Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Otavio.Franco 09/06/2023

Esse ano decidi ler todos os clássicos que eu sempre quis ler. O Senhor das Moscas é um deles.
Não lembro ao certo como essa história entrou em minha vida, deve ter sido por conta da série Lost, mas que bom que entrou e que eu li. 🤬 #$%!& que história foda.
Eu fiquei nervoso, fiquei com medo (Sério, medo mesmo), fiquei com raiva.
Enfim, uma história incrível que nos faz refletir sobre nós, seres humanos e a sociedade.
O homem é o lobo do homem?
Acredito que sim. Mas também acredito que o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe.

Marafa 27/05/2022

Não foi tudo que eu esperava. Não sei se eu botei muita esperança nele, esperei demais, enfim... Achei o pressuposto interessante, e ainda acho que vale a pena ler, é interessante, tem passagens emocionantes e te deixa preso até o final da história. Mas não sei, tem tanta ponta solta e passagens meio sem sentido, pelo menos pra mim, que tiraram o encanto do livro. Além disso, nenhum personagem tem alguma evolução notável, que crie simpatia. As coisas só vão piorando e ficando mais e mais estranhas, mas não acontece nada de muito relevante, e algumas coisas simplesmente não se encaixam com o resto da história. Pra terminar, esperava uma espécie de final e recebi um final bem meia boca, o mais esperado possível. Enfim. É um bom livro, clássico, de um autor que ganhou um Nobel... Mas eu me decepcionei

Jana 27/04/2021

Sem palavras
Gente, eu estou até agora com a cabeça fervendo com esse livro. Nem sei muito o que dizer sobre ele, só que é incrível, uma alegoria com infinitas interpretações, construções impecáveis de personagens. Todo mundo deveria ler.

GuiBatelochio 16/07/2023

Interessante e agoniante
O Senhor das Moscas foi um livro que me surpreendeu positivamente. A história se passa em uma ilha, onde um grupo de crianças fica preso sem qualquer supervisão de adultos e precisam se organizar para sobreviver até que possam ser resgatados, mesmo sem qualquer certeza se isso acontecerá.

Apesar de ser um livro apenas com crianças como personagens, ele está longe de ser leve ou tranquilo. O autor adota um tom mais pessimista sobre a natureza humana e em muitos momentos passa a ser visceral.

O livro traz reflexões sobre como fazer o que é necessário para que a maioria sobreviva pode ser preterido pelo que agrada a maioria, ainda que não seja o mais necessário. Liderar pode ser estressante e um trabalho muito ingrato.

A linguagem do livro é de tranquilo entendimento. Há algumas metáforas, como por exemplo o que é O Senhor das Moscas. Gostei da escrita do autor, me fez me sentir imerso na dita ilha.

Recomendo muito esta leitura.

Mattson 04/05/2020

A dualidade do coração humano
Eu indico esta leitura, parece simples, inocente ou básica, entretanto faz refletir sobre como evoluímos e nos transformamos de acordo com o meio e as adversidades, até o horror se tornar uma rotina.

Luis.Sola 12/03/2021

Intrigante e sincero
O livro impressiona pela escrita simples mas poderosa. Os banhos de realidade fazem com que a gente mergulhe dentro da história e sinta exatamente o que os personagens estão sentindo.

Bea 26/12/2020minha estante
Fico feliz que tenha gostado do livro, sério. Vi muita gente falando que o livro é chato e você dar 5 estrelas me deixa animada para ler..

Cris 27/06/2023

27.06.2023
Que livro! O que o ser humano não faz para sobreviver, né? Lemos várias histórias com essa temática, mas crianças? Fiquei pasma!

Dio 26/09/2021

É uma clássico, mas é isso.
Não é o tipo de livro que o spoiler atrapalhe. Acho bom ver vídeos e resenhas antes de ler o livro, pois ele todo é uma alegoria política e se for lido de forma literal fica meio tedioso.

Como foi o primeiro livro do autor, talvez haja outros melhores.

gihmarcal 28/10/2021

questões freudianas, filosofia, sociologia etc
o livro pode parecer apenas um livro com mistério e como eles vão se virar dentro da ilha, mas pra mim, não foi apenas isso!

no livro temos um grupo de garotos dentro de uma ilha, sem nenhum adulto por perto; e o objetivo inicial deles é conseguir um meio de se comunicar com os adultos e serem resgatados.

porém, vamos concordar, quem não gostaria de ficar numa ilha sem nenhum adulto colocando ordem e todos os meios de se divertir a sua disposição? os meninos pensam assim por um momento, porém, depois de perceberem q se continuassem assim não iriam ter resgate nenhum, eles criam regras e maneiras de sobreviver na ilha.

mas como nem tudo são flores, não são todos que gostaram dessa ideia. e é aqui q temos freud com id, ego e superego. conseguimos ver claramente quais personagens tem esse posto. e a grande questão do livro, será que fora de uma sociedade democrática nós iríamos continuar tendo regras pra população viver bem ou viveríamos no caos, no prazer de fazermos oq quiser sem ao menos se importar com as consequências?

"all teenagers scare the living shit out of me"
Ana 28/10/2021minha estante
Existe uma natureza humana? Se existe é boa como diz Rousseau? Ou é selvagem e cruel como diz Hobbes? A sociedade nos corrompe? Ou nos humaniza? Esse livro reponde a essas perguntas com pessimismo. Se a falta de regras, leis e punições faz emergir o pior do ser humano. Então a natureza humana é destruidora. E regras sociais são imprescindíveis para a convivência humana. Hobbes diz que O homem é o lobo do homem. Não exatamente com essas palavras, mas no seu Leviatã é isso o que quer dizer. Achei esse livro impactante!!!

gihmarcal 28/10/2021minha estante
sim exatamente!!

Lari 21/03/2021

No primeiro momento fiquei bastante incomodada pela forma que a história se desenrolava, apesar da escrita ser incrível os acontecimentos são lentos. Depois entendi que isso ocorria de forma proposital p mostrar a evolução da corrupção da humanidade dos meninos. E por isso o livro se torna tão genial!

Ver que em todos há um pouco de maldade e como o ambiente propicia a perda de humanidade e a sua evolução é a incrível, apesar de triste nos ajuda a refletir sobre nossas condições potenciais de maldade, afinal todos somos feitos da mesma matéria prima.

Sté 20/08/2022

Não tenho medo de monstros imaginados, mas de pessoas reais
?Vai ver eles sabiam pra onde a gente estava indo. Mas ninguém sabe onde a gente está agora, porque a gente nunca chegou aonde ia", p. 36

Esse livro é único, gostei demais. O desenrolar que mostra cada vez mais o interior humano, que não é nada bonito.
Um grupo de garotos com idades entre 6 e 12/13 anos acaba preso em uma ilha desabitada, são todos ingleses e precisam descobrir como sobreviver até que sejam resgatados.
O que impressiona é como o ser humano pode cair em um estado de completa selvageria se retirado de um ambiente minimamente estável. A história é ficcional, mas está muito mais próxima da realidade do que podemos imaginar. A ganância pelo poder, a liderança pelo medo, a violência como forma de controle, são todos aspectos presentes na obra, mas infelizmente observados em nossa sociedade com tanta frequência que chega a assustar.
Essa história me lembrou o caso dos meninos de Tonga, uma ilha Polinésia, região com mais de cem ilhas. Eles pegaram um barco, fugindo da escola e acabaram naufragando em uma ilha também desabitada. Mas diferente dos garotos do livro, eles se saíram muito bem e sobreviveram com maestria por mais de 1 ano. Eles tinham regras que eram cumpridas, também tinham um certo conhecimento de trabalho manual e assim conseguiram construir vários objetos que facilitaram a vida no lugar.
Acho interessante frisar que esses rapazes vem de um sociedade com uma cultura bem diferente da cultura inglesa (do livro) ou mesmo da nossa, acredito que isso influenciou muito no modo como se comportaram ante as adversidades.
Enfim, o livro é uma experiência que nos leva aos lugares mais íntimos do comportamento humano, é assustador e real.

"... chorava o fim da inocência, as trevas do coração humano, e a queda no abismo do amigo sincero...", p. 215

Grabas 15/05/2021

Vale o que dizem!
Leitura poética e de ação, mas não é um mar de flores. Te prende do início ao fim. Livro curto, realmente vale a leitura.
Um daqueles livros que recebe um lugar especial do coração.

ricardinho 24/04/2022

Belzebu
Livro escrito pelo inglês William Golding. Escritor, abandona a carreira de professor para alistar-se na Marinha Real durante a Segunda Guerra, participando da ofensiva que afundou o navio alemão Bismarck. Seu primeiro livro, do qual trato aqui, foi publicado em 1954 e recusado por várias editoras. Em 1983, William recebe o prêmio Nobel de Literatura.
A obra, ficção, relata a história de um grupo de crianças que vai parar em uma ilha após a queda do avião que os transportava. Nenhum adulto sobrevive e eles têm que conviver com seus medos e necessidades. Diante desse cenário, surgem os líderes, cada um com o seu perfil. A trama se desenvolve com confrontos de ideias e força física, inclusive, mortes.
A natureza humana é distorcida pela sociedade ou o homem é essencialmente ruim? Vale tudo pela sobrevivência? As instituições são importantes para balizarem a vida do homem?
Estas e outras reflexões são possíveis após a leitura dessa obra, porém, não garanto que haja respostas unânimes. Leitura indicadíssima!