O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Vivi 10/03/2023

Uma viagem pela filosofia
Eu não estava virando fé que esse livro ia ser bom e me arrependi amargamente.
Sinto que esse livro me transformou, tipo ele me motivou a retomar a minha rotina, questionar a minha existência, a ver o mundo com outros olhos e vê-lo mais colorido e fantástico, também me ajudou a valorizar as minhas relações pessoais.
Tudo o que posso dizer é que essa viagem pela filosofia transforma quem lê.
Confesso que demorei muito a terminar esse livro pela escrita e a quantidade de informações que eu estava absorvendo.
Terminei ele a exatamente 5 minutos atrás e só consigo pensar que existe duas de mim, a Vittoria de antes e a Vittoria de depois de ler o livro, como se tivesse um ponto de partida para o resto de partida para a minha vida assim que comecei a ler.
É simplismente mágico.

Ernani.Tatsuno 10/03/2023

QUEM É VOCÊ?
Uma leitura profunda sobre o ser humano e algumas questões sobre o mundo que nos cerca.
Uma aula de filosofia e uma ótima porta de entrada para uma nova forma de ver a vida.

julia1722 10/03/2023

O livro mais foda que já li! Ele traz uma história, e dentro dela toda a filosofia - com os principais filósofos, e as histórias deles - desde o misticismo grego até em como o universo se expande. livro FODA, amei conhecer Freud além do tiktok KKKKKKKK, amei tudo! explicações incríveis com exemplos mais fodas ainda, acho que todo mundo deveria deixar de ser egoista, sair um pouco da zona de conforto e ler esse livro, mas não apenas por ler, ler para vivenciar a filosofia, olhar ela com outros olhos, perceber o quão importante é p nossa vida.

Camila1856 09/03/2023

Instigante
O livro faz a gente viajar junto com Sofia. A história real da filosofia se mistura com a ficção dos personagens o quê torna a leitura duplamente instigante. Não é muito leitura tão fácil, mas vale muito o esforcinho.

Valentina.Dummer 08/03/2023

Ótimo
Achei uma ótima leitura para conhecer melhor a filosofia mas também os contextos das épocas de cada pensamento, acredito ser uma leitura muito rica para qualquer pessoa.

Sarah.Diane 06/03/2023

Lindo...
É um livro que eu queria ler a muito tempo, e este ano, após muita força de vontade (pois a principio é difícil de ler), eu consegui terminar esta obra fascinante, que muito nos ensina.

Adna.Karine 05/03/2023

Um clássico norueguês
Um clássico escrito por um autor norueguês , Jostein Gaarder .

Sofia Amundsen é uma adolescente que está prestes a completar quinze anos . Ela começa a receber, em sua caixa de correio, algumas cartas anônimas que continham perguntas filosóficas como ?quem é você ?? e ?de onde vem o mundo??. Depois descobrimos que as cartas são enviadas por um professor de filosofia que propõe ensinar a Sofia a história da filosofia.

Ao longo da história , é apresentado a Sofia os principais pensadores da filosofia ocidental, desde os pré socráticos até os contemporâneos e algumas de suas ideias desenvolvidas ao longo do tempo (mas deixando claro que tudo isso é colocado de maneira beeem resumida e simplista). Aliás , essa limitação também foi um dos motivos do livro ser criticado na época que foi lançado .

Mas, nesse meio tempo, as cartas vão impactando Sofia que é levada a questionar a sua própria existência e a sua relação com o mundo .

O ponto chave do livro (que eu achei é claro !) é a maneira que o autor entrelaça as histórias de Sofia e Hilde (outro mistério do livro ). As histórias parecem estar bem amarradas e o leitor também acaba se envolvendo. O autor consegue escrever história dentro de outras histórias o que eu achei genial .

Apesar de me distanciar de algumas ideias dos pensadores , especialmente os últimos citados , a leitura não deixou de ser interessante e ainda conseguiu me prender em grande parte da leitura.

O autor parece ser agnóstico e em algumas entrelinhas da obra a gente consegue notar isso. Mas a sua forma de contar a história desses pensadores e suas ideias (ainda que de forma simplista) em busca pelo conhecimento , pela compreensão do mundo e de si mesmo é interessante, nos mostrando que essa busca é uma constante que não tem fim.

Pra mim não foi uma leitura cansativa, como já vi muitos falarem ,pelo contrário , achei fluida e atraente , pois consegui ler em 13 dias . Faz tempo que isso não acontece comigo .

Foi daqueles livros que a gente não consegue largar só pra saber o que vai acontecer no final .

ar!elly 05/03/2023

Será que EU existo mesmo?
Que livro mágico! Estou encantada com a leitura de ?O Mundo de Sofia?, a forma leve e didática como é descrita a filosofia deixa tudo melhor.
Ganhei com 15 anos e confesso que me arrependo de não ter lido antes.. São tantas aprendizagens e que faz o leitor pensar e questionar sobre o mundo. Talvez não seja um livro que todos gostem por ser um livro direcionado a quem gosta ou quer entender sobre filosofia, acredito eu.
Por mais que o livro seja focado na filosofia tem uma história encantadora que te pretende na leitura e o final é inesperado, surprendente!
Amei e posso considerar um dos meus favoritos.

Ana Lyra 03/03/2023

Filosofia para jovens e adultos
Uma obra muitíssimo interessante e rica, que ensina filosofia ( e outras ciências que se mesclam ao longo da história da humanidade)para jovens, inicialmente. Porém indicaria pra adultos também.
Não é um livro de história...com leitura rápida, mas sim pra ser digerida e induz a reflexão.

Naomi 28/02/2023

Bom, demorei muito pra terminar o livro, isso influenciou muito, pois esqueci metade do livro, mas é bom e informativo

helololo 28/02/2023

O mundo GENIAL de sofia
Terminei esse livro a pouco tempo então ainda estou com as ideias bem quentes na cabeça. "O mundo de Sofia" é muito bom pra quem se interessa por filosofia ou é (como no meu caso) um overthinker de primeira. Ele te faz refletir sobre assuntos que você provavelmente nunca nem cogitaria pensar, além de colocar um mistério bem envolvente tratando da Hilde e do Major. Provavelmente pelo fato de ser um livro que também nos ensina muita coisa as vezes a leitura fica um pouco pesada, por isso pode tentar fazer como eu e ler um capítulo por dia e quando você ver vai estar comendo, dormindo e respirando a vida da Sofia

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Mundo de Sofia" é um romance sobre a história da filosofia, escrito por Jostein Gaarder. O livro conta a história de Sofia Amundsen, uma adolescente norueguesa que começa a receber cartas anônimas com perguntas sobre a filosofia. A partir dessas cartas, ela é guiada por um professor de filosofia, Alberto Knox, através da história da filosofia ocidental. O livro é dividido em duas partes, com um total de 37 capítulos. Na primeira parte, Alberto ensina a Sofia sobre a filosofia pré-socrática, Platão, Aristóteles, a Idade Média e o Renascimento. Na segunda parte, eles exploram a filosofia moderna, incluindo a Revolução Francesa, o Romantismo, o Existencialismo e o Marxismo.

Principais ideias:

A filosofia é uma disciplina que envolve reflexão sobre questões fundamentais da existência humana, como o sentido da vida, a natureza do universo e a relação entre mente e corpo.
A história da filosofia é uma narrativa contínua de ideias e pensamentos que se desenvolveram ao longo do tempo.
Cada filósofo e movimento filosófico tem uma perspectiva única sobre o mundo e as questões que o cercam.
A filosofia pode ser aplicada a questões cotidianas e pode ajudar as pessoas a encontrar respostas para problemas pessoais e sociais.
Contribuição:
"O Mundo de Sofia" é uma introdução acessível e divertida à história da filosofia ocidental. Ao contar a história da filosofia como um romance, Gaarder torna as ideias filosóficas complexas mais acessíveis e fáceis de entender. O livro é uma ótima ferramenta para quem quer começar a explorar a filosofia, mas não sabe por onde começar. Além disso, o livro incentiva a reflexão sobre questões fundamentais da existência humana, tornando-o útil tanto para estudantes quanto para leitores comuns.

Sobre a segunda leitura:

"O Mundo de Sofia" é um romance que conta a história da jovem Sofia Amundsen, que começa a receber cartas anônimas com perguntas filosóficas que a levam a refletir sobre a vida e o universo. Através dessas cartas, ela é guiada por um misterioso professor de filosofia, Alberto Knox, que a ensina sobre a história da filosofia e os pensadores mais importantes de cada época.

Ao longo da história, Sofia viaja por diferentes períodos históricos e conhece nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes e Kant, entre outros. Ela aprende sobre as grandes questões filosóficas, como a existência de Deus, a natureza humana e a origem do universo.

Mas nem tudo é fácil na jornada de Sofia. Ela começa a questionar sua própria existência e a perceber que a filosofia pode ser uma jornada solitária e desafiadora. Além disso, ela se depara com o fato de que a filosofia pode ser usada para justificar ações terríveis, como o nazismo.

No final, Sofia descobre a identidade do professor Alberto Knox e a verdadeira razão por trás das cartas. Ela aprende que a filosofia não é apenas um conjunto de teorias, mas uma maneira de ver o mundo e de questionar a realidade. "O Mundo de Sofia" é uma obra que nos faz refletir sobre o sentido da vida e o papel da filosofia em nossas vidas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Ricardo369 26/02/2023

Uma incrível viagem filosófica
Se você não gosta de filosofia, vai passar a gostar! Li esse livro por volta de 2004/2005, através de uma amiga que me emprestou. Com certeza gostaria de reler hoje em dia. O final, do pouco que eu lembro é surpreendente, vale cada pagina!

Ludmila.Pantarotto 25/02/2023

Final surpreendente
" Quando levantamos os olhos para o céu, é como se procurássemos um caminho de volta que um dia fomos "

Li essa incrível história pela primeira vez aos 15 anos, me ensinou muito sobre pensamentos críticos. Super indico esse mergulho no mundo da filosofia ??