O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia Jostein Gaarder
Nicoby
Vicent Zabus




Resenhas - O Mundo de Sofia


2315 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


comenttnat 30/03/2023

Eternamente verdadeiro, eternamente belo e eternamente bom
Esse livro é como mergulhar em um mar desconhecido e descobrir uma imensidão no balançar das ondas, foi uma experiência.
comentários(0)comente



Emanuele 27/03/2023

Não!
Não consegui me conectar com o livro, com os personagens, com NADA. É interessante como faz a cronologia dos filósofos e das linhas de pensamento, e isso é valioso. Mas pra mim simplesmente não vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Larissa4106 27/03/2023

A partir da metade do livro, os filósofos se tornam mais complexos e um pouco mais difíceis de compreender. Precisei de concentração extra.
Meus capítulos favoritos foram os primeiros, sobre os filósofos da natureza, Sócrates, Platão e Aristóteles, e os capítulos sobre Darwin e a psicanálise de Freud. Os últimos capítulos não preciso nem comentar, foram mindblowing. O livro se divide em duas realidades, uma dentro da outra, que por fim interagem entre si.
comentários(0)comente



Kalindi 26/03/2023

Um clássico! Tem.que.ler ?
Um primeiro mergulho perfeito no mundo da filosofia! Um clássico que encanta gerações e espero que continue encantando apesar do povo ler cada vez menos livro ?
comentários(0)comente



juliapassos14 26/03/2023

Demorei anos para ler esse livro (pois acho que muitos se assustam pela ideia de um conteúdo denso e distribuido de maneira longa) e me arrependi!

Gostaria muito de ter lido esse livro ainda no Ensino Médio, pois a forma que ele traz essas discussões sobre filosofia, religião e o nosso espaço no mundo é muito didática. Realmente gostei bastante, e fiquei com pulgas atrás da orelha durante a leitura.
comentários(0)comente



Isabela555 23/03/2023

O mundo de Sofia
O mundo de Sofia foi um dos melhores livros que já li sem dúvidas. Eu amo filosofia e tudo que inclui a filosofia, isso fez eu me interessar mais pelo livro também.
O livro tem muita teoria da filosofia, mas é ensinado de uma forma bem didática a envolvente. Apesar de com o tempo você enjoar da leitura, você vai querer ler mais e mais para descobrir o mistério do livro.
Sofia está prestes a completar 15 anos, quando começa a receber cartas de uma apostila de um curso de filosofia. Junto ao curso também vinham cartões postais com mensagens estranhas de um moço chamado Albert enviando para sua filha, Hilde. Albert estava em uma missão da ONU no Líbano e Sofia tinha a missão de entregar essas cartas a Hilde.
Com o tempo Sofia investigou e descobriu que quem enviava essas cartas de filosofia a ela era um homem de meia idade chamado Alberto. Alberto era um professor de filosofia e Sofia se tornou sua aluna. Ele a ensinava a filosofia de uma maneira bem didática, se vestindo com roupas da época e fazendo cenários também.
Sofia e Alberto querem investigar o mistério por trás dos cartões postais, será que eles vão conseguir?
comentários(0)comente



Rafael.Brina 23/03/2023

História da filosofia de um jeito interessante
Sei que muitos não gostam de filosofia, mas a linguagem desse livro nos faz achar interessante a matéria, muito bom revisitar o passado, além da mistura do mistério envolvendo os personagens principais, nos fazem querer devorar ele. Adorei mesmo.
comentários(0)comente



viczinha0 22/03/2023

Enfim
KKKKKKKKKKKK muito irônico eu querer ler esse livro me mijo muito (choro muito mas fazer oq acontece, espero que seja bom como dizem, ler antes do Enem pra ver se tem algum filósofo que irei citar
comentários(0)comente



Mareufq 22/03/2023

Quotes:
?Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quanto surgimos.? ? Página 214.

?Tudo o que o homem faz pode ser usado para o bem ou para o mal (?). Bem e mal são como dois fios, um branco e outro preto, que a toda hora se entrelaçam. E às vezes se emaranham de tal forma que não é possível separá-los.? ? Página 240.

?A vida não é mais do que um único e longo encadeamento de coincidências.? ? Página 243.

??O mundo é um palco, e homens e mulheres, não mais que meros atores. Entram e saem de cena e durante a sua vida não fazem mais do que desempenhar alguns papéis.?? ? Página 247.

??O que é a vida? Fúria! O que é a vida? Espuma oca! Um poema, uma sombra quase! E a sorte não pode dar senão pouco: pois a vida é sonho e os sonhos, sonho??? ? Página 248.

?(?) Deus não é alguém que criou o mundo um dia e desde então é uma entidade à parte de sua criação. Não. Deus é o mundo.? ? Página 268.

?Deus não é um manipulador de fantoches, que fica puxando cordinhas e, com isto, determinando o que acontece.? ? Página 271.

?Antes de experimentarmos qualquer coisa, portanto, nossa mente é tão vazia quanto uma lousa antes de o professor entrar na sala de aula.? ? Página 282.

?Estou dizendo que tudo o que vemos tem um pouco do mistério divino. Podemos ver o brilho desta alguma coisa num girassol ou numa papoula. Percebemos um pouco mais deste insondável mistério numa borboleta que pousou num galho, ou num peixinho dourado que nada no aquário. Mas o ponto mais próximo em que nos encontramos de Deus é dentro de nossa própria alma. Só lá é que podemos nos reunir com o grande mistério da vida. De fato, em alguns raros momentos podemos sentir que somos, nós mesmos, este mistério divino.? ? Página 321.

??Quem, de três milênios,
Não é capaz de se dar conta,
Vive na ignorância, na sombra,
À mercê dos dias, do tempo.?? ? Página 322.

??Ser ou não ser? não seria, portanto, a questão central. O importante seria perguntar, também, o que somos. Será que somos pessoas de verdade, feitas de carne e osso? Será que o nosso mundo consiste em coisas reais, ou será que tudo o que nos cerca não passa de consciência?? ? Página 327.

?Em nós mesmos, portanto, existem certas condições que determinam nossa concepção do mundo.? ? Página 347.

?(?) Ele está dentro de nós. Kant concorda com Hume em que não podemos saber com certeza como o mundo é ?em si?. Só podemos saber como o mundo é ?para mim? e, portanto, para todos os homens. A diferença que Kant estabelece entre as ?coisas em si? e as ?coisas para nós? é a sua mais importante contribuição para a filosofia. Nunca seremos capazes de saber com toda a certeza como as coisas são ?em si?. Só podemos saber como elas ?se mostram? a nós. Em compensação, podemos dizer com certeza como as coisas serão percebidas pela razão humana.? ? Página 350.

?Se o cérebro humano fosse tão simples ao ponto de podermos entendê-lo, nós seríamos tão idiotas que não conseguiríamos entendê-lo.? ? Página 355.

?Não podemos querer entender o que somos. Talvez possamos entender bem uma flor, ou um inseto, mas nunca nós mesmos. E menos ainda podemos esperar entender todo o universo.? ? Página 356.

??Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim.?? ? Página 360.

?(?) Enquanto seguirmos nossa razão ele não terá como nos pegar. Nesse caso, somos livres, de certa maneira. Afinal, ele pode nos fazer ?sentir? tudo o que quiser, e eu não me surpreenderia com mais nada. Se o seu próximo truque fosse encher o céu de elefantes voadores, o máximo que eu faria seria esboçar um sorriso. Só que sete mais cinco são doze. E este é um conhecimento que sobrevive a todos esses ?efeitos especiais?. A filosofia é o oposto da magia.? ? Página 361.

?Pois também não é consequência da Teoria de Darwin o fato de fazermos parte de algo maior, de um todo para o qual tudo é importante, até a menor forma de vida? Somos um planeta vivo, Sofia! Somos um grande barco navegando ao redor de um sol incandescente no universo. Mas cada um de nós é um barco em si mesmo, um barco carregado de genes navegando pela vida. Se conseguirmos levar esta carga ao porto mais próximo, nossa vida não terá sido em vão.? ? Página 454.

ESTE LIVRO É UMA PERFEIÇÃO
comentários(0)comente



Gabii1309 19/03/2023

Demorei séculos pra ler
Em si, o livro é muito bom. Mas demorei uma eternidade pra terminar de ler, talvez porquê seja um livro difícil.
comentários(0)comente



Lorenna 18/03/2023

???
Que livro!!

Acho que é comum ele ser dividido em dois focos principais: o curso de filosofia (tudo aquilo sobre filosofia do qual você vai ser introduzido) e o "mistério" por trás do curso.

Sobre o curso, me interessei por várias coisas, fui colecionando nomes ao longo da leitura para pesquisar depois e, principalmente, foi muito bom me identificar com pensadores que já se debruçaram sobre assuntos que já me rodeavam, mas não conhecia referências para poder me aprofundar neles. Agora já tenho algumas!

Sobre o mistério, foi muito divertido para mim, que não sabia de nada sobre o livro, descobrir sozinha o que ele era. Ou não descobrir, porque só quando realmente foi revelado que eu soube o que era e eu fiquei ??? realmente. Sugiro para qualquer um que não fiquem sabendo nada sobre O Mundo de Sofia antes da leitura, se possível, porque foi uma experiência muito gostosa curtir esse mistério e sua resolução sem nenhuma expectativa ou pensamento prévio sobre.

No final das contas, o livro se expande para o mundo todo, ele é sem limites. Quem provoca um efeito semelhante é o Júlio Cortázar no conto "Continuidade dos Parques". Uma leitura que enrolei tantos anos, mas que vale muito a pena!

PS.: Nota 4 porque os personagens em si são bem irritantes e rasos, então tirei uma estrela, mas não chegou a ser decisivo para a minha experiência de leitura como um todo.
comentários(0)comente



valle5 16/03/2023

Muito bom.
É um livro praticamente didático no início, mas depois surge um mistério, e, apesar de cansativo fica mais interessante. Dei 4 estrelas e não me arrependo nem um pouco de ter lido, é extremamente edificante e eu aprendi muito neste livro. Acredito que agora eu esteja um pouco mais na ponta do pelo do coelho tirado da cartola do universo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina1093 15/03/2023

Indicação para iniciantes da filosofia
Um super livro para quem quer aprender a história da filosofia de forma didática, ele navega entre os nomes mais conhecidos da filosofia estabelecendo uma conexão entre eles. O tema é abordado de forma leve e lúdica.
Contudo, a extensão do livro e a demora em revelar o mistério por trás das cartas pode tornar a leitura monótona para alguns, requerendo esforço para não abandonar a leitura.
De qualquer forma, o livro é uma boa aposta para aprendizado.
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR