algo no estilo: "Janie acorda. Se dirige à casa de Cabel. Ele fica feliz em vê-la.". As únicas partes bem elaboradas são os diálogos, o restante me pareceu bem superficial, impedindo de criar uma ligação mais sentimental com a história do livro.

É um livro bom e de leitura rápida, que não aborda temas muito pesados mas também não é uma história bobinha. É um livro agradável, para quem se interessa por leituras mais amistosas.

Angel 09/02/2012

Aprendendo a sonhar
Janie está aprendendo a controlar os sonhos e se descobre como apanhadora de sonhos, porém ainda não conheçe todos os benefícios e risco disso. O relacionamento com Cabel está cada vez mais intenso e ele está muito preocupado com a entrada de Janie na equipe policial para tentar desvendar a história de um estuprador na escola. Novamente cheio de ação, novas descobertas para Janie e grandes testes para o relacionamento dela e Cabel.

Bruno 17/01/2012

Nova Resenha
O Livro continua seguindo nos moldes do Wake (Despertar) o Fade (Desvanecer) continua seguindo a história com a ajuda do seu amigo/namorado na ajuda pela busca do seu pai e com os conselhos da antiga apanhadora de sonhos, cuja ela acaba invadindo o sonho e assim ela corre atrás do passado que leva a novas descobertas e assim continua a seguir o rumo.

Aline 22/11/2011

Se comprometer ou se isolar???? Essa é uma escolha só sua!!!!

Esse livro continua a história da apanhadora de sonhos Janie, agora com 18 anos ela ajudará a descobrir quem são os supostos professores da sua escola que estão aliciando alunos e abusando sexualmente deles.
Missão perigosa e arriscada, mas Janie não tem dúvidas em se envolver para ajudar suas amigas de classe.
Nesse livro Cabel e Janie estão mais próximos e irão aprender muitas coisas com essa convivencia. Além disso a vida de outra apanhadora de sonhos é contada para Janie, fazendo com que ela saiba que esse dom também é uma maldição para seu futuro.
Como diz o subtítulo do livro, muitas coisas são destruidas (desvanecer) para que outras possam surgir.
Livro de leitura fácil que confesso ter ficado tensa lendo e imaginando o que eu faria se estivesse no lugar dela. Será que colocaria minha vida em risco para ajudar outros ou iria preferir me isolar e viver minha vida na tranquilidade????
É uma escolha dificil e sei que cada um teria uma resposta diferente e ninguém poderia ser julgado por ela, afinal somos livres para escolher nosso caminho.
Indico essa leitura para quem quer sair um pouco do lugar comum e pensar em coisas diferentes.

arthurnumeriano 04/11/2011

Infinitamente superior a Wake
Wake parecia ser uma grande história, apesar de ser um livro de apenas 200 páginas. Fala sobre um mundo misterioso e multifacetado: o mundo dos sonhos. Entretanto, Lisa McMann não soube aproveitar o que tinha em mãos. Com uma escrita desagradável (piorada pela péssima tradução e edição da editora Novo Século) e uma história sem clímax ou ponto central, Wake foi uma das maiores decepções de 2010 para mim - não tanto quanto Hush, Hush, mas bem próximo. O que realmente me levou a comprar e ler Fade, sua continuação, foram os comentários de que este é o melhor livro da trilogia. E, bem, pelo menos é infinitamente melhor do que Wake.

Para Janie e Cabel a vida real está ficando cada vez mais difícil que os sonhos. Eles apenas querem conseguir algum tempo (mesmo que secreto) para ficarem juntos, mas a sorte não está ao lado deles. Coisas perturbadoras começam a acontecer na escola Fieldridge High, mesmo que ninguém queira comentar sobre o assunto. Quando Janie é sugada para dentro do violento pesadelo de uma colega o caso finalmente começa a ter pistas, mas nada acontece como o planejado. Nem de perto. Janie está perdendo o controle de sua vida, e o comportamento chocante de Cabel trás graves conseqüências para ambos.

Ao contrário de Wake, Fade tem uma história certa, sólida e boa, muito boa. A forma como o enredo é escrito é igual à de Wake, mas, de alguma forma, ela não é chata nem desagradável (em Fade, a Novo Século caprichou na tradução e edição do livro, o que com certeza ajudou para a melhoria da série). Para falar a verdade, arrisco-me a dizer que Lisa McMann enfim me conquistou.

O ponto alto do livro são os arquivos da srta. Stubin, que contam como a vida de um apanhador de sonhos se torna pior com o passar do tempo. É triste saber o que vai acontecer a Janie e que não há cura contra ser sugado para o sonho de outras pessoas.

Como já disse, Fade é infinitamente superior a Wake. E é isso o que me faz ter vontade de ler Gone, o último livro da série - apesar dos comentários de que ele é um dos piores finais de série.
baunilha 12/10/2010minha estante
Não é que Gone seja tão pior, mas é que depois de Fade, você acaba esperando mais...

Tati 17/10/2010minha estante
Tb achei Wake um pouco fraco )para não dizer muito kk...) assim como Hush Hush (ouvi tanto falar desse livro que pensei que fosse uma maravilha, mas me desapontei tb), esse resenha me estimula a ler fade, tomara mesmo que seja melhor que Wake.

Bruno Aguiar 19/10/2010minha estante
Há! Qualquer tradução é melhor do que House Of Night! HSUIAHSIHAIUSH

Joao L. 04/06/2011minha estante
Ai gente House of night é otima... eu acho que a Novo Seculo trabalhou bem nessa serie (Hon)..

Gabi 09/12/2011minha estante
Arthur, como você disse, a história tem potencial o problema é que ela não é bem aproveitada e desenvolvida! Não gosto da maneira como a Lisa McMann escreve, mas como só falta Gone acho que vou terminar a trilogia...

Sam Wood 02/11/2011

Sobre "Fade - Desvanecer"
Quando soube que o segundo livro da trilogia "Wake" havia sido lançado aqui no Brasil corri comprá-lo, afinal estava morto de curiosidade para saber o destino dos protagonistas. O resultado foi imediato, novamente me prendi a história e li o livro em dois dias, simplesmente fabulosa!

Bárbara 29/09/2011

Fade - Lisa McMann
Assim como aconteceu com Wake, li Fade num único dia. A narração da Lisa continua a mesma coisa: no presente.

Fade é o segundo livro de uma trilogia. Minha resenha de Wake (primeiro livro) você pode encontrar aqui.

Em Fade, o relacionamento de Cabel e Janie está mais sério apesar de eles precisarem mantê-lo em segredo pelo que aconteceu em Wake (vou tentar colocar o mínimo possível de spoilers do primeiro livro).
Janie agora trabalha como agente ao lado do namorado e é encarregada de procurar, nos sonhos de alunos e professores da Fieldridge High, escola onde estuda, vestígios sobre um possível maníaco sexual que está atacando há um tempo. Ela acaba achando um suspeito, não por causa dos sonhos dele – ele nunca sonha – mas pelo jeito que ele a trata na classe e depois das aulas – toda a atenção que ele dá pra Janie, deixa-a com uma pulga atrás da orelha.
Os ciúmes que Cabel sente por ela fica muito explícito, assim como o fato de eles se amarem. Cabel tem a incrível mania de querer protegê-la de tudo, como se ela fosse totalmente indefesa.
Fade é intenso também porque é nele, na parte 2 da trilogia, que Janie descobre a verdade e os perigos de ser uma apanhadora de sonhos. Descobre como é ser uma apanhadora, descobre como vai ser a vida dela daqui pra frente, o que pode e o que não pode fazer. Descobre suas limitações. Tudo isso é contado a ela pela Sra. Stubin que, mesmo morta, acaba aparecendo em seus sonhos para guiá-la até que ela consiga se virar sozinha.

Por incrível que pareça, o fato de ser no presente me ajudou a ler o livro mais rápido (coisa que não aconteceu em Bubble Gum, da Lolita Pille). Parecia que as coisas estavam acontecendo naquele exato momento, então era mais do que fácil imaginar as cenas. Lisa já conseguiu me ganhar totalmente. Como já disse, se ela escreveu de um jeito que eu odeio (essa narrativa no presente me irrita!) fazendo com que eu me apaixonasse, então ela só pode, mesmo, escrever muito bem.
Wake é uma das minhas trilogias preferidas, então agora, pra mim, só resta ler Gone e descobrir o final dessa história – acredite, quando você termina Fade quer descobrir isso o mais rápido possível!

E desculpe-me pela falta de resenhas aqui no blog, mas podem ter certeza que já tenho várias preparadas aqui pra vocês.

AmadosLivros 31/08/2011

Blog Amados Livros:

Jay 17/08/2011

Sinopse:
"Para Janie e Cabel a vida real está se tornando mais difícil do que os sonhos. Eles estão tentando (em segredo) passar um tempo juntos, mas ainda não tiveram esta sorte. Coisas perturbadoras estão acontecendo em Fieldridge High, mas ninguém quer falar a respeito. Quando Janie penetra os pesadelos violentos de um colega de classe, o caso finalmente se torna claro, mas nada sai como planejado. A cabeça confusa de Janie e o comportamento chocante de Cabe têm graves consequências para ambos. Pior ainda. Janie Descobre a verdade sobre si mesma e sua habilidade. E é desolador. Realmente desolador. Não só o seu destino está selado, como o que está por vir é muito mais sombrio do que seu pior pesadelo..."

Opinião:
Quando eu li o primeiro livro da Série Dream Catchers - Wake, eu realmente não gostei. Achei fraco, sem emoção e muito desorganizado. E como eu sempre dou uma segunda chance ao autor quando acho que o tema é bom mas foi mal explorado, eu li então Fade, e eu simplesmente A-D-O-R-E-I.
Dá uma vontadinha de entrar dentro do livro e ajudar a Janie. Gostei, a história vai se desenvolvendo aos poucos com fatos interessantes, e eu senti tristeza pela Janie quando ela descobre quase no fim do livro um fato que mudará sua vida (não vou contar). Terá de escolher ajudar as pessoas com seu poder ou cuidar de seu proprio bem estar físico.
Nesse livro a relação de Cabel e Janie é mais forte que nunca, mas eles ainda têm de fingir que nem ao menos se falam. Ele começa a se abrir com ela e contar mais sobre sua vida, os sentimentos que ele tem por Janie são muito fortes, o que me faz amar o jeito dele.
Pra quem já leu o primeiro livro e não gostou, não desanime, leia Fade que sua visão sobre a história concerteza irá mudar. Recomendo muito.

Gostou da resenha? Não gostou?
Comente no meu blog: http://little-things-for-you.blogspot.com/