A Regra é Não Ter Regras

A Regra é Não Ter Regras Reed Hastings
Erin Meyer

Resenhas - A Regra é Não Ter Regras

Julia 15/11/2021

Um livro sobre cultura organazional
O livro conta histórias de como a Netflix mudou e implementou sua cultura organizacional única em todo o mundo, superando desafios culturais e históricos. Vale a pena a leitura. Linguagem leve.

Fer173 02/11/2021

Não esperava
A minha conclusão quando cheguei ao final foi de que todos os líderes e gestores, principalmente de áreas criativas, deveriam ler.

Achei que seria sobre como a Netflix chegou onde está hoje, com foco detalhado em cada conquista alcançada ao longo dos anos, mas foi totalmente diferente. O tema principal é gestão e liderança. Como lidar com as pessoas de uma equipe e fazer uma empresa seguir em frente adequadamente, mas também vale para que funcionários repensem suas formas de trabalhar e é uma baita motivação para perseguir algo novo e que esteja mais alinhado com seus propósitos de vida.

Traz muitos insights aplicáveis na vida pessoal e profissional, e todos os pontos são trazidos com exemplos de experiências passadas dentro da Netflix, com seus funcionários, e fora, com a empresa anterior do Reed.

É claro que é necessário passar um filtro em algumas coisas, especialmente para empresas mais formais, mas é uma leitura surpreendente desde as primeiras páginas.

Kauane Parra 29/10/2021

Parece uma fórmula mágica de liderar uma empresa. No Brasil precisamos de muitas mudanças pra que nossas empresas consigam implantar algo deste nível, para que seja acessível a todos e não somente a poucos privilegiados.

Cyn | @booksdacyn 19/10/2021

Netflix me contrata..
Comecei a leitura por curiosidade e acabei fascinada pela forma que a Netflix se reestruturou e vem conseguindo alcançar cada vez mais a excelência.

É muito dinheiro investido? Sim, porém tudo isso teve retorno ao longo dos anos.

Natália 18/10/2021

Inovação é o que define esse livro.
Já li diversos livros de negócios, administração e gestão. Mas esse livro vai contra todos os estereótipos, regras e metodologias de trabalho. O que mais me chamou atenção foi como a empresa lida com os feedbacks, a hierarquia não impede que um funcionário dê sugestões de melhoria independente do "chefe superior" não concordar, e o legal é a descrição de várias situações em que funcionários que deram sugestões milionárias e certeiras, e como foram reconhecidos por isso. Os termos mais interessantes é o que eles chamam como densidade de talento e responsabilidade com liberdade. Estamos numa geração completamente diferente e inovadora, mas a maioria das empresas continuam sendo tradicionais nos métodos e processos.

Deborah 07/10/2021

Ótimo livro de negócios, com vários insights sobre como liderar e como alguns costumes que temos não fazem sentido e nem sempre são as melhores opções.
Inovação precisa de ambiente com liberdade!

Tayane00 31/08/2021

Comecei o livro me achando medíocre e questionando minhas habilidades. Terminei questionando o livro, o quanto da história é verdadeira e sobre os problemas dessa "cultura". A Netflix tem uma qualidade muito superior a todos do ramo, mas o preço a ser pago é tão alto quanto.

Carla.Zuqueti 31/07/2021

Cultura Organizacional
?Não era óbvio na época, nem mesmo para mim, mas nós tínhamos uma coisa que a Blockbuster não tinha: uma cultura que colocava as pessoas acima dos processos, que enfatizava mais a inovação do que a eficiência e que mantinha pouquíssimos controles.?

Assim Reed, fundador e CEO da Netflix inicia a jornada descrita nesse livro: divulgar a singular cultura da empresa e o que faz da Netflix uma das mais bem sucedidas do planeta.

Primeiramente, a cultura da Netflix é diferente de tudo que eu já vi. Batendo na tecla da máxima ?liberdade com responsabilidade?, a empresa tem como foco salários altos, talentos altos, muita autonomia, pouco controle, boa tolerância ao erro, desde que sirva de aprendizado, feedback - feedback - feedback.

Pareceu-me uma cultura extremamente transparente e sincera, o que exige um grau de maturidade enorme da equipe. Essa transparência e sinceridade é um desafio para a cultura brasileira, como os próprios autores deixam claro no capítulo 10 - somos um país muito indireto na hora de dar feedbacks é sensível no momento de recebê-lo também. Isso acaba muitas vezes fazendo com que a cultura do feedback seja pouco aproveitada, deixando que erros se repitam com o passar do tempo.

É um livro muito interessante, principalmente para abrir a mente e levar em consideração quais fatores podem ser adaptados com sucesso em nossas empresas.

Pontos importantes:

1. Densidade de talento: pessoas talentosas tornam umas as outras mais eficientes.
2. Um líder não evita conflitos. Não falar o que pensa sobre algo por temer que alguém fique chateado é um ponto falho na liderança.
3. Abrir mão de segredos e falar de maneira transparente traz vantagens incríveis.
4. Distorcer a verdade é a maneira mais fácil dos líderes corroerem a confiança.

?Se você escolher as melhores pessoas, capazes de tomar as melhores decisões, abrirá portas para grandes coisas.?

Excelente livro sobre cultura organizacional.

Gustavo.Martins 29/07/2021

Startup multinacional
A Nerflix tem uma cultura incrível, funciona como uma startup ainda, mesmo sendo uma gigante, hoje estabelecida em 160 países e com mais de 100 milhões de assinantes em todo o mundo.
A empresa quase não tem políticas ou regras e o que guia a empresa é a cultura de Liberdade com Responsabilidade. Um ambiente mais flexível é comum em empresas de tecnologia ou que trabalham no ramo ceiativo.
Mas aqui o nível parece ter ido mais além, é assustador o quanto eles deixam nas mãos dos funcionários a tomada de decisão, mesmo quando inclui compras milionárias.
Recomendo pra quem esteja querendo ler algo de negócios ou curioso para ver essas diferenças.

Gabriel 27/07/2021

Distante da realidade vivida por nós, mas seria incrível vivenciar uma cultura assim...
O livro explica com riqueza de detalhes o 'passo a passo' para aplicar uma cultura de liberdade com responsabilidade em uma organização, mostrando como é trabalhar na gigante Netflix. Lendo o livro, você nota que os autores deixam claro que algumas empresas precisam ter uma rotina de regras, principalmente as que têm trabalhos que lidam com a condição vital das pessoas, onde um erro pode levar a uma tragédia, por exemplo. Então, deixam claro que uma cultura de liberdade com responsabilidade 'casa' bem em um ambiente criativo, como uma agência de publicidade, empresas de entretenimento e inovação, por exemplo.
Apesar de ser algo, que para mim, enquanto um cara que ainda está na busca cansativa por uma oportunidade no mercado e sendo da área criativa, essa cultura não é muito comum em nosso país e seria muito mais motivador encontrar um ambiente de liberdade, como é a Netflix, por aqui... Enfim, vale a leitura e para aqueles que trabalham em ambientes onde a criatividade impera. Indiquem o livro para seus superiores para ver se a mente deles se abre para o novo.

Niehauz 23/07/2021

O livro traz insight ótimos sobre gestão de pessoas e liderança, em algumas partes são um tanto repetitivas, mas devido a quantidade de informação não atrapalha a leitura.

Alynne Scott 12/07/2021

Humildade, sinceridade e inovação na cultura empresarial
Comecei a leitura um tanto quanto cética, afinal, é um CEO falando do sucesso da cultura da sua empresa. Mas o contraponto de Meyer é vital para o sucesso do livro.

Ao longo das páginas, eles te imergem em uma cultura forte, embasada e sólida. Mostrando falhas, adaptações e sucessos na empreitada e sempre reforçando quando, como, onde e para quem esses métodos poderiam servir.

No geral, achei o livro muito sensato e inovador. Me trouxe insights que levarei não só para a vida profissional, mas também para a vida pessoal. O conceito de Liberdade e Responsabilidade se aplica muito bem às relações interpessoais que vivemos dia a dia. Uma leitura fascinante com uma abordagem diferente que pode (e deve) ser usada e moldada por outras empresas do setor criativo.

Por fim, não posso deixar de comentar minha estranheza ao me deparar com certos aspectos da cultura e pensar ?não me adaptaria a isso?, mas talvez eu não tenha (ainda) a densidade de talento necessária para o fit cultural da Netflix.

rrodolfo.lima 09/07/2021

Lógico e racional
Durante todo o livro, os autores contam e explicam os pontos chaves da cultura da Netflix. E para cada ponto trazem uma argumentação muito racional do porquê daquilo, mostrando um momento ou fato que fez levar aquela escolha de elemento.

Tem escrita boa e fluída que faz se conectar com a Netflix ainda mais