Tomates Verdes Fritos

Tomates Verdes Fritos Fannie Flagg
Fannie Flagg

Resenhas - Tomates Verdes Fritos

gabriela tintin 09/07/2023

Vou chorar por alguns dias.
Um livro aconchegante, sensível e atual.
demorei um pouco para engatar no livro por conta dos capítulos curtos que me tiraram um pouco do fluxo da leitura, mas depois que peguei o ritmo sorri e chorei com cada página e acontecimento. me senti a evelyn escutando as histórias e conseguindo criar as imagens na minha cabeça como se eu mesma tivesse estado lá, torci por todos os personagens (e são muitos), me diverti com a idge e me apaixonei por ela e pela ruth.

um beijo pra ninny.

baby targaryen 29/06/2023

Esse livro veio em boa hora e foi uma ótima surpresa. Minha mãe é fã do filme e já me recomenda o livro a tempos, dessa vez li e me odeio por não ter lido antes.
A história se passa no Alabama em uma cidadezinha chamada Parada do Apito e vai alternando entre meados dos anos 80 ao início do século xx. Contada por uma senhora que vive em um lar de repouso a uma triste mulher que vai aos domingos visitar a sogra com o marido, as lembranças das histórias da parada do apito não são nem um pouco cansativas, muito pelo contrário, assim como Evelyn, nós ficamos ansiosos pela volta dela ao lar de repouso para sabermos mais das histórias dessa cidade e de seus maravilhosos habitantes.
Um livro muito divertido, eu dei várias risadas com ele, mas também chorei muito, muito mesmo, virou um favorito, com certeza vale a pena ser lido novamente.
Só tenho a agradecer a minha mãe pela indicação, obrigada mais uma vez.
zizi :) 30/06/2023minha estante
essa resenha me fez querer muito ler esse livro, não conhecia aaaaa

baby targaryen 01/07/2023minha estante
minha mãe sempre me recomendou mas nunca parei de fato pra ler, agora que li já quero ler de novo kkkkkkk leia quando puder não vai se arrepender

Malu Batista 28/06/2023

SENSACIONAL
Vai ganhar disparado de melhor do ano! Desde as primeiras páginas sabia que ia ser 5 estrelas e favoritado!

Thais 19/06/2023

Uma ode à nostalgia
Sensível e extremamente delicado, um livro de muitas histórias que fala sobre os bons velhos tempos e a essência do ser humano.
Provavelmente minha melhor leitura desse ano.
Recomendo imensamente!

Déa 16/06/2023

Com certeza uma leitura que entrará para as favoritas da vida, um livro que todos deveriam ler, sobre coragem, amizade, e principalmente, sobre respeito.

Iaszz 15/06/2023

Não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro é perfeito. É um livro com uma narrativa "simples", mas que trabalha tantos temas sensíveis de uma maneira tão incrível, a forma que a história é contada é incrível, o senso de humor é maravilhoso, e os personagens são tão bons de se acompanhar que eu realmente queria ser amiga de todos. Vou sentir muita sdd de me apaixonar por essa história.

anacarolsbr 15/06/2023

Inspirador!
Já havia assistido o filme mas demorei até começar a ler o livro, um erro já que amei. Leitura de fácil compreensão e que transmite uma sensação de bem estar ao leitor, achei muito legal a ideia de colocar as receitas no final já que a vontade de comer as receitas da sipsey são enormes hahah
Pra finalizar a leitura gostaria de tomar um café acompanhado de tomates verdes fritos no café da parada do apito, um sonho rs

Isabela 13/06/2023

A narrativa de "Tomates verdes fritos no café da parada do apito" se inicia com Evelyn Couch em suas visitas semanas à casa de repouso na qual vive sua sogra. Nessa casa de repouso, Evelyn escuta diversas histórias da octogenária sra. Threadgoode. Ao longo da leitura, as duas formam uma linda amizade, regada a doces e comidas deliciosas, além das histórias dos anos 1930/40 vividos num vilarejo do Alabama.

A cada sábado, dia da visita, Evelyn se torna mais curiosa para ouvir sobre Idgie e Ruth, donas do Café da Parada do Apito, e de todos os moradores desse pequeno vilarejo. A vida dessas pessoas é marcada por diversos fatores: a Depressão de 1929, que causou muita pobreza e miséria; a presença do KKK, a organização supremacista e extremista, em um dos estados mais repressivos dos EUA; papéis sexuais bem definidos que são questionados por algumas personagens, principalmente por Idgie e Ruth.

Fannie Flagg alterna os dois períodos em sua escrita: as histórias do povoado nos anos 1930/40 e a "atualidade", marcada pelos encontros de Evelyn com a sra. Threadgoode. Sua escrita é capaz de nos manter interessada por todas as mais de 400 páginas, discutindo questões sociais polêmicas com humor e leveza.

Inicialmente, fiquei confusa com relação aos nomes dos personagens, locais e datas - e não posso afirmar que até o final do livro todos os personagens estavam claros para mim. Fora isso, a autora nos aproxima de Evelyn, nos tornando tão curiosos quanto elas sobre as histórias contadas pela sua nova amiga da casa de repouso.

Alessandra.Schneid 21/05/2023

Muitas histórias
Livro com muitas histórias em tempos diferentes, reflexões sobre racismo, preconceito e força feminina.

Bia 13/05/2023

Gostei demais
Mesmo que seja um livro um pouco difícil de engatar gostei bastante da leitura, tudo pareceu uma grande fofoca então eu gostei bastante. E ver um livro de 1987 escrevendo uma casal lésbico de uma forma tão natural foi maravilhoso.

samscunha 13/05/2023

Conheci o livro através do filme (pasmem!) e já comecei lendo com altas expectativas pois o longa é um dos meus preferidos e devo admitir: não me decepcionou.

A história de Tomates Verdes Fritos é contada através de capítulos curtos e, por meio da narração de Ninny, uma idosa que está hospedada em uma casa de repouso, conhecemos a história da família Threadgoode. O livro é dividido em passado e presente, mas, já aviso que a narração não ocorre de forma linear, o que, incialmente, dificultou muito o entendimento da história, tornando-a um pouco confusa.

O presente conta um pouco da vida de Evelyn, uma mulher gorda que sofre constantemente dentro de um casamento no qual não há respeito por parte do marido, que a trata como se a mesma fosse empregada. Além disso, acompanhamos o desenvolvimento da amizade entre Ninny e Evelyn, e como isso vai ajudá-la a começar a se questionar sobre como ela realmente merece ser tratada. Apesar de ser a menor parte da história, é bom ver como Evelyn começa a se impor e a não aceitar ser menosprezada pelo parceiro após escutar as histórias contadas por Ninny.

Já o passado nos leva ao estado do Alabama entre os anos 20 e 50, onde existia o ?Café Parada do Apito? que tinha como prato principal tomates verdes fritos e era palco de vários acontecimentos narrados por Ninny. A narração principal envolve a vida de duas amigas Ruth e Idge e, de forma sutil, a autora nos faz perceber que o que existe entre elas vai muito além de amizade.

O livro trata de diversas questões presentes naquela época, como por exemplo os papéis sociais que as mulheres e o negros possuíam, além, é claro, do racismo evidente, incluindo a existência da Ku Klux Klan. Apesar de toda essa carga emocional a escrita é leve e deliciosa.

Amanda 05/05/2023

Tenho esse livro faz tempo no Kindle, sempre enrolei pq pensei que fosse chato e no fim das contas eu não poderia estar mais enganada!

De início foi meio complicado, a história tem muitos personagens e é meio confuso saber quem é quem, mas ao longo da leitura parece que somos a própria Evelyn ali escutando todas essas histórias.
Minha única ressalva são os capítulos em linha não linear, isso foi o que mais me pegou pq eu não lembrava qual era o ano do capítulo anterior e eu tinha que ficar voltando, mas até aí nada que me fez gostar menos do livro.

Vou assistir o filme pra ver as diferenças, quero ver como adaptaram a relação da Idge com a Ruth, no livro achei incrível como a gente sabe que elas são um casal, mas não é dito explicitamente. Tão lindas ??

E agora partiu a continuação!

Ana.Montenegro 21/04/2023

A narrativa não flui de forma linear, então eu fiquei confusa e até meio perdida em alguns momentos, mas entendo que para essa história funcionar precisava ser assim. Gostei bastante da escrita e achei muito bonita a associação dos trens com a passagem do tempo.

Isasoaresg 21/04/2023

De época
Um livro leve, que tira boas risadas, te faz questionar seus privilégios atuais quando se olha na ambientação durante 1930/1980, mas o mais importante é como retrata com tamanha naturalidade o relacionamento entre idge e Ruth e a aceitação da família.
Belíssimo.