A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

lolaa 17/03/2024

A porta no muro
Um conto SUPER pequeno e fácil de ler que trás uma metáfora do que a porta pode ser.
Um escape? Um sonho?
Cada um interpreta do jeito que preferir.
Achei o conto legalzinho e com uma escrita fluida

Marina.Beatriz 16/03/2024

Parece um sonho
Enquanto estava lendo, senti como se estivesse presenciando o sonho de uma outra pessoa. Mas não daqueles sonhos que não fazem sentido nenhum e geram boas risadas depois.

O "sonho" que acompanhei nessa história foi tão bom quanto esses que falei, mas é o tipo de sonho que também vem com uma pitada a mais de sal, ou com um certo amargor. Aqueles sonhos que sabemos que é bom demais pra ser verdade e, quando acordamos, ficamos tristes porque acabou.

Depois que terminei de ler, fui procurar algumas críticas e vi que há 3 formas de interpretar a história: por metáforas; pelo realismo; pela fantasia pura. Acho que tive fases em cada uma dessas interpretações enquanto lia, apesar de não querer acreditar na versão realista dos "fatos"...

Enfim, eu não tenho respostas pra entender o que era, realmente, a porta no muro. Também não sei dizer a razão verdadeira que levou ao final da história.

O que sei é que essa história e as mensagens (ou metáforas) que ela passa vão ficar na minha mente por muito tempo. Assim como a pergunta que não quer calar: o que Wallace viu quando atravessou a porta?

Luiza.Alcantara 15/03/2024

Leitura rápida, densa e, ao mesmo tempo, despretensiosa. Muito fácil de se envolver no universo do autor

Maria 01/03/2024

Não sei se eu entendi
Não sei quais eram as minhas expectativas em relação a esse livro, mas elas não foram supridas hahah É interessante e legalzinho de se ler assim, uma vez, direto. E é uma viagem interessante mesmo, uma reflexão interessante. Mas acho que eu esperava algo como O Homem Invisível e não recebi isso.

readingwerika 29/02/2024

A porta no muro
É um conto pequeno muito bem escrito.
Acredito que a porta no muro é uma metáfora a algo na vida do personagem, que lhe aparece não quando procura, mas sim de repente e em momentos em que ele tem escolher maiores e mais urgentes a fazer, e aí se encontra em questionamento: abdico da minha obrigação ou entro no paraíso que tanto procurei?

??algo que não sei o que é, que, na forma de muro e porta, lhe ofereciam uma saída, uma passagem secreta e peculiar de fuga para um mundo diferente e mais bonito.?

Jamile162 24/02/2024

Muito bom, não é realmente sobre uma porta no muro. Me deixou com muita vontade de ler mais obras do H. G. Wells.

Laura.Bertochi 14/02/2024

Uma imaginação grande e maravilhosa!
Eu amei este livro, eu sei que amar é forte mas a imaginação, a criatividade, e as palavras usadas para compôr ele cativara-me. É lindo, e desperta uma sensação de voltar a infância e sentir o gosto daquele ar doce de infância.
Indico! Eu dou ???????? estrelas!

Liliane.Guia 09/02/2024

Bom.Deixa claro muitas coisas que eu não havia pensado antes
Ouvi histórias parecidas de pessoas que ao perderam a inocência ou contar para outras crianças o seu segredo, tiveram suas portas fechadas.

literaryidler 07/02/2024

Que obra!
A escrita é maravilhosa, leve e direta, conduzindo um enredo mais do que surpreendente sobre uma porta encontrada no muro, estou surpresa e imensamente reflexiva após a leitura!

"Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"

Sabrina758 07/02/2024

"Havia hera-americana vermelha nela, um tom carmim vibrante e uniforme ao sol âmbar num muro branco. Apareceu de repente, embora eu não lembre bem como, e havia folhas de castanheira-da?índia no chão limpo na frente da porta verde..."

Katia.Scott 04/02/2024

Sobre escolhas
O breve conto de uma vida e suas escolhas. As oportunidades surgem e então temos que escolher alcançar ou desperdiçar!

Quando somos crianças nossa intuição está aflorada e ativa, e aí que devemos retornar, por que é delas o Reino dos Céus.

Jacqueline.Amadio 03/02/2024

Quais são nossas portas verdes?
Gostei muito desse conto! Leitura curta, mas bastante reflexiva. Me fez pensar em muitas coisas. Sobre como nossa visão sobre uma mesma coisa muda de acordo com o contexto de nossa vida e o que vale mais no fim das contas. Me faz pensar nos meus valores e próprias escolhas. Quais são as portas verdes da minha vida? E o que eu tenho escolhido?
O final eu gostei muito, pra mim ele conseguiu atravessar a porta verde no muro branco no fim das contas...

Amanda Cabral 03/02/2024

Não lembro muito
Faz tempoque li este conto, na verdade nem lembrava dele, lembro somente da capa mesmo.. pretendo ler novamente e melhorar esta resenha

Jéssica Maria 02/02/2024

Como a vida vai nos afastando dos nossos sonhos infantis
Trata-se de um conto bem curto sobre como a vida e suas obrigações acabam nos desviando do que realmente queremos quando crianças.

É bem básico, não senti nada de sensacional, apesar de plantar a sementinha da reflexão, mas só se você já tiver um terreno fértil.