The Midnight Library

The Midnight Library Matt Haig

Resenhas - The Midnight Library

tcharles 14/04/2021

bom
gostei bastante da leitura, bem original o tema mas parece que o autor se perdeu um pouco do meio pro fim, uma ressalva importante é a menção do português brasileiro no livro, com o uso de uma palavra que a gente nem usa, faltou pesquisa. fora isso foi uma leitura muito boa.

@emcadacapa 03/05/2021

Uma bela jornada!
Nora está tendo um dia horrível, tudo está dando errado e ela acaba de ser demitida. Será que a vida não é para Nora? Tantos arrependimentos, tantos "e se" em uma vida só. Chega! É preciso por um fim nisso... 00:00:00, isso é uma biblioteca? ? Sim. Responde a bibliotecária. ? E se eu dissesse a você que existe uma maneira de viver grandes momentos de arrependimento da sua vida de forma diferente, tentando encontrar a completa felicidade?

"Between life and death there is a library... Would you have done anything different, if you had the chance to undo your regrets?"

The Midnight Library acompanha a jornada de Nora, percorrendo as várias possibilidades da sua vida como se fossem universos paralelos. O livro fala sobre saúde mental, ataques de pânico e depressão, tudo de forma responsável e sobre a busca da melhora. Também aborda filosofia, música e traz diálogos incríveis sobre ciência e teorias de multiverso.

"The only way to learn is to live."

O autor, Matt Haig, tem uma escrita altamente fluida que vai te levando mais e mais pra dentro da cabeça da protagonista. Por mais que ele aborde temas complicados em momento algum ele torna a leitura pesada.

Foi uma das leituras mais prazeirosas do ano até agora. Uma história muito bonita e com um final de acordo com a trajetória da trama.

"In chess, as in life, possibility is the basis of everything. Every hope, every dream, every regret, every moment of living."

Gustavo Bernardo 13/05/2021

O arrependimento acaba com as nossas vidas
Eu nem sei o que dizer, como dizer ou como começar.
Só sei que quase não li o livro por conta dos reviews que eu li que diziam ser um livro muito pesado e quem ja teve depressão ou tem leve depressão era para passar longe desse livro.
Mas não! Eu fui teimoso e persisti, o inicio com toda certeza é o pior de tudo. Os gatilhos são eminentes e é dificil não se identificar com os pensamentos da Nora (Personagem principal do livro) fiquei mal, tive leves recaídas e fui muito afetado pelo livro não vou mentir. Mas simplesmente a pagina inicial do livro com a primeira frase me pegou e não quis deixar que eu abandonasse esse livro... o qual me manteve persistente a ir até o final. E eu quero gravar esse pequeno trecho na minha mente pra sempre, colocar no insta de capa no facebook e em todos os lugares!

" I can never be all the people I want and live all the lives I want. I can never train myself in all the skills I want. And why do I want? I want to live and feel all the sahdes, tones and variations of mental and physical experience possible in my life"

O livro simplesmente dá uma lição de vida e que a nossa vida é um completo infinito com varias possibilidades, a gente pode ser o que a gente quiser ou não, a gente pode conhecer quem a gente quiser ou não, tudo depende da gente!

Melissa 17/01/2022

As Páginas da Vida
Somos constantemente atraídos pelo conceito do "e se".

E se eu pintar meu cabelo de roxo?
E se eu adotar um cachorro?
E se eu trocar de curso na faculdade?
E se eu morrer agora?

E se, e se, e se... Mas, eles nunca ou quase nunca se concretizam né?

Por isso, a ideia do autor me pareceu tão atraente e curiosa. Afinal, quem não gostaria de descobrir os ramos desconhecidos da própria vida? Ao mesmo tempo, aprender sobre novas possibilidades pode ter um peso muito grande e trazer consequências negativas.

A ideia por trás desse livro é fazer o leitor refletir sobre a própria vida, tal qual a protagonista e nem precisa estar na mesma situação que ela. Basta estar insatisfeito com qualquer coisa para se ver nesta posição. Nesse ponto, o autor triunfa, pois duvido muito alguém terminar Midnight Library sem questionar sobre a vida ou analisar arrependimentos.

A leitura flui bem, tem bastante filosofia e algumas questões mais subjetivas, então, talvez, perca um leitor ou outro ali pelo meio. A última parte é um tanto truncada, como se o autor não soubesse bem como criar a deixa para conduzir a protagonista até a conclusão. Por fim, ele consegue achar um bom caminho e, felizmente, tem um bom final sem laço de fita vermelha ou novela global.

Talvez não seja um livro para releitura, mas, a ideia dele vai ficar para sempre com você. E não se esqueça: a única forma de aprender é vivendo.

tortajulia 17/01/2022

A biblioteca da meia noite
Primeiramente, me identificar com a Nora foi uma das coisas mais preocupantes que uma leitura me trouxe, bem como crises existenciais. Eu considero esse livro como uma leitura obrigatória, pois a ideia do livro é incômoda, mas necessária. E ele também mete filosofia no meio e já sabemos que ganha pontos comigo hehe
É basicamente impossível ler e em nenhuma vez questionar a própria existência, tendo em vista que a Nora pôde viajar por inúmeras das suas e nós não temos essa possibilidade. Ou temos. Só vivendo e morrendo para saber.
Durante a história, Nora é "guiada" pela Mrs. Elm, uma bibliotecária de sua escola de infância, a viajar através dos livros da Biblioteca da Meia Noite e viver as infinitas vidas e possibilidades que a Nora poderia ter vivido. Desde estrela do rock à nadadora Olímpica.

Recomendo muito muito. Está nos meus favoritos já e, com certeza, é um dos livros que mudou minha vida :)

Lilivitoria 31/12/2022

" Between Life and death, there's the midnight library..."
ESSE LIVRO É O MAIS REFLEXIVO QUE JÁ LI! Ele retrata a história de Nora Seed, uma mulher que sofre de problemas de saúde mental e sua vida é muito complicada. Nora se culpa por coisas que não fez ou por carreiras que não seguiu, porém se viu sozinha e solitária durante sua vida adulta - ser demitida, lidar com a morte, ser ignorada por seu irmão e amigos e toda a pressão que um adulto a vida exige. Além disso, Nora estava totalmente deprimida e infiel, sem sonhos e objetivos ou propósitos de vida, assim decidiu que a vida não valia mais e sua única saída era cometer um crime contra a própria vida, por overdose... Esse livro é simplesmente incrível e mudou minha forma de ver a vida, foi incrível como me fez repensar tudo sobre minha vida e todos os meus arrependimentos, talvez em outra vida tenha uma Lívia diferente, talvez essa nem tenha lido esse livro . Foi incrível ver a evolução da Nora, no começo pessimista e sentindo que não merecia ser feliz e lamentando por algo que não viveu, no final curtindo cada aspecto ruim ou bom de estar viva e seguindo seus próprios sonhos.??????

Rafa 21/12/2021

Bom, mas não ótimo
O livro parte de uma premissa muito boa: se pudessemos voltar a todos os nossos arrependimentos, a vida seria melhor?

Tudo na vida de Nora Seeds parece estar dando errado, e ela se vê completamente sozinha no mundo, como se fosse um peso a ser carregado. Com esse sentimento, Nora decide dar fim ao sofrimento que está sentindo tomando uma dose cavalar de remédios, mas o resultado não é o esperado: Nora acorda na Biblioteca da Meia Noite, onde pode ler e viver histórias de como seria sua vida sem seus arrependimentos.

? Toda essa história nos traz diversas reflexões sobre a vida e suas frustrações, e com ele passei a notar com mais gratidão algun detalhes da vida.

Embora eu tenha gostado muito dos temas abordados no livro, achei que o meio dele foi repetitivo e cansativo para a leitura, esperava histórias mais profundas que abordassem as reflexões de forma mais orgânica.

Matheus 09/01/2021

Eu tinhas altas expectativas pra esse livro e acabei bem decepcionado. Eu entendo o apelo e o motivo de muita gente ter gostado, mas pra mim não funcionou muito bem.

Em The Midnight Library a gente acompanha a vida de Nora Seed, uma mulher cuja vida acabou por se tornar uma sucessão de desencontros e complicações. Ao colocar a sua vida à prova, Nora se vê em uma biblioteca cujos livros apresenta-lhe os arrependimentos de sua vida e realidades em que as coisas aconteceram de forma diversa de sua realidade.

Um dos principais problemas do livro pra mim é que ele é uma eterna reprodução de uma mesma narrativa, com detalhes muito pontuais alterados em cada novo cenário apresentado e em cada uma dessas realidades alternativas o autor força uma moral da história sem que se aprofunde em nenhuma delas.

Até que a protagonista tenha o primeiro contato com a biblioteca da meia-noite nos são apresentados alguns dos personagens coadjuvantes da história e na maioria das realidade alternativas visitadas por Nora os caminhos que sua vida tomou estão relacionados justamente a esses personagens. Contudo, o autor entrega tão pouco acerca deles que é difícil que o leitor se importe com os acontecimento ali apresentados. A relação existe, mas não é como se ela fosse detalhada o suficiente pra causar algum tipo de impacto.

Além disso, ao adentrar em uma nova realidade, Nora desconhece os rumos que sua vida tomou até chegar ali, logo, ela precisa descobrir em que pé está sua relação com os demais personagens e os eventos relevantes de sua vida. Contudo, a busca por esses detalhes é bastante precária e na maioria das vezes os diálogos são extremamente forçados e engessados.

De forma geral, The Midnight Library é um livro que certamente vai agradar muita gente. O autor escreve justamente com a intenção de fazer desse um livro quotável e isso fica claro já nas primeiras páginas. Acho que um dos maiores problema do livro é que ele soa muito como um livro de autoajuda, carecendo de organicidade e naturalidade pro storytelling, o que definitivamente pesa na minha avaliação.

Letty 25/02/2022

Proposta interessante
Achei diferente a temática do livro, gostei da forma que nos faz questionar as coisas da vida e tbm como a gente acaba percebendo quem nem tudo está ao nosso controle... O melhor caminho para viver é aceitar a vida que temos e viver ao máximo.

lisreadsz 16/01/2022

"You don't have to understand life. You have to live it."
PERFEITO!
Sabe aquele tipo de livro que você acaba de ler e pensa "nossa, que livro pica..." Esse é um deles.
Desde o momento que eu ouvi falar da proposta desse livro, eu já sabia que eu ia amar. E ele me surpreendeu demais! Favoritado.
A Nora, após várias coisas darem errado na vida dela, decide morrer. O único problema é que ela fica presa entre a vida e a morte nesse lugar chamado Biblioteca da Meia-noite, onde ela pode escolher viver vidas onde ela realizou escolhas diferentes, mas, assim que ela se arrepende dessa escolha, ela volta pra biblioteca.
O livro demonstra muito bem como nossas decisões, por mais insignificantes que pareçam, afetam os outros a nossa volta. Também mostra que sempre teremos arrependimertos, independente de nossas decisões. Nos resta viver o agora.

Júlia Gabriela 03/04/2021

pulsão de vida
esse livro acabou de me mudar como pessoa e gostaria de ainda estar na terapia para discutir isso. é puramente pulsão de vida, como restaurar e manter a si mesmo. fala sobre depressão e suicídio, mas falando principalmente da vida. eu queria que todos os meus amigos lessem esse livro.

Jully 07/04/2021

Eu tava ansiosa pra ler esse livro. Uma amiga minha deu 5 estrelas pra ele, mas, infelizmente, não rolou.
Eu escutei o audiobook e achei a narradora muito monótona.
Achei todas as revelações e esclarecimentos de Nora clichês. Como se eu já soubesse o que ia acontecer. Quando você adivinha para onde o livro está indo, tudo no meio deixa de ser tão interessante, especialmente se você não se importa com o personagem principal. Porque, infelizmente, achei Nora chata. Ela não era interessante como personagem principal e eu não conseguia me relacionar e nem me importar com ela.
A premissa é muito mais promissora do que o livro em si. E a menos que você teja interessada(o) em livros de autoajuda (ou motivacionais), não leia este romance. Porque é mais sobre o que Nora descobriu sobre si mesma e a vida, é claro, ao lidar/tentar escapar de seus arrependimentos.

vivi 12/04/2021

Uma história delicada sobre a vida
Ok, vamos lá. Esse livro tem uma promessa incrível de plot na sinopse dele e dou 5/5 porque sinto que ele cumpre o que promete.
O que mais me chamou a atenção foi por ele ser sobre as diversas oportunidades de vida que teríamos caso nossas escolhas tivessem sido diferentes. É tentador imaginar o que poderia ter sido, o desenrolar do "e se?".
Eu adorei essa leitura, ela tem uma certa pitada de ficção científica, mas que é tão sútil que eu pessoalmente acredito que apesar de a "explicação" da biblioteca existir parecer científica de primeira, ela tá mais pra uma invenção da mente humana, irreal. E isso não é um spoiler.

O livro é muito mais sobre "sentir" a mensagem dele que sobre uma complexidade de criação de enredo, então leia sabendo que você não precisa entender o universo criado, apenas vivenciar ele.

Mas um detalhe MUITO IMPORTANTE que se deve ter em mente é que ele tem gatilhos absurdos de suicídio, depressão e auto-mutilação, então não indico pra qualquer pessoa.

Drougaz 05/01/2022

Leiturinha gostosa de ler
Essa leitura eu me senti como se estava vendo um filme. Uma leitura fácil e bem interessante de ler, tem coisas bem complicadas como o pensamento em suicídio no livro, mas apesar disso acho que o livro não é muito pesado, é mais um aprendizado à querer a viver e não desistir.