The Midnight Library

The Midnight Library Matt Haig

Resenhas - The Midnight Library

Dayanne Porto 07/02/2022

A vida é uma partida de xadrez
Que livro BOM, sério! É um pouco repetitivo, mas esse é o único defeito. Lá pelo meio do livro já entendi a ideia toda, mas ainda assim é uma jornada muito satisfatória de acompanhar.
Em todas as vidas da Nora tinha uma lição ou, pelo menos, uma reflexão.
No fim das contas, a mensagem principal que eu tirei do livro é: a vida é como uma partida de xadrez. Nunca dá pra saber como vai acabar. E essa é a maior beleza da vida (e do xadrez).

Drougaz 05/01/2022

Leiturinha gostosa de ler
Essa leitura eu me senti como se estava vendo um filme. Uma leitura fácil e bem interessante de ler, tem coisas bem complicadas como o pensamento em suicídio no livro, mas apesar disso acho que o livro não é muito pesado, é mais um aprendizado à querer a viver e não desistir.

Jenni Pradera 13/01/2021

Mágico
"Vamos ser gentis com as pessoas em nossa própria existência."

Nora se arrepende depois de tentar o suicídio e acaba em uma biblioteca onde pode experimentar todas as outras vidas que poderia ter vivido.

Adorei essa leitura. O escritor conseguiu abordar um tema delicado e escrever de uma forma tão bonito e elegante uma história pesada, com toque de magia. Este livro trás várias lições como arrependimentos, escolhas e como abraçar a vida.

Dai 30/07/2023

Esse livro tem um peso incrível,eu demorei um pouquinho pra continuar a leitura por não ter gostado tanto das primeiras páginas, felizmente retornei e não consegui parar ate terminar a última página, a história é muito excitante e nos faz pensar bastante sobre a nossa própria vida, eu me peguei em vários momentos do livro preso em uma crise existencial e pensando sobre tudo e todos ao meu redor kakakak, esse livro realmente me fez ver a vida com outros olhos e de uma perspectiva diferente, com certeza ele foi uma das minhas leituras favoritas do ano e aprendizado será pra vida toda.

Choro e crise existencial, confere?

Marina 14/01/2023

O final foi exatamente o que eu esperava, mas foi um bom percurso até chegar a última página.

Minha primeira leitura iniciada e finalizada em 2023. Recomendo!

Licia Maria 29/05/2023

The only way to learn is to live
Impossível, em pleno 2023, não ter sido impactada por nenhum spoiler desse livro, mas mesmo assim a leitura surpreendeu e rendeu boas reflexões ?

"Never underestimate the big importance of small things"

Bruna Laessa 20/04/2022

Merecido o hype
Poucos livros conseguem abordar temas profundos e ao mesmo tempo prender na leitura.
Esta foi uma história sem igual e gostei das questões existenciais levantadas. Acho que nenhum ser humano passa sobre a terra sem se questionar sobre os porquês.
Um tema atual, com alguns gatinhos, com hype merecido e uma boa história.

najma0 20/04/2023

Os Fantasmas de Scrooge versão depressão
Livro de autoajuda em formato de ficção.
"Você está deprimido? Apenas pense que a vida é muito mais que tristeza!"Muito original. Inovador :o
Não é como se a sua depressão fosse melhorar magicamente e tudo ao teu redor, os fatores externos a você, fossem ficar melhores se vc mudar sua perspectiva de vida. Também acho que o livro acaba tratando como ingratidão e insatisfação pela vida mesmo que você tenha uma vida boa, o que pra mim é extremamente inadequado e insensível. É quase como se depressão fosse literalmente uma doença e não só um enigma da vida :o
Livro com mensagens muito cafonas, rasas e BEM repetitivas.
Eu vi pelas resenhas que ajudou algumas pessoas (e, de verdade, que bom pra elas), mas eu jamais me arriscaria a recomendar isso pra alguém que tem depressão, muito menos pra quem já tentou se m alguma vez.
Se eu fosse a protagonista, eu enfiaria as páginas dos livros na minha garganta na frente daquela bibliotecária insuportável. Ainda quebraria aquele tabuleiro de xadrez dela.

Marina 24/05/2022

Amei!!
Amei!! Achei bem vibe Russian Doll. Eu amo um livro que me faz repensar sobre a vida e que faz as personagens procurarem sobre a raiz dos problemas, acho que todo mundo devia fazer isso.

May 08/05/2021

@looklikeabook
??Conheci o autor Matt Haig pelo livro Como Parar o Tempo a alguns anos e lembro que tinha achado sua escrita muito gostosa de ler, quando vi seu novo livro em primeiro lugar no Goodreads Choise Award eu corri ler a amostra da Amazon para ver como era, e a escrita dele seguia como eu me lembrava.

?Acho que o problema de pegar um livros que esta rankiado em primeiro lugar é que suas expectativas já estão no teto.

Midnight Library é um livro gostoso, mas extremamente previsível, meu primeiro palpite de como seria o final se concretizou, o que não é de todo ruim porque acho que esse livro é sobre a jornada, não sobre o final.

Como eu amo o tema de universo paralelo, e como uma pequena decisão podem mudar completamente o futuro, eu curti bastante o desenrolar do livro. E vou pontuar que a Nora tem muitos talentos que abandonou, então cada destino dela pode ser muuuito diferente do outro.

?Tem momentos que ele se torna praticamente um livro autoajuda, algumas reflexões são ótimas, mas quando já estava chegando no final você tá tipo: ?Já entendi, não precisa me explicar tantas vezes, pode deixar coisa subentendidas também querido?

Um ótimo livro, mas não vai entrar nos meus melhores do ano

fleabookz 21/08/2021

Não tenho muito pra comentar, a proposta do livro é bem legal, mas não me prendeu muito. Só consegui pensar que a Nora está fadada a sofrer em qualquer que seja a vida e provavelmente é essa a mensagem que o autor quis passar.
Teve um momento ou outro que realmente me tocou um pouquinho, além disso agora fiquei com muita vontade de ler o Thoreau. Achei o final super fofinho.

@renatavarelaescreve 24/10/2021

Aaaaaa
Eu preciso gritar pra todo mundo como eu amei esse livro. Foi um surto tão grande que li como se minha vida dependesse disso. Segundo contato com a escrita do Matt Haig e pqp ele sabe escrever exatamente o que eu amo. cara. é isto.

Thais 04/07/2021

Que livro bom!
Muito legal como mostra que as vezes nos arrependemos e nos sentimos culpados por não termos feito determinada escolha na vida, mas que às vezes não era pra ser mesmo. Aqui a gente vê Nora que já estava cansada da sua vida, mas que ao ter a oportunidade de viver outras vidas alternativas chega a conclusão de que ela pode ser feliz na vida que escolheu viver, e que em todas elas tem seus momentos tristes, mas também é possível encontrar a felicidade.
Gostei demais do livro, capítulos curtos e a história é bem interessante, nos faz pensar bastante.

Camis 17/01/2021

engole o choro e continua
O livro conta a história de Nora Seed, uma inglesa deprimida de uma cidadezinha chamada Bedford. Nora tem uma vida extremamente pacata e sem graça (quem não tem?!) e, depois de muitas coisas darem errado, ela desiste de viver.
E aí vai parar na biblioteca.
The Midnight Library foi totalmente diferente do que eu esperava mas eu gostei muito. Eu imaginei uma coisa mais fantasia e/ou ficção científica, mas pende bem mais para a autoajuda. O livro mostra para o leitor que, não importa o quão ruim as coisas parecem estar, tudo é uma questão de perspectiva. É um bom tapa na cara sobre a vida adulta. Sempre bom relembrar: shit happens! get over it!