Tomates Verdes Fritos

Tomates Verdes Fritos Fannie Flagg
Fannie Flagg

Resenhas - Tomates Verdes Fritos

Cris 14/10/2023

é principalmente uma história de amor
O começo foi meio confuso, são mtos personagens pra aprender o nome. outra coisa que me confundia sempre era o tempo sempre voltado pro passado e presente, sem contar com as notícias da cidade. depois eu peguei o ritmo a história melhorou pra mim, consegui me aprofundar mais na vida das personagens e dos principais acontecimentos.
não dá pra falar desse livro sem mencionar a ruth e a igdie, duas mulheres que se amam e que construíram uma vida juntas apesar de todos os problemas que tiveram.
fiquei meio órfã da história mas lá vou eu assistir o filme pra me recuperar um pouquinho.

Cláudia 12/10/2023

Tomates verdes fritos
Livro maravilhoso! História escrita em épocas diferentes e em capítulos curtos. Trama envolvente que nos desperta para o grandioso valor da amizade. Mostra-nos também que tudo passa e que a velhice faz parte de nossa vida... é só a encararmos com suavidade e coração leve. Amei!

Emilia74 06/10/2023

A parada do apito para todos nós
Um livro tão tocante e simples. Apresenta os problemas de cada personagem, e eu sociais, de forma tão leve. Quando você percebe já se sente amigo íntimo de cada personagem.

Como a protagonista, que escuta as histórias com tanto interesse, você se pega conhecendo os personagens e os lugares como se estivesse lá.

O tipo de livro que faz você se sentir rodeado de amigos, e , quase sem perceber, começar a olhar para si mesmo e como você lida com seus dilemas.

Terminei desejando está no Café da Parada do Apito, comendo um prato de tomates verdes fritos, e cercada de amigos.

Raquel834 06/10/2023

O livro é encantador e muito emocionante!
Os capítulos são curtos e a leitura é bem fluida, mas no início demora um pouco para engatar, porque tem vários personagens.

Paloma 03/10/2023

Pertencimento
O que mais gostei neste livro foi como ele me despertou algo que poderia ser descrito como: pertencimento. Senti que vivia na "Parada do Apito". Personagens bem construídos, além de tratar temas difíceis com leveza, e superação. Li páginas e páginas, sem notar o tempo. Muito bom, recomendo.

Madu 28/09/2023

?????
Esse livro é simplesmente sensacional. Primeiramente que ele te insere nas duas linhas do tempo perfeitamente. Você ri, se emociona, entristece, junto com todos os personagens. A densidade das filosofias tão facilmente ditas mas tão importantes também!

São tantas coisas que não tenho o que dizer. Amei

Jane.FAlix 25/09/2023

A parada do apito e seus personagens cativantes
A história se passa em diferentes épocas, mas o ponto de partida é 1991, onde conhecemos Evelyn, uma mulher insatisfeita que precisa visitar a sogra aos domingos em um abrigo e a Sra. Threadgoode que mora no mesmo abrigo que a sogra de Evelyn. Elas acabam se tornando amigas e a Sra. Threadgoode começa a contar a Evelyn como foi sua vida e a de seus amigos, moradores da parada do apito. A grande maioria das narrativas é sobre Idgie e Ruth, as donas do café que existia na comunidade e que aparentemente era o ponto de encontro de todos. É uma linda e sensível história, mas tbm é recheada de humor.

Duda 16/09/2023

Que livro gostoso
Amo esses livros sobre o passado, sobre os regionalismos e dinâmicas familiares.
A história é bem gostosa, mas tem umas problemáticas, como o modo que o racismo e a gordofobia são abordados, mas eu compreendo que o livro precisa retratar a realidade, mesmo assim achei pesado.

Mih 11/09/2023

Bem-vindo a Parada do Apito
O livro é escrito em capítulos curtos, que alternam entre o passado e presente. É uma leitura gostosa, divertida... Há um filme adaptado, muito bom e com alterações que não tiram a beleza da história. Oriento a assistir o filme primeiro, pois ficará mais fácil de lembrar as personagens - no livro é nome demais. Amei!

Ju 26/08/2023

Trajetórias
" É engraçado como a maior parte das pessoas pode estar perto de alguém e gradualmente começar a amá-lo, sem jamais saber exatamente quando foi que isso aconteceu."

Esperei desde o princípio algo acalentaror, laços sentimentais e uma cidade onde houvesse muitas histórias.

Não fiquei decepicionada, encontrei muito de um passado não tão distante, amores, perdas, reencontros e despedidas. A narrativa avança por linhas difíceis de uma história onde muitas coisas ruins aconteceram.

Não me envolvi o suficiente, quando li estava ainda presa em outra leitura que me tomou por completo. Espero futuramente reler esse livro, e redescobrir tantas coisas que queria ter compreendido inicialmente

Ana Clara 12/08/2023

Vou sentir falta da Parada do Apito!
Tive dificuldade no início quando ainda não conhecia direito os personagens, a alternância de tempo me deixava confusa, mas quando peguei o ritmo não parei mais! Fiquei com a mesma sensação da Evelyn Couch de me sentir parte da cidade, parte daquela vizinhança, e que vontade de frequentar o Café!
Gostei de como todos os personagens tiveram um desfecho, alguns mais tristes que outros, mas esse livro foi um conforto para mim. A história se passa em épocas muito difíceis, acompanhamos como era a segregação racial nos Estados Unidos no período da Depressão, porém a autora conseguiu criar um enredo menos carregado e acolhedor. Também fui pega de surpresa por várias reflexões soltas em algum momento pelos personagens. Recomendo!

Lo 27/07/2023

Confuso mas amei!?
Inicialmente, foi muito difícil a leitura com tantos nomes diferentes e acredito que mesmo após terminar não entendi muito bem sobre todos os personagens. Achei um livro muito ?carinhoso?, nos mostra que existe amizade entre diversos núcleos e idades.
Yasmin1136 30/08/2023minha estante
Veja o filme! Aí você compreende melhor. A leitura flui bem mais após o filme pq vc sabe quem é quem

Little Mary 19/07/2023

Todo mundo tem uma Towanda
É um livro que trabalha várias questões muito importantes e fortes e que impactaram bastante na época em que foi públicado. Principalmente pelas questões de gênero e raça e a forte pespectiva feminina ao longo da história.
Penso que a Evolução da Evelyn marcou sua vida de tal forma que ela própria não conseguiria se reconhecer. As suas fantasias como Towanda representam muito bem e de forma cômica a revolta e impotência que muitas mulheres sentem pela sociedade misogina em que vivemos.
*É um livro que aborda temáticas muito fortes, então se vc for sensível que nem eu, é melhor se preparar mentalmente e ler devagar.

Mari.lp 09/07/2023

Reflexões
É uma obra muito boa. A construção do livro me incomodou um pouco nos primeiros capítulos, mas logo me acostumei. Histórias que abordam o ciclo da vida, sempre me atingem mais forte que o resto. Lembrar como tudo é passageiro e no final só sobram as memórias de algo que se foi, me assusta. A despedida dos personagens que conhecemos e acompanhamos no decorrer das páginas, conseguiu me fazer chorar. São obras que assim como vidas, deixam dor quando chegam ao fim.