O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

solzinhodeverao 11/11/2023

Ganhei esse quando era criança para incentivar minha leitura, não entendi muito bem na época mas mesmo assim foi uma experiência agradável, a capa é tão linda!

ssmzhpjjm 10/11/2023

A proposta do livro é muito boa, o único problema é que é zero do meu interesse. É o tipo de livro que não adianta ler forçado, acredito que se eu tivesse lido por vontade própria e não por obrigação da escola eu teria gostado muito mais.

Mari 10/11/2023

O mundo de Sofia

Um olhar no passado um olhar no futuro o mundo de Sofia faz nos questionar sobre questionamentos que a gente tinha quando criança que ao longo da vida vai se perder a gente parar de questionar o porque das coisas ? Igual quando éramos criança

Cibele 07/11/2023

É muito bom, mas é bem denso. Trata sobre a história da filosofia bem detalhadamente. Então não é uma leitura fácil de se fazer, e a forma como o autor enredou isso no numa história de ficção com final surpreendente é maravilhosa..

Maria 05/11/2023

Um livro para todos lerem
A facilidade de compreensão e a leitura muito gostosa faz o leitor ficar completamente imerso na história da filosofia e da personagem principal, a Sofia.
Sofia e Alberto discutem temas de formas instrutivas e de fácil compreensão, fazendo reflexões e instigando o leitor a pensar junto a eles, e fazendo o mesmo sair da sua zona de conforto e perceber o lado enigmático da vida e tentar achar alguma explicação.
A relação e a conversa entre as personagens são tão dinâmicas, tão vivas e interessantes que faz o leitor perceber como a filosofia pode ser interessante e querer saber mais sobre cada movimento filosófico
A trama de Sofia e Hilde traz uma leveza para a leitura, deixando de lado um pouco o pensamento didático e trazendo toda a emoção de como vai ser o desfecho de todas confusões.
Um livro que nos atrai para o mundo filosófico e nos abraça para sentir o sentimento de inclusão e entendimento, perfeito para quem quer se aprofundar na filosofia e seus filósofos.
Enfim, sem sobra dúvidas um livro que deve ser levado para a vida.

Cari 03/11/2023

O Mundo de Hilde e Sofia
Um livro sobre o qual não tenho palavras para descrevê-lo, de modo que fica evidente o início dessa resenha. Não sei se compreendi de fato o final inacabado da narrativa, que não só delinea o curso da produção da episteme filosófica ao decorrer da história, mas também constrói um mistério existencial em torno das realidades de Sofia e Alberto, e Hilde e Albert. Cenário estruturado a partir da lógica dos multiversos, um clichê atual, embora produzida no século passado. De todo modo, a obra tem o papel de alterar a perspectiva através da qual nos observamos no mundo, como parte de um cosmos muito maior, além de discutir, por intermédio das diversas correntes filosóficas, o tema da essência humana. "Somos a centelha da enorme
fogueira que foi acesa muitos bilhões de
anos atrás"- O Mundo de Sofia.

corafarias 02/11/2023

Quase um ano de leitura que valeu muuuuito a pena!
Enrolei demais pra ler O Mundo de Sofia, mas acho que isso foi uma das coisas que mais me fez gostar do livro: a demora, o envolvimento com os personagens e com o mistério que cerca a trama.
É um livro super didático, com uma leitura dinâmica e divertida, e que, por fazer uma "linha do tempo" da história da Filosofia, deixa você cada vez mais imerso nas aulas de Alberto para Sofia e no avanço de sua amizade.
A história que se passa fora das aulas é MUITO legal, e é incrível (SPOILER) você ir descobrindo que tudo não se passa do livro do Major e, mesmo assim, que os personagens têm uma maneira de fugir de seu controle, o que cria váááários paralelos com os ensinamentos de Filosofia da trama.
É uma história para ser lida várias vezes, devagarinho, mastigando e aplicando no dia a dia tudo o que ela vai nos mostrando ?

Isis243 02/11/2023

Coelho, cartola e vuolà !
Para mim pôde-se dizer que o livro nos mostra o nascimento e toda a evolução da história da filosofia.

Como todas as explicações do livro usam como objeto a protagonista Sophia, os exemplos e a didática do livro são realmente para que uma adolescente entenda.

Sendo assim, torna-se muito mais fácil a compreensão dos conceitos, muitas vezes complexos, mais que ali ganham
Uma roupagem lúdica.

No começo eu fiquei confusa procurando uma Lógica no ilógico quando parei de racionalizar amei.

Descubra seu time, solte a imaginação e aprenda.

Boa leitura !
Divirta-se :))

JAlia602 31/10/2023

Um dos melhores livros da vida!
Durante nossa infância, nos deparamos com situações espetaculares: o dividir um brinquedo com um coleguinha, ficar estupefato ao ver um animal, sentir o gelado de um sorvete congelando o cérebro. Criamos laços genuínos, fortes, bonitos; construímos relações baseadas na diversão de uma brincadeira simples de rua; e assim vamos sorrindo e chorando ao longo da infância. Mas, com o passar do tempo, vamos esquecendo dessas questões que vamos julgando como infantil ou imaturas ao passo em que ganhamos mais idade, e vamos focando em questões mais "importantes": escola, trabalho, namoro... Não me interpretem mal: essas coisas são, sim, importantes; mas fazem com que esqueçamos que um dia já fomos crianças e que, ao ver um céu cheio de nuvens, tentávamos adivinhar qual desenho formava. Em um mundo tão corrido e caótico, é válido perguntar "por que as pessoas param de brincar?".

'O mundo de Sofia' é um livro extraordinário. Li-o pelo primeira vez em 2021 e devorei-o em um único fim de semana o que, por sua vez, o tornou extremamente especial para mim. Toda a narrativa é cativante, que prende a atenção - principalmente para aqueles que gostam de filosofia.

Narrando a história de Sofia, desde o momento que recebe um bilhete com a indagação "Quem é você?" até o século XX com as ideias fomentadas por Freud na psicanálise, o livro faz com que você se pregunte muitas vezes (juntamente com a Sofia) o porquê, por exemplo, do Lego ser o brinquedo mais legal do mundo. É com essas coisinhas simples do dia a dia, onde nos é apresentado cada um dos filósofos que conhecemos atualmente.

Além do mais, a todo momento nos surge o questionamento do que realmente está acontecendo ali, o que são todos os segredos. E, é com tudo isso, que a narrativa nos abraça e acalenta com braços enormes de amor e dúvidas acerca do mundo e de nós mesmos....

Abraços e uma ótima leitura!

isa1047 28/10/2023

O mundo de sofia ?
Eu achei o livro muito bom, ele realmente é uma ótima introdução pra história da filosofia, talvez eu releia depois com mais calma pra absolver melhor porque tudo é passado de maneira bastante didática e fácil de entender
buttt o livro ficou cansativo pra mim ali pelos 60% :/
o desenrolar da história foi muito bom!! e eu tava curiosa pra descobrir o plot no final mas eu esperava mais, senti que não entregou o que prometia e ficou meio raso

4!

Maria V 28/10/2023

Eu pensava que ler esse livro seria uma experiência transformadora, mas no final ele parece mais um livro didático disfarçado de ficção.

Acho que teria gostado muito de ler ele na escola para debater nas aulas, mas como literatura para passar o tempo foi quase uma tortura. Quem sabe em outra vida eu tento de novo

Tom Bispo 28/10/2023

Um Olhar Na Existência
Em "O Mundo de Sofia", Jostein Gaarder nos concede um passeio através da existência do indivíduo e da sua evolução/crescimento. É um livro que possui uma certa complexidade na leitura, que pode incomodar leitores mais enfadonhos.

Na história conhecemos a jovem Sofia Amundsen, que está prestes a completar quinze anos e então em um dia como outro qualquer, ela recebe uma carta com perguntas de caráter simples, mas que ao mesmo tempo mexem com ela: "Quem é você?" e "Qual a origem do mundo?" E aqui nos deparamos com algo corriqueiro e muitas vezes enigmático da vida humana: "O existir".

Apesar do caráter filosófico da obra, é muito clara a simbologia que a "Sofia" representa, e não digo isso apenas por causa do nome em associação ao termo "Filosofia", mas também porque é a representação da menina que está em crescimento, assim como qualquer adolescente, tem dilemas e dúvidas típicos da idade.

"O Mundo de Sofia" foi o primeiro livro que li na minha vida, e gosto sempre de dizer que ele foi um divisor de águas para mim, foi através dele que despertei o desejo de me aprofundar ainda mais na Filosofia. Amo demais essa obra e sempre que posso eu a indico para todos!
QUEIJO460 28/10/2023minha estante
Entrou na literatura com o pé direito

Bia Barbalho 28/10/2023

O livro é bom é muito interessante a história da Sofia e do Alberto e todo o mistério sobre o major são bem interessantes

Lucas.Costa 26/10/2023

Filosofia para todas as idades
Top 3 melhores livros da minha vida. Explica conceitos complexos com facilidade. Deveria ser leitura obrigatória na escola
Katia Rodrigues 26/10/2023minha estante
Concordo!

Emily 25/10/2023

Interessante
Uma boa opção para começar a estudar filosofia ou para entender o básico e fingir que sabe.
Gostei me senti inteligente.