Tomates Verdes Fritos

Fannie Flagg

Resenhas - Tomates Verdes Fritos

bruna3810 17/01/2024

Tomates Verdes Fritos
Gostei bastante dessa leitura!! é o tipo de livro que conta histórias de uma cidadezinha e as pessoas que moram nela.

VinAcius49 16/01/2024

"Evelyn parou o carro e chorou como se seu coração fosse despedaçar. Por que as pessoas tinham que envelhecer e morrer?"

Tomates Verdes Fritos é uma homenagem à vida e a todos os seus pequenos e belos detalhes.

Acompanhando a história enquanto ela é relembrada e contada pela carismática Sra. Threadgoode (Ninny) à sua espectadora Evelyn nós passamos por toda a vida de uma pequena cidadezinha chamada Parada do Apito, vendo seus moradores nascerem e crescerem, viverem cada um suas vidas tendo uma única coisa em comum: o Café da Parada do Apito e suas donas Idgie e Ruth.

O livro alterna constantemente entre tempos da narrativa. Uma hora são recortes do jornal local, outra mostra o ponto de vista de cada personagem e um terceiro segue a narração da Ninny, trazendo momentos desconexos da trama. Ler o livro é como acompanhar um quebra cabeça, no qual as peças vão se encaixando enquanto a velha senhora se lembra dos fatos.

Mas por mais que pareça confuso ou estranho, a leitura é incrivelmente fluida e consegue rebater muito bem entre todos os numerosos personagens da história.

Não existe UM personagem que não seja bem aproveitado, e que não traga seu ponto de vista e suas experiências para o todo. Lentamente Fannie Flagg nos apresenta e nos faz nos apaixonarmos por essas pessoas tão maravilhosas.

Porém, e isso não é nem um spoiler, esse tempo já passou, e nos dias atuais a Parada do Apito é mais uma cidade velha e quase abandonada, com quase todos os seus moradores originais falecidos. E mesmo com essa infeliz certeza de que tudo um dia acaba, o livro consegue ser extremamente triste e quebrou meu coração várias e várias vezes enquanto acabava.

Eu, assim como Evelyn Couch, tenho a sensação de que cada um desses personagens é um amigo de velha infância, que eu conheço de um tempo que já se passou. Sentir esse tipo de conexão é algo que eu nunca consegui lendo nenhum livro, e tudo isso é mérito da grande autora.

Eu com certeza lerei a sequência e assistirei o filme. Esse livro é um dos meus livros favoritos de todos os tempos.

Snara.Salvador 13/01/2024

Uma delícia de leitura
É quase melhor do que o filme!!

Eu confesso que nem sabia da existência desse livro, mas amava o filme "Tomates verdes fritos". Comecei a ler esperando apenas confirmar as cenas da adaptação para o cinema, mas fui surpreendida com mais personagens, mais histórias e muito mais beleza do que eu esperava. ?

A escrita da autora é leve, apesar de também trazer temas profundos como o preconceito racial, o feminismo, a fé cristã, a depressão feminina, entre outros, tudo de um jeito que nos envolve sem pesar demais o clima.

E no final ainda tem várias receitinhas dos pratos descritos no decorrer da história, deu até vontade de prepará-los e experimentar a culinária do Alabama! ?

Recomendo a leitura se você já viu o filme ou não, se quiser sair da ressaca literária, se divertir e se emocionar também. É um livro maravilhoso!!

Bárbara 13/01/2024

Um livro leve, mas que prende a atenção...
O livro se passa em 2 linhas temporais, com 4 personagens principais, Idge e Ruth nos anos 20/30, e Evelyn e sra. Threadgoode nos anos 80. A história se intercala com as conversas na casa de repouso nos anos 80, os boletins diários de Dotte e as histórias da parada do apito. No começo é um pouco difícil acompanhar essas mudanças temporais e os inúmeros personagens, mas depois a leitura engata e flui muito bem. A forma como a narrativa é conduzida me deixava curiosa para saber mais das fofocas do café. Além de tratar com naturalidade um casal com 2 mulheres (apesar de ser um pouco utópico essa aceitação nos EUA da década de 30), o livro também retrata a redescoberta de Evelyn, uma mulher que viveu 50 anos para os outros e não pensando no que seria melhor para ela (isso rende alguns discursos dignos de publicação no quebrando o tabu), a questão racial no EUA sulista e outros assuntos, tratando muito dessas temáticas de forma superficial. O livro é bem leve e quase inteiramente uma grande fofoca de cidade pequena, as revelações do final do livro (quem matou Franklin e quem é o assantante do trem) tornam a leitura ainda mais satisfatória.

Paulinha 03/01/2024

Fofinho
É um livro muito fofinho, extremamente bem narrado, você se apega demais aos personagens, que são incríveis, mas não é perfeito.
Acho que a melhor maneira de explicar é relembrando o ano de lançamento 1987.
Fala da época da segregação racial, então tem umas coisas bem racistas.
Mas tem um casal homossexual de mulheres forte e incríveis e que são a coisa mais amável desse mundo.
A personagem principal, a evelyn. poderia ter sido aproveitado melhor a história dela para não romancear o emagrecimento e mostrar quanto dietas são prejudiciais, mas isso não foi feito.
Então se atentando nesse detalhes que tem a ver com a época que foi lançado, é um livro incrível e para 1987 um grito de liberdade.
Leiam

Mari 26/12/2023

Para se apegar
Não tem como passar por esse livro sem se apegar aos personagens. Achei que algumas partes podiam nem existir, mas queria que outras durassem muito mais.
Esse final foi muito bom!!! Poucos livros tem um final tão digno quanto esse.
Idgie e Ruth, vocês tem meu coração!
E ... Dot Weems ... , se você publicasse um livro de compilados dos seus Semanários, eu comprava!!!

Lobo 20/12/2023

Intrigante e envolvente
O livro se passa em algumas linhas do tempo, mas acompanhando os habitantes da Parada do Apito, cidadezinha no Alabama.
O livro se passa durante o período de segregação racial nos EUA, então teremos bastante debate sobre racismo e infelizmente acho que a autora peca colocando o xerife, um membro da KKK, como um personagem humanizado.
Temos um casal lésbico incrível para uma obra tão antiga e mulheres muito fortes.
Infelizmente colocando novamente ou erro ao colocar a protagonista uma magreza como sinônimo de saúde ao invés de aproveitar o discurso da Sra Ninny sobre as dietas mirabolantes e que não devemos arriscar a saúde por motivos estéticos.
Mas do mais é um bom livro e bastante progressista para a sua época.

Willian 18/12/2023

Incrível
No começo sofri um pouco para assimilar as passagens de tempos entre presente e passado, porém logo me acostumei e não poderia ser melhor. Livro que me surpreendeu muito e me deixava feliz cada vez que pegava pra ler.

Beatriz.Alves 14/12/2023

Tomates verdes fritos- Fannie Flagg
Livro mais que lindo, absurdamente maravilhoso. Que delícia de ler! Vontade de voltar do início agora e ler tudo de novo imediatamente. Que presente de fim de ano. Super recomendo!

Ninha41 13/12/2023

Quero conhecer o café da parada do apito!!!
Tomates verdes fritos foi uma leitura que me surpreendeu no bom sentido, já tinha ouvido falar do livro há um tempinho mas acabei me enrolando com a leitura. Definitivamente vale cada segundo de leitura, com narrações voltando ao passado e retornando ao presente, é uma história cativante, que te prende aos personagens e suas vivências.
Me sentia sentada ao lado da Sra Threadgoode como uma amiga, ouvindo ela contar sobre a Parada do Apito.. é uma leitura agridoce, é como se fosse uma história contada por alguém próxima, como uma avó contaria lembranças aos seus netos.
A história da Igdie e Ruth é linda, sensível e narrada de uma forma cativante.
Amei muito, merece cada estrela dada!

Ana Beatriz 13/12/2023

Sempre achei o título desse livro muito legal, mas nunca cheguei a ter vontade de ler, até que o vi no Skeelo e decidi dar uma chance. O que foi uma ótima ideia!

A forma como ele foi escrito me fez sentir como se eu fizesse parte daquelas histórias, a forma que a sra. threadgoode as contava me deixavam bem presa. E com isso a leitura passou voando.

Outra coisa muito boa foi ver o relacionamento da Idge com a Ruth, fiquei com muita vontade de saber como as coisas aconteciam mais a fundo.

Valeu muito a leitura.

Leilanne :) 27/11/2023

Pelo amor de deus o sofrimento
Pse galera eu amei!

Tem um tempo q eu nn leio um livro 5 estrelas e cheguei até a duvidar se estava sendo muito crítica com os demais, mas pra mim esse com certeza merece.
Sinceramente, a história me tocou em tantas partes que não sei nem descrever o quão desprevenida fui pega. Nunca assisti o filme e também não procurei me aprofundar no que se tratava quando iniciei, então a medida que a história ia seguindo fui cada vez mais ficando surpresa com todo o sentimento envolvido.
É um livro que fala muito sobre a vida, a velhice e principalmente a morte de uma maneira tão diferente e até criativa que eu fiquei encantada. Mexeu muito comigo.
A construção de todo o universo pra mim foi muito bem feita, a forma como tudo foi introduzido, a divisão de capítulos, como retrata os sentimentos. Apesar disso, não consegui decorar os nomes de todos os personagens e muitas vezes não conseguia identifica-los, mas em parte culpo a demora que tive para concluir o livro (por falta de tempo).
Sobre o enredo, tem várias surpresinhas que com certeza trouxeram um sabor à leitura, mas o plot final... nunca ia imaginar, de forma alguma. Gostei muito dos personagens e de acompanhá-los durante suas vidas.
Enfim, recomendo d+. Não acho que seja um livro para todo mundo pois, para mim, o que faz ele ser especial não é a dinâmica da história e sim o processo :)

Val, a magnifica 26/11/2023

Massa
Sinto que dei uma empurrada na leitura no começo do livro mas um pouco antes da metade a leitura fica super dinâmica. Sinto que me embolei em uns nomes e até entender quem era quem foi um tempo. Mas é super envolvente como um capítulo fecha com um gancho e tem toda a curiosidade do que aconteceu com a ida e volta do passado para o presente do livro. Muito bom