O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Anderson401 08/06/2023

Dois em um
Quem lê esse livro ganha uma ótima história de ficção é uma aula de filosofia.
Livro fundamental para quem quer se iniciar no estudo da filosofia, dando um plano geral desde a Grécia antiga até os filósofos contemporâneos.
Já estou com vontade de reler.
Ótimo livro para adolescentes em fase escolar, e para os mais velhos que tentam entender o sentido da vida.
Boa meditação /\

Kérol 03/06/2023

Este livro me fez amar filosfia, e foi uma leitura rápida até, eu achei tudo tão envolvente que eu não consegui parar de ler. As percepções filosóficas me fizeram entender a filosofia de um jeito novo, e ainda a história que percorre o livro é misteriosa e cativante, simplesmente fantástico.

skuser02844 02/06/2023

O Mundo de Sofia é maravilhoso para aprender sobre filosofia,Humanidade e Sociologia.
Esse livro vai fazer você a pensar e se questionar em diversos assuntos da vida.
Esse livro também é cheio de aventuras apesar de ser didático.
Amei demais,estou muito orgulhosa pela essa minha leitura ?

pri.figlie 02/06/2023

Esse livro foi meu primeiro calhamaço de quando era adolescente, o que me incentivou a fazer uma faculdade de filosofia!! Não preciso dizer mais nada né?!!!!
Ainda quero reler essa beldade!!!!
psigabrielsena 02/06/2023minha estante
O primeiro livro de Filosofia que li, ainda criança. Muito bom

01/06/2023

É bom. É algo
Livro que me lembra o entusiasmo de uma certa pessoa. (Talvez seja uma grande pensadora hoje em dia.) Recomendou-me uma vez, há muito tempo, e não dei atenção. Só fui ler anos mais tarde.

Rafa 01/06/2023

Denso e didático
Sofia uma menina inteligente e muito curiosa sai de seu mundinho para explorar a filosofia. Com a ajuda de um homem mais velho chamado Alberto, simpático e muito didático. Sofia tem somente 15 anos porém uma maturidade de invejar. O livro é muito bem escrito e o autor depositou muito do conhecimento teórico dele aqui, observando que ele depositou de uma maneira singela e bem simplificada. O livro em si tem a história, não darei spoilers, o que caminhou muito bem com os estudos filosófico, tornando o fluido para aqueles que tem dificuldade em filosofia.

O único ponto é que é um livro muito denso, muito mesmo. Assuntos que me tomaram mais de 4 anos para aprender em diversos âmbitos, como filosofia (obviamente), física, literatura, etc, encontra se resumido ou introduzido em um único livro, em momentos eu me cansava em outros eu penso que a velocidade ideal para esse livro é digerir lentamente, seja ler por 1 ano ou mais.
Esse livro é perfeito para idades menos avançadas que ainda terão contato com a disciplina filosofia(se nãoretirarem da grade curricular), digamos 14 a 15 anos de idade e para todas as outras, incluindo de universitários até idosos. O que torna o livro tão recomendável é a didática e a história leve que permeia no livro. Nunca tinha lido nada assim e sou suspeita pois me dou bem com a matéria filosófica. É ótimo para relembrar de tempos em tempos.
4,5/5
jhecarolina 01/06/2023minha estante
Perfeito

jhecarolina 01/06/2023minha estante
o melhor livro

Tiemi8 28/05/2023

O mundo de Sofia foi e é um livro que me deu várias visões do mundo até agora , é um bom livro para quem ama muito não só filosofia e sim uma reflexão.
Eu recomendo muito esse livro para aqueles que querem ter o conhecimento do passado até agora

Mateus 28/05/2023

Livro para a vida
Um livro filosófico e cheio de ensinamentos lindos e incríveis, espero que um dia minha futura filha sofia possa ter o prazer de conhecer essa história maravilhosa, fui pego de surpresa pois não esperava muito do livro, mas encantado estou com a sensibilidade do autor e de sua escrita magnífica que simplifica conceitos complexos da humanidade.

Foi um delicioso passeio pela história do mundo, ou melhor dizendo, um passeio por nossa história. ?

Marcela.Freitas 26/05/2023

Foram necessários 18 anos para que eu conseguisse concluir este livro.
(uma carta para tia Nanci)

OOiii, tia!! Como você está? Como estão todos por aí?

Lembra-se de "O Mundo de Sofia", que meu tio me deu de Natal lá em 2005?

Só agora, 18 anos mais tarde, consegui finalizá-lo.

Por vezes, abri, comecei a ler, e logo em seguida deixava de lado por achar meio chato (hoje, entendo que não estava pronta para lê-lo hehe).

Desta vez, cada frase que percorria, deixei-me imergir neste mundo novo e filosófico que me encantou demais e demais. Gostei tanto, que estou me sentindo meio órfã. Ainda não tive coragem de começar outra leitura, pois não quero me desapegar da história de Sofia e Hilde.

Enquanto lia, senti uma saudade tãaaaaao grande do meu tio, sabe? Uma saudade da prosa que eu não tive com ele, por não ter conseguido finalizar o livro antes dele partir; uma saudade, que se mistura com a vontade de tê-lo por perto agora pra poder discutir, mostrar a minha visão e agradecê-lo pelo presente maravilhoso!

Eu me senti muito especial, sabe?! Sempre que vocês vinham nos visitar nos Natais, Artur, Mauricio Filho e eu ficávamos ansiosos, pois sabíamos que vinha presente bom (hehe). Àquela época, quando ganhei o livro, confesso que foi uma decepção kkk Afinal, eu queria minha maquiagem da Sandy (risos). Lembro-me bem do que você comentou, meio de lado, com minha mãe: "Ainda bem que nós compramos a maquiagem também. O Ricardo queria trazer só o livro.".

E, sabe, quando digo que me senti especial ao finalizar a leitura, é porque pela primeira vez eu me vi através dos olhos do meu tio, que enxergou em mim uma potencial leitora e uma pessoa capaz, inteligente. E, juro, você não sabe como essa constatação me fez bem.

Antes de eu mesma me conhecer, ele já me enxergava. E talvez ele nunca tenha sabido: mas foi por causa dele que me tornei jornalista. Sempre o achei tão inteligente, tão acima daquela vida jaraguense... muitas vezes era até difícil de imaginar, que daquela casa simples, de uma infância cheia de violência e necessidades, ele floresceu.

Hoje, abri o Facebook e vi sua postagem do dia 22 de saudade. Com ela, me veio a vontade de lhe escrever, para que você possa saber o quanto, mesmo depois de sua partida, ele me tocou.

Com amor,
Marcelinha
Leonardo326 11/06/2023minha estante
Que história! Que bom que terminou de ler o livro q o seu tio lhe presenteou.

Leonardo326 11/06/2023minha estante
Parabéns pela criatividade da carta

Marcela.Freitas 18/06/2023minha estante
Obrigada, Leonardo! Só lamento não ter finalizado enquanto ele ainda era vivo.

Aline__ 26/05/2023

"Não acredite em tudo que vê, Sofia."
Sofia está perto de completar 15 anos e começa a receber bilhetes misteriosos. Ela descobre que quem está enviando esses bilhetes se chama Alberto, um professor de filosofia, e assim ela começa seu curso.
Alberto nos apresenta aos principais filósofos e as épocas em que viveram até chegar na atualidade.
Abre perguntas para vários questionamentos durante o livro para que o leitor reflita.
Pelo menos para mim não foi um livro rápido de ler. Por vezes foi cansativo passar os capítulos até que a história desenvolvesse, mesmo assim gostei e aprendi com a leitura.

Juan.Onofre 25/05/2023

Simplesmente meu livro preferido. Algum dia , alguém teve a ideia incrível de escrever de forma lírica sobre os principais pensamentos filosóficas das eras, e resultou nessa maravilha. Chega a ser assustadora a imersão que o livro oferece, bem como resgata conhecimentos prévios que você pode ter sobre a área; os que você não tem, da pra não ficar perdido no meio. Falando da história, o livro consegue te deixar bem curioso sobre o que está acontecendo, quem é quem, e porque estão fazendo tal coisa. Muito bom... cheio de plots inclusive...

skuser02844 25/05/2023

A revisão definitiva pro ENEM
Me deu um conhecimento ENORME sobre filosofia em geral, com certeza um livro de ouro pra quem precisa estudar ao mesmo tempo que quer uma histórinha pra se jogar, só achei o final meio viajado, mas não tira o fato do livro ser ótimo, recomendo ?

Srta..GrapiAna 24/05/2023

Fracamente...
No começo, você não dá nada pelo livro. Tem uma narrativa e o conteúdo filosófico, quase como um livro de ficção junto com não-ficção.
Com o passar da leitura, a história vai ficando exponencialmente estranha.
Aí vem o plot twist metalinguistico. Um surto completo. Por volta das quatrocentas páginas fica bem cansativo, porque a trama não é dinâmica o suficiente para a quantidade de texto filosófico; os personagens estão sempre nos mesmos lugares fazendo as mesmas coisas. Depois da página 500 é só tiro, porrada e bomba até o final.
E quando acaba você tá "Deus!, que loucura!"

Ravier1 23/05/2023

Introdução filosófica
"O Mundo de Sofia" é uma leitura fascinante que proporciona uma introdução envolvente à filosofia, convidando os leitores a refletirem sobre questões fundamentais da vida e do pensamento humano. É uma obra que desperta curiosidade, expande horizontes e convida à reflexão.

ArnaldoJr 21/05/2023

Sofia, sua linda?
Minha mãe me deu este livro de presente quando eu era adolescente, assim como a Sofia. Na época, eu larguei a leitura e não me lembro bem do porquê. Passados vinte anos, resolvi tentar lê-lo novamente, uma vez que a filosofia sempre me fascinou. E? que livro maravilhoso? viajei no tempo através dele e terminei a leitura com o coração bem quentinho. Um brinde à Filosofia.