O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Juliane4 03/12/2023

O livro abrange uma ampla gama de temas filosóficos, desde a filosofia antiga até as correntes mais modernas. O Mundo de Sofia não apenas fornece uma visão geral da história da filosofia, mas também apresenta os conceitos de uma maneira acessível e envolvente. Ao longo da narrativa, Gaarder entrelaça elementos de ficção e não ficção, proporcionando uma abordagem única e cativante ao estudo da filosofia.

duarda.books 02/12/2023

Li por conta da matéria de filosofia na faculdade, mas o livro me prendeu, teve uma partes que não entendi, mas acho que com a maturidade maior em leituras, irei entender mais sobre, então desejo ter uma segunda leitura, não tão obrigatória

Maiza29 01/12/2023

Didático
O livro mostra a trajetória do pensamento filosófico, desde o seu nascimento até a contemporaneidade, com um enredo leve e leitura acessível que vai exigindo um pouco mais do leitor à medida que se vai avançando nos capítulos. Também achei interessante acompanhar as duas linhas narrativas:1. o curso de filosofia , 2. e a busca de Sofia pela verdade por trás de Hilde e das coisas estranhas que vinha acontecendo com ela. Só esperava um pouquinho mais daquele final, mas o todo vale a pena.

eupoetizo 28/11/2023

Custei quatro meses para ler o livro, leitura muito densa e bastante difícil. Fiquei confusa em muitas parte, entendi algumas e no fim: achei que precisaria ler outras três vezes. Kkk

sofiaabreuu 27/11/2023

O livro que originou meu nome
Esse livro é, em resumo, para mim, o melhor livro introdutório ao mundo da filosofia. Não importa sua idade. O nível de facilidade de compreensão e a leitura muito gostosa lhe faz ficar imerso na personagem Sofia, sem dúvida a personagem mais interessante na obra. Você a todo momento se sente como que em um estado onde se volta à infância, sente-se como se Sofia fosse uma amiga próxima a você, e faz querer conhecê-la, embora ela não exista. São vários assuntos filosóficos que exploram os mais diversos filósofos; os mais conhecidos.
Sofia e Alberto discutem temas de formas muito didáticas e de fácil compreensão, fazendo reflexões e instigando o leitor a pensar junto a eles. A relação e a conversa entre as personagens são tão dinâmicas, tão vivas e interessantes que faz você perceber como a filosofia pode ser interessante. Hilde é a imagem de Sofia, apenas com algumas diferenças de aparência e em outro aspecto primordial que não é necessário ser contado aqui pois seria um spoiler.
É uma honra ler essa obra pela 8° vez.

anacar0lina_ 26/11/2023

Mergulhando no mundo de Sofia
Acho legal dividir a minha resenha em 3 partes..

1. O livro de início é muito fantástico, justamente por ser uma introdução à filosofia, ele vai abordando os temas e nos educando sobre a maneira de pensar e sobre o que é filosofia. Acho que é muito natural pro leitor (seguindo a minha experiência), aprofundar nesse momento nos assuntos trazidos pelo livro.

2. Em um segundo momento achei o livro bem denso (isso explica o porquê da demora pra ler), muito conteúdo sobre filosofia e pouco sobre a história do livro.

3. Aqui começa uma reviravolta no livro, mas antes disso, o escritor utiliza ferramentas bem lúdicas para ilustrar questões filosóficas.

Esse livro aqui foi genial demais! Apaixonei nele.

Neila Porto 26/11/2023

"O Mundo de Sofia" é um livro escrito pelo norueguês Jostein Gaarder, publicado em 1991. A obra conta a história de Sofia, uma adolescente que começa a receber cartas misteriosas em sua caixa de correio, contendo perguntas filosóficas intrigantes. A partir daí, Sofia embarca em uma jornada pelo mundo da filosofia, guiada por um misterioso professor chamado Alberto Knox.

Ao longo da narrativa, somos apresentados aos principais filósofos e correntes de pensamento da história, desde os pré-socráticos até os filósofos contemporâneos. Através de diálogos e reflexões, o livro explora temas como a existência de Deus, a natureza da realidade, o livre-arbítrio e a busca pelo sentido da vida.

A história de Sofia se entrelaça com a história da filosofia, proporcionando ao leitor uma visão panorâmica do desenvolvimento do pensamento humano ao longo dos séculos. Gaarder utiliza uma linguagem acessível e cativante, tornando a leitura prazerosa mesmo para aqueles que não possuem conhecimento prévio sobre filosofia.

Além disso, "O Mundo de Sofia" também aborda questões existenciais e filosóficas relevantes para o nosso cotidiano, convidando o leitor a refletir sobre sua própria vida e as escolhas que fazemos. Combinando elementos de romance, mistério e filosofia, o livro se tornou um grande sucesso mundial, conquistando leitores de todas as idades.

Em resumo, "O Mundo de Sofia" é uma obra que mescla a narrativa ficcional com a história da filosofia, proporcionando uma introdução envolvente e acessível ao mundo do pensamento filosófico. É uma leitura enriquecedora que nos convida a refletir sobre as grandes questões da existência humana.

Monique355 24/11/2023

Aprender sobre filosofia junto com Sofia e Hilde foi um prazer imenso. Livro de linguagem simples e acessível que é excelente pra quem quer saber um pouco mais acerca da história da filosofia de uma forma leve e diria que até lúdica. Amei essa leitura, vou guardar com muito carinho!

Belaqlelivros 21/11/2023

Terminei um calhamaço
Até que encontrei a melhor maneira de aprender sobre filosofia e agora como eu tive coragem de terminar um dos melhores livros da minha vida, nossa esse livro é muito bom recomendo para jovem adulto e não para menores de idade...

analivramos 19/11/2023

Ruim.
É uma leitura densa e complexa.
Faz muitas perguntas ? nenhuma é respondida.
A história é fraca, os fatos são inverídicos, pedófil0$ são exaltados.
Não percam o tempo de vocês.
Rogéria Martins 06/12/2023minha estante
Uma resenha honesta sobre esse livro, finalmente!
Muito obrigada, Ana!

Melissark 19/11/2023

Dinâmico
A maneira como o livro aborda a filosofia em si é bem descontraída e dinâmica, o que faz com que qualquer pessoa possa ler e tirar os conhecimentos da leitura.
Estava gostando muito da história, mas ao decorrer do livro chegando ao meio/final, eu fiquei me sentido meio que " O que?? 'Que coisa é essa?" O que não faz deixar o livro de ser bom.
Mas mesmo após terminar a leitura me fica a pergunta:
Onde é que está a parte do romance?

Maria5802 18/11/2023

Amei reler!
Quando li esse livro pela primeira vez eu tinha uma noção muito incompleta dos filósofos, mas agora, ao final do ensino médio, a experiência foi muito melhor para mim!

Pontos positivos: A história me prendeu do início ao fim, com todo esse mistério e todos os aprendizados filosóficos, uma área que amo estudar! Achei o ?plot? muito bom mas eu realmente esperava mais do final

Pontos negativos: A Sofia me irritou mt com o jeitinho dela e o Alberto enrolava demais para falar as coisas. Sinto que a história poderia ter sido reduzida sem perder a sua essência!

Apesar de tudo, livro muito bom, recomendo!

caroline 13/11/2023

precisamos de mais sofias e hildes no mundo
tenho carinho especial por o mundo de sofia. foi presente de duas pessoas muito queridas por mim.
foi uma LUTA conseguir terminar. demorei muito. mtas vezes foi cansativo. mas ainda me foi uma boa experiencia.
eu amei. precisa de paciencia e força de vontade, mas eu amei.

Beatriz.Ordonhes 13/11/2023

O mundo por trás da realidade
Você está agarrado na borda do mundo, ou a deriva no mar de ignorância?
Sinceramente esse é um dos melhores livro que eu li em toda a minha vida. Além da temática filosófica, que eu amo, somos apresentados para personagens completamente incríveis. A Sofia é encantadora e redescobrir toda a história da filosofia com ela foi de tirar o fôlego.
Em contraposição a todo o aprendizado vale ressaltar o mistério que permeia todas as páginas do livro, o que leva a um final que deixou meu queixo caído.
Amei cada segundo de leitura. Atrasei o término do livro por que eu queria ler pra sempre.
As dinâmicas dos personagens são muito engraçadas e todos os menores detalhes da história no fim se encontram, sem deixar nada pra trás. Foi incrível e emocionante.

acidhegel 12/11/2023

O mundo de Sofia e o amor pela filosofia
Não sei nem como começar essa resenha, esse livro ultrapassa todas as barreiras do conhecimento, é absurdamente genial!
Acho que nunca vi um livro de filosofia tão didático e chiclete como esse, ele te prende do começo ao fim e te explica conceitos complexos de maneiras muito simples, não deixando nenhuma parte da história da filosofia escapar.
É um livro simplesmente mágico, que me despertou a criança filósofa e me fez sentir como uma de novo, me acendeu a faísca da contemplação da vida e de como tudo é tão complexo e magicamente belo!
Sem contar a trama que é simplesmente perfeita, cheia de plot-twists e metalinguagem, me identifiquei muito com a Sofia em várias passagens, pois assim como ela sou um adolescente apaixonado pela a minha amante, a filosofia.
Da pra ver que esse livro foi escrito com muito amor e carinho por uma pessoa que realmente gosta da filosofia e com um claro intuito, despertar nos jovens a paixão pela filosofia, as 600 páginas mais marcantes da minha vida, recomendo essa leitura para todos, TODOS mesmo, esse livro tinha que ser leitura obrigatória em todas as escolas do mundo!