Leandro.Santana 05/05/2024
Um excelente livro para ler entre uma série e outra
Praticamente todo mundo conhece a Netflix e, possivelmente, os leitores deste post serão todos usuários da Netflix. Contudo, poucos conhecem o perfil corporativo da empresa.
Fundada em 1997, ainda no ramo de aluguéis de DVDs pelos correios, concorrendo diretamente com a falida Blockbuster, é uma das poucas empresas pré-bolha da internet (anos 2000) a continuar bem-sucedida em um novo modelo de negócios.
A trajetória da Netflix passa pelos DVDs, migração para o streaming, produção de conteúdo próprio e internacionalização. Tudo isso foi possível graças a uma cultura organizacional diferenciada. Veja como os consultores da Bain&Company a definem no livro Tempo, Talento e Energia:
“A Netflix não chegou onde está apenas porque tinha um modelo de negócios melhor do que a Blockbuster. Alcançou o topo e permaneceu lá porque atrai, retém e utiliza com eficácia muitas das melhores pessoas do ramo. A Netflix contrata ‘adultos totalmente formados’, pessoas autossuficientes ‘que se sentem responsáveis pela empresa, sabendo que exercerão discrição e responsabilidade’. A empresa não tem política de férias e nenhuma política de despesas com viagens. Nem tem revisões formais, que acredita criar burocracia desnecessária. Em vez disso, a Netflix promove conversas contínuas, abertas e honestas sobre desempenho. A força do talento da empresa permitiu à Netflix mudar seu modelo de negócios e fortalecer sua posição de liderança nos últimos dez anos.
Trata-se de um excelente livro para ler entre uma série e outra.