O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Aline221 06/08/2023

A história da filosofia ocidental na palma das mãos
Pra mim foi um grande desafio ler O Mundo de Sofia, pois a cada página que se passava surgiam novas pesquisas e temas a serem estudados. É um livro que requer muita disciplina, pois o conteúdo muitas vezes é um pouco denso e a história em determinados momentos não é tão atraente.

Ainda assim, como não tive oportunidade de ler esse livro durante a adolescência, mergulhei de cabeça na leitura e encarei como uma grande oportunidade de aprendizado.

Na minha visão o enredo em si ficou mais interessante da metade do livro em diante, mas não há dúvidas que é um livro de muito conteúdo filosófico, que todos deveriam ter a oportunidade de ler.

Foi muito enriquecedor percorrer a história da
filosofia em ordem cronológica e de maneira
lúdica.

Sofia e Alberto deixarão saudades! Com certeza será um livro a ser relido daqui a alguns anos, pois imagino que uma segunda leitura possa trazer uma perspectiva diferente.

Rafysa0 04/08/2023

O "fantástico" mundo de Sofia.
Caso me fosse pedido para definir o livro em poucas palavras, eu diria que é um livro incrível, dinâmico, didático, inteligível, completo de reviravoltas e que traz conhecimentos que levarei para a vida.

O livro mostrou-se como uma espécie de Sócrates, utilizando o método maiêutica. Quando Alberto questionava a Sofia, parecia que a pergunta estava direcionada a mim mesma, a leitora, e assim, me levava ao entendimento e compreensão por conta própria antes mesmo da conclusão de Alberto em muitas das vezes.

Apesar de uma escrita boa, o livro necessita de disciplina, uma vez que o mesmo, é extremamente longo e denso, o que torna, às vezes, bastante cansativo, tendo me feito quase abandonar a leitura devido tamanha enrolação na história de Sofia - Hilde.

Ademais, o livro me proporcionou momentos incríveis de reflexão. Agradeço a Jostein Gaarder por esta obra incrível.
Ana Maria 04/08/2023minha estante
Parece ser muito bom

Roarezito 04/08/2023

Sem conclusões precipitadas e necessidades
A obra em questão agrega uma ampla gama de elementos intrínsecos à jornada acadêmica filosófica. Sob uma perspectiva lúdica, revela-se uma perspectiva engenhosa sobre a construção do saber, caracterizada por sua volatilidade e variabilidade, em consonância com o potencial desenvolvimento das Sofias.

Indagação finalizadora: "um dia vou achar A RESPOSTA para as minhas perguntas?"

Fabianne 01/08/2023

Uma lente que possibilita ver o invisível aos olhos
O Mundo de Sofia, escrito em 1991 pelo norueguês Jostein Gaarder, é uma viagem maravilhosa dentro da história da filosofia.
A personagem principal é Sofia Amundsen, uma menina de 14 anos que mora na Noruega com sua mãe Helene Amundsen e seu pai que está numa eterna viagem a bordo de um navio.
Tudo começa quando numa manhã ela vai até a caixa de correio e encontra um bilhete questionando-a:
-Quem é você?
A partir desses questionamento, uma viagem filosófica tem início.
Tudo nesse livro é estratégico e voltado para filosofia. Desde nome da personagem ?Sofia?, que no grego significa sabedoria, até a própria existência dela e do seu mentor Alberto Knox.
Este é um livro que te provoca o tempo todo, te tira da sua zona de conforto, te faz questionar, abre os olhos que talvez foram fechados na sua infância, afinal, ?...tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas.?
Henrique Sanches 02/08/2023minha estante
Adorei a resenha!!!! Adoro a filoSofia

Fabianne 02/08/2023minha estante
Obrigada. Amei esse livro.

Max 24/11/2023minha estante
Ótima resenha! Adoro esse livro!?

Itaci.Gomes 31/07/2023

O mundo de Sofia
Este livro foi a história mais original e informativa que eu já li, não tem como não se surpreender em como o autor contou a história de Sofia Amundesen e como todas as suas descobertas fizeram seu mundo literalmente virar do avesso.

Leonardo1263 30/07/2023

Um lindo convite
Aos fãs e interessados no maravilhoso mundo da filosofia merecem e devem ler essa edição. Aos jovens que ainda precisam conhecer as histórias da humanidade, aos mais experientes que ainda não conhecem, essa é uma ótima, simples e direta oportunidade de se maravilhar pelo mundo do conhecimento.

Próximo de seu aniversário de 15 anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartas estranhas, com perguntas complexas sobre sua própria existência, de onde vem, quem somos e todas as questões filosóficas que poucos questionam. Ao passo que Sofia começa a descobrir seu remetente, se envolve em um curso filosófico, um tour na esteira do conhecimento e saberes filosóficos ocidentais. Partido desde antes de Sócrates, passando por grandes pensadores como: Platão, Aristóteles, Jesus, Paulo, Santo Agostinho, Hegel, Hobbes, Kant, Sartre, Descartes, Darwin, Freud, Espinosa, Niethzsche, Marx, Berkeley, Simone de Beauvoir entre muitos outros... é uma viagem completa de forma muito orgânica e nos provoca a sair da nossa bolha de pensamentos e entender muito mais o ser humano, seus comportamentos e nossos costumes sociais. Leiam, agreguem um pouco mais de conhecimento, se surpreenda com informações interessantes e relevantes.

Mikleine 30/07/2023

O plot desse livro > ????? Não desçam da pelagem do coelho
A trama nos apresenta a Alberto e Sofia que embarcam numa viagem pela história da filosofia. A trama em si é bem desenvolvida em alguns momentos e em outros nem tanto. O mistério que envolve a personagem Hilde é muito envolvente e quando é revelado o plot faz o leitor repensar sua existência de tão óbvio que estava, eu fiquei indignado que eu não pensei naquela possibilidade ?. O desfecho não é tão bom mas no geral o livro é uma ótima introdução para o pensamento dos filósofos. Me fez pensar muito.

????

Jeff_Rodrigo 28/07/2023

Uma boa lição de filosofia para iniciantes.
É um livro interessante para quem quer começar adentrar pelo mundo da filosofia. Simples de ler, cativante, com um roteiro fantástico, ele chega a ser didático, tendo um final deslumbrante. O autor consegue fazer um nexo maravilhoso entre a história da personagem com os principais filósofos, tornando a obra um belo deleite!
Lembro que quando terminei de ler, tive um dos momentos mais doidos de minha vida: estava voltando do trabalho numa fábrica maldita, num ônibus lotado, às vésperas do fim do ano – era o meu primeiro emprego. Assim como a personagem, comecei a me perguntar o porquê de tudo aquilo e saltei há alguns pontos de parada antes de chegar em casa, decidindo a tomar outro rumo na minha vida. Anos depois, virei geógrafo.
QUEIJO460 15/08/2023minha estante
O final deste livro é excelente.

Little Mary 28/07/2023

Feliz aniversário Hilde
O mundos de Sofia apresenta um panorama geral da história da filosofia. E ainda, o mistério em volta de Hilde e de seu pai, e a própria natureza do livro, prendem a atenção do leitor de forma bastante criativa.
Embora a narrativa seja de ficção os temas tratados são bastante complexos já que abrangem muitas das pautas trabalhalhadas pelos filósofos mais importantes ao longo dos séculos desde os pré socráticos.
Acho que um livro ótimo pra quem faz o ensino médio e está pensando em cursar filosofia.

marcelazfm 27/07/2023

A ideia de um romance sobre a filosofia é ótima, mas...
O livro trata sobre a história de uma adolescente que recebe de um amigo que não conhece um curso completo de filosofia. Na trama, há uma personagem misteriosa, que vai sendo introduzida com o decorrer das páginas, entre as explicações do amigo que dialoga sobre os filósofos desde a Grécia até os contemporâneos.
O problema do livro é que o mistério sobre a personagem que foi introduzida aos poucos se revela lá pega página 350, e o livro tem mais de 500. Após o mistério resolvido, a trama da personagem principal fica muito chata, infantil e até repetitiva. O desfecho, então, nada a ver.
Sobre a filosofia no livro, percebe-se que o autor é fã de Platão, pois as conversas entre Sofia e seu amigo filósofo são bem parecidas com os diálogos socráticos. Ele fala de bastante filósofos, porém muito superficialmente, e é mais indicado pra quem está procurando um apanhado geral sobre a filosofia.
Na minha opinião, entretanto, o livro não vale a leitura, já que há outras formas de estudar filosofia introdutória do que por esse livro, principalmente porque a trama dos personagens principais não é atraente. Palavra de quem só na terceira vez que pegou o livro conseguiu dar cabo dele, com meses de insistência.

Thierry.Bianquezi 27/07/2023

Li esse livro com 12 anos
Esse livro me fez refletir bastante sobre a vida, me assustei no final mas nada que estrague a experiência, esse livro me fez entender filosofia e a sua historia, o mundo de sofia é um livro incrivel que ficara no meu coração ??

Renata 25/07/2023

"O fato de o mar estar calmo na superfície, não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas."

livro foi escrito com fácil entendimento e uma fácil compreensão. Jostein Gaarder conseguiu unir em uma única obra o conhecimento da filosofia em uma interessante história que fascina todas as idades

Alice 25/07/2023

Instigante
O mundo de Sofia, trata se de uma narrativa instigante, bem desenvolvida e impressionantemente elabora. Em alguns momentos acreditei estar fielmente dentro da história.

O uso da linguagem foi imprescindível para contar de forma ludica a história da filosofia desde o princípio.

Deveria se tornar parte do ensino da filosofia, pois, por vezes se torna maçante mediante a monotoniedade da disciplina e a falta de incentivo que os jovens recebem.

Sofia136 20/07/2023

#32 resenha
"O Mundo de Sofia", escrito por Jostein Gaarder, é uma obra que mescla romance e filosofia. O enredo gira em torno da jovem protagonista Sofia, que, ao receber misteriosas cartas sobre a filosofia, embarca em uma jornada de descobertas sobre si mesma e o mundo ao seu redor.
Pontuando os aspectos negativos do livro, os diálogos estranhos são frequentes, tornando a leitura um tanto confusa e cansativa. A quantidade de páginas dedicadas à explanação filosófica é um pouco exagerada, o que me fez pular alguma parte delas. Além disso, a passagem do tempo também é acelerada sem uma clara explicação, o que me levou a me perder em alguns momentos.
Por outro lado, é inegável que a obra apresenta uma proposta interessante ao abordar temas filosóficos de forma acessível, embora eu tenha sentido falta de uma melhor condução narrativa. A protagonista, Sofia, possui uma evolução gradual que reflete bem sua transformação ao longo da trama, cativando o leitor.
Em relação ao final do livro, devo destacar que achei no mínimo muito aberto. A resolução das questões levantadas ao longo da história pode deixar espaço para diferentes interpretações, o que não é uma coisa ruim, apenas não é o tipo de final que eu geralmente gosto em livros.
Em suma, "O Mundo de Sofia" é uma leitura que requer paciência e interesse pela filosofia. Os diálogos estranhos, a extensão dos trechos filosóficos e a passagem rápida do tempo podem afastar determinados leitores. No entanto, a obra também apresenta pontos positivos, como a abordagem de temas complexos de forma acessível e a evolução notável da protagonista. O final peculiar pode dividir opiniões, tornando-o um aspecto a se considerar. Por essas razões, dou ao livro uma classificação de 3 estrelas.