Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Lucas 21/08/2014

Difícil
O livro tem uma premissa bacana, e devido à fama, ou às resenhas que tenho lido, resolvi lê-lo. Porém, foi uma leitura complicada. O autor não explica nada claramente, e cabe a vc acreditar em tudo que está sendo dito na história (um naufrágio q todos os adultos morrem e só sobrevivem as crianças... poxa, q estranho, não?) Mas tudo bem, continuei lendo. Mas achei estranho como elas conseguiam sobreviver, isoladas de tudo. Sem falar q a narração é complicada. Pensei em desistir da leitura, mas resolvi fazer uma pesquisa antes pra ver se ajudava.

Descobri que tem o filme completo no youtube (pelo menos lá diz q está completo rsrs), e o filme ajudou bastante. Primeiro pq deu uma ideia de como eles foram parar lá, e de como sobreviviam. No filme, eles eram meio q escoteiros. No livro, pelo q me conste, nao tem nenhuma informação qto a isso... ou talvez esteja subentendido, e eu nao tenha percebido. Mas enfim...
Descobri que "senhor das moscas" é o significado do nome Belzebú, quarto demônio mais poderoso do inferno. Achei essa descoberta bem legal. rsrs

Gosto de histórias que explorem a natureza humana, e que abordem como o homem pode mudar e aflorar o "animalesco" que há em si de acordo com o meio em que vive (e apesar de serem crianças, ñ duvido q adultos pudessem ser capazes de perder o controle e cometer atrocidades, até pq vemos diariamente q isso acontece em nossas vidas urbanas). Mas o livro não me conquistou, eu nao conseguia visualizar as cenas narradas. É um livro que gera muitos debates, e que gere muito a se falar sobre, e parece q essa foi a maior preocupação do autor, e não escrever um "bom" livro, ou agradável.
Vanessa 30/01/2015minha estante
É exatamente a impressão que tenho deste livro! A discussão que ele gera em torno da condição animalesca do homem é bem interessante, mas o livro em si é confuso e, por vezes, maçante. Com um tema desses e um contexto histórico tão favorável dava pra ser um livro melhor.

edu basílio 14/04/2016minha estante
estou lendo e... arrastando !!! estava me sentindo meio ET, com todos cobrindo o livro de elogios... até encontrar sua resenha: você exprimiu tudo o que eu estou sentindo. compreendi, perfeitamente, a alegoria de colapso de uma sociedade, de disputa de poder etc etc etc... mas esperava uma trama mais sólida e um texto mais dinâmico, não tão arrastado... :-(

Vivi 17/01/2017minha estante
Aconteceu o mesmo comigo!
Eu também adoro histórias onde o ser humano revela suas faces e isso foi o que mais me chamou a atenção nos comentários dos leitores mas pra mim não funcionou.
Acho que não me identifiquei com a escrita, também achei que faltou mais detalhes.
Agora vou assistir o filme pra tentar embarcar melhor na história.

Juninho 24/01/2017minha estante
Perfeita a sua resenha, narrativa muito ruim e não tem informação nenhuma em relação ao acidente...

Sergio330 25/04/2017minha estante
Gostei da tua resenha , concordo com ela . Eu gosto de temas polêmicos , temas antropológicos como trata esse livro mas em função do " oba-oba " que se faz em torno dele nas redes sociais eu esperava mais . Não me senti chocado com as atitudes selvagens dos meninos , em alguns capítulos . Creio que aflorou-se uma vaidade de " quem lidera " e tal , que descambou pra selvageria ; briga de egos . Acho que Jack é psicótico com um dom " messiânico " pois só assim pra arregimentar seu " exército " , Porquinho ( que será possível que é tao banana que não consegue dizer seu nome ao grupo durante todo o livro ? ) é o saco de pancadas particular de Ralph ( ele Ralph o defende quando o grupo é hostil mas humilha ele em dados momentos ) , o cara que está sempre tentando falar e ninguem o respeita . E por fim Ralph , o anti-herói que é bonzinho mas tem seus momentos de desvio , no fundo queria ser o lider unico mas a agressividade , insanidade e veemencia de Jack o intimidam , ele não o confronta diretamente pois o teme . A mensagem que o livro me passa é essa que os seres humanos podem regredir a selvageria e não há bondade perfeita . Pode-se fazer justiça através de uma maldade .

Ricardo Silva 06/01/2018minha estante
Você apenas não deve gostar do gênero "mindfuck". A intenção não é ser fácil de ler, não é fazer uma narrativa sólida onde tudo faça sentido fisicamente, afinal, entendo que seria simplesmente impossível fazer fogo com as lentes dos óculos de Porquinho. O personagem Simon, por exemplo, é totalmente abstrato aberto a várias interpretações. É um excelente livro para fazer pensar, da sua maneira. O jeito "confuso" da narrativa é muito comum nos "8 ou 80", assim como Clube da Luta, Donnie Darko, The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde, Memento e vários outros títulos de livros ou filmes, muita a gente não vai entender nada, o escritor não vai te explicar nada, a maioria simplesmente vai amar, a minoria vai odiar ou entender tudo literalmente.

Bruna 27/11/2018minha estante
Mais uma pra concordar que sim, comecei o livro querendo ver a selvageria irrompendo de crianças, ver como a complexidade humana, mesmo que não totalmente desenvolvida, poderia ir para rumos obscuros...mas gente, foi bem maçante mesmo, um saco esses moleques que mal conseguiam formular frases pra ter uma discussão. Fiquei decepcionada.

Lore 11/09/2021

Senhor das moscas.
Eu esperava que fosse diferente?
Não sei ao certo mas quando vi esse nome algo dentro de mim se acendeu em curiosidade, mas quando comecei a ler me decepcionei bastante com a história.
Embora a frustração de não ser o que eu queria achei o livro muito fascinante e acredito que se no futuro eu reler eu provavelmente vou gostar mais, porque, talvez eu vá entender mais também todos os significados e ensinamento que o livro traz.
Como alguns outros livros que fiz a resenha, esse aqui foi um dos que me surpreendeu bastante com o final, esperava por algo diferente.
Recomendo para quem realmente gosta do assuntos como política e tals
É isso!
XX
- L
Lore 06/10/2021minha estante
Ahhh simmm!!! Faz sentido?

Monique Baliza 21/12/2022

Após encerrar a leitura à história continua crescendo em seus pensamentos.
A leitura mais marcante do ano pra mim!
O livro tem um enredo simples de perdidos em uma ilha deserta mais tem uma profundidade reflexiva a cada comportamento dos personagens.
A crítica a guerra e ao mal que existe em cada ser humano são as mais evidentes.
Ao contrário do que Rousseau acreditava: O homem nasce bom e a sociedade (as regras)o corrompe, William Golding mostra na alegoria do Senhor das Moscas que a maldade está dentro de homem.
Wagner47 21/12/2022minha estante
O final me quebrou. Toda a tensão crescendo e no final o leitor desaba junto

Monique Baliza 21/12/2022minha estante
Verdade as últimas páginas vai se criando aquele clima horrível que te deixa em pânico com o que Jack pode fazer com Ralph

Ingrid_mayara 19/12/2017

Minha experiência de leitura
Eu não conhecia a escrita do autor e pouco sabia da sinopse do livro, então nesse primeiro contato eu dei maior preferência ao enredo; prestei atenção no sentido denotativo do texto para que futuramente, numa releitura, possa aumentar minha percepção acerca da obra. Eu não costumo ler esse tipo de ficção repleta de simbolismos, por isso tive certa dificuldade em imaginar algumas cenas. Sou sincera em dizer que preciso de mais maturidade, tanto psicológica quanto literária. Talvez daqui a algumas centenas de livros eu o leia novamente, não sei.

Sinceramente, acho que tanto pode ser visto como uma grande aventura numa ilha quanto sob outras perspectivas (filosófica, sociológica...). Depois de ler o livro eu assisti a algumas resenhas no Youtube que me ajudaram a perceber que eu não entendi quase nada dessa porr*!

Posso dizer que O Senhor das Moscas é um baita livrão com personagens inesquecíveis, porém, só senti realmente empatia por Porquinho, um personagem que sofre bullying. No finzinho do livro eu quase chorei, por isso peço que se você o estiver lendo e achando um pouco monótono, continue a leitura e verá que vale muito a pena.

Dei quatro estrelas no Skoob porque eu baseio a nota preferencialmente no impacto que cada livro me causa, e dessa vez não fui capaz de compreender todas as nuances da obra. É um livro para releituras.

Sei que ele serviu de inspiração a outras obras e por enquanto eu deixo aqui uma indicação da música que me levou a saber da existência desse livro; chama-se "Lord of Flies", do Iron Maiden.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Flávia Carvalho 19/12/2017minha estante
Realmente é uma leitura muito forte e impactante. É um livro recomendado em estudos de psicologia. Concordo que é um livro para releitura, porque o primeiro impacto é o de ficar petrificada no final.
Legal seu ponto de vista do livro, muito honesto!

Guilherme.Oliveira 12/03/2021

"...Ralph chorou pelo fim da inocência, pela escuridão do coração humano..."

Lamentável ver que a essência do ser humano é ser cruel.
Não há como acreditar em heróis, nem como tanta informação de civilização...
Amanda.Santiago 12/03/2021minha estante
Uau! 4,5! Acho q foi a nota mais alta q já vi vc dando em um livro!

Guilherme.Oliveira 12/03/2021minha estante
Nadaaa, Amanda! Tem muito livro 5* na minha lista... Pode conferir! Kkkk

M. Lima 08/01/2024

Senhor das Moscas - William Golding
Livro publicado em 1954 (pós II Guerra Mundial). É importante relatar o período da publicação pois o autor integrou a marinha britânica a partir de 1940 e pela experiência no grande conflito sua visão a respeito da natureza humana foi um tanto quanto modificada.
Em “Senhor das Moscas”, Golding relata a história de um grupo de garotos (idades entre 6 e 12 anos), que na tentativa de serem transportados de avião para um lugar seguro longe da guerra, sofrem um acidente e ficam isolados em uma ilha sem absolutamente nenhum adulto.
Logo os garotos estabelecem algumas prioridades para sua sobrevivência e preparação para o esperançoso resgate. Dentre as quais estão principalmente, a escolha de um líder; a manutenção de uma fogueira acesa para benefícios básicos do fogo (aquecimento e preparação de comida) e de serventia como sinal de fumaça, além da divisão de tarefas para alguns grupos como a preparação de alojamentos, responsáveis pelo fogo, pelos mais novos e pela caça e aquisição de alimentos.
Diante disto, o cenário da trama está montado, tudo certo, a priori, não teriam problemas. Porém em contrapartida ao conto de Daniel Defoe, “Robinson Crusoe” que encontrava-se sozinho e possuía como parâmetro de vida uma bíblia em sua aventura na ilha deserta, aqui temos crianças juntas e sem entendimento de vida e sociedade, não há uma manual ou lei, não há nada para impor limites nem parametrizar a moral.
Com o decorrer da trama, o “Senhor das Moscas”(Belzebu) de forma figurada ou não, têm um parque de diversões para brincar como bem entender com essas crianças. é um cenário ideal para que os conflitos apareçam e tragédias venham a acontecer, ouso dizer que, das mais terríveis.
Diante do exposto, este não é um livro para crianças e sim para adultos refletirem sobre a natureza humana. Qual o limite do ser humano quando não se tem noção nem parâmetros do certo e errado? Recomendo que a leitura seja feita com calma e atentando-se aos pequenos detalhes, cabalmente comparáveis aos comportamentos do ser humano em nossa sociedade.

obs.: O Senhor das Moscas foi Adaptado para o Cinema duas vezes (1963 e 1990) e será adaptada para uma série televisiva em 2024, segundo fontes, terá um total de 4 episódios.

Erica.Barone 15/06/2023

Achei interessante sob o ponto de vista psicológico do desenvolvimento do ser humano e da vivência em grupo, mas a leitura foi um pouco cansativa com a descrição da ambientação. E um livro para ler sem pressa, eu fiquei meio perdida em algumas passagens.

Renato 24/04/2023

Jogos não tão infantis
Um livro que nos causa agonia. Um inexplicável acidente aéreo deixa um grupo de crianças numa ilha desabitada do Pacífico que oferece recursos suficientes para a sobrevivência enquanto esperam ser resgatados. O grupo é formado por meninos maiores em torno de doze anos e outro de pequenos, estes incapazes de se cuidarem. Nestas circunstâncias surge a necessidade de se organizarem e daí despontam alguns lideres que estabelecem regras, tarefas e dividem entre si certas responsabilidades e autoridades. A partir desse embrião de auto governo começam a surgir fissuras na ordem estabelecida, por inexperiência ou insubordinação, que vão destruindo as relações e onde as fraquezas humanas ficam expostas. Por fim o jogo do poder, as alianças, as ameaças reais ou imaginárias e o medo levam ao uso da força e outras violências. Assistimos nos jogos infantis uma lenta descida na degradação e tirania que nos assombra.

Silvana 06/06/2023

Que ritmo
Até a narrativa lembra o ritmo de uma ilha, que aparentemente parece linda e cheia de coisas lindas. Entretanto com todas as mudanças climáticas, percebemos isso nos personagens. Desde os nomes até lidar com os sentimentos, o autor vai deixando pistas de como alguns desejos podem ser ofuscados pelo poder. Que livro, leiam sem ler sinopses, é mais interessante.

Thayane Andrade 12/07/2023

O livro tem bastante reflexões sobre a sociedade e traz também um debate se nascemos violentos ou se nos tornamos a partir de determinadas situações.
A leitura eu achei bem arrastada e cansativa, teve momentos que não estava achando tão interessante, mas até fiquei curiosa para saber como terminaria a história.

Antonio.Araujo 15/05/2022

Traz reflexões sobre a perda da humanidade na ausência de leis estabelecidas por um Estado (qualquer um, democrático ou não). As leis definem o humano? O humano nasce selvagem e o que o impede de retornar ao seu estado natural? A retroalimentação da maldade pela maldade e seus filhos: o medo, o orgulho, a ganância.
Repetitivo em alguns momentos (a história se passa em um ambiente limitado geograficamente), mas a repetição não deixa de ser um mecanismo de convencimento através da insistência.
Como todo clássico, que muitos leitores se propõem a ler ainda que não façam gosto pela forma e conteúdo, não é para todos, ainda assim um clássico da literatura mundial, deve ser lido e debatido.

Laura 14/09/2020

Tive dificuldades em me conectar com a história, os personagens e o cenário até a metade do livro. Dos 50% em diante consegui aproveitar muito mais a história e enxergar a real essência do livro.

Primeira coisa é que esse livro foi escrito para ser pessimista em relação à natureza do ser humano. Pode se cair no pensamento de que ocorrerão várias "aventuras" por se tratar de crianças, porém o autor se utiliza desses personagens para demonstrar uma essência tão cruel existente no ser humano.

Ao decorrer da leitura torci muito para algo deixar o clima menos denso, porém a história não tem isso. Agora não encaro como algo ruim, mas como um uso inteligente do autor para que ele pudesse alcançar seu objetivo em transmitir a mensagem. O final foi o mais genial possível, eu realmente não espera, e representou muito bem a premissa do livro.
Crys 04/10/2020minha estante
Abandonei esse livro, talvez tenha lido num momento errado. Vou tentar novamente!

Laura 05/10/2020minha estante
Acho que você não irá se arrepender de voltar para essa leitura!!!

Let_almeida 07/09/2021

Raiva, frustração e tristeza
Quase que nessa ordem exata se desenrola o livro, me surpreendeu por não influenciar nem um pingo de alienação (como em outras alegorias), deixando à mostra todos os horrores feitos e presenciados. O modo como as crianças lidam com a situação e como elas vão perdendo a sanidade só deixa o leitor em uma completa falta de esperança, a ponto de ser quase impossível de se abalar com os momentos mais tristes. Não leria novamente por ter me sentido muito frustrada e c um final tragicamente real, talvez por isso o sentimento ruim, me senti mais imposta na realidade dessa alegoria do que em muitos romances. Só um livro extremamente bom pode te transtornar tanto e te trazer uma enxurrada de sentimento com 1 frase da pagina final.
Izabella.Dossi 07/09/2021minha estante
Ai...quero muito ler