O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

QUEIJO460 28/08/2023minha estante
O Plot twist realmente é excelente.

Maria 26/06/2023

Não é um livro ruim.
Gostei do jeito em que cada capítulo somos expostos a um pensamento filosófico para refletir, porém existe seus pontos negativos: capítulos longos, um pouco confuso, a fantasia que tem na história não é tão boa.
" O espírito pode cruzar uma porta de aço. E não há tanques blindados nem bo.bardeios que possam destruir o que é feito de espírito."

Ibson1 25/06/2023

O livro é muito bom e interessante, nos ensina bastante sobre a historia da filosofia desde a grecia antiga até os dias de Hoje, é o livro perfeito pra quem quer aprender sobre o assunto, mas não pra quem quer uma fantasia envolvente, pq a historia dos personagens livro não é das melhores, mesmo que tambem não seja ruim.

Myllena.Silva 25/06/2023

Acho imprescindível se disponibilizar às possibilidades de realizar questionamentos sobre a origem do mundo. Ao passar por cada época, cada tese levantada pelos filósofos e historiadores ao longo dos tempos, é compreensível a necessidade de ter curiosidade sobre o nosso propósito de existência.
"Por isso perguntamos, perguntamos e perguntamos, nos angustiamos ao máximo para encontrar respostas para as perguntas mais complexas. O problema é que não teremos uma terra firme onde nos apoiar, jamais obteremos respostas seguras, porque a razão estará em ponto morto". Pág 357

Raquel Souza 23/06/2023

Somos todos poeira estelar ??
Nunca me imaginei gostando de filosofia. Não tenho nada contra mas achava que seria um assunto meio chato e cansativo. Esse livro me surpreendeu. Lembro-me que a primeira vez que me indicaram esse livro foi no primeiro semestre da faculdade de Adm, justamente na disciplina de Filosofia. Coloquei na minha lista mas fui deixando lá, o tempo passou e não li. Hoje finalizo a leitura dessa jornada incrível pela história da filosofia. Confesso que em alguns momentos achei a leitura lenta mas chegando em 60% do livro as coisas escalam numa velocidade incrível. É uma leitura fluida e que faz vc se questionar sobre a origem da vida e suas modificações através dos séculos. Amei o livro e pretendo reler novamente com mais calma e tranquilidade.

Beatriz776 21/06/2023

Que leitura épica! Daquelas que a cada capítulo faz você parar seu mundo, para refletir com o silêncio e os pensamentos desabrocham nas entrelinhas que vão se formando com as dúvidas respondidas pela razão. Recomendo muito (porém achei o final bem confusokkk)

Linaa1206 20/06/2023

O mundo de Sofia?
Esse livro te deixa preso na filosofia e mistério que o envolve, ensina muito bem sobre os filosofos e suas idealogias. Até o final do livro você espera pela revelação do mistério, que é genial. A Sofia tem curiosidades que na maioria das vezes são nossas curiosidades sobre a vida, e a maneira genuína como o livro explica isso é íncrivel. Além de te fazer ir bem na matéria filosofia, ele te faz entender muitas coisas sobre a vida e te faz construir suas próprias teses e ideias, te faz pensar, também, sobre o que é real!!

Michel.Garcia 17/06/2023

Uma viagem pela história da filosofia
O autor usa uma história fictícia de pano de fundo para desenvolver toda a história da filosofia ocidental.
Gostei da forma como os princípios filosóficos são abordados, fazendo as personagens discutir e vivenciar os princípios abordados.
O livro foi escrito para adolescentes, mas é uma boa leitura para aquele que quer conhecer melhor o mundo da filosofia, além do que força o leitor a imaginar o porquê das situações fantásticas vivenciadas.

Leonardo326 16/06/2023

Uma pergunta pode ser mais explosiva do que mil respostas
Fazia tempo desde a primeira vez que li ?O mundo de Sofia?. Confesso que pouco me lembrava dos ensinamentos filosóficos, em si, deixados nesse passeio pela História.
Aliás, não me lembro nem se esta
é minha segunda ou terceira vez que leio esta obra. Todavia, eu não havia me esquecido de um dos pontos mais altos da saga da jovem Sofia Amundsen, do que acontece após o seu aniversário de 15 anos no jardim de sua casa.

O livro perpassa por toda a filosofia ocidental de maneira didática, sem se aprofundar muito. A escrita do autor, Jostein Gaarder, é fluida e a maneira como constrói o seu pensamento ao desenvolver a narrativa, concatenada, o que torna essa extensa e desafiante leitura digerível.

Funciona o livro como uma espécie de aula informal de filosofia, na qual, aos poucos, lições são ministradas das mais variadas formas entre o professor Alberto e sua aluna, Sofia. Considero estes personagens, a despeito do major e de Hilde, os principais, pois carregam a história quase que em sua totalidade ?nas costas?, com diálogos infindáveis sobre a disciplina em questão.

O que chama atenção no desenrolar dos capítulos é que somos instigados algumas vezes a nos colocar na posição de aprendizes, tendo que enfrentar alguns questionamentos existenciais, tal qual ocorre com Sofia. Em outras vezes o autor quer nos motivar a entender a ideia por trás de determinado filósofo, bem como o choque entre uma e outra ideia, e assim, nos fazendo acompanhar a ?evolução? da filosofia, ou, melhor dizendo, sua trajetória no tempo.

Mesmo com um longo enredo, repleto de conteúdo complexo para ser apreendido e assimilado, parece a mim, que, o que o autor busca de verdade com ?O mundo de Sofia?, no final das contas, é que sempre façamos perguntas incessantemente, como costuma fazer uma criança que ainda está em plena descoberta de um mundo onde tudo é novidade, e assim tenhamos uma postura filosófica. Neste sentido, um trecho em que Alberto coloca a questão: ?Agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar q isso nunca lhe acontecerá??

dede 14/06/2023

Mega interesse
O mundo de Sofia foi praticamente meu primeiro livro desse ano e foi uma escolha exepicional!
O livro conta a história da filosofia e tem uma escrita muito simples e mega entendível e além disso a história por trás (não só o aprendizado da filosofia) é muito empolgante e bem escrita.
Esse livro me deixava com dor de cabeça quando eu lia de tantos conhecimentos que me eram passados. Um livro muito informativo e bem escrito.

Lorrana9 13/06/2023

Uma verdadeira viagem pela filosofia
A estratégia que o autor usa para fazer uma ligação entre a trama e a história da filosofia é surpreendente!

Bimis 10/06/2023

Cade a mãe dessa criança? Criança sem mãe recebe cartas perguntando sobre a origem da vida e começa a brizar com os filósofos

Geovana584 09/06/2023

Eu amo o livro, desde o nono ano me peguei com essa vontade imensa de ler esse livro após um professor de história falar inúmeras vezes sobre e me apaixonei e convenci meu irmão mais novo a ler .
Álvaro Eduardo 09/06/2023minha estante
Este livro é maravilhoso!

Sarah 09/06/2023

Uau
Demorei meses para terminar e sinto que foi a melhor escolha. Não é um livro com uma linguagem difícil, pelo contrário, é um livro totalmente didático, mas precisava parar e absorver todas as informações que eu tinha lido.
Dei muita risada, a sacada com o pai da Hilde foi genial.
Muitos momentos eu ficava maravilhada de pensar sobre minha própria existência.
Um livro essencial para todos!!!!

Ezequiel.Cesar 09/06/2023

Perfeito!
Uma verdadeira aula da história da filosofia embutida em um romance que prende a atenção do começo ao fim.